quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O SILENCIOSO ANIVERSÁRIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, comemorou em silêncio profundo no último dia 16 de dezembro, o seu aniversário de 392 anos de fundação. É que a gestão municipal não se preocupou em organizar absolutamente nada para lembrar a data.

Nenhuma solenidade pública, como um desfile das escolas municipais pelas vias principais da cidade, por exemplo, ou algo simples que impactasse a população positivamente foi notada. Nem sequer uma bandinha de fanfarra foi vista tocando na praça, pela prefeitura, sem falar nos importantes monumentos interditados. Aliás, nem o portal oficial da prefeitura fez qualquer tipo de menção ao aniversário da cidade Balneária, turística, e bela no Centro, graças ao Santo Padroeiro, São José.

Semáforos que orientam o trânsito nunca mais funcionaram em São José de Ribamar
Enquanto a prefeitura silencia, os bairros do município gritam com os descaso administrativo. O caos em São José de Ribamar é denunciado logo na entrada da cidade, com todos os semáforos apagados, assim, motoristas e pedestres tem que se virar "nos trinta", ou se envolvem em acidentes, que muitas vezes são invitáveis, por falta da sinalização, há muito tempo ausente nas vias.
Situação precária da perigosa Rua de Acesso à Vila Alonso Costa, entrado-se pela sede do Sampaio

Nos bairros do Município, o drama é gritante na infraestrutura. A buraqueira toma conta das ruas, para despero geral de moradores, que tem que conviver com lama, poeira e doenças causadas pelo abandono que vivem. Na Vila Alonso Costa, por exemplo, a importante Rua de acesso ao bairro, entrando-se ao lado da sede do Sampaio Corrêa é só crateras, e representa riscos em todos os sentidos aos motoristas, pois além dos prejuízos com problemas mecênicos nos carros, ainda correm o risco dos assaltos, constantemente registrados. Dentro do bairro a calamidade também é grande. Na entrada, por onde passam os ônibus, uma vala é outro pesadelo na vida dos moradores e dos condutores. Agora no inverno será mais uma vez tomado pela água, o que dificulta o tráfego de veículos e impede a passagem de pedestres.
Péssimas condições da rua na entrada da Vila Alonso Costa, por onde passam os ônibus


O desrespeito também está instalado no Jardim Tropical e Vila Kiola, onde moradores constantemente realizarem manifestos para cobrar providências, que nunca chegam. Na Estrada da Matinha, importante via de ligação a São Luís, acessando-se pelo Maiobão, as condições de tráfego são péssimas para condutores, o que tem gerado muitos prejuízos com seus carros quebrados.
Estrada da Matinha, muita reclamação, nenhuma providência

Nos conjuntos Nova Terra e Nova Era, é um caso de polícia, pois os moradores denunciam que vivem a anos indignamente, desde administradores passados, e continuam no abandono total com o atual gestor.

Dinheiro mesmo da prefeitura parece que só para investimento no marketing pessoal do prefeito, que segundo denúncia recente, na tentativa de se reeleger para mais um mandato, vai torrar cerca de R$ 2 milhões em propaganda, além de outros gastos milionários, menos importantes, em relação ao clamor das ruas.

Por tudo isso e muito mais, o prefeito Eudes Sampaio tem razão de silenciar na importante data de aniversário de 392 anos da cidade turística que administra, pois não faz sentido algum não oferecer nada que os munícipes tanto cobram para fazer festa. E assim, a população segue sem ter nada a comemorar, além das bomba de efeito moral, spray de pimenta na cara, e até taca de cassetete pela polícia durante seus manifestos reivindicativos. Melhor mesmo é o silêncio, e São José de Ribamar rogai pelos ribamarenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário