domingo, 19 de junho de 2016

CENÁRIO DE GUERRA: PREFEITURA DE SÃO LUIS DEIXA RUA DO CENTRO HISTÓRICO DAR INVEJA EM CIDADES DEVASTADAS NO ORIENTE MÉDIO. PREFEITO MILAGREIRO TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO, MAS DEIXA A CERVEJA CHOCAR

Quem nunca viu de perto os destroços de uma dessas cidades devastadas por intensos bombardeios em guerras e quer ter essa sensação, já tem a oportunidade aqui mesmo em São Luís. A prefeitura (talvez através de seus projetos “inovadores de fomento ao turismo na capital com o apoio da SEMOSP), preserva um espaço com características semelhantes bem no centro histórico da cidade, na rua do Mocambo. O vergonhoso trecho fica ali próximo ao mercado central (jogado à sorte) e ao lado da Fonte das Pedras (outro patrimônio também largado pelas sucessivas administrações).

Como se pode ver nas imagens, são enormes crateras em sua extensão, que ao longo do tempo só aumentam a cada período chuvoso, e a falta dos devidos cuidados da gestão municipal, tem transformado essa rua histórica em uma via inacessível e jogada ao caos. Por aqui, carros já não trafegam faz muito tempo e até para pedestres, já representa perigo eminente.

Conversei com algumas pessoas, entre comerciantes e ambulantes que trabalham na área e com transeuntes, e todos denunciam o descaso total em pleno centro histórico (que tem o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco) por pura omissão da prefeitura municipal.

“Trabalho aqui há muito tempo e nunca que a prefeitura fez alguma coisa aqui. E ta ai, como você vê, tudo abandonado. A água de chuva que desce, trás areia, pedra, lixo e fica tudo espalhado por aqui e ninguém vem tirar. Esse problema é antigo, entra prefeito, sai prefeito e isso aqui só piora, e esse atual [prefeito Edivaldo Holanda Jr] que a gente tanto acreditou naquela história de mudança, pensando que pudesse mudar essa realidade, deixou foi piorar de vez, tanto que agora até pedestre já tem dificuldade de passar aqui”, relata um comerciante que preferiu não se identificar.

E quando o cidadão diz que está difícil até para pedestres, ele tem razão. Quem anda pela Rua do Mocambo, precisa ter cuidado redobrado, senão pode cair numa dessas crateras, ou no mínimo sofrer uma torção no tornozelo.

“Isso aqui tudo é um descaso muito grande, meu amigo. A gente vê essa rua, essa fonte [das Pedras], parece até que não temos prefeito nessa cidade. A gente que andar por aqui e se depara com uma situação dessas, fica triste de saber que moramos numa cidade abandonada pelo poder público, e olha que isso aqui é patrimônio histórico, e esse prefeito não valoriza esse título tão importante que a cidade tem para o mundo. É uma vergonha, só isso que tenho pra falar”, disse com indignação, o homem que se identificou apenas como Guterres e acabava de sair da Fonte das Pedras.

Para uma vendedora ambulante, a situação da Rua do Mocambo só não está pior por conta da ação de populares (os próprios moradores e empresários da região), que por conta própria colocam entulho e até sacos de areia para conter a evasão total do calçamento durante as chuvas, como fizeram recentemente. “Se não fosse essa gente que faz esse benefício aqui, essa rua não dava mais pra ninguém passar porque aqui quando chove desce tudo, porque a enxurrada vem trazendo tudo lá de cima e como a prefeitura não liga pra isso, né?. Ai fica essa vergonha pra nossa cidade”, denuncia a ambulante que preservaremos sua identidade, pois eles tem até medo de possíveis retaliações.

Abandonada e intrafegável, para carros, esse trecho da Rua do Mocambo está servindo apenas para estacionamento, como podemos ver nessa imagem.

Vergonha. Essa é tônica do discurso na atual administração de São Luís em se tratando de infraestrutura, ao dirigir suas atenções apenas a situações isoladas, que gerem efeitos impactantes com a finalidade de fazer a propaganda do prefeito "trabalhador" e "inovador", porém esquecendo o restante da cidade, em seus milhares de pontos críticos que continuam a mercê de uma postura responsável para resolver problemas que tem gerado danos e mais danos à população no geral, como exemplo da rua do Mocambo, via tão importante para os munícipes quanto a ponte pai Inácio (a bola da vez), mas que está jogada, entre lixo e crateras, com um cenário devastador de dar inveja a qualquer cidade do oriente médio destruída por guerras.

E fica ai o recado para o nosso prefeito milagreiro, que vem transformado água em vinho para dar a poucos, mas vergonhosamente para o restante do povo, tem deixado a cerveja chocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário