terça-feira, 16 de maio de 2023

A “COBRA FUMOU” NA CÂMARA DE SÃO LUÍS: EM BRIGA POR DINHEIRO DA CULTURA E PRESTÍGIO POLÍTICO, VEREADORES REVELAM SUAS PECULIARIDADES MAIS OBSCURAS



O principal destaque neste começo de semana na esfera política em São Luís foi o festival de baixarias protagonizado pelos vereadores Astro de Ogum e seu colega de parlamento Aldir Jr, na Câmara Municipal, motivado por uma briga por verba pública da cultura e prestígio político, visando voto. A “cobra fumou”, a “jerupoca piou”, e por muito pouco o “pau não cantou na cara de Noca”.

A vergonhosa encenação dos edis marcou mais um capítulo de uma novela entre Astro e o padre Flávio Colins, pároco do santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Cohatrac, numa disputa pela realização do tradicional arraial do bairro Cohatrac, na praça que fica localizada em frente a referida igreja católica. Por conta disso, o vereador e o religioso tem andado trocando farpas, o que resultou num discurso inflamado de Aldir contra Astro, em defesa do pároco, nesta segunda-feira [15/5].

O clima ficou tão tenso no plenário do legislativo, que em determinado momento, Astro não se segurou, e com “sangue nos olhos”, partiu pra cima de Aldir, e só não chegaram às vias de fato por conta de interferências de outros vereadores e do corpo de seguranças da câmara. Mas o decano da casa lançou de sua língua fumegante acusações contra o colega, quando chegou a chamá-lo, entre outras coisas, de: “palhaço, “ladrão” e “bandido”.

Antes na tribuna, defendendo o padre de supostos ataques por Astro, Aldir já havia pisado no “calcanhar de Aquiles” de Ogum, que revidou furioso.

Na real, a treta entre os dois parlamentares não passa de uma disputa destes gananciosos atores por dinheiro público. De um lado, Astro, que já foi responsável pela realização do evento junino no local e do outro, o próprio Aldir, juntamente com o vereador Thiago Freitas, que possivelmente usam o padre Flávio como “boi de piranha”, de olho na fatia da verba do governo destinada à festa folclórica.

Importante frisar que o evento em questão também caracteriza-se numa potencial vitrine política a quem o realize, e assim, quem estiver a frente ou por  trás das cortinas, terá sempre seu nome lembrado ao público, como sendo um patrocinador, e isto é salutar na construção de suas imagens, visando as urnas mais na frente.

Agora é esperar o resultado de quem vai ganhar nessa queda de braço, e levar a grana da cultura desta vez: Ogum ou Aldir e Freitas?

Só lembrando, que esse tipo de briga entre vereadores é coisa corriqueira na Câmara de São Luís, e ocorre na disputa de seus próprios interesses, portanto, não passa de mera encenação, pois mais tarde, eles se reúnem na melhor churrascaria da cidade para “fumar o cachimbo da paz”, onde entre uma mordida na maminha e um gole do mais caro whisky [pagos com o nosso dinheiro], vão sorrir, e ainda debochar da cara dos otários que acreditaram naquele espetáculo todo. Depois usam o mesmo espaço da câmara para as desculpas públicas, e a “harmonia” volta a reinar, como se nada houvesse acontecido. Coisas da política.

A bem da verdade: é nesses pequenos deslizes, quando os ânimos se afloram entre os vereadores e o controle se perde, que eles, meio sem querer querendo, acabam deixando cair suas máscaras e revelam suas peculiaridades mais obscuras, afinal, mais do que ninguém, eles se conhecem muito bem, e sabem dos podres de cada um, que não os delatam detalhadamente para o público por mero corporativismo, em nome de um tal decoro parlamentar. Assim utilizam-se da chantagem como arma, numa guerra sórdida em que pode vencer o menos sujo.

Oxalá se os eleitores não fossem cegos e tão manipuláveis…

 Veja o vídeo do momento que Astro parte pra cima de Aldir e o chama de ladrão e bandido.


Agora veja o trecho do discurso de Aldir Jr, que irritou Astro.


Leia também: 

ERA PRA DURAR, MAS O AFALTO DE “QUALIDADE” DE BRAIDE É O MESMO "SONRIZAL" DO PASSADO. E CADÊ A NOVA AFRICANOS?


Nenhum comentário:

Postar um comentário