quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

UMBELINO JÚNIOR NO PAÍS DA FANTASIA? SISTEMA ANTI TERREMOTO EM SÃO LUIS É CONVERSA FIADA PRA BOI DORMIR

Enquanto a terra tremia na capital e em alguns municípios do Maranhão, nas redes sociais uma enxurrada de piados satirizava o abalo sísmico que durou pouco mais 20 segundos, mas também causou pânico na população maranhense. Mas a piada mais surreal que vi, foi a do vereador de São Luis, Umbelino Júnior, que se aproveitou para tirar uma casquinha da situação e veio com uma pérola repercutida em vários blogs locais.

O parlamentar ainda nem começou a trabalhar, mas com uma visão de futuro já tinha guardado na manga um estudo de um projeto de lei para "Adaptação e Edificação" de prédios com a tecnologia anti terremoto, baseada em modelo japonês para salvar a cidade de uma possível catástrofe do gênero.

Umbelino justifica, que em países como, Japão, a tecnologia já está em prática, onde os prédios ganham alicerces com suspensão para absorver o impacto gerado pelo terremoto. Neles são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância.

Pela estudo do vereador, o projeto seria aplicado em prédios públicos como escolas, creches, hospitais, entre outros, e que assim a população ludovicence seria a primeira do Estado a contar com os benefícios da tecnologia anti terremoto.

Agora cá pra nós, o Umbelino que já foi vereador de São Luís e retorna ao legislativo municipal, parece que aproveitou o período sem mandato para dar uma voltinha pelo país da fantasia! Porque só muita viagem querer comparar São Luís com o Japão, em qualquer que seja a situação, senão vejamos dois empenhosinhos básicos.

No Japão os tremores são constantes e esse sistema necessário, em São Luís um resquício esporádico tido como normal. E outra, o Japão é um país onde os gestores levam seus governos a sério, tem vergonha de mentir para população, e até chegam a cometer suicídio por terem feito mau uso do dinheiro público. Por aqui o cara fica rico e vira político respeitado.

Quer dizer, com as administrações que temos por aqui, que entra gestão, sai gestão, prefeito mente de cara lavada, desvia dinheiro em esquemas quase perfeitos, inicia obras que o mandato termina e os serviços nunca são concluídos; É hospital da Criança e uma maternidade levados numa ladainha de finados, 20 creches que uma só tem obra tocada a passos de cágado, é hospital Dr Jackson Lago que não sai do papel; a cidade em buracos, semáforos sucateados... Acreditar que prefeitura de São Luís algum dia vai construir prédios com tecnologia japonesa anti terremoto, é ser muito tapado, ou no mínimo muita ingenuidade.

Ou será se na concepção do nobre vereador para essas edificações que serão sugeridas no seu projeto, basta trazer umas molinhas do Japão, levantar os prédios (que já existem) comas as mãos (como se fossem brinquedos), colocando-se as peças embaixo das estruturas, e pronto?

Quer saber de uma coisa? Vereador me compre 12 cabeças de bodes. Ah ta sem dinheiro, né? Então um só, serve. E por favor, vá investir em ideia reais, possíveis de concretizar e tragam benefícios à nossa população que continua carente de políticas públicas e de políticos realmente comprometidos em defendê-la. E quanto a esse negócio de prédios com sistema anti terremoto é conversa fiada pra boi dormir.

Um comentário:

  1. Fato,isso tudo é a mais pura realidade,aqui em nossa cidades está muito é esquecida pelos governantes que o povo colocou no poder isso sim,e só quem sofre as consequências é a população menos favorecida,ou seja o pobre aff.

    ResponderExcluir