terça-feira, 3 de abril de 2018

DÁ PRA DAR UM PALPITE? ASTRO DIZ QUE NÃO SAIRÁ CANDIDATO A DEPUTADO, NÃO CONFIRMA CANDIDATURA A REELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA, MAS FAZ O "V" DA VITÓRIA EM POSE COM POSSÍVEIS ALIADOS


Esta pose muito sugestiva do vereador Astro de Ogum (PR), presidente da Câmara Municipal de São Luís ao lado de oito possíveis aliados pode dizer muita coisa do que está sendo costurado nos bastidores do palácio Pedro Neiva de Santana, em se tratando da complexa eleição para a mesa diretora do legislativo Municipal. Ela foi feita nesta segunda-feira (02/04) após um descontraído bate-papo do atual mandatário com os parlamentares à vista da imprensa, no plenário Simão Estácio da Silveira, e pode significar que planos estão bem traçados longe dos holofotes.

Em conversa com o titular deste blog, Astro de Ogum adiantou que não sairá candidato a deputado estadual, como era ventilado, de um suposto acordo antigo com o executivo, o que deixaria Osmar Filho (PDT), queridinho do palácio, livre, leve e solto para comandar o Legislativo da capital maranhense no próximo biênio, com a tutela do prefeito Edivaldo Holanda Jr. Sobre candidatura à reeleição, o parlamentar é mais cauteloso, e se limita a dizer que por enquanto, só o Osmar é candidato.

“Olha, candidato a deputado estadual tá descartado. Candidato à reeleição da presidência também, praticamente... (desconversa) até o momento o candidato que eu sei é o Osmar Filho”, declara Ogum.

De fato, o pedetista Osmar Filho tem assumido sua candidatura, decisão que tem incomodado bastante o atual presidente. Astro tem repudiado interferências (que segundo analistas, viriam dos Palácios La Ravardiere e Leões), exigindo eleição livre de forças exteriores.

“Vocês sabem que pra sentar nessa cadeira aqui, as minhas duas eleições foram eleições livres... não houve confinamento, não houve confisco de celular, não houve outro tipo de coisa. Foram duas eleições livres. Eu espero que essa também seja. Que as pessoas cuidem dos seus poderes e largue o poder (legislativo) municipal em paz”, critica.

Então o senhor não é candidato à releição da mesa diretora? Insistir. “Até o momento não sou”, respondeu.

A data da eleição também é incógnita. Informações davam conta que ela aconteceria ainda no mês de abril, atendendo interesses do próprio Osmar Filho, que atualmente é o vice-presidente do legislativo, mas contrariando o titular.

“A eleição está caminhando, mas eu não sei precisar a data. Agora, eu não vejo como fazer essa eleição no dia 15 de abril. Existe uma emenda à lei orgânica, mas que implica muita coisa. Vamos ver como fica, né? Tem um grupo aqui que trabalha por um lado. O Osmar Filho tem o trabalho dele do outro aí, né?”, comenta.

Sobre supostas desavenças que haveriam entre presidente e vice pelo controle da Casa, Astro fez questão de afirmar o contrário, que segundo ele, há muito é respeito de sua parte pelo colega e postulante a cadeira principal da Câmara.

“É bom entender que aqui não existe brigas, não existe divisórias. Osmar Filho é uma pessoa que eu tenho muita consideração e respeito. É meu amigo, certo?  Como eu tenho outros vereadores aqui que moram no meu coração sem pagar aluguel”, afirma.

Quando se decidirá definitivamente, Astro prefere não revelar no momento, o que deve ocorrer em até 5 dias, pois dependerá da movimentação de Osmar, mas revela que precisará colocar o pingo no "i" nesse assunto. Também faz questão de declarar que não pressionará ninguém, possivelmente se referindo ao voto dos pares para sua possível reeleição.

“A minha consciência está tranquila demais, não sou pessoa de ficar pressionado ninguém, em hipótese alguma. Então vamos deixar daqui a alguns dias, e logo, logo vocês vão saber o que realmente vai acontecer.  Eu ainda estou um pouco calado, vendo a movimentação do Osmar como fica, para poder botar o pingo no i, que ainda não está colocado. Nos próximos 5 dias vocês saberão o que que vai acontecer. A gente no momento está vivendo certas coisas que a gente não pode falar”, declara.

Enquanto não sai essa decisão, vamos pensar no que Astro quis dizer na foto acima, que faz com os dedos o conhecido “V” da vitória às lentes presentes na manhã de segunda-feira na Câmara Municipal, que pode ser traduzido no que está pronto para o futuro bem próximo, por enquanto ainda incerto.

Na foto em questão Astro de Ogum está ladeado, da esquerda para a direita por: Marcelo Poeta (PCdoB), do partido do governador; Honorato Fernandes (PT); Pereirinha (PSL), o ex-presidente que já teve mais mandato na mesa e ainda tem muita força; Josué Pinheiro (PSDB), eterno secretário; Chico Carvalho (PSL), ex-presidente da mesa, supostamente interessado em retornar ao cargo; Dr. Gutemberg (com um pé fora do PSDB), voto importante; Paulo Victor (PROS), encarregado do Palácio na Câmara e Pavão Filho (PDT), líder do prefeito Edivaldo na Câmara e também orientador de Osmar Filho.  

E então!?! Diante desse cenário dá pra dar um palpite?

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário