terça-feira, 25 de agosto de 2015

MÃOS AO ALTO: MARANHENSES TERÃO NOVO AUMENTO NA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

A conta de energia elétrica dos maranhenses vai ficar 8,64% mais cara a partir desta sexta-feira (28/08). O procedimento meteórico do aumento nas tarifas foi autorizado nesta terça-feira (25/08) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a Companhia Energética do Maranhão – Cemar, que atua em todos os municípios do estado, que em tempo recorde serão repassados como presente de grego aos cerca de 2,2 milhões de clientes da empresa no Estado.

Para os consumidores residenciais, a alta média será de 8,63%, já para a indústria a elevação média será de 8,69%. O índice aprovado nesta terça se refere ao reajuste tarifário a que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel.

Pelos meus cálculos, se não falha a memória, este já é pelo menos o 3° reajuste tarifário repassado para o Maranhão este ano, o penúltimo de 3% tinha sido autorizado em março.

Em 2015, a ANEEL vem autorizando altos reajustes alegando o encarecimento da energia no país, provocado pela queda no nível dos reservatórios das principais hidrelétricas.

Quer dizer, o governo não desenvolve políticas responsáveis para o setor, ao invés disso, cria é mecanismos eleitoreiro, como foi o programa Luz para todos, que apesar de ter trazido benefícios para muita gente, também trouxe prejuízos às empresas que agora querem a compensação. Resultado? O consumidor é que tem que paga a conta.

Agora o engraçado é a agilidade como esses reajustes são autorizados pela ANEEL, de forma a pegar de surpresa o consumidor. É como um assalto a mão armada, não dá nem tempo de se preparar psicologicamente. Aumenta hoje e amanhã já está na conta. E tem que pagar, senão a bala come. E salve-se quem puder.

Mãos ao alto, isso é um assalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário