segunda-feira, 21 de junho de 2021

MINUTO NEWS [22/6]: FLAVIO DINO SE FILIA HOJE AO PSB; DEPUTADO JÚNIOR LOURENÇO É ACIONADO POR COMANDAR ESQUEMA DE DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS; PRESO HOMEM QUE AGREDIA VIOLENTAMENTE ADOLESCENTE COM QUEM MORAVA EM SÃO LUÍS

Terça-feira, 22 de junho de 2021. Hoje é DIA DO AEROVIÁRIO, DIA DO GRÁFICO e DIA DO ORQUIDÓFILO.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS. CLIQUI AQUI.

DESTAQUES...


Presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho [PDT] decide prorrogar a suspensão das atividades presenciais no legislativo até a próxima sexta-feira, 25, com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus entre os vereadores e servidores da casa legislativa.

A medida foi tomada na última sexta-feira, e durante o período da suspensão, as sessões são realizadas por meio do Sistema de Deliberação Remota.

Rum: Isto ainda pode ser efeito da demissão em massa promovida na casa por Osmar, que estaria tentando reverter a situação, mas segundo informes está sendo barrado pelo Ministério Público.

O órgão se baseia na Constituição de 1988 que autoriza demissão de servidores públicos de carreira, mas segundo comentários de bastidores, atende por baixo dos panos, os interesses do presidente Osmar.

...................................



Ministério Público do Maranhão denúncia na justiça o deputado federal José Lourenço Bomfim Júnior, conhecido como Júnior Lourenço, um dos alvos da Operação Laços de Família, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) no dia 15 de abril. Na ocasião, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Miranda do Norte e Bom Jardim.

Com base em provas coletadas, o Ministério Público pede condenação ao deputado e mais 23 pessoas pelos crimes de fraude em procedimento licitatório, peculato e organização criminosa, com perda de cargo ou mandado eletivo dos denunciados, além de pagamento do valor de R$ 22.061.477,53 como forma de reparação dos danos ao erário.

Entre outros denunciados, está o ex-prefeito de Miranda do Norte, Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.

Segundo as investigações, iniciadas a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU), Júnior Lourenço comandou um esquema criminoso de desvios de dinheiro público na Prefeitura de Miranda do Norte, a partir de 2009 quando passou a ser prefeito até 2020, durante a gestão de Negão.

........................................

Polícia Civil prende em flagrante em São Luís homem de 22 anos suspeito da prática do crime de lesão corporal com perfil de violência doméstica contra uma adolescente de 12 anos de idade.

De acordo com investigações da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o homem convive em união estável com a menor há mais de um ano, e era acostumado a agredi-la fisicamente.

Na manhã desta segunda, as agressões a vítima ocorreram no interior do Terminal da Praia Grande, na capital, quando o suspeito foi preso.

.......................................

A polícia investiga um assalto ocorrido na noite de domingo na Vila Conceição, região do João de Deus em São Luís. Segundo os denunciantes, três bandidos invadiram uma casa e roubaram cerca de R$50 mil em espécie do dono do imóvel.

De acordo com informações da vítima, o dinheiro roubado foi entregue pelo seu irmão, após à venda de um imóvel no bairro do Bom Jesus.

Os criminosos fugiram utilizando um HB20 branco.

................................

Um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido durante um acidente automobilístico envolvendo duas motocicletas na cidade Penalva.

Segundo informações, a vítima fatal foi Hugo Kayke Noele Cristóvão, de 16 anos. O fato ocorreu no bairro Anil, no Centro, quando ele colidiu com a moto de um outro jovem de 27 anos.

Hugo Kayke chegou a ser transportado para São Luís, mas morreu na viagem.

A outra vítima foi encaminhada em estado grave ao hospital municipal.

.................................

Política



O governador do Maranhão, Flávio Dino se filia nesta terça-feira [22/6] ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Foi o que ele anunciou na semana passada em suas redes sociais, logo após comunicar sua saída do PCdoB, onde passou 15 anos.

O governador Flávio Dino ainda sofre críticas após sua saída do PCdoB. Alguns comunistas não gostaram e reprovam Dino pela atitude de ter saído do parido para se filiar no PSB, de forma até traiçoeira.

Nas redes sociais, o deputado Orlando Silva disse que a articulação para a saída foi “coisa de cinema” e atribuiu o episódio ao principal aliado, o ex-presidente Lula da Silva (PT).

O professor Aloísio Sérgio Barroso, membro do Comitê Central do PCdoB, em artigo publicado na sexta-feira [18], classificou a atitude do governador maranhense como “desleal”.

Já Elias Khalil Jabbour disse que a atitude como “golpe baixo” e “deslealdade” de Flávio Dino diante do momento difícil que o PCdoB vai atravessando.

.............................

Chega na reta final a campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão. Produtores e criadores têm até o próximo dia 30 de junho para adquirir a vacina e imunizar bovinos e bubalinos, de todas as idades.

De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) o prazo para vacinar os rebanhos não será prorrogado.

A perspectiva é de atingir um índice de cobertura vacinal acima de 95%, do universo de mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos do estado.

.....................................



E um elemento foi morto, supostamente durante uma tentativa de assalto na Vila Cascavel, região do bairro São Raimundo, em São Luís.

Segundo informações de populares, ele e outro comparsa estariam praticando assaltos em uma motocicleta. No momento da ação, a vítima teria reagido, atirado contra os mesmos, acertando um deles, que morreu na hora.

O outro criminoso conseguiu fugir.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário