terça-feira, 13 de outubro de 2020

16 ASSASSINATOS EM 5 DIAS: GRANDE SÃO LUÍS TEVE AUMENTO DE 55% NO NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS; VILA LUIZÃO FOI O BAIRRO MAIS SANGRENTO DE SETEMBRO

 


A criminalidade na Grande São Luís teve aumento preocupante no mês de setembro em relação aos meses anteriores deste ano. Comparado a agosto, o número de mortes violentas subiu 55%, conforme levantamento feito pelo blog do Adilson Carlos nos dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, disponíveis no seu site. Houve 35 homicídios dolosos e um total de 45 mortes, nos quatro municípios [capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa].

De acordo com o relatório mensal da SSP-MA, além dos  35 homicídios dolosos, houve 2 roubos seguido de morte [latrocínio] e 5 mortes estão a esclarecer, mas com características de crimes violentos.


Ainda houve 3 mortes em confronto com a polícia/fora do serviço.

Em relação ao mês de agosto, que registrou 28 assassinatos entre homicídios dolosos e latrocínios, o mês de setembro totalizou 37 crimes nas duas modalidades, o que representa uma elevação de 32%. Mas se contabilizado o número total de mortes, incluindo-se aquelas a esclarecer e em confronte com policiais, que no mês de agosto somou 29,  setembro contabilizou um total de 45, ou um aumento de 55%.

Bom  frisar que segundo os dados, dos registros de morte a esclarecer, ao menos dois são conclusivos para assassinatos, sendo uma vítima de arma branca e outra morta por outros meios, ou seja, com características de linchamento. 


Mortes por municípios 

Segundo o levantamento da SSP-MA, dos 37 assassinatos [homicídios dolosos e latrocínios], 28 ocorreram em bairros de São Luis; 6 em São José de Ribamar e 3 em Paço do Lumiar.


Bairros mais violentos

Os bairros mais violentos da Ilha, onde teve o maior número de crimes, em São Luís o destaque foi  para a Vila Luizão com 3 assassinatos, seguido da Cidade Olímpica, Apaco e São Raimundo, todos com 2 registros cada. 

Em São José de Ribamar, o bairro Turiuba teve 2 casos.

Em Paço do Lumiar, o Conjunto Paranã I registrou 2 mortes.


Armas

Sobre as armas usadas nos crimes nos quatro municípios da Grande Ilha, os dados mostram que 31 vítimas foram executadas a arma de fogo; 4 por arma branca e 3 por outros meios [característica de linchamento].

Dias mais violentos de setembro

O dia 24 foi o mais violento do mês, registrando 7 mortes, entre elas o latrocínio que teve como vítima o policial militar Ricardo Sousa Pinheiro, no Ipem São Cristóvão, que antes de morrer ainda conseguiu abater um dos criminoso.

Houve crimes sequenciais [todos os dias] de 23 a 27, totalizando 16 mortes violentas em apenas 5 dias, o que representa uma média de 3,2 assassinatos por dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário