sexta-feira, 16 de novembro de 2018

DEUS SALVE A DIVINÉIA 3: O DESCASO CONTINUA! PREFEITO NADA, GOVERNADOR NÃO CUMPRIU PROMESSA E MORADORES AGORA TEMEM O PIOR COM A CHUVA QUE ESTÁ PRA CHEGAR

Quantas matérias a imprensa ainda terá que produzir até que o prefeito de São Luís tenha o mínimo de decência e  respeito com os moradores da Divinéia, que continuam ilhados por conta da avenida Argentina que segue cortada há quase 8 meses? A incompetência administrativa do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) mantém os moradores abandonados, e a revolta só aumenta, como aumenta também a preocupação deles com o período chuvoso que já dá sinais de chegada. Pela terceira vez este blog acompanha in loco o drama da comunidade e constata que o descaso segue a estágios cada vez piores.

Segundo moradores, o problema na principal rua doa bairro começou, precisamente desde o dia 16 de abril, quando durante uma forte chuva o carnal transbordou, invadindo mais de 200 casas. A rua foi rasgada pelos moradores para o escoamento da água. A prefeitura foi acionada para construir uma pequena ponte sobre o córrego, mas irresponsavelmente nunca deu as caras para realizar a obra, o que tem tirado o sono da comunidade, que tem somado prejuízos de todas as ordens.

"Sete meses, quase oito que a prefeitura passou por aqui junto com Vereador Marquinhos, abriram as valas e até hoje nada foi feito. Os prejuízos são enormes pra gente, aqui tem por exemplo, deficientes que precisam se locomover e não tem como porque a rua está cortada e não tem como passar um ônibus próximo, nem carro, até mesmo quando a pessoa pede um táxi ou um Uber não tem como chegar até o local porque a via está cortada, aí muitas vezes a corrida é cancelada porque não tem como chegar", relata com indignação o morador que se identificou como Roberto. Ele acrescentou, que pelas informações, o caso está estagnado numa licitação da prefeitura que estranhamente nunca sai.



Este é o cenário atual da rua Argentina. O canal está tomado pelo mato. Para seguir a via há muita dificuldade na travessia por dentro de um córrego. Ou seja, direito de ir e vir tolhido pela gestão municipal. Eles estão expostos às doenças que são levadas as casas por ratos, baratas e demais insetos transmissores de lástimas que se proliferam no local. Os comerciantes também choram, alegando que durante todo esse tempo só acumulam prejuízos com queda nas vendas devido ao difícil acesso. 

Outra preocupação que atormenta a comunidade é a chegada das chuvas, que trás consigo perspectivas de mais desgraças. 

"Olha eu não sei como será isso aqui quando o inverno chegar, a nossa preocupação é muito grande, viu! Pra gente que tem que a atravessar isso aqui todo dia ainda ta dando pra passar molhando os pés nessa água de esgoto, mas quando começar a chover não vai dar mais. Agora eu imagino essa gente que mora aqui do lado, só a misericórdia de Deus", comenta dona Fátima, outra moradora. Ela ainda falou ao blog dos perigos na travessia do córrego tomado pelo mato, onde há, inclusive, registros de acidentes.

"A gente passa aqui escorregando, se não tiver destreza, a gente cai, como já teve gente que caiu nessa água de esgoto quando tava passando", revelou.



Nossa câmera flagrou este cidadão que aluga andaimes passando
por dentro do esgoto, carregando por vários metros as pesadas
 estruturas de ferro no ombro, já que não conseguiu chegar com o veículo
até a construção onde foi solicitado o serviço.  


Esta senhora passa com muita dificuldade por dentro da vala
Esta moça foi mais uma das tantas que se arriscavam na travessia
enquanto estávamos no local
Aqui o flagrante é do motorista desavisado. Ele se deparou com o precipício e teve que retornar.
Fim de linha

Esse matagal esconde muitos ratos, baratas e mosquitos transmissores de doenças

A luta dos moradores parece mais difícil do que se possa imaginar, visto que e até o governador Flávio Dino (que segundo declarou o vereador Marquinhos a este blog no post anterior sobre o caso), já tomou conhecimento do problema, e inclusive teria garantido a construção da referida ponte com o máximo de brevidade, mas passou a eleição e a promessa do comunista parece ter caído no esquecimento.

Vários veículos de comunicação já denunciaram o descaso, mas parece que se depender do prefeito Edivaldo essa gente sofrida vai continuar com seu direito à cidadania negado, e seguirá o mesmo dilema, clamando por socorro!


Deus Salve a Divinéia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário