sábado, 22 de dezembro de 2018

TERRINHA DE MURO BAIXO: SE NÃO BASTASSE A INOPERÂNCIA DA PREFEITURA, CAEMA/ARTEC FAZ ESTRAGOS NA CIDADE COM SERVIÇOS INACABADOS E NINGUÉM DIZ NADA


Se não bastasse a inoperância da prefeitura de São Luís, que irresponsavelmente e no maior desrespeito com a população insiste em manter a infraestrutura da cidade em péssimas condições, com buracos, valas e até crateras tomando conta dos bairros da capital, a ARTEC, empresa que presta serviço a CAEMA também tem dado sua infeliz contribuição para aumentar ainda mais o caos no setor, com suas obras inacabadas ou mal realizadas. Os estragos em ruas e avenidas, que causam transtornos ao trânsito e desgastes e prejuízos aos cidadãos têm sido uma constante, e podem ser encontradas por todas as partes. Onde a terceiriza reliza uma operação é certeza que os rastros da irresponsabilidade ficarão.

Na avenida Santos Dumont, bairro do Anil, em frente à entrada para o bairro Pirapora, essa buraqueira (fotos) está instalada há vários meses causando transtornos. Com alguns metros de extensão, ela toma conta de uma faixa inteira da pista e gera complicações todos os dias a condutores e pedestres. Segundo moradores, a empresa realizou o asfaltamento após consertar um esgoto, porém o asfalto durou pouquíssimo tempo. "Eles não fizeram o trabalho correto, não compactaram o terreno antes de jogar o asfalto, e em poucos dias isso começou a ceder, virou lombadas e depois esses buracos. Agora começou a chover virou essa porcaria ai. Foi um serviço irresponsável dessa incompetente  Caema que não respeita ninguém, só sabe cobrar", relata em tom de desabafo o senhor que se identificou como Biné e diz que mora na região.
Nesta parada é de praxe passageiros ficarem ilhados ou sem aceso
a ela devido o acúmulo de água da chuva dentro da buraqueira   
Ainda segundo o cidadão, com a irregularidade asfáltica o engarrafamento no local piorou nos horários de pico, e os acidentes passaram a ser mais frequentes. Além disso, ele afirma que muitos motoristas tem contabilizado prejuízos ao passarem por dentro da cratera. "Um dia desse um motorista não viu isso aqui e passou com tudo por cima, e ficou lá na frente com o carro quebrado", relatou.

Segundo informações da própria Caema, é obrigação da Artec, após as escavações em vias públicas fazer o acabamento, recolocando o asfalto, porém essa orientação contratual parece que tem sido ignorado pela terceirizada, e isso pega mal também à própria estatal contratante.

Serviço recente na Avenida Principal do Bairro de Fátima em frente
a Gaiolas Bringel, próximo a última parada dos ônibus 
Aliás, o que tem destes frutos da Artec pela cidade é uma festa. No Bairro de Fátima, por exemplo, na Rua principal está lá os sinais do desleixo. A via, que foi totalmente asfaltada antes das eleições pelo governo do Estado, poucos dias depois a empresa consertou  um cano estourado,  mas não recuperou como manda o "figurino". Mais recente outro cano estourado, mas após o trabalho, nada de asfalto.

Rua Prefeito Costa Rodrigues, na esquina com a Apolônia Pinto,
também no Bairro de Fátima, serviço feito há quase dois meses
E o que dizer da Avenida dos Africanos, nos trechos do Coroado, Coroadinho e Sacavém e em frente a Areinha? Apesar de terem asfaltado após as obras, deixaram a pavimentação com muitas ondulações, extremamente perigosas a condutores desatentos. Além da trepidação no carro, passar com uma certa velocidade por cima das depressões pode provocar acidentes no trânsito e danos aos veículos. Irregularidades dessa natureza também estão presentes na avenida Daniel de La Touche, entre o bairro Ipase e o Shopping da Ilha. E haja serviço mal feito, mal acabado pela cidade, pra não dizer serviço porco.

Aqui é um retorno na Avenida dos Africanos, na Areinha, onde
arrebentaram a estrutura do canteiro central e nunca mais arrumaram

O pior é que ninguém diz nada, o poder público, especialmente a própria Caema não fiscaliza. E acaba sobrando para população que paga caro por tanta incompetência e irresponsabilidade com a coisa pública.

Eta terrinha de muro baixo!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário