sexta-feira, 5 de maio de 2023

ERA PRA DURAR, MAS O AFALTO DE “QUALIDADE” DE BRAIDE É O MESMO "SONRIZAL" DO PASSADO. E CADÊ A NOVA AFRICANOS?



No dia 02 de março deste ano o prefeito Eduardo Braide e seu secretário Obras e Serviços Públicos, David Col Debella lançavam com muito entusiamo a operação denominada "Asfalto Novo", com objetivo de trocar todo o calçamento das principais vias de São Luís, visando melhorar a mobilidade urbana na cidade, em prol do bem-estar do contribuinte. 

Para a força tarefa, orçada em R$ 100 milhões, Braide anunciava a retirada de toda a pavimentação antiga para colocação de uma nova, reforçada e de qualidade. Mas isso, parece ter sido só teoria, pois a realidade é bem diferente, como pode ser constatado na Lourenço Vieira da Silva.

Prefeito Eduardo Braide e David Col Debella no lançamento do “Novo Asfalto”


“A operação ‘Asfalto Novo’ consiste na retirada de toda pavimentação antiga e colocação de pavimentação nova, com foco nas principais vias e avenidas de maior fluxo em São Luís. Todo esse trabalho será realizado com tratamento na base para que a gente tenha maior durabilidade, assim, vamos economizar com tapa-buracos, direcionando recursos para investir cada vez mais em serviços de infraestrutura em outras vias da cidade”, explicava o prefeito Eduardo Braide.

Por sinal, em vídeos divulgados em suas redes sociais, Braide detalhava o funcionamento da operação, que teria três etapas: após retirar o asfalto velho, colocariam uma camada de pedra brita, e em seguida o asfalto novo, de qualidade, com maior durabilidade, e que assim eliminaria as operações tapa-buracos, que geram mais gastos aos cofres do município. 

Quadros das falas de Braide na propaganda em vídeo gravado in loco: "...essa é a máquina frezadora, que arranca todo o asfalto velho da avenida. Agora é a segunda etapa: é a colocação do TSS, que são essas pedras britas para proteger a base da pista.

...e agora é a última etapa, a colocação do asfalto: 5cm de asfalto de qualidade! É a operação Asfalto Novo…”

Ótimo na propaganda, excelente no discurso, porém na prática, essa troca de asfalto ocorreu com mais ênfase em poucas avenidas, entre elas, a Lourenço Vieira da Silva, onde a obra ficou inconclusa. O serviço se estendeu apenas no trecho entre a rotatória da Uema até a frente do terminal de integração do São Cristóvão, onde parou, e não chegou até o cruzamento com a Guajajaras, ponto que tem o calçamento bastante crítico. 

E ao contrário da durabilidade anunciada pelo prefeito em sua propaganda, a realidade é que em pouquíssimo tempo após a  “recuperação” da Lourenço Vieira da Silva, a mesma já apresenta rompimentos em diversos pontos, o que mostra que o tal "asfalto de qualidade" é na verdade o mesmo das gestões passadas, popularmente conhecido como "asfalto Sonrizal", pois o que era pra durar, já se dissolve em tempo muito rápido. 

Asfalto novo se dissolvendo e virando um buraco em frente ao terminal de integração do São Cristóvão.
Mais dois buracos em formação em direção a Uema. Do lado oposto também tem falhas no asfalto novo.


E quem circula diariamente pelas principais avenidas da capital [que apresentam problemas de infraestrutura], tem observado que a operação em curso, nada mais é do que a famosa "tapa buraco", mesma prática dos últimos ex-prefeitos, com destaque para João Castelo e Edivaldo Holanda Jr. Ou seja, não tem nada de novo na gestão Braide em se tratando de operação midiática de recuperação asfáltica, além do montante em recurso público com cifras maiores.


Cadê a Nova Africanos?

Aliás, por falar em “Novo”, me recordo que poucos dias após ter assumido a prefeitura, durante uma entrevista concedida à rádio Mirante AM, e se a minha audição não me traiu, ouvi o Braide anunciando uma Nova Avenida dos Africanos. 

Imaginei que faria uma grande obra de reforma de uma de nossas importantes vias da capital, bastante conhecida pelo abandono das gestões passadas. Só que até agora, já entrando na reta final do seu mandato, a avenida contou com algumas intervenções da prefeitura na sua infraestrutura [importantes, por sinal], porém continua com problemas estruturais graves, a exemplo de uma vala localizada na altura da escola Fundação Bradesco, região do Coroadinho, que já toma quase toda a pista, e tem causado transtornos ao trânsito no local, além de danos mecânicos a veículos, e claro, muitos prejuízos a condutores, que desavisados acabam caindo constantemente naquilo que já se transformou numa verdadeira. Isso sem falar nos demais buracos encontrados ao longo de sua extensão.

Será que antes do final do mandato de Eduardo Braide teremos alguma novidade? Ou vai usar como promessa de campanha para um possível segundo mandato? 

Aqui está localizada uma buraqueira infernal que já tem quebrado muitos carros



Atualização 

Esta matéria foi publicada na sexta-feira [05], após dias de nossa observação sobre o resultado da operação “Asfalto Novo”, executado pela prefeitura na Lourenço Vieira da Silva no mês de março. Sendo que no dia seguinte, sábado, 06, máquinas estavam na Lourenço Vieira da Silva, executando a operação tapa-buracos. 
Ou seja,  a prefeitura realiza dois serviço de recuperação asfáltica na mesma avenida, em menos de dois meses. 
Pra quem garantia que o referido serviço era de qualidade, constatas-se que a tal qualidade é pra lá de duvidosa. Algo está errado.
Com a nova correção, vamos ver até quando o novo asfalto vai durar. Bem como, quando a prefeitura vai concluir o serviço na mesma via.

Leia também:

VOTOU “CAGANDO”?: DIRETO DE SEU BANHEIRO VEREADOR DE SÃO LUÍS DÁ DESCARGA ANTES DE DIZER “NÃO” AO PLANO DIRETOR DA CIDADE E O PRESIDENTE REAGE: OPAAA!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário