Na Câmara de São Luís, como desdobramento do projeto de lei do executivo em tramitação que trata da lei do piso salarial para os profissionais do magistério da capital, nesta segunda-feira, como já se previa no post anterior deste blog [releia], vereadores da base governista voltaram a manobrar. Na sessão que teve atraso de quase duas horas para o seu início, houve consenso entre os edis pela retirada do PL da ordem do dia, e por seu envio para análise de diversas comissões da casa, e podendo o mesmo ser apreciado nesta terça-feira pelo colegiado em plenário. [Imagem a cima/Paulo Caruá].
Um grupo de professores, tendo a frente o SindEducação, não arredou pé da Câmara e mantém vigilância permanente aos vereadores. Até uma tenda foi instalada na entrada da casa legislativa, como forma de pressionar os parlamentares a rejeitar o projeto encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide que oferece reajuste de 33,24% para a categoria, sendo que tão somente 149 docentes de ensino médio serão beneficiados, enquanto os professores com ensino superior ficarão de fora, de acordo com lideranças do Sindicato.
Lembrando que o município tem mais 6 mil professores, e a grande maioria ficará sem o referido reajuste caso a proposta [chamada de imoral pela classe], seja aprovada na casa.
Com tenda montada em frente a Câmara professores prometem não arredar o pé até a apreciação do projeto pelos vereadores |
SESSÃO COM CHEIRO DE MANOBRA
Com cheiro de manobra, a sessão que regimentalmente inicia às 8:30 da manhã, só teve sua abertura às 10:15, com apenas 6 dos 31 vereadores em plenário, sendo eles: Dr. Gutemberg, Rosana da Saúde e Ribeiro Neto [formando a mesa diretora] e os demais: Marcial Lima, Francisco Chaguinhas e Fátima Araújo. Com novas chegadas, no seu decorrer do trabalho, o blog do Adilson Carlos enumerou um total de 21 presentes, mas apesar de o número ter sido suficiente para apreciação de matérias, percebeu-se que cautelosamente alguns parlamentares entravam e saiam a todo momento do plenário, numa nítida tentativa de manobra para que não houvesse quórum, caso o PL entrasse na pauta do dia.
Após as manifestações dos oradores na tribuna no uso do pequeno expediente, por sugestão do vereador Astro de Ogum, e acatado pelos demais parlamentares, a mensagem foi retida da ordem do dia e encaminhada às comissões sugeridas pelo autor, para os devidos procedimentos.
A seguir veja a lista dos demais vereadores que compareceram à sessão desta segunda:
Andrey Monteiro
Antônio Garcez
Aldir Jr
Edson Gaguinho
Concita Pinto
Beto Castro
Raimundo Penha
Marquinhos
Marcos Castro
Astro de Ogum
Paulo Victor
Domingos Paz
Jhonatas do Coletivo Nós
Zeca Medeiros
Chico Carvalho [na plataforma virtual]
10 vereadores faltaram. São eles:
OSMAR FILHO
OTAVIO SOEIRO
SILVANA NOELE
NATO JR
THIAGO FREITAS
ALVARO PIRES
UMBELINO JR
MARLON BOTÃO
KARLA SARNEY
DANIEL OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário