terça-feira, 25 de abril de 2017

UBER SERÁ SUSPENSO EM SÃO LUÍS, ANUNCIA ASTRO DE OGUM EM RESPOSTA A PRESSÃO DE TAXISTAS

O serviço da Uber poderá ser suspenso em toda São Luís nos próximos dias por decisão da Câmara Municipal a ser tomada nesta quarta-feira. Foi o que anunciou nesta terça-feira (25/04) o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR).

O anúncio de Astro foi dado como resposta a uma grande manifestação dos taxistas realizada nesta manhã, quando passaram em carreata pelas principais avenidas da cidade, tendo como destino final o legislativo municipal. Lá os profissionais, utilizando carros de som, pressionavam os vereadores a tomar uma decisão urgente sobre o futuro da Uber, de preferência que os motoristas credenciados parem de rodar na capital do Maranhão.

A Uber passou a operacionalizar oficialmente na cidade no mês de fevereiro, e o projeto por sua regulamentação se encontra na Câmara desde o ano passado, tendo como principal defensor o vereador holandista, Paulo Vitor (PROS). Os taxistas alegam, porém, que não há interesse dos parlamentares pela votação do mesmo, seja por sua legalização ou por sua proibição, mas Astro garantiu que sua promulgação acontecerá no plenário da Casa.

Enquanto nada é resolvido, o serviço segue funcionando, o que segundo os taxistas se caracteriza numa concorrência desleal a eles. Os profissionais afirmam que estão tendo prejuízos por conta da Uber, pois as vantagens oferecidas pela mesma, tem lhes roubado a clientela.

Como resposta a pressão da categoria, Astro de Ogum anunciou apoio ao movimento, afirmado que a partir da promulgação do projeto de Lei, o serviço ficará suspenso até que seja regularizado. Ele argumenta que os vereadores estão de mãos atadas, uma vez que o assunto ainda tramita na Câmara Federal, em Brasília por sua regulamentação em todo o país.

Duvidosos da garantia do presidente, os taxistas prometem ocupar a galeria da Câmara nesta quarta-feira (26) para acompanhar de perto a discussão e a votação pelos vereadores, como estratégia de colocar mais pressão nos edis. Eles também ameaçam mais protestos na cidade se nada for resolvido.

Por outro lado, com uma decisão da Câmara e da prefeitura contra a Uber, os motoristas do serviço devem também se manifestar, pois muita gente alega ter feito investimentos altos e não vai querer ficar no prejuízo. E ai o bicho pode pegar na cidade!

A Câmara e Prefeitura estarão agora entre a cruz e a espada!

20 comentários:

  1. muito parcial sua "reportagem" não? Ilegal são os preços condutas exercidos por essa classe que não aceita concorrência pois está acomodada e não tem interesse algum em mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você acha que estes preços que a Uber exerce é legal? É predatório, os motoristas dá Uber não ganhão dinheiro com estes preços. Fora Uber

      Excluir
  2. Não sei quem é mais hipócrita se é o blogueiro ou ou taxistas ou os vereadores. Todo o Brasil funciona e aq no Maranhão não vai funcionar? Por isso q vivemos no buraco.

    ResponderExcluir
  3. 🚕 taxista unidos ...Contra uma uber que não paga as taxas que os táxisista pagam ...

    ResponderExcluir
  4. O serviço não é ilegal. Consulte a recomendação emitida pela DPE para a SMTT onde é citada a Lei Federal 12.587/12 em seus artigos 3° e 4° onde a Uber se enquadra como transporte individual privado.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, se a uber não funcionou em países de primeiro mundo como Europa, EUA, e outros, vai funcionar no Maranhão???Rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Queria ver a Uber lançando ônibus fazendo transporte coletivo com valores apelativos, se os empresários, donos das empresas q fazem o transporte coletivo aqui e a prefeitura iriam permitir. Certamente q não!
    Essa empresa Uber tem esses valores tão baixos pq escravizam os motoristas, fazem com q eles tenham uma jornada d trabalho q beira a escravidão, sem nenhum vínculo trabalhista. Utiliza-se do enorme poder da publicidade para atrair e enganar pessoas, estipulando uma média d renda impossível d ser alcançada.
    Num futuro próximo, esses profissionais irão sentir no bolso e no corpo as consequências dessa empresa perversa q explora os trabalhadores sem nenhum custo.
    Certamente q a rotatividade desses motoristas será grande pelo fato d em pouco tempo eles perceberem q estão sendo esmagados sem nenhum direito e partirem para outra atividade, enquanto outros, talvez por desespero continuarão a entrar.

    ResponderExcluir
  7. A causa dos taxistas é mas do que justa.

    ResponderExcluir
  8. Nós precisamos do Uber aqui em São Luís

    ResponderExcluir
  9. Isso e vergonhoso um vereador com medo de uma minoria, decide por fim em nome de uma maioria, sem consultar a população, saber o que o povo pesa da Uber, aqueles que já usaram o serviço de alta qualidade e com o preço justo. Eu usei e aprovo o serviço da Uber, fique cansando de ser mal atendido sendo que pagava um absurdo pelo serviço de taxi. Eles falam que a Uber é ilegal qual direito civil ou constitucional ela feri perante a lei. Andei pesquisando Uber paga IPVA, taxi não paga, taxi tem 30% de desconto na compra de um carro novo a Uber não, os motoristas da uber são obrigado seguir um padrão de excelência em atendimento e é avaliado a cada viagem e o taxista não.

    ResponderExcluir
  10. Os políticos deviam é servir o povo não beneficiar uma minoria que estão a muito tempo monopolizando o mercado. E digo mais será que só os taxitas é que estão interessados em tirar a Uber de circulação.

    ResponderExcluir
  11. Outra coisa, essa pagina é disponível para todas as pessoas que querem expressar seus pontos de vista mais sem ferir ou agredir o direito do seu próximo de se expressar, então vamos respeitar as opinião de todos sem escrever comentários maldosos e palavras de baixo escalão.

    ResponderExcluir
  12. Antes de voce comentar um fato ou informação ou afirmação sobre algo ou alguem veja o que voce comenta esteja embasado não fale por falar isso é crime.

    ResponderExcluir
  13. E para finalizar a Uber não é ilegal ela não esta regulamentada.Tem uma grande diferença.Sem mais comentários.

    ResponderExcluir
  14. Eu andei de Uber carro limpo motorista educados. Quanto os taxista são mal educado carro só cigarro e sujo

    ResponderExcluir