quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CADÊ O TAL "BOTÃO DO PÂNICO" CANINDÉ? MAIS UM ÔNIBUS É ASSALTADO EM SÃO LUÍS E PASSAGEIROS VIVEM MOMENTOS DE TERROR



Os ônibus do sistema de transporte público de São Luís continuam sendo assaltados regularmente, todos os dias, longe da hipotética solução adotada pela prefeitura da Capital, por meio da SMTT, com seus supostos equipamentos de segurança nas viagens. Na noite de terça-feira (03/12) uma dessas ações criminosas, já corriqueiras, teve repercussão nas redes sociais.

Segundo informações que circularam nos grupos de WhatsApp, criminosos promoveram momentos de terror dentro de um ônibus da linha São Raimundo/Bandeira Tribuzzi, logo depois deste ter saído do terminal de integração do São Cristóvão, cheio de passageiros. Os bandidos renderam o motorista, o obrigaram a invadir o matagal nas proximidades da Expoema, e fizeram o "raspa" geral, tomando dinheiro e pertences dos passageiros, bem como a renda do coletivo. Além disso, os bandidos agrediram violentamente os cidadãos que retornavam de suas atividades para casa.

É importante trazer à tona que no mês de março deste ano o secretário da SMTT, Canindé Barros anunciava o "Botão do Pânico" como solução no combate aos assaltos nos transportes coletivos da capital.
Matéria de O Estado no dia 22/03/2019

O anúncio ocorreu após a repercussão da morte de um passageiro durante um assalto no interior de um carro no bairro Monte Castelo. Dizia a matéria publicada no Estado Online:

De acordo com o secretário municipal de trânsito e transportes, Canindé Barros, os mais de 800 ônibus da capital maranhense já dispõe de um sistema tecnológico para evitar assaltos. “Desde 2016 iniciamos a implantação de um sistema de botão do pânico. Hoje o sistema está completamente consolidado e em vias de ser utilizado”.

Diante desses fatos, a pergunta que não quer calar é: Cadê o tal "Botão do Panico", Canindé? E diga também para a população de São Luís quais são os ônibus e as linhas que contam com esse mecanismo. Explique ainda, o porque os carros que fazem viagens a noite não contam com esse dispositivo, caso contrário, certamente essa e tantas outras ocorrências registradas no período noturno seriam facilmente vetadas. Se é que isso de fato existe, que o secretário comente o porque esse mecanismo não está dando o resultado esperado?

Será se o referido anúncio do Secretário Canindé Barros tratava-se apenas de uma estratégia para conter aquela crise que tomou conta da imprensa local?

Ou espera-se mais mortes para que o secretário volte com a mesma "estória", pra não dizer mentiras? Ou será só colocarão a geringonça em funcionamento, estrategicamente às vésperas da eleição, visando garimpar votos?

Por enquanto, "pânico" mesmo só o que os usuários do sistema tem vivido no dia a dia nas viagens, o que também lhes tem custado caro, inclusive, problemas de saúde, traumas psicológicos etc. Aliás, passageiros de São Luís, antes de pegar ônibus já entrega a vida pra Deus. E o Botão do Pânico de Canindé?

Aguardamos respostas. Se é que elas existem. E não vale "lorotas" pra enganar a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário