quarta-feira, 5 de maio de 2021

MINUTO NEWS [6/5]: EM PLENA PANDEMIA E DISCURSO DO "FIQUE EM CASA" JUSTIÇA MANDA PRA RUA MAIS DE 700 PRESOS; POLÍCIA FEDERAL VISITA NOVOS MUNICÍPIOS MARANHENSES QUE DESVIARAM DINHEIRO DA COVID 19; CASAL MORRE EM ACIDENTE TRÁGICO EM RODOVIA DO MARANHÃO

Quinta-feira, 6 de Maio de 2021. Hoje é Dia da Coragem; Dia da Matemática e Dia do Cartógrafo.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS [CLICANDO AQUI]

DESTAQUES...

Polícia Federal deflagra operação em três cidades maranhenses para investigar desvios de recursos públicos que eram destinados ao combate da covid-19.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Brejo, Santa Quitéria do Maranhão e Tutóia.

A 'Operação Desatino' objetiva desarticular um grupo criminoso suspeito de promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais, envolvendo o dinheiro que era para ser utilizados no combate à pandemia da Covid-19.

Em Brejo, a Polícia Federal recebeu informações de que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teria contratado uma empresa para prestar serviços médicos pelo valor de R$ 5.770 milhões. A empresa de fachada vencedora do certame pertence a um médico que teria ligações com o prefeito.

Eram cumpridos sete Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de Suspensão do Exercício de Função Pública expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, da Lei 8.666/93), peculato (Art. 312, Código Penal) e associação criminosa (Art. 288, Código Penal), com penas que somadas podem chegar a 19 anos de prisão.

............................

 


722 detentos do sistema prisional em São Luís foram beneficiados com o “saídão” do Dia das Mães e já foram liberados para passar o período em casa, livre, leve e solto.

A decisão é da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, efoi autorizada pela juíza Lidiane Melo de Souza, que respondendo pela comarca. Os beneficiados foram autorizados a sair nesta quarta-feira (5), às 9h, devendo retornar às unidades prisionais até as 18h do dia 11 de maio (terça-feira).

Os beneficiados devem cumprir várias restrições como não frequentar festas, bares e similares, não usar arma, entre outras determinações.

Fora a reclamação de sempre, de que muitos desses beneficiados não voltarão aos presídios, importante dizer que é inconcebível e inconsequente essa decisão da justiça, em liberar presos em plena pandemia, sendo que corre-se o sério risco destes se contaminar com a covid 19 aqui fora e depois levar a doença para dentro dos presídios, gerando um caos sanitário dentro das penitenciárias.

Quer dizer, enquanto o governador diz "fica em casa, não saia", a justiça faz o contrário e despeja presos nas ruas irresponsavelmente.

 

...................................





Um casal morreu num acidente trágico ocorrido nesta quarta-feira, na MA 034, entre os municípios de Brejo e Santa Quitéria – MA, em que uma carreta bitrem tombou e pegou fogo. O motorista e uma mulher que viajava com ele morreram no local, carbonizados.

Pessoas que chegaram logo após o acidente disseram que o homem ainda estava vivo agonizando, pedindo por socorro, mas não puderam fazer nada porque o fogo tomou conta do veículo.

Ainda não se sabe as causas do acidente.

........................


O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS, que este ano será repassado em duas parcelas.

A primeira, correspondente a 50% do benefício será paga juntamente com os benefícios desse mês, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. A segunda parcela será paga com os benefícios da competência do mês de junho de 2021, entre 24 de junho e 7 de julho. O pagamento do abono anual ocorre, em geral, nas competências de agosto e novembro.

De acordo com o governo, a grande maioria dos beneficiários da Previdência Social são pessoas idosas, doentes ou inválidas e, portanto, integrantes dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus.

.......................................

Na CPI da covid 19 [o covidão] o ex-ministro da Saúde Nelson Teich disse em depoimento que deixou o governo por ter percebido que não teria autonomia para conduzir a pasta.

 

Ele afirmou que não sabia da produção de cloroquina pelo Exército e  que sua orientação sempre foi contrária ao uso desse e de outros medicamentos sem comprovação científica no enfrestamento da crise sanitária.

Segundo Teich, que ficou menos de um mês no cargo, “existia um entendimento diferente pelo presidente” Jair Bolsonaro, fato que motivou sua saída do comando da pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário