quarta-feira, 3 de agosto de 2016

EU JÁ TINHA CANTADO A PEDRA DA VERGONHA: AGENTES DE TRÂNSITO NA AVEINDA DOS AFRICANOS ERA SÓ UMA ESTRATÉGIA DA SMTT ATÉ O POVO ESQUECER MORTE DE JOVEM ATROPELADO POR CONTA DA PÉSSIMA SINALIZAÇÃO MANTIDA PELA PREFEITURA

Esta imagem é da Avenida dos Africanos, em frente a escola municipal Darcy Ribeiro. Em baixo dessas árvores, há quase dois meses ficavam agentes de trânsito que eram mantidos por aqui desde que ocorreu um atropelamento com morte de um adolescente de 16 anos, que era aluno dessa UEB. O garoto foi violentamente colhido por um caminhão quando atravessava a avenida mal sinalizada, com semáforo apagado e sem faixa de pedestres, fato ocorrido no dia 03 de maio. Mas passado esse período, agora a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) resolveu retirar os agentes que desde então no local.

Na época, moradores da região afirmaram que há muito tempo cobravam da prefeitura de São Luís uma faixa de pedestres para o local, devido o risco que era atravessar a avenida naquela área, mesmo sendo em frente uma escola, mas nunca eram atendidos.

Não eram atendidos até que morresse alguém, porque mediante as cobranças na imprensa por conta da fatalidade, imediatamente a SMTT pintou uma faixa e colocou agentes “permanentes” no local para dar a sensação que estava garantindo segurança aos pedestres. Só que agora, como era previsível, retirou os guardas, e a faixa de pedestre em pouco tempo já começa a desgastar.

No meu programa de rádio e aqui mesmo neste blog, eu já havia cantado a pedra que eles ficariam ali só até a poeira baixar. Era só até o povo esquecer a morte do garoto que teve a vida ceifada por conta da negligência de uma gestão inerte neste setor. E como todo mundo já sabia disso, não deu outra. Hoje não tem mais ninguém ali para acompanhar o trânsito e orientar o pedestre, evitando assim novos acidentes e até mais óbitos.

Lamentavelmente, todo aquela “preocupação” da SMTT não passou de uma mera estratégia para abafar a crise que se criou na época, com a grande ênfase da imprensa e o clamor popular sobre o caso.

Na verdade, a prefeitura de São Luís não tem cumprido com a sua obrigação de garantir a devida segurança aos pedestres da capital, pois além de manter um conjunto semafórico falido, também não coloca faixas de pedestres, nem onde existe extrema necessidade, mostrando assim que não tem compromisso com a segurança da população no trânsito e violenta direitos elementares do povo desta cidade, entre eles, o direito a vida.

Pelo visto, estabeleceram a política da “casa do siri, cada qual cuida de si”, e até a próxima tragédia. Isso é uma vergonha!

2 comentários:

  1. É uma vergonha. O secretário pensa que somos bestas. Iremos para ligar. Interditar.bloquear. precisamos urgente de agentes no local. Temos uma escola que já funcionando e o risco é constante. Manifestação boa são as que ocorrem próximo de eleição. Correto Edivaldo Holanda. Kd os agentes
    Nos sentimos mais seguros nas nossas travessias. Prefeito e secretário tentem atravessar aqui na avenida frente o Darcy e vejam o que acontece

    ResponderExcluir