segunda-feira, 19 de julho de 2021

MINUTO NEWS [20/7]: DOM GIBERTO É O NOVO ARCEBISPO DE SÃO LUÍS; DOIS MORTOS E SEIS FERIDOS EM ATAQUE DE CRIMINOSOS EM PRESIDENTE JUSCELINO; PREFEITO TRUCULENTO, KABÃO ATACA MORADORES A PAULADAS

Terça-feira, 20 de julho de 2021. Hoje é DIA DO AMIGO E DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE; hoje também marca a data da CHEGADA DO HOMEM À LUA e DIA NACIONAL DO BISCOITO.

VEJA O MINUTO NEWS DESTA TERÇA-FEIRA NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS. CLIQUI AQUI. 

DESTQUES...

 


Dom Gilberto Pastana já é o novo Arcebispo da Arquidiocese de São Luís, assumindo o lugar de Dom Belisário, que comandou a igreja católica na região metropolitana por quase 16 anos.

A Missa de posse ocorreu no domingo (18) e foi realizada no Parque João Paulo II, no Aterro do Bacanga.

Dom Gilberto foi nomeado no dia 2 de junho depois do Papa Francisco acolher o pedido de renúncia, por idade, de Dom Belisário, que deixa a Arquidiocese de São Luís aos 75 anos.

Paraense, Dom Gilberto Pastana estava à frente da Diocese de Crato, no Ceará. No Maranhão ele foi bispo da Diocese de Imperatriz entre os anos de 2005 e 2016.

Participaram da celebração bispos e representantes do clero do Maranhão, Ceará e Pará, familiares de dom Gilberto, autoridades, entre elas o prefeito de São Luís Eduardo Braide e o governador Flávio Dino, além de membros de paróquias e comunidades.

..........................................

FUNDÃO ELEITORAL

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, nesta segunda-feira (19/07), que vetaria o aumento no fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões incluído, na última semana, no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022. A matéria é de autoria do deputado maranhense Juscelino Filho [DEM] e foi aprovada num passe de mágica no mesmo dia na Câmara e no senado, teve voto favorável de quase todos os deputados e senadores do Maranhão.

Mourão disse que o Fundão trata-se de um valor exagerado, principalmente quando, há pouco, tivemos uma situação difícil no governo.

O presidente Jair Bolsonaro tem até 15 dias uteis para sancionar o projeto e a matéria deve passar com tranquilidade na caneta azul do Palácio do Planalto.

.......................................



Um empresário morreu após ser atropelado por ônibus na Avenida dos Holandeses, em São Luís, na manhã desta segunda-feira.

De acordo com informações de testemunhas, a vitima estava no lado da pista sentido Olho D’água, em frente a uma concessionária de automóveis e acompanhado de uma mulher.

O motorista do ônibus afirmou que viu a mulher atravessar a avenida, porém o homem permaneceu na calçada, mas notou a roda traseira do ônibus passar por cima de algo. Após parar o veículo, avistou o empresário no chão.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Trânsito.

..........................................

 

Um domingo marcado por tragédias pelo Maranhão. Entre elas:

Em Matões, um homem de 40 anos matou a sobrinha de nove anos de idade a golpe de facas no povoado Buriti Frio. Após o crime, ele foi morto a machadas pelo pai de 77 anos, que se defendia da fúria do agressor.

A polícia civil vai abrir investigação para traçar realmente o que aconteceu lá no local, que resultou na tragédia em família.

Em Presidente Juscelino, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas durante um ataque criminoso ocorrido em um bar às margens do rio.

Segundo a polícia, seis bandidos foram até o local e atiraram contra as pessoas que se divertiam.

Antônio Cardoso dos Santos Filho e Carlos Henrique Nascimento Santos foram atingidos a balas indo a óbito.

De acordo com a polícia, os criminosos que ainda não foram identificados pretendiam matar rivais no tráfico de drogas que estariam no bar.

...................................

137 pessoas foram presas por envolvimento em crimes de violência sexual contra menores de idade no Maranhão entre junho e julho. De acordo com a Polícia Civil, em 42 dias de operação, 85 prisões em flagrante foram efetuadas.

Os trabalhos policiais se iniciaram no dia 4 de junho deste ano sendo finalizados na última sexta-feira (16). Com o resultado desses trabalhos policiais realizados nos 217 municípios maranhenses, a Polícia Civil do Maranhão cumpriu 12 mandados de busca domiciliar e solicitou 96 medidas protetivas, além da apreensão de oito armas de fogo.

Entre os casos recentes, uma criança de seis anos de idade foi estuprada pelo namorado da própria mãe no bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís. O homem foi preso, após a mãe apresentar na delegacia, imagens que mostram a vítima sendo estuprada.

...........................................

PREFEITO TRUCULENTO



Em Cantanhede o prefeito do Município, Zé Martinho do Santo Barros, popularmente conhecido como Kabão, agrediu a pauladas dois irmãos, numa disputa por um terreno no bairro do Cajuí, na periferia da cidade.

Segundo informações, Kabão invadiu o terreno de Leandro Martins, conhecido como Maguim Sex e mandou passar o trator na área com a alegação de que iria abrir uma rua. Maguim Sex foi agredido juntamente com seu irmão ao tentar impedir a invasão.

O prefeito e o seu motorista Antonio Paiva (Furica), armados de paus, partiram pra cima das vítimas, aplicando pauladas nos dois irmãos.  

O ato truculento de Kabão aconteceu no final da tarde de sábado (17) e foi filmado pelas vítimas. O prefeito estava acompanhado também da assessora de comunicação, Lene Marinho.

O caso foi registrado na Polícia.

A câmara de vereadores de Cantanhede, na pessoa do seu presidente, Edmilson Marques emite nota de repúdio, pelo triste episódio, que aconteceu na cidade e que já repercute de forma muito negativa, em todo o Maranhão.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário