quinta-feira, 22 de abril de 2021

MORRE AOS 78 ANOS HELENA CASTRO, EX-SECRETÁRIA DE SAÚDE, EX-VEREADORA DE SÃO LUÍS: CONHEÇA O HISTÓRICO DE UMA VERDADEIRA GUERREIRA DO MARANHÃO



Morreu na manhã desta quinta-feira [22/4] aos 78 anos a Professora Doutora da UFMA, ex-secretária de saúde e vereadora de São Luís e ex-secretária de Administração do Estado, Helena Castro.  Ela estava internada a vários meses no hospital São Domingos, e segundo um familiar, o falecimento foi em decorrência de uma pancreatite.  

Vianense, Helena Castro construiu um legado em São Luís e no Maranhão por sua conduta e militância por política social.

Uma de suas últimas aparições públicas ocorreu em maio de 2019, na Assembleia Legislativa do Maranhão, ao participar de sessão solene em homenagem aos profissionais da enfermagem e assistentes sociais do Estado, proposto pela deputada Helena Duailibe.

Helena Castro na ALEMA, durante solenidade ao lado da Deputada Helena Duabilibe


Histórico

Maria Helena Nunes Castro nasceu em Viana, baixada Maranhenses, em 2 de março de 1943, filha de Raimundo de Sousa Castro e Melany Nunes Castro. Era a segunda filha de uma família de três irmãos.

Veio a São Luís em 1955, a fim de iniciar os estudos preparativos para o exame de admissão ao ginásio, no extinto Colégio de São Luís. Foi membro da famosa Juventude Universitária Católica (JUC), participou de grêmios estudantis e diretórios acadêmicos, e secretária da Associação Vianense de Estudantes (AVE), entidade criada para congregar o grande número de jovens vianenses que estudavam em São Luís, na década de 1960.

Graduou-se em Enfermagem pela Fundação Universidade Católica (atual UFMA) e posteriormente alcançou os graus de Mestre e Doutora em Saúde Pública pela USP.

Em início de carreira na enfermagem, foi selecionada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) para trabalhar nos municípios de Pindaré, Chapéu de Couro, Bom Jardim e Zé Doca, na área de saúde, pela prevenção de doenças.

Mudando-se para a Capital Federal, trabalhou na Fundação Hospitalar e Maternidade de Brasília até o falecimento de seu pai, em 1969, quando retornou ao Maranhão para prestar serviços por algum tempo na Santa Casa de Misericórdia e Hospital Juvêncio Matos. 

Em sua nova fase em São Luís, Helena Castro prestou concurso para professora auxiliar do Curso de Enfermagem da UFMA, sendo designada para trabalhar em Pedreiras numa experiência exitosa de interiorização da universidade. Lá se tornou diretora da primeira Escola de Auxiliar de Enfermagem Regionalizada, projeto que tinha como objetivo melhorar a assistência de enfermagem no interior maranhense.

Foi secretária de Saúde de São Luís por onze anos, durante a administração de Jackson Lago na Prefeitura de São Luís, quando ganhou maior notoriedade e respeito no meio sociopolítico da capital, o que lhe deu respaldo para se eleger, por duas vezes, como vereadora de São Luís.

Além desses cargos Dra Helena Castro também se destacou como: secretária, vice-presidente e presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (seção Maranhão); membro da 1ª Diretoria do Conselho Federal de Enfermagem e da Associação Brasileira de Sanitaristas; presidente do Conselho Maranhense de Secretarias Municipais de Saúde; membro do Movimento de Mulheres e do Movimento Negro do PDT; e ainda o de Secretária de Estado de Administração e Previdência Social no governo Jackson Lago.

Por seu histórico exitoso, com tamanho serviço prestado à São Luís e ao Maranhão, a população se despede de uma verdadeira guerreira, que cumpriu sua missão. 

Descanse em paz.

Histórico com base em relato de Luiz Alexandre Raposo, disponível em: http://avlma.com.br/site/maria-helena-nunes-castro/   



Um comentário:

  1. Uma grande perda para o Maranhão. Uma mulher forte e humana.Sempre preocupada com seus conterrâneos os ajudava sempre. Vá em paz Helena.Teu lugar na glória foi conquistado por tuas boas obras. Muita luz e paz para o descanso eterno .

    ResponderExcluir