sexta-feira, 4 de agosto de 2017

“ESCOLA DIGNA?”: MURO DERRUBADO E ALUNOS TEMEM QUE A VIOLÊNCIA ENTRE PELO PELO BURACO NO C. E. MARIA HELENA DUARTE. SOCORRO, SEDUC!

Abandono e insegurança caminham lado a lado há mais de um mês no Centro Educacional Professora Maria Helena Duarte, na avenida do Contorno, bairro Rio Anil-Bequimão, em São Luís, “Escola Digna”, como são chamados hoje os centros de educação do Estado. Quem passa em frente já se depara com o cenário de um descaso sem pudor. Uma parte do muro derrubado e escancarado garante live acesso às suas dependências; um morte areia espalhado na entrada, e na parte de dentro há paus, restos de tapumes e de material de construção espalhados pra todo lado.

O blog foi procurado por alunos da noite que denunciaram o caso pra ver se a SEDUC toma alguma providência. Segundo eles, tudo foi causado por uma empresa contrata pelo governo para construir uma quadra, que apenas iniciou a obra, quando o muro foi rasgado para a entrada de material, sendo que depois parou com o serviço, abandonando tudo, não sabem se por falta de pagamento, mas os danos ficaram e perduram. Por enquanto, o resultado se traduz em insegurança para os estudantes, principalmente do período noturno, que temem que a violência entre pelo buraco deixado irresponsavelmente pela empresa.

“A diretora disse pra gente que a empresa abandou essa obra e ela não sabe o que fazer. Agora nós aqui não temos sossego porque aquilo ta aberto o tempo todo e não temos segurança dentro dessa escola. A qualquer momento bandidos podem invadir essa escola. Nós corremos perigo e ninguém ta nem ai... Essa obra que nunca acaba, quando a gente chegou no começo do ano ela já tava ai, e agora ta nessa situação, tudo exposto. A diretora disse que já comunicou a Secretaria, mandou até fotos ao secretário, mas nunca teve resposta”, denuncia uma aluna que preferiu o anonimato.

A denúncia é séria, tendo em vista que o C. E. Profa. Maria Helena Duarte fica em um bairro dominado pelo tráfico de drogas e por facções criminosas, o que deixa vulnerável a integridade pessoal dos estudantes e funcionários, bem como o patrimônio material da escola, que pode ser depredada e saqueada. Sem nenhum tipo de segurança, nem perspectivas de solução, os jovens alunos (temerosos que atos de violência ocorram dentro da unidade de educacional) vão apenas contando com a própria sorte.

O blog espera que o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão tome conhecimento desse descaso com a educação e ordene urgentemente, ao menos o fechamento do buraco no muro (que já representaria o mínimo de segurança) em atitude de respeito aos estudantes, e consideração à marca “Digna” adotada pelo governo Flávio Dino às escolas do Estado na sua gestão.

Quanto ao abandono da obra da quadra pela empresa contratada pelo governo, também merece uma boa explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário