terça-feira, 14 de outubro de 2014

DOS FENÔMENOS AOS INFAMES: CONHEÇA O DESEMPENHO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO NAS URNAS

Nem só com resultados fenomenais se faz uma eleição, mas os chamados ironicamente "espoca urnas", ou seja aqueles que conseguem os piores resultados no pleito, também dão o tom no processo de apuração, ainda que em forma de gozação geral pelo mal desempenho. Nesta Eleição de 2014, para o cargo de deputado estadual, por exemplo, o contra-peso da balança entre os puxadores de votos e os rabos de fila foi gritante, e pode também provar que os linha de frente são sempre aqueles que mais detém o poder econômico. Dos fenômenos aos infames, conheça agora o desempenho dos candidatos nas urnas, segundo os dados do TRE-MA.

Enquanto no top five, aparecem JOSIMAR DE MARANHAOZINHO (PR) que arrebanhou 99.252 seguidores; GLALBERT CUTRIM (PRB) 85.984; ANA DO GÁS (PRB) 78.287, ANDREA MURAD (PMDB) 77.889 e DR. ANTONIO PEREIRA (DEM) com 73.353 votos, na marginal da lista, amargando a mais decadente decepção aparecem aqueles que não conseguiram alcançar os dois dígitos, ou que não atingiram 10 votos:

Na lista geral da votação, na posição 438 aparece CARDOSO (PSL) com 9 votos, mesma quantidade que conquistaram os seguintes candidatos: IRMÃ AURY (PSDC), CARLIANE RIBEIRO (PCdoB), ARIEL MARINHO (PHS) e DANILO LIMA também do PHS.

Ninguém obteve 8 votos, mas três candidatos empataram com 7 votos: PROF. LOURDES (PRTB), RATINHO MENDONÇA (PSDC), MARTINHA (PSOL).

SIGLIMEIRE RODRIGUES (PEN) e IRISLEIDE SOUSA também do PEN convenceram 6 eleitores cada a votarem nelas.

EDNA SERRA (PSDC) e JOSEANE MATOS (PPL) receberam 5 votos cada.

Já a lista dos que levaram 4 votos para a urna foi um pouco mais extensa e é formada por: RAIMUNDA PEDROSA (PHS), GERSON JUNIOR (PT), ROMARIO LIMA (PRTB), ELIZABETH AMARAL (SD), GRACILENE (PRB), MARI RIBEIRO (PRB) e ELINE (PP).

Apenas um candidato conseguiu sozinho 3 votos e troféu foi para: SANDRA SILVA (PPS).

E as penúltimas posições foram para: CALVET NETO (SD) que obteve 2 votos, mesma votação que obtiveram: TASSIANE SOUSA (PSL), UMBELINA BELA (PRP), JARDIM (PMDB), DOMINGAS (PMDB), DONA RIBA DO JARACATY (PSDC), MARQUES (PMDB) e TIA TÂNIA (PSDC).

Enquanto que os piores na contagem de 1 a 9 foram: ROZIR LIMA (SD), MARIA AUTA (com U mesmo) do PTC, FILHO DO FRANCO (PRTB), DARCI (PTC), WALDERLENE (PRTB), ANTONIA RODRIGUES também do PTC e DALVINHA (PRTB) que aparece na posição 472. Estes tiveram apenas o próprio voto, ou seja, não conseguiram convencer ninguém a votar neles, entraram na guerra apenas para aventurar.

Quem são os quatro deputados estaduais mais bem votados?

Ex-prefeito de Maranhãozinho, daí o nome fantasia para concorrer a eleição, o deputado mais bem votado, Josemar é empreiteiro bem conceituado, dono de posses. Mas segundo o site Atual 7 (http://www.atual7.com/tudo-sobre/maranhaozinho/), ele também foi acusado pela "Operação Cupim" da Polícia Federal realizada em 2012 de participar de um esquema que cobrava taxa para entrada de caminhões em áreas indígenas da Reserva Alto Turiaçu, para extração de grande quantidade de madeira de forma ilegal. De acordo com relatórios da PF, no período em que teria operado o esquema, o ex-prefeito teria aumentado seus bens em aproximadamente R$ 30 milhões. Como recompensa, talvez pela "injustiça" sofrida, o Maranhão corou Josemar de Maranhãozinho como o fenômeno das urnas rumo ao Sítio do Rangedor.

Empresário, Gil Cutrim, segundo mais bem votado é filho do presidente do TCE-MA, Edmar Cutrim e irmão do atual prefeito de São José de Ribamar. No mínimo, contou com um bom incentivo do mano prefeito da cidade balneária, de prefeitos pelo pelo interior do Estado, bem como um grande paitocínio na captura de votos.

Pulando de gás em gás, Ana do Gás (como foi batizada para a urna) que é mulher do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, conseguiu chegar em terceiro lugar na corrida por uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão. Sua candidatura chegou a irritar muita gente, que o digam os deputados Raimundo Cutrim (dentro) e Hélio Soares (fora), que chegaram a acusá-la de abusar do poder econômico e comprar votos em todo o Estado. O que se tem de explicação para o fenômeno nas urnas da mulher "de mil e uma faces" é que o município de Santo Antonio do Lopes (tão rico quanto o casal que nada em dinheiro) é grande produtor de gás natural e tem recebido benefícios (cada vez mais mais rechonchudos) através dos Roylties garantidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), assegurado na Lei 9.478/97. Bom, se o dinheiro dos Roylties transferidos ao município foi usado por Ana do Gás na conquista de seus votos, isso é ainda um mistério que só o tempo, ou talvez nem ele o desvendará.

E a quarta deputada mais bem votada é Andréa Murad, filha do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad. Homem poderoso (conhecido como trator) do governo Roseana Sarney e que administra uma das maiores verbas entre todas as pastas. Andréa Murad usou a estrutura da saúde, ainda que tenha sido para fazer citações em sua campanha da "revolução" que o pai teria realizado como gestor da dita pasta, transferindo a ela a capacidade de resolver o problema da saúde pública no Maranhão. Aliás, como forma de confirmar seu "poder", o pai Murad também fez questão de colocar a cara na Telinha para, em nome das UPAs e dos hospitais improvisados que surgiram no apagar das luzes do governo Roseana (menos os 72 prometidos), pedir voto à sua herdeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário