terça-feira, 13 de julho de 2021

MINUTO NEWS [14/6]: HOMEM É ASSASSINADO NO COROADINHO; SUSPEITO DE MATAR EX-ESPOSA E NAMORADO DELA É PRESO; GOVERNO REDUZ LEITOS PARA COVID-19; SAMPAIO ARRANCA EMPATE; CPI DOS COMBUSÍVEIS CHEGA AO FINAL MORRENDO NA PRAIA

Quarta-feira, 14 de julho de 2021. Hoje é DIA MUNDIAL DO HOSPITAL; DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO e DIA DO PROPAGANDISTA DE LABORATÓRIO.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS. CLIQUE AQUI.

DESTAQUES...

 

Homem suspeito de atropelar e matar a ex-esposa e o namorado dela é preso em Imperatriz.

O crime que chocou a sociedade maranhense aconteceu semana passada na MA-122, entre os municípios de Senador La Rocque e Buritirana. Antônio Carlos de Santana Alcântara, conhecido como Carlinhos teria perseguido até atropelar com uma caminhonete a professora Ana Cléia da Silva, de 38 anos, que seguia de moto com o namorado dela, Diego Bezerra, de 33 anos.

Segundo investigação, Carlinhos não aceitava o fim do relacionamento, que era uma decisão de Ana Célia, que reclamava das agressões quando convivia com o ex-marido.

Após o crime, a polícia encontrou áudios em que o acusado, ameaçava matar a professora. Ela já tinha solicitado medida protetiva em fevereiro de 2021, mas não teria comunicado à polícia que continuava sofrendo ameaças.

Antônio Carlos de Santana Alcântara se apresentou na Delegacia de Imperatriz, acompanhado de advogado, e recebeu voz de prisão, sendo autuado por feminicídio e homicídio.

Ana Cleia era professora da Escola Costa e Silva, em Senador La Rocque. Diego era bombeiro civil e morava em Imperatriz.

..................................



Ao menos um homicídio ocorreu nesta terça-feira em São Luís, foi na comunidade Alto do Sebastião, no bairro Coroadinho, teve como vítima João Pedro Nascimento Ferreira, de 22 anos.

Segundo informações ele foi executado com cerca de 20 tiros no quintal da casa onde morava, por elementos desconhecidos que invadiram o local.

Ele ainda foi socorrido e encaminhado ao Socorrão, mas morreu a caminho do hospital.

Com mais esse caso, agora já é contabilizado 13 assassinatos na Grande São Luís, em 13 dias, o que dá uma média 1 homicídio por dia. 

..................................

 

Indígenas bloquearam nesta terça-feira, um trecho da BR-226 na cidade de Jenipapo dos Vieiras, na região central do Maranhão. A manifestação teve início após uma criança indígena ter sido atropelada e morta na rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 50 indígenas participaram do protesto, que deixou congestionamento quilométrico durante toda a manhã e parte da tarde.

Outro ponto de interdição, em uma MA, os indígenas bloquearam o acesso à sede do município.

A PRF informou que ficou agendada, para esta quarta-feira (14), uma reunião virtual entre os manifestantes e alguns órgãos públicos: MPF, PM, PRF e DNIT.

............................................

Governo do Maranhão começa a reduzir a quantidade de leitos clínicos e de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19. Desde o último sábado (10), a quantidade de leitos vem sendo reduzida na rede pública, na medida em que a ocupação também teve redução.

Ao todo, contando a partir do dia 9 de julho, já são 180 leitos a menos, somados os leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversas regiões, em especial o interior do estado.

Leitos de UTI para a Covid-19 na Grande São Luís

Total de leitos de UTI - 279 (09/07) para 259 (13/07)

Leitos ocupados de UTI - 225 (09/07) para 210 (13/07)

Leitos clínicos para a Covid-19 na Grande São Luís

Total de leitos - 532 (09/07) para 470 (13/07)

Leitos ocupados - 387 (09/07) para 335 (13/07)

Atualmente, há redução no número de casos e mortes por Covid-19, mas os casos ativos continuam em número recorde.

Em nota ao G1, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que o número de casos ativos se refere ao número de pacientes em internação e pacientes em isolamento domiciliar. Sobre a redução de leitos, o governo declarou que a medida ocorreu por conta da queda na ocupação.

"Semana após semana, o número de pacientes em leitos apresenta quedas sucessivas. Nesta segunda-feira (12), a rede estadual de saúde apresentava 67,52% de ocupação dos leitos de UTI Covid-19. A queda em duas semanas foi de 17,84%. Este comportamento permitiu o redirecionamento de leitos de UTI e clínicos para pacientes com outras patologias", disse a nota.

...............................................



Futebol. Sampaio Correa conseguiu arrancar um empate de 2 x 2 jogando  o Vitória da Bahia. O jogo na casa do adversário [Barradão] foi válido pela 11ª rodada da ´serie B do Campeonato Brasileiro.

Ciel marcou os dois gols para a Bolívia Querida, cobrando pênalti aos 17 minutos, e batendo falta aos 47 minutos da etapa final, salvando o Tubarão da derrota em Salvador.

Com o resultado o Sampaio Corrêa chegou aos 19 pontos em 11 partidas disputadas na Segundona e permanece na terceira colocação da competição nacional.

O Tricolor volta a jogar no Estádio Castelão na noite desta sexta-feira (16), às 21h30, diante do Coritiba.

......................................



A CPI dos Combustíveis instalada na da Assembleia Legislativa do Maranhão para apurar supostos abusos e irregularidades no reajuste de preços no Estado chegou ao seu final e sem efeitos efetivos para a população, dentro do seu objetivo inicial que era baixar os preços dos combustíveis.

O relatório final das investigações foi apresentado pelo relator, deputado Roberto Costa (MDB) e depois de aprovado pelos parlamentares será enviado aos órgãos de fiscalização e investigação para que tomem as providências necessárias.

Os trabalhos, presididos pelo deputado Duarte Júnior (PR), foram iniciados em 15 de março deste ano, tendo sido encerrados dentro do prazo previsto de 120 dias.

Entre os encaminhamentos, os deputados sugerem à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que tome conhecimento da falta de emissão de notas fiscais por 28 dos 186 postos de combustíveis em atividade na Região Metropolitana de São Luís.

 No documento, também consta uma sugestão ao Governo do Estado para que, por meio da Sefaz, crie mecanismos de incentivo fiscal que possibilitem a redução da alíquota do ICMS da gasolina. Sugere, ainda, que seja reconhecida a essencialidade da gasolina, por meio de legislação, já que o produto, atualmente, está relacionado a outros itens importantes.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário