terça-feira, 4 de maio de 2021

MINUTO NEWS [5/4]: MINISTÉRIO PÚBLICO QUER ACABAR COM A SUPERLOTAÇÃO NOS ÔNIBUS DA ILHA; BANDIDOS QUE ASSALTARAM MOTORISTA DE APLICATIVO SÃO PRESOS EM SÃO LUÍS; DOIS MESES SUSPENSAS, CASAS LEGISLATIVAS RETOMAM SESSÕES PRESENCIAIS; CPI DO COVIÃO É SUJO INVESTIGANDO O MAU LAVADO

Quarta-feira, 5 de Maio de 2021. Hoje é Dia da Língua Portuguesa; Dia do Marechal Rondon; Dia Internacional da Parteira; Dia Mundial de Higienização das Mãos; Dia Nacional das Comunicações; Dia Nacional do Expedicionário; Dia Nacional do Líder Comunitário e Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS [CLIQUE AQUI]

DESTAQUES...



Ministério Público do Maranhão entra com uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência na vara de interesses difusos e coletivos da capital para limitar o número de passageiros dentro dos ônibus na Região Metropolitana de São Luís. A proposta é do promotor Herbert Figueiredo.

O órgão entende que as aglomerações dentro dos coletivos é um risco para os passageiros que não tem como se proteger da covid-19, e por isso pede que prefeitura, estado e empresas de transportes urbanos tomem medidas para evitar as lotações para conter a contaminação do coronavírus.

Na ação o Ministério Público pede o aumento da frota de ônibus e que seja evitado que o passageiro ande em pé. O documento prevê uma lotação máxima de 40 pessoas em ônibus convencionais e 59 nos veículos articulados, todos sentados.

A ação é baseada nas reclamações de usuários de que os ônibus em São Luís têm circulado superlotados, além de estudos científicos que comprovam que o transporte é a segunda maior fonte de contaminação do coronavírus, perdendo somente para o ambiente hospitalar.

Agora é esperar o posicionamento do juiz Douglas de Melo Martins, da vara de interesses difusos e coletivos. Caso acate, é saber se alguém vai cumprir. Eu só acredito vendo.

...........................

Polícia Militar prende quatro pessoas suspeitas de terem roubado um carro de aplicativo e manterem o proprietário do veículo em cativeiro em São Luís.

Os assaltantes foram presos com o carro roubado na Cidade Olímpica. Com base nas informações dos criminosos os policiais localizaram e libertaram o motorista que estava em cativeiro na  Vila Nestor. No local a vítima estava amordaçada e amarrada.

A policia também apreendeu um revolver calibre 38 que estava em poder dos criminosos.

..................................

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e coloca na cadeia um homem de 32 anos de idade, suspeito de integrar uma quadrilha especializada em explosão de agências bancárias no interior do Maranhão.

Segundo a polícia, a prisão foi realizada quando o elemento estava em um shopping center localizado no bairro do Renascença, em São Luís.

As investigações policiais apontam que o suspeito tem participação na explosão do cofre da agência do Banco do Bradesco da cidade de São João do Caru, ocorrido no dia 31 de julho de 2020, quando criminosos atiraram com fuzis contra o Quartel da Polícia Militar e viaturas das forças de segurança da cidade.

O mandado de prisão foi expedido pela Comarca do município de Bom Jardim e o investigado foi encaminhado a Penitenciária de Pedrinhas onde ficará à disposição da Justiça.

..............................

As casas Legislativas retornaram com suas sessões plenárias em caráter hibrido (presencial e remoto). Na Assembleia Legislativa os trabalhos retornaram nesta terça-feira (4), seguindo todos os protocolos sanitários necessários para garantir a segurança dos parlamentares e servidores.

Já na Câmara Municipal de São Luís, as sessões presenciais e remotas foram retomadas desde segunda-feira, também seguindo as orientações sanitárias.

As sessões presenciais nas duas casas estavam suspensos desde o dia 8 de março por determinação de seus presidentes, ou seja, há dois meses e as sessões ocorriam de forma remota.

.....................................



Está aberta a CPI da Covid 19 [covidão] no senado federal, e o primeiro a depor foi o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que foi ouvido por sete horas pelos senadores.

Ele afirmou que o presidente Jair Bolsonaro contrariou orientações do Ministério da Saúde baseadas na ciência para o combate à pandemia do coronavírus. E avaliou também que o Bolsonaro adotou discurso negacionista que pode ter contribuído para espalhar mais rapidamente a Covid-19.

As declarações de Mandetta foram consideradas "relevantes" pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e servirá para verificar se Bolsonaro cometeu crimes na pandemia.

Hoje depõe pela manhã o ex-ministro Nelson Teich. O ex-ministro Eduardo Pazuello, que seria ouvido hoje teve o depoimento adiado, sob a alegação de que o general teria tido contato com coronéis com Covid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário