domingo, 13 de março de 2022

LEI DO PISO: AMEAÇANDO GREVE, PROFESSORES VOLTAM À CAMARA CONTRA PROPOSTA "INDECENTE" DE BRAIDE



Professores da rede municipal de São Luís, sob o comando do SindEducação, voltam a marcar presença na Câmara Municipal nesta segunda-feira [14/3] para pressionar os vereadores a votarem contra o protejo de lei da Prefeitura que concede reajuste de 33,24%, baseado no piso salarial estabelecido pelo governo federal. A proposta do prefeito Eduardo Braide considerada "indecente" pelos profissionais do magistério da capital está na casa desde a semana passada e encontra dificuldade para sua aprovação pelo colegiado, devido à vigilância de perto da categoria.

O entrave, é que o executivo excluiu do reajuste os professores de nível superior. De acordo o SindEducação, dos mais de 6 mil professores , apenas 149 docentes do ensino médio serão beneficiados caso a mensagem seja aprovada.

O Sindicato alega ainda que estava em negociação com a gestão, inclusive havia reunião marcada, sendo que a prefeitura se antecipou, e na calada enviou o projeto a Câmara, surpreendendo a categoria, que sentiu-se traída.

O SindEduação também ameaça uma greve geral no sistema caso o prefeito Braide insista em apertar os parafusos dos docentes, como, segundo eles, já vem fazendo desde o início da sua gestão.

VEREADORES MANOBRAM


Desde que o projeto chegou a Câmara, e com a presença dos professores vigilantes, percebe-se que vereadores aliados do prefeito Eduardo Braide fazem manobras, numa tentativa de vencer a categoria pelo cansaço, e passá-lo de qualquer maneira. Uma delas tem sido esvaziar o plenário para não dar quórum.

Na última sessão, da quarta-feira, por exemplo a penas 7 vereadores compareceram ao plenário, e a sessão foi relâmpago. A reunião que durou pouco mais de 4 minutos se resumiu ao rito da leitura de um versículo bíblico e da justificativa de ausência de dois vereadores. Sem oradores inscritos para uso da tribuna no pequeno expediente, e com a galeria cheia de professores, Dr. Gutemberg, que conduzia o trabalho, anunciou o encerramento do mesmo por falta de quórum.

Esta semana poderá ser decisiva para projeto, com a apreciação dos vereadores, por sua aprovação ou rejeição, se não houver mais manobras dos edis. 


Leia também: VERGONHA, BRAIDE! ANTES REFERÊNCIA DE ENSINO, UEB DARCY RIBEIRO VIVE O MAIS CRUEL ABANDONO: SEM ALUNOS ESCOLA TEM LIXÃO COM PORCOS E URUBUS E VIRA ABRIGO DE USUÁRIOS DE DROGAS

E mais: DÁ PRA ACREDITAR? SEM SORTE NA EDUCAÇÃO, BRAIDE PODERÁ RESSUSCITAR MOACIR FEITOSA PARA COMANDAR A SEMED PELA ENÉSIMA VEZ

Confira agora a frequência dos vereadores, entre os presentes e os faltosos à sessão relâmpago de quarta-feira [9/3].  

Sete vereadores compareceram ao plenário e houve uma presença via plataforma virtual:

Dr. Gutemberg Araújo

Aldir Jr

Astro de Ogum

Karla Sarney

Rosana da saúde

Antônio Garcez

Ribeiro Neto

Silvana Noeli [participava pela plataforma virtual]

Enquanto 21 parlamentares faltaram, são eles:

OSMAR FILHO

OTAVIO SOEIRO

RAIMUNDO PENHA

CONCITA PINTO

BETO CASTRO

PAULO VICTOR

EDSON GAGUINHO

DOMINGOS PAZ

MARCOS CASTRO

ZECA MEDEIROS

FRANCISCO CHAGUINHAS

CHICO CARVALHO

JHONATAS [COLETIVO]

NATO JR

THIAGO FREITAS

UMBELINO JR

MARLON BOTÃO

MARQUINHOS

ANDREY MONTEIRO

DANIEL OLIVEIRA

ALVARO PIRES

Apresentaram justificativas:

Marcial Lima [que se submetia a um processo cirúrgico da visão]; e

Fatima Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário