sábado, 7 de abril de 2018

ATÉ QUANDO CANINDÉ? SEMÁFOROS APAGADOS HÁ QUASE UM MÊS EM FRENTE ESCOLA NA AFRICANOS COLOCAM EM RISCO A VIDA DE PEDESTRES

Puro descaso. Enquanto a SMTT do Canindé Barros zela (e muito bem) pelos equipamentos de trânsito que multam os motoristas nas vias de São Luís, fazendo investimentos milionários com os recursos públicos, parece pouco se lixar para os outros que garantem, de fato a integridade de pedestres e condutores. Prova disso é este semáforo na avenida dos Africanos, há tempos apagado e longe da preocupação do gestor.

Ele fica em frente a escola da Fundação Bradesco, no bairro Coroadinho, mas mesmo assim, há quase um mês está sem funcionar, colocando em risco a vida de pedestres, especialmente de crianças, que precisam fazer a travessia diária, em uma das mais movimentadas vias da cidade, inclusive já com ocorrência de acidentes neste período. Se não já bastasse a falta da faixa de pedestres, agora sem semáforos, a insegurança toma conta das pessoas que a utilizam no dia a dia.

"Já faz um bom tempo que esse semáforo ta assim. Todo dia eu venho deixar e buscar meu filho aqui na escola, e a gente encontra muita dificuldade pra passar porque o trânsito aqui é intenso, principalmente pela manhã quando eu venho. Os carros não param e a gente tem que se virar, passando entre eles em movimento, e correndo sério risco de ser atropelado. Pior pras crianças aqui que tem que atravessar sozinhas, é um perigo muito grande. Um dia desse uma senhora tava aqui já desesperada porque não conseguia passar e eu que tive que atravessá-la. É muita irresponsabilidade do poder público", relata a dona de casa que se identificou como Jéssica, e que tem filho estudando na referida instituição.

Mesmo com o cuidado redobrado dos pedestres durante as travessias, às vezes isso não é tudo. Transeuntes também tem que contar com a sorte.

"Faz uns dias que eu vi uma mulher sendo atropelada aqui, a sorte dela foi que o motorista ainda conseguiu frear. Eu até fechei os olhos quando vi a cena, mas graças a Deus que só machucou uma perna dela, mas já teve casos piores aqui pela fala desse sinal", nos contou o mototaxista Andrade.

Não é a primeira vez em curto prazo, nem será a última que este importante equipamento para a travessia massiva diária fica apagado por tanto tempo. E toda vez tem resultado em acidentes com gravidade a pedestres e danos materiais a condutores, diante da inércia da SMTT. Desta vez, os semáforos da Africanos, nos dois sentidos, já estão há mais de 15 dias apagados, e com acidentes registrados neste espaço de tempo. E a faixa de segurança? O cal já se dissolveu há séculos.

Até quando Canindé, esse desrespeito a cidadania se estenderá? Será se ainda aguardam que o pior aconteça?

E se perguntar não ofende: Porque a prefeitura de São Luís, através da SMTT tem mais cuidado com os equipamentos que arrecadam (e não se sabe o fim desse dinheiro), e usa de descaso com aqueles  que apenas podem salvar uma vida?


(Imediatamente após a repercussão deste post (no sábado 07/03), os referidos semáforos foram religados. A faixa de pedestres, porém... ainda poderá render uma nova pauta para o blog.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário