quarta-feira, 9 de março de 2022

VERGONHA, BRAIDE! ANTES REFERÊNCIA DE ENSINO, UEB DARCY RIBEIRO VIVE O MAIS CRUEL ABANDONO: SEM ALUNOS ESCOLA TEM LIXÃO COM PORCOS E URUBUS E VIRA ABRIGO DE USUÁRIOS DE DROGAS


 

Difícil de acreditar, mas estas imagens de porcos comendo lixo e urubus a procura de carniças faz parte do cartão postal da irresponsabilidade administrativa escancarado na frente da Unidade de Ensino Básico Darcy Ribeiro, escola do município, situada à margem da movimentada avenida dos Africanos, região do bairro Sacavém, em São Luís, capital do Estado do Maranhão. O prédio onde há muito tempo crianças estudavam, hoje é tomado por um por matagal em seu redor, e um lixão a céu aberto bem na entrada, atraindo diversos bichos. E para completar o cenário do mais cruel abandono da gestão pública, o local virou até [pasmem] abrigo de usuários de drogas, segundo denúncia de moradores e também constatado in loco pelo editor do blog do Adilson Carlos.

Urubus procurando carniça no lixão que enfeita a entrada da escola


Quem passa diariamente na frente da UEB Darcy Ribeiro, escola fundada e tão prestigiada pelo ex-prefeito Jackson Lago, e que um dia foi referência em ensino público na cidade, se depara com o descaso e o desrespeito da administração com a educação ofertada aos pequenos cidadãos ludovicenses. É de indignar o eleitor contribuinte, que exige dignidade e respeito no trato com o setor educacional. 

O estado caótico

É caótico o estado da estrutura física da Darcy Ribeiro. Do lado de fora, o matagal impera, a entrada virou depósito de lixo, onde porcos, cães, gatos e urubus se revezam, ou disputam juntos os descartes jogados por populares, que ainda atraem doenças aos moradores da área. O ambiente é imundo. Cercas quebradas, portões rompidos e enferrujados, portas danificadas, a rampa de acesso na frente tem mato, lama e limo, e há entulho e lixo por todos cantos. Dentro apenas a triste memória de que um dia aquele prédio foi palco de uma educação digna e respeitada. 

Moradores da região não entendem os motivos de tanta aversão dos últimos prefeitos [incluído o atual] por essa tão importante  unidade escolar, que tanto servia, especialmente crianças das comunidades carentes do seu entorno.

"Essa escola era muito importante, a gente não sabe porque que esses prefeitos abandonaram ela. Não sei se eles tem raiva daqui pra deixar assim jogada... O prefeito passado [Edivaldo Holanda Jr] largou tudo aí, não ligou mais pra nada, e agora mudou de prefeito, mas esse também [Eduardo Braide] parece que não tem interesse, nela, né? E tá aí desse jeito que você tá vendo, né?", lamentou uma moradora da comunidade que passava pelo local no momento em que fazíamos as imagens dessa triste realidade.  


Faixada da escola

Usuário de drogas


Invés de alunos estudando, a UEB Darcy Ribeiro agora serve de abrigo a moradores de rua, que ocupam um compartimento logo na entrada. A cena é de assustar vendo eles entrando e saindo a todo momento, e até dá medo ficar por perto. Eu por exemplo, no momento que fazia as imagens no local, me preocupei ao me deparar com olhares ameaçadores dos ditos moradores. Segundo populares, eles invadiram o local há vários meses e ali passaram a fazem morada, além de consumirem drogas em vários ambientes ao redor da escola. 

"Eles tão ocupando aquilo ali faz vários meses, e acontece de tudo. Aí eles até fumam a droga deles também", disse um popular que preferiu o anonimato.

Neste compartimento localizado bem na entrada da escola estão alojados vários pessoas em situação de rua, que segundo populares usam o local para se drogarem

Lastimável

O drama vivido pela UEB Darcy Ribeiro é fruto da herança maldita deixada pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr e seu secretário de Educação Moacir Feitosa. Ironicamente, a impressão é que eles deixaram enterrada uma cabeça de jumento, pois só na gestão do atual prefeito Eduardo Braide já se passaram três secretários pela pasta da Educação municipal e nenhum deles conseguiu a proeza de desenterrá-la. 

O caso é grave. É lastimável. É de dar nojo ver a triste realidade de uma escola que um dia foi referência da educação do município, e hoje está entregue ao descaso e às mazelas.

Uma vergonha, que deveria estampar a cara prefeito Eduardo Braide e de seus secretários. 

Aqui é um banheiro improvisado em um canto na parte externa do prédio

De olhos fechados

Para esse momento o contribuinte se pergunta: e o Ministério Público, e a "atuante" Câmara de vereadores de São Luís o que estão fazendo? Estão de olhos vendados ou algemados que não agem para acabar com essa desordem? Pelo que se observa, alguns vereadores se manifestam timidamente sobre o assunto. A maioria, porém, parece desconhecer o problema, ou simplesmente o ignoram. 


Urubus e porcos na porta de uma escola é sinal que a educação municipal está um chiqueiro, uma porcaria. Permitir que uma escola sirva de ambiente para consumo de entorpecentes é sinal que o prefeito é negligente com a educação, e relaxado com a sua gestão. 

Leia também: DÁ PRA ACREDITAR? SEM SORTE NA EDUCAÇÃO, BRAIDE PODERÁ RESSUSCITAR MOACIR FEITOSA PARA COMANDAR A SEMED PELA ENÉSIMA VEZ


Diversos pertences dos moradores da escola no compartimento em frente 



Aqui é lama fuçada por porcos, fica na rampa de acesso à porta da frente da escola

Lixo, porcos e gatos ocupam a entrada da UEB Darcy Ribeiro


Com a Palavra a SEMED.

2 comentários:

  1. Herança da gestão passada. Graças a Deus aos pouco nosso prefeito em um ano vem colocando as escolas municipais com outra visão reformando e dando manutenção. Com certeza?o dia dela chega.

    ResponderExcluir
  2. O Sindeducão foi há dois meses nesta UEB e tb fez a mesma denúncia do abandono, do lixão e dos moradores de rua ocuparem o espaço onde deveria servir de espaço de aprendizagem. Triste, mas é a realidade. A Semed sob a gestão Braide continua patinando nas demandas mais urgentes, a única preocupação da secretaria é com propaganda e a pressa em renovar os contratos das empresas terceirizas que já estão nas escolas há vários anos. Eu votei em Braide, mas logo em abril de 2021, me arrependi amargamente do meu voto.

    ResponderExcluir