quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A PIADA DE 2017 NA POLÍTICA MARANHENSE

Um ouvinte do meu programa Conexão 560 (Rádio Educadora) sugeriu que a piada do ano teria sido o Flávio Dino anunciando a operacionalização do novo Sistema Italuis, e consequentemente o fim do rodízio de água oferecido pela CAEMA a população de São Luís, que depois de tanto alarde do Palácio dos Leões, acabou caindo no poço, quando uma tal peça Y colocada no campo de Periz rompeu e tudo voltou a estaca zero.

Pois pra mim, a grande garfe do governador, que chegou, inclusive a insinuar uma possível sabotagem dos Sarneys, foi superada pelo Ricardo Murad anunciando a sua extensa ponte, que ligará São Luís a Baixada Maranhense. Isso realmente é motivo pra se dar boas gargalhadas até 2022.

A promessa foi feita pelo pai da dona Andréa, ao anunciar sua pré-candidatura ao governo do Estado em 2018, juntamente com sua tal "Carta Compromisso" o que já ta sendo chamado de mais uma "laranjada" com sabor de Sarney. E ouvindo e lendo essas coisas, lembrei de dois episódios: o do Zé Reinaldo e o do português Manoel.

O Zé Reinaldo (atualmente deputado federal), pra se reeleger em 2002 (quando, por coincidência foi beneficiado pelo mesmo plano "laranja" que está sendo novamente armado pelo grupo Sarney, tendo Ricardo como peça central), prometia a construção de uma ponte de cerca de 1 Km sobre o Rio Anil, ligando o cais em frente à praça Maria Aragão no centro ao bairro São Francisco, na capital. Colocaram umas balsas por lá fazendo a dragagem,  fuçaram, fuçaram e fuçaram, e pelo visto, o dinheiro desceu rumo a baia de São Marcos e desaguou no oceano da corrupção, e a ponte nunca saiu saiu do papel.

O português Manoel se viu em apuros com sua embarcação em alto mar, uma tempestade sem tamanho tirava suas esperanças de sobrevivência. Desesperado, se apegou a virgem Maria, e olhando para o enorme mastro daquele barco suplicou: "Ai minha virgem Nossa Senhora, se tu fizeres que essa tempestade passe logo, e eu saia vivo desta tormenta, quando eu chegar em terra firme vou lhe oferecer uma vela do tamanho deste mastro". Imediatamente o temporal passou. E seu parceiro de marinha, Joaquim lhe olhando todo confuso, pergunta: "Oh Manoel, e agora onde vais encontrar tanta cera para fazer uma vela deste tamanho"? Ao que Manoel responde: "tudo deixas de ser besta Joaquim, isso era só pra enganar a virgem".

Aliás, pra dar credibilidade à sua piada, o Ricardo Murado fez questão de ir até um cartório de notas  registrar a tal façanha do seu espetacular projeto "Itaqui 2018: Maranhão de Portas Abertas para o Mundo". E alguém pode perguntar: É possível? Sim, mas pode até ser que já tenha nascido, ou ainda nascerá aquele que será capaz de realizar essa obra pela qual Murad tenta persuadir o eleitor. Uma coisa é certa, desse turma que tá ai, ninguém é capaz, ainda mais em quatro anos. Ou seja, a estória do Murad deve ser mais conversa fiada pra enganar a virgem, ou seja, o pobre eleitor.

Agora esse negócio de carta compromisso registrada em cartório, me parece que foi invetada por Edson Lobão, com suas propostas de governo em 1990, o que também era chamada de "Carta Compromisso". Eleito, sabe quantas daquelas propostas registradas em cartório Lobão cumpriu????? Bom, nem é preciso responder.

Outra coincidência? Ricardo diz que seu governo será de um só mandato. O do seu parceiro Lobão, também o foi.

Cá pra nós! Se pra essa gente quando está no poder, o discurso durante os quatro anos é só de miséria, que não tem dinheiro etc... E quando chegam recursos pra projetos tem sempre parte dele indo para rumos ignorados, vai dar pra fazer uma obra dessa magnitude que está sendo proposta?

Uma coisa é certa: com sua "cartilha de piadas" de baixo do braço, aliada a uma boa oratória e seu estilo de bater duro nos adversários em confronto de ideias (e isso todo mundo tem medo, e o seu grupo Sarney aposta exatamente nisso), Ricardo (que é acusado de ter desviado cerca de R$ 1 bilhão da saúde, quando era secretário de sua cunhada Roseana) vai tirar muito voto, e pode até atrapalhar uma reeleição de Flávio Dino.

Aliás, essa história de Murad sair candidato "deixou" "A Grande Família Sarney" completamente atônita! A Roseana, postaram em blogs alinhados, ficou uma arara. E até o velho José ficou surpreso! Diz que ninguém entendeu nada! Coisa de bons atores, né? Tudo pra enganar a virgem, quer dizer, o idiota do eleitor, que até chega mesmo a acreditar nas tramoias dessa galera.


Então, quem apostava que a piada de 2017 fosse o Flávio Dino com o seu novo Italuis, querendo até culpar a Roseana pelos erros de sua incompetente equipe na execução da referida obra, perdeu foi feio... porque o prêmio "Paulinho Gogó" foi para a astúcia de Ricardo, dizendo que vai construir ponte de 20 Km, ligando São Luís à Baixada. Só se for a "ponte do rio que cai", lembrando um antigo quadro do programa do Faustão, na Globo. Durma com um barulho desse!

O que pode acontecer em um eventual governo Murático? Talvez o mesmo, ou um pouco mais, ou pouco menos do que fez o Zé Reinaldo com a sua ponte fantasma sobre o Rio Anil, que não passou da dragagem. Ou quem sabe, algo parecido com o que fizeram num passado mais distante, que deu origem a fedida Lagoa da Jansem. Façam suas apostas!

E as propostas do Ricardo, na sua "Carta Compromisso" registrada em cartório e tudo mais? Daria perfeitamente um programa "A Praça É Nossa", humorístico do SBT. Uma piada atrás da outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário