segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

MINUTO NEWS [9/2]: SOBREVIVENTE EM BACABAL REAPARECE E CONFIRMA QUE PMs MATARAM COMERCIANTE; POLÍCIA INVESTIGA MORTE DE RAPAZ EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR; NOVO REAJUSTE PARA COMBUSTÍVEL E GÁS DE COZINHA; PREFEITO DE ARARI TEM CONTAS DE CAMPANHA REPROVADAS

Terça-feira, 9 de fevereiro de 2021.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE [CLIQUE AQUI]



A Polícia Civil do Maranhão está tentando identificar o autor do assassinato de Jose Nilson Batista da Silva, 26 anos, ocorrido na noite de domingo, no bairro J. Câmara em São José de Ribamar, região Metropolitana de São Luís.

Segundo informações, Nilsinho [como era conhecido], que era muito querido na região e teria problemas mentais, foi atingido à bala, depois que o bandido tentou tomar o celular dele.

A ação foi registrada por câmeras de segurança. O criminoso fugiu, tomando rumo ignorado.

.....................................



Em Bacabal, no Maranhão, o lavrador José de Ribamar Neves Leitão, que estava desaparecido desde o dia 1º de fevereiro, foi encontrado com vida nesta segunda (8), após o episódio em que o comerciante Marcos Santos [o Marquinhos] foi morto por policiais militares no município. Ele contou que conseguiu escapar da morte, após a arma do militar não ter disparado na cabeça dele.  

Riba, como é popularmente conhecido, afirmou em depoimento a uma emissora de rádio da cidade, que ficou uma semana escondido no mato, depois de ter sido levado por policiais militares para ser executado, juntamente com Marquinhos. O homem era acusado pelos PMs de roubar carneiros da fazenda em que ele trabalhava, e vender ao comerciante.

No depoimento o sobrevivente contou que ele e o comerciante foram torturados, e confirmou que o Marquinhos foi assassinado pelos militares.

O lavrador relatou também quem mesmo após ter negado o crime, ele teve as mãos e os pés amarrados pelos policiais, foi espancado e depois jogado no porta-malas do carro.

Riba ainda contou que ouviu os policias combinarem de levar ele para uma fazenda, para simular um confronto entre ele e os mesmos, para justificar a morte do lavrador, que seria morto a tiros.

“Aí disseram, ajoelha. Aí eu disse, pelo amor de Deus, não me mata, eu tenho minha família. Ele disse, aqui não tem negócio de Deus não, de família, tem negócio de filho aqui não, tu vai morrer, tu tem que morrer. A única prova é tu. Aí eu pedi pra Deus, me ajoelhei, aí ele colocou a arma na minha cabeça, quando ele apertou o dedo a arma não disparou. Nessa hora eu corri, eu criei forças na minha perna e corri. Nessa hora eles começaram a atirar, deram uns dez tiros atrás de mim. Eu passei a noite todinha correndo, com eles atrás de mim. Eu não podia sair de onde eu estava escondido, para poder ir numa casa beber uma água, porque eles já estavam atrás de mim para me matar”, relatou Riba.

O secretário de Segurança, Jefferson Portela voltou ao município para ouvir o depoimento do sobrevivente, que agora teme pela própria vida, em uma possível retaliação dos acusados.



Os cinco policiais militares suspeitos, o tenente Pinho, o sargento Custódio e os cabos Robson, Rogério e Henrique  estão presos no Comando Geral da PM na capital desde a semana passada.

........................................



A Petrobras anunciou um novo reajuste nos preços dos combustíveis e no gás de cozinha, que já entrou em vigor desde as primeiras horas de hoje. É o primeiro aumento após a reunião entre o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e o presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira em Brasília.

Segundo a estatal, o litro da gasolina vendido nas refinarias aumentará R$ 0,17, o que representa 8,2% de reajuste, e levará o valor médio para R$ 2,25 por litro.

O aumento para o diesel é 6,2% ou R$ 0,13 a mais, que vai para R$ 2,24 por litro.

Já o reajuste para o gás de cozinha será de 5,1%, ou R$ 0,14 por quilo [para R$ 2,77].

..........................................



Por irregularidades, a Justiça eleitoral desaprovou as contas de campanha do prefeito de Arari, Rui Filho [PTB] e do vice dele, El Shaday.

A decisão a pedido do Ministério Público, também mandou recolher mais de R$ 60 mil ao Tesouro Nacional.

Entre as irregularidades estão a falta de recolhimento do Fundo Especial de Campanha, omissão ou divergência entre informações de fornecedores, e inconsistência nas despesas pagas com o Fundo de Campanha.

Também foi constatado que uma das empresas que forneceu material de campanha tinha como destinatário a prefeitura de Arari, que era comandada pelo ex-prefeito Djalma Melo, que ajudou a eleger Ruy Filho para o seu lugar.

..............................................

Uma audiência de conciliação marcada para esta quinta-feira [11/2] em São Luís deve decidir sobre o pedido de lockdown de 14 dias para todo o Maranhão por membros da Defensoria Pública, devido a pandemia da Covid-19. Participarão da audiência na justiça, representantes dos 217 municípios maranhenses, do Estado e de setores da atividade econômica do Maranhão para tratar sobre as possíveis medidas restritivas.

Segundo informações, 14 municípios do Maranhão já pediram à Vara de Interesses Difusos e Coletivos para que não seja decretado o fechamento geral.

As cidades que manifestaram-se contra a medida restritiva: Benedito Leite, Alto Alegre do Pindaré, Lagoa Grande do Maranhão, Açailândia, Itapecuru Mirim, Mirinzal, Timbiras, Tuntum, Godofredo Viana, Satubinha, Cururupu, Bacurituba, São Roberto e Humberto de Campos

 

 

Um comentário:

  1. Se não tivesse roubado não teria sofrido essa tentativa e muito menos estava nessa situação.
    Quer vida fácil...

    ResponderExcluir