terça-feira, 5 de junho de 2018

PESQUISA: ROSEANA E DEMAIS CANDIDATOS AO GOVERNO PODERÃO ALTERAR OS NÚMEROS QUANDO LEVAREM SEUS CABOS ELEITORAIS AO PALANQUE. BRAIDE, PORÉM PODERÁ DESISTIR DA DISPUTA


Não tem jeito, o grupo Sarney teve que engolir a seco mais uma pesquisa que aponta Flávio Dino (PCdoB) como favorito a levar o pleito em outubro e garantir mais quatro anos no Palácio dos Leões, sonho de consumo do clã. Mas aos candidatos do grupo que aparecem na parte baixa da tabela ainda há uma esperanças, quando colocarem seus cabos eleitorais debaixo do braço para pedir voto aos maranhenses.
Gráfico da pesquisa


Roseana com Temer e o pai/Imagem da internet
Roseana Sarney (MDB), por exemplo, que na pesquisa do Jornal Pequeno/Exata, aprece bem, com 30%, porém abaixo do comunista que levou 57% das intenções, a carta da manga será o presidente Michel Temer (MDB), maior cabo eleitoral da ex-governadora, um dos patrocinadores de sua campanha. Temer (ou “Cerca Velha” como está sendo chamado), que com sua engenharia política-econômica conseguiu a “simpatia” dos brasileiros (no Maranhão não é diferente), quando aparecer no palanque da “Guerreira”, certamente dará um “up” nos números dela.
Roberto com Aécio/Imagem da internet
Da engenharia do Sarney, o Roberto Rocha (PSDB) que aparece com 3% também deve melhorar seu desempenho quando levar ao seu palanque o quase (por um tris) presidente, Aécio Neves (ou “Barca Furada” como já é popularmente conhecido). Como se sabe o tucano Aécio, político “exemplar” do Brasil, o segundo mais votado para presidente em 2014, também deve puxar muitos votos ao Rocha, “grande administrador” que deixou falir sua rádio (a Capital) para não pagar os funcionários, que até hoje choram miséria, correndo atrás do prejuízo na justiça do trabalho.
Maura com Bolsonaro/Imagem da internet
E a Maura Jorge (PSL) que somou 3% na pesquisa? Essa tem razões de sobra para contestar os números, afinal seus apoiadores falam aos quatro cantos que ela já tem voto suficiente para se eleger tranquilamente governadora do Maranhão. Sendo assim, talvez até dispense o seu cabo eleitoral, o deputado carioca Jair Bolsonaro, este que por sinal, segundo informações, também não anda nada satisfeito com as atitudes de Jorge, que dão a entender que ela estaria usando sua imagem apenas para se promover politicamente.
Aliás, comentam até da existência de uma disputa interna por Bolsonaro, entre os candidatos sarneyzistas Maura Jorge e o ex-secretário de Saúde de Roseana, Ricardo Murad (PRP), o cara que vai construir uma ponte ligando o Itaqui à Baixada Maranhense. Rárárá (Só se for a ponte do Rio que cai). Ainda há dúvidas de quem realmente levará o Bolsa para seu palanque. Por enquanto ta dando Maura, até quando não se sabe. 
O “homem-bomba” da família Sarney, acusado de desvios assustadores da saúde quando gestou a pasta, vai levando no momento apenas a fama de “espoca urna”. Ele pontou 1%, percentual aceitável para seu histórico das "laranjadas".
E o Eduardo Braide (PMN) (a Incógnita) que aparece em 3º lugar na pesquisa, com 6%, já comentam nos bastidores, que possivelmente desistirá de concorrer ao palácio dos Leões. Braide (que até hoje ninguém sabe se é a terceira via ou a segunda de Sarney, tem se mantido em cima do muro, nunca assumindo oficialmente sua pré-candidatura) também andou sondando a possibilidade de se abrigar na toca do Bolsonaro, mas acabou deixando  a disputa aos colegas Maura e Murad. Se confirmar desistência também ao governo, Eduardo deverá sair para deputado federal, de olho na sucessão a Edivaldo (PDT) na prefeitura de São Luís em 2020.

E o governador Flávio Dino, líder na pesquisa? Não poderá contar com seu principal cabo eleitoral no palanque, afinal o Lula está preso, e pelo visto não deverá sair nem pra cuspir fora da cadeia até que se passe o pleito.
Enquanto isso na sala de justiça, desesperados, os Sarneys também articulam junto a Escutec ou outro Instituto de credibilidade (pra eles) uma pesquisa, de preferência, que apresente alguma vantagem palpável à "Guerreira" na corrida sucessória ao governo do Maranhão para mostrar ao eleitor. Aguardemos o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário