terça-feira, 1 de setembro de 2015

RASTRO DE SANGUE NA ILHA: ALEMANHA FOI O BAIRRO DE SÃO LUIS MAIS VIOLENTO DE AGOSTO. CONFIRA UM RAIO X DA CRIMINALIDADE

Os números da violência no mês de agosto aumentaram na região metropolitana de São Luis, se comparados com o mês de julho. Os levantamentos do blog deste verdadeiro rastro de sangue são baseados no relatório dos "CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS", divulgado no final do mês pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Segundo as estatísticas, o mês do desgosto como é conhecido, registrou um total de 90 mortes violentas, contra 60 do mês de julho, ou seja, agosto registrou 30 casos a mais que o mês anterior.

Pela tipificação de crimes, foram 79 homicídios dolosos; três latrocínios (roubo seguido de morte); cinco registros de lesão corporal seguido de morte; dois óbitos por intervenção policial, e duas mortes com causa a esclarecer.

Entre as quatro cidades que compõe a região metropolitana, São Luís foi a mais violenta com 63 registros, seguida por São José de Ribamar com 21 e Paço do Lumiar com 6 homicídios. O município de Raposa há dois meses não entra no relatório dos crimes mensais da Secretaria de Segurança Pública.

Na capital, 49 bairros foram palcos de pelo menos um assassinato. O campão de mortes violentas foi a Alemanha que teve quatro registros no mês passado. No segundo lugar com três registros cada aparecem Cidade Olímpica e Pedrinhas e em terceiro com dois assassinatos cada estão: Vila Luizão, Anjo da Guarda, Ipase e o residencial da Ribeira, um conjunto do programa Minha casa minha vida na zona rural, entregue há poucos meses, mas de acordo com informações de moradores, a presença de integrantes de facções criminosas rivais tem tirado das pessoas de bem que ali residem.

Em relação à faixa etária, pessoas com 27 anos foram as mais atingidas, num total de seis vítimas na grande São Luís. Em segundo lugar aparecem os grupos de 18, 20, 27, 28 e 32, com cinco registros cada, num total de 25 mortos. 11 adolescentes entre 13 e 17 foram assassinadas mês sangrento de agosto. 13 anos tinha a vítima mais nova. O mais velho foi um idoso de 93 anos.

De acordo com as autoridades policiais, as drogas são as principais causas de tanta mortandade.

Outros dados
Bairros atingidos pela violência

Em São Luis, 49 bairros foram atingidos pela ação da violência, Alemanha foi o bairro campeão de mortes com 4 registros; Na segunda posição aparecem Cidade Olímpica e Pedrinhas com três assassinatos cada;
Dividindo a terceira posição com dois registros cada: Vila Luizão, Anjo da Guarda, Ipase, Itapera, Cohab Anil, Solo e Mar e residencial da Ribeira. Os bairros que registraram um homicídio no mês de agosto são os seguintes: Vila Passos, Residencial Tiradentes, Santa Clara, Alto da Vitória, Recanto Verde, Vila Maranhão, Residencial 2000, Renascença, Cajueiro, Bairro de Fátima, Ivar Saldanha, Vila Nova República, Areinha, Rio Grande, Olho D'água, Janaína, Vila Embratel, Parque Pindorama, Coroadinho, Goiabal, Vila Bessa, Planalto Pingão, Fumacê, Vila Lobão, São Raimundo, Vila Cascavel, Arraial, Vila Mauro Fecury, João De Deus, Residencial Resende, Coqueiro, Cruzeiro do Anil, São Francisco, Anel Viário, Jambeiro, recanto dos Signos, Vila Esperança, São Raimundo.

Gênero

Dos motos 87 dos casos eram homens e 03 mulheres.

Armas mortais

Arma de fogo foi usada em 67 dos casos
Arma branca matou 17 das vítimas
Quatro pessoas foram vitimadas por Outros meios (casos típicos de linchamentos)
E dois registros ainda tem origem desconhecida pela polícia.

Dia mais violento

Ainda de acordo com as estatísticas da SSP-MA, 9 foi o dia mais violentos com 8 homicídios e não houve registros de mortes violentas, apenas nos dias 10, 22 e 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário