Em reunião que discutiu sobre políticas públicas voltadas à mulher, a candidata a Deputada Federal, Rose Sales (PCdoB) apresentou suas propostas parlamentares e recebeu sugestões de representantes da Pastoral da Mulher de Timom para o setor. Entre as sugestões que Rose recebeu e vai levá-las à Brasilia, estão: o DIREITO À CRECHE EM PERÍODO NOTURNO e MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA A MULHERES MARGINALIZADAS DO MARANHÃO. O assunto já vem sendo defendidos por Sales em sua proposições na Câmara Municipal, como vereadora de São Luís e agora tomará proporção para o Maranhão.
Participaram da reunião, Fátima, Jaqueline, Rita e Genilda, ambas representantes das regionais de Timon e São Luís.
"Meu papel no encontro foi o de escutar os problemas enfrentados por estas mulheres e saber como podemos nos articular para resolver as situações apresentadas, que recursos temos e como acioná-los. Uma das questões que mais preocupam as mulheres das Regionais é a falta de creches com expediente noturno para que as mães trabalhadoras, plantonistas, operárias de fábricas, entre outras atividades, possam deixar seus filhos em segurança. Pela necessidade do trabalho as mães acabam deixando as crianças sozinhas em casa na ausência das creches, o que gera um risco para elas. A problemática de creches, uma de nossas lutas aqui na ilha de São Luís, é uma questão em nível estadual. Essa é uma das dificuldades que as mulheres do interior enfrentam para conseguirem trabalhar", destacou Rose Sales.
Uma das preocupações da Pastoral da Mulher, diz respeito a vinda de mulheres do interior do Estado para a capital para atendimento médico. Na reunião, foi destacado, entre os problemas mais frequente: a falta de um lugar, alimentação, acolhida, a quem vem para a capital fazer exames pessoais e consultar os filhos. Com o dinheiro curto, essas mulheres acabam passando por necessidades materiais fora de seus municípios.
"A situação é preocupante e sei que poderemos reforçar como deputada federal a luta que já temos em nível municipal, pelo direito à creche. Assim como a saúde municipal pede socorro, a estadual ainda enfrenta o problema da falta de hospitais que ofereçam especialidades médicas, que só encontramos na capital. A asseguração das políticas de saúde é um compromisso do nosso mandato e estou muito atenta a essa questão.", ressaltou a candidata.
Satisfeitas com o posicionamento e a preocupação de Rose Sales, bem como seu compromisso de buscar a solução para o problema, as integrantes da pastoral da Mulher declararam apoio à candidata comunista.
”Política tem que ser feita assim, ao lado do povo, com o povo.”, enfatizou Genilda ao encerrar a sua fala.
Entusiasmada, a candidata também manifestou sua gratidão a entidade, pela confiança no que será sua atuação como Deputada Federal.
"A Pastoral da Mulher do Maranhão é filiada à Rede de Mulheres Marginalizadas, com sede em São Paulo. Está presente em mais de uma dezena de municípios do estado e vamos contar com o apoio destas mulheres aguerridas das cidades de São Luís, Timon, Tuntum, Peritoró, Poção da Pedra, Campestre, Fortuna, Buriti Bravo, Matões, Parnarama, Santa Inês, Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Humberto de Campos, Esperantinópolis, São Mateus. Todas dispostas pra lutar junto com a gente!" concluiu, Rose Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário