quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

ESSAS CRATERAS NÃO SÃO NA LUA, NEM EM MARTE: JARDIM SÃO CRISTÓVÃO II E DOM RICARDO ESTÃO NO MAIS COMPLETO ABANDONO, PEDEM SOCORRO, MAS O PREFEITO EDIVALDO TÁ NEM AI! E O MINISTÉRIO PÚBLICO O QUE DIZ DE TAMANHO DESCASO?


As imagens que estaremos apresentando neste post não se trata da Lula, nem de Marte ou outro planeta, são crateras dos Conjuntos Residenciais Jardim São Cristóvão II e Dom Ricardo, em São Luís, fruto da incompetência administrativa do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), que não ta nem ai para o problema.

Enquanto o prefeito fica pousando de Super administrador em cima das obras do Centro Histórico realizadas pelo IPHAN, a referida área amarga no mais absoluto abandono. Por lá, é  de tristeza e revolta a situação vivida pelos moradores, vítimas da inoperância do prefeito, que tem negado a eles: respeito, dignidade e o direito a cidadania.

O grande problema está na infraestrutura. As ruas nunca viram um metro de asfalto da prefeitura, e a cada ano que passa a situação só piora.

Segundo moradores, hoje o que tem por lá de pavimentação é o que foi colocado por construturas, mediante entrega de condomínios naquela área, ou seja, apenas nas ruas que dão aceso a esses novos residenciais, que até essas já apresentam problemas estruturais. O resto, a buraqueira, crateras e o mato tomam conta geral. O resultado disso, além da dificuldade na locomoção a pé e na trafegabilidade de veículos, no verão é poeira, e no inverno é lamaçal. E presença da gestão municipal? Nada.

"O asfalto que teve aqui foi na época da entrega desses conjuntos. A situação é crítica, atormenta a vida de todos nós moradores. Temos prejuízos em nossas casas, de saúde, nossos carros vivem com peças quebradas, sem falar nas pessoas de fora que entram de carro pelo bairro. Uma noite dessas, por exemplo, uma senhora que estava passando aqui, não conhecia que as ruas e caiu com o carro num buraco enorme, o impacto foi tão violento que arrebentou o fundo do carro dela, e ela veio aqui pedir socorro", comentou um morador durante uma reportagem que fiz recente para a rádio Educadora.


No verão a poeira toma conta de tudo, levando muita sujeira para dentro das casas, já no inverno a lama nas ruas afetam os moradores fora e dentre das residências.

"Aqui na minha casa a gente vive trocando o piso, porque em pouco tempo fica todo encardido, devido a poeira da rua que deixa tudo imundo. Aqui as crianças e idosos sofrem muito com problemas respiratórios. Ai quando chega a chuva vem a lama toma conta de tudo. Quando os carros passam, espirra lama nas paredes e vai tudo pra dentro de casa. Então aqui é um problema de saúde pública que o prefeito não tá se importando com a gente, ninguém se preocupa com essa nossa situação precária que estamos vivendo aqui", acrescenta.

Olha as condições do piso de uma casa enviada ao blog por um morador


O descaso é tamanho que muitos moradores já estão colocando placa de venda nas suas casas e estão indo embora. O pior é que os interessados na compra não querem pagar o preço que os imóveis valem, em virtude das péssimas condições na infraestrutura dos bairros, e eles acabam vendendo a preço de banana.

"Aqui são casas boas, porque os proprietários investiram nelas, e agora não podem vender pelo preço que de fato valem por causa deste estado triste das ruas, que nos traz muitos problemas e prejuízos. Ai pra vender tem que sair perdendo. Morar aqui é um desfio por causa da irresponsabilidade desse prefeito que não tem sensibilidade, e o pior é que eles (a prefeitura) ainda mandam o IPTU pra gente pagar, mas cadê o benefício?", questiona um outro morador.
Olha quanta casa à venda!


TRANSPORTE

Na área do transporte coletivo, a reclamação também é geral. Além da existência do número reduzidíssimo de ônibus, eles estão preocupados com a ameaça da empresa que atende a área de retirar a linha do bairro. "A única linha que passa por aqui, a empresa já ameaça retira-la por conta da buraqueira e crateras, que quebra os ônibus, que já são só a sucata", acrescenta outro morador.

SEGURANÇA

A falta de segurança pública é outro ponto de preocupação. "Aqui não temos segurança, os bandidos andam livres assaltando as pessoas nas ruas a qualquer hora do dia ou da noite, assaltando os comerciantes daqui, arrombando casas, e não temos a polícia presente pra inibir esses bandidos que vivem soltos por aqui", revela. Ainda segundo os moradores, as poucas viaturas que passam pelo bairro também enfrentam dificuldades para trafegar por conta das crateras, prova que eles estão abandonados e jogados à própria sorte.




A LUTA DA COMUNIDADE

Os moradores afirmam que já se apegaram a todo mundo, especialmente em época de política com diversos candidatos, que prometem, mas nunca mais aparecem depois das eleições. "Aqui em época de eleição vem políticos pedir voto e garantem resolver o problema, depois somem e nunca mais, a gente vai procurar e eles se escondem".

Outra luta que eles travam é junto a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), comandada pelo intocável Antonio Araújo. Segundo os moradores, várias solicitações já foram feitas no órgão e até diretamente com o próprio Secretário, que já chegou a garantir que a obra está no tal "CRONOGRAMA", mas na prática o benefício nunca chega por lá.

Eles também denunciam que já fizeram até abaixo-assinado, e que inclusive na última tentativa de fazerem uma audiência na SEMOSP a comitiva de moradores que foi barrada, pois o Antonio Araújo teria se negado a atendê-la.



A propósito, os problemas na infraestruturada do Jardim São Cristóvão II levou em 2018 o Ministério Público a mover uma ação judicial contra a prefeitura para realizar melhorias em outra área, tendo sido feito um paliativo pela gestão como resposta.

E agora o que o MP diz de mais esse descaso? Então fica como sugestão que o órgão também vá conhecer a realidade da área do Dom Ricardo e faça o mesmo, pois esses moradores em situação desumana, com a falta de assistência do poder púbico, que sabe cobrar, mas nunca cumpre com suas obrigações.




A dica ao prefeito de São Luís, o pedetista Edivaldo Holanda Jr e ao Secretário Antônio Araújo, é que tenham vergonha na cara, decência, respeito, deixem de enganar o povo, tirem a camisa da "politicalha", vistam a camisa da gestão pública, promovam o bem comum em prol da coletividade. 

O Jardim São Cristóvão II e Dom Ricardo tem urgência e pedem socorro. Ou a omissão da mórbida gestão holandista acabará com o resto que ainda resite à sua incompetência, e entregará tudo aos  buracos e à marginalidade. 

ACORDA EDIVALDO! OU ESSAS IMAGENS SÃO AGRAVEIS AOS SEUS OLHOS? POIS À SUA GESTÃO SÃO RIDÍCULAS. 
TENHA RESPEITO PELO POVO E CUIDE DE SUA CIDADE, SEM MENTIRAS, MARCA DESTA GESTÃO DESASTROSA.







3 comentários: