sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

FIM DO MISTÉRIO: JUIZ DOUGLAS MARTINS NÃO SERÁ CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO LUIS

Juiz Douglas Martins entrevista na rádio Educadora / Foto: Hendrik Gaioso
Acabou o mistério: o juiz da Vara de interesse Difusos e Coletivos da Ilha, Douglas de Melo Martins não será candidato a prefeito de São Luís nas eleições de outubro deste ano.
A confirmação foi dada pelo próprio magistrado em entrevista na manhã desta sexta-feira (31/01) ao programa Roda Viva da Rádio Educadora AM, apresentado pelo comunicador Juracy Filho.

Havia grande expectativa e cogitado nos bastidores da política, que assim como o juiz federal aposentado Carlos Madeira, Douglas Martins fosse mais um togado a sair candidato para o Palácio La Ravardiere, o que agora pode se dizer que está fora de cogitação.

Na entrevista o juiz, que tem tido grande notoriedade em decisões de repercussão na sociedade ludovicense, afrontando interesses políticos e econômicos, revelou que foi procurado por diversos partidos, e recebeu propostas para ingressar na disputa pelo cargo, porém preferiu se abster do pleito.

Leia também: BONDADE OU OPORTUNISMO? A ENTREGA DE CASA A POBRE POR JOTA PINTO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

E ainda: CIDADE OPERÁRIA URGENTE! DESCASO DA PREFEITURA COM INFRAESTRUTURA JÁ É CASO DE POLÍCIA
  

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

BONDADE OU OPORTUNISMO? A ENTREGA DE CASA A POBRE POR JOTA PINTO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar Jota Pinto (agora PDT) tem realizado muitos atos políticos, na tentativa de imprimir seu nome no eleitor, porém foi minimamente de uma apelação monstruosa a recente entrega de uma casa a uma família pobre no município a ele atribuída.

Nada contra o fato de se ajudar um necessitado, especialmente em se tratando de moradia, mas parece que o  "oportunismo" falou mais alto que o espírito de bondade e solidariedade, na articulação em que Jota Pinto, resolve dar [simbolicamente] uma casa a uma família carente no povoado Pindaí, no município onde pretende pleitear o cargo de chefe do executivo. Detalhe é que o imóvel em questão foi construído em sistema de mutirão, e Pinto, que dizem, costuma dar tchau de mão fechada, apareceu como o chamado jogador de banheira, que só aparece pra chutar para o gol, enquanto o restante da equipe se manta dentro de campo.

Foi nítido que a intenção do Secretário de Articulação Política do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr (PDT), juntamente com seus apoiadores da intitulada Aliança Ribamarense, era buscar holofotes e fazer da entrega do referido imóvel um ato político, para repercussão midiática. E assim aconteceu. Registros em imagens, áudios e textos da ação foram amplamente divulgadas em veículos de imprensa aliados do grupo, bem como nas redes sociais, expondo o pré-candidato com uma espécie de herói, mas intenção de atrair votos dos ribamarenses.


Casa construída em esforço de mutirão, entregue por Jota Pinto
É bom lembrar que não é a primeira vez que Jota Pinto tenta se promover politicamente a partir de eventos midiáticos, pensando nas urnas em outubro. Em 2019, no aniversário de emancipação política do município o mesmo grupo articulou a realização de um festival de reggae, só que não deu certo porque a turma do Eudes Sampaio (prefeito "tampão" de Luis Fernando que também luta com unhas e dentes para permanecer no cargo) meteu enxadadas nas pedras de Pinto, vetando o evento de som jamaicano. Além de evitar uma exposição maior de seu adversário, Eudes certamente temia perder público para a sua badalada festa de arromba no cais da cidade com animação do grupo de arrocha Mesa de Bar, agendada para o mesmo dia, que acabou com muita pancadaria e mesas e cadeiras voando pra todo lado.

Aliás, se o Jota Pinto quisesse realmente realizar seu evento, tocando suas pedras de olho na massa regueira de Ribamar poderia ter feito (ou tentando fazer) isso no aniversário de fundação da cidade balneária, em 16 de dezembro, aproveitando que Sampaio parece ter tido um lapso de memória, visto que não deu uma linha de nada naquele dia sobre os 392 da cidade que hora administra melancolicamente, e que Pinto está de olho cheio.

Bondade de Pinto? Quero ver é dando casa para pobres, ou sendo tão generoso assim com esta classe, se por acaso vier a ser eleito para comandar o município, no qual cai de paraquedas.



sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CIDADE OPERÁRIA URGENTE! DESCASO DA PREFEITURA COM INFRAESTRUTURA JÁ É CASO DE POLÍCIA

É um atentado à cidadania, um crime contra a dignidade humana, a prefeitura de São Luís insistir [não se sabe se por incompetência, irresponsabilidade ou por pura maldade] em manter por tanto tempo a Avenida Este 203, que divide as Unidade 101 e 201, na Cidade Operária em péssimas condições de trafegabilidade, problema que se agrava cada vez mais, causando sérios transtornos aos moradores e demais contribuintes que necessariamente utilizam a mesma diariamente. Há mais de quatro anos o blog do Adilson Carlos bate na mesma tecla, a imprensa local já mostrou inúmeras vezes, mas nada acontece. E o pior é que ninguém se manifesta, nem Câmara Municipal, nem Ministério Público, nem a atuante Vara de Interesses Difusos e Coletivos, nem ninguém. Será preciso mesmo chamar a polícia para resolver o caso?

O caos segue instalado na avenida principal [por onde passam os ônibus da linha Socorrão II e outras] que serve a região, e se faz necessário com urgência a realização de obras de drenagem e pavimentação asfáltica, o que a prefeitura simplesmente ignora.


Parece deboche aos moradores, a prefeitura colocar a placa do programa São Luís em Obras, mas obra que é bom, nada

Este editor, que já há várias matérias publicadas tem cobrado do poder público uma resposta em nome daquela população sofrida, teve o desgosto de passar de carro pelo local, e sentir na pele o que tem ouvido em denúncias e reclamações de condutores e moradores que pagam caro por essa irresponsabilidade administrativa do município.

O que vi e senti, é uma situação de horror, e está cada vez pior. É muita lama, buracos e verdadeiras crateras. O carro quando passa pelas valas, o fundo arrasta e a sensação é que o veículo tenha quebrado alguma peça, ou minimamente sofrerá desgaste na parte mecânica. Pra piorar há um esgoto estourado bem no meio da via, nas proximidades da feira do bairro. O máximo que a prefeitura fez nos últimos anos, em meio a via agonizando, foi realizar duas raspagens no solo, e por último colocou uma placa do programa eleitoreiro "São Luís em Obras" no local, certamente no intuito de enganar o pobre sofredor dali, visto que passam invernos e verões e o caos segue desenfreado, afetando diretamente o bem-estar e a saúde pública.
Este esgoto estourado bem no meio da via que aumenta o perigo foi sinalizado com pneus e outros materiais por populares para evitar o pior

Só acrescentando, que além dos danos aos veículos e ao trânsito, as condições de abandono da avenida e suas cercanias, tem sido favoráveis a doenças, especificamente, respiratórias e pulmonares, no verão e no inverno a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya, entre outras, e geram outros danos a vida dos moradores.

Aliás, recentemente este editor flagrou o sacrifício pelo qual passava uma cadeirante para chegar até  uma igreja, num dia de domingo. O ajudante, com muita dificuldade, literalmente rodopiava a cadeira sobre as pedras soltas para ultrapassar os obstáculos e chegar ao destino. Imagina-se o que tantas outras pessoas que tem necessidades especiais tem vivido as mesmas dificuldades com as péssimas condições na infraestrutura de um doa bairros mais populosos da capital.

Aqui a cadeirante segue seu martírio pelas ruas cheias de buracos e pedras soltas para chegar até a igreja
O ajudante rodopiando a cadeira com a vítima da inerte gestão holandista

O cenário de horror na referido perímetro da Cidade Operária fomenta perguntas um tanto ásperas, mas necessárias, do tipo: Quando será que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior [PDT] e seu secretário de Obras Antonio Araújo, na condição de gestores públicos, terão vergonha na cara e o mínimo de respeito à cidadania, e se dignarão a realizar a tão cobrada melhoria para esta via de suma importância para a região? Será se não dói na consciência desses senhores saber que ali tem gente, seres humanos, filhos de Deus [de crianças a idosos] sofrendo as consequências do abandono promovido por eles?

Enfim, enquanto ninguém ouve o grito de desespero, o show de desrespeito, irresponsabilidade, insensibilidade, maldade do senhor secretário de obras e do senhor prefeito de São Luís seguirá o seu percurso de um atentando violento contra a dignidade e a cidadania dos moradores, e do contribuinte em geral.

E se manifestações populares por melhorias na infraestrutura, como se tem visto na Ilha, é compreendida pelo Estado como restrição ao direito de ir e vir da coletividade,  e portanto merecedoras de ação policial dura [com bomba, bala de borracha e spray de pimenta], o descaso público na Cidade Operária já é caso de polícia para o prefeito e seu secretário! Então Polícia neles!

domingo, 19 de janeiro de 2020

DUELO DOS "JUNIOR'S" PARA PREFEITO: PORQUE RUBENS E NÃO DUARTE? EIS A QUESTÃO

Um leitor do blog me perguntou, o porque do grupo do governador Flávio Dino insistir na escolha do deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Cidades, Rubens Pereira Jr [PCdoB] e não o deputado estadual Duarte Jr [mesmo partido] para ser o candidato oficial do palácio dos Leões a prefeito de São Luís, visto que o último tem mais popularidade que o primeiro, e por tanto hipoteticamente mais chances  no pleito deste ano?

Bom, vejamos o que pode estar em jogo neste duelo entre os dois "Junior's" que disputam o mesmo apoio no sonho em comum, de suceder o terceiro Júnior, o Edivaldo, na cadeira do palácio La Ravardiere a partir de 2021:

O midiático Duarte Jr não inspira confiança plena dentro da arena palaciana, não que seja um traidor, porém o ex-presidente do Procon-MA sofre as consequências por alimentar mais o espírito de liderança ao de liderado, além de desagradar o grupo quando tenta passar a ideia de um parlamentar independente. Mesmo tendo sido fruto dos comunistas, às vezes ousa contrariar o governo que integra, baseado nas práticas de quando contrariava interesses econômicos a frente do órgão de defesa dos direitos do consumidor, de olho na massa e no voto desta. E seu histórico [que não conta o fato de ter sido palhaço profissional], bem como o protagonismo polêmico apresentado no legislativo estadual [no jogo pelo poder] causa ciumeira até mesmo entre seus camaradas de partido. Não é à toa que o deputado perdeu definitivamente o Procom do seu domínio, depois que Flávio Dino cedeu às pressões para atender ao projeto de ampliação da sua base aliada. É temido dentro do Leões, por exemplo, que Duarte se fortaleça politicamente, forme seu próprio grupo, crie asas, e posteriormente rompa com os comunistas, e até mesmo com o seu patrono-mor. Esta possibilidade é cogitada quando Duarte ameaça sair do partido para lançar candidatura independente, embora o presidente do PCdoB deputado Márcio Jerry tenha afirmado que ele será um dos candidatos do grupo nesta eleição.  

Ao que se percebe, o ar de independência de Júnior incomoda os aliados do governo e cria o clima de insegurança no grupo, que insiste com o governador a não dar bola para a sua aspiração ao cargo de chefe do executivo municipal, ao menos desta vez. - Vai que ele se elege e não aceite que metamos o bedelho na sua administração? Poderá dizer o cabeça pensante. 

O outro Júnior [preferido do palácio, que mesmo com todos os esforços seus e do governo, nunca  decola nas pesquisas] é  obediente, lê ipsis litteris na cartilha da chefia, portanto mais flexível e apto as possíveis interferências e até subserviência à ordens externas, a exemplo do terceiro Júnior, atual prefeito de São Luís, e assim, a expectava do palácio é que com o Rubens, prefeito, não haverá  dor de cabeça nas tomadas de decisões de interesse do executivo estadual. Lembrando que é uma questão de honra o Leões não perder o La Ravardiere para a oposição, numa perspectiva de 2022.  

Desta forma, o grupo de Flávio Dino articula uma maneira sutil e elegante de tirar o "Garoto Mídia" [como é chamado] do pleito deste ano, ou o deixe concorrer com o título de independente, mas tendo o pseudo apoio do grupo, não da máquina palaciana. Por outro lado, a decisão de Duarte em romper de fato com o grupo atual, na ânsia de disputar a prefeitura de São Luís, também poderá ser drástico para o seu futuro político, especialmente se seu comportamento neste período for avaliado como infidelidade pelos comunistas.
   

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

A TODO VAPOR! BLOCO "OZ REZENHA" AGITA O PRÉ-CARNAVAL EM SÃO LUÍS

A todo vapor! Vem aí o 5° ano do melhor pré-carnaval e da maior festa Open Bar da Cidade Operária, em São Luís. É o bloco "Oz Rezenha" botando pra agitar, sob o comando de Jeanderson Bruzaca o "Gigante do Esporte" como é chamado, por ser forte liderança política na região, dando importante suporte para a realização de eventos culturais e esportivos, junto dos outros diretores e  seus companheiros George Sousa e Peterson  Régis, o designer Yves.



A festança pré-carnavalesca será realizada na Chácara Emanoel, situada no conjunto Apaco, Cidade Operária, no dia 09 de Fevereiro, e terá como atrações: o cantor estourado Eli Cantor e Banda, além de Pretinho do Poder da Bahia e da artista badalada Gisele Frazão, a "a musa do funk", e conta com o apoio cultural da vereadora Bárbara Soeiro, que está presente todos os anos nesta agitação, junto com sua família e equipe de trabalho.

Será imperdível, galera!!! Vamos lá!!!



domingo, 12 de janeiro de 2020

ALFINETADA: CANINDÉ RESPONSABILIZA MOB DE FLÁVIO DINO POR CIRCULAÇÃO DE ÔNIBUS VELHOS EM SÃO LUIS

Secretário de Trânsito e Transporte (SMTT) Canindé Barros responsabilizou a Agência de Mobilidade Urbana (MOB) do governo Flávio Dino pelo alto número de ônibus velhos circulando em São Luís. A alfinetada foi dada no programa Conexão 560 da Rádio Educadora, hora apresentado por este editor, na quinta-feira (09).
"O problema é que as pessoas criticam, mas não sabem que São Luís tem dois sistemas: o urbano, de responsabilidade da prefeitura e o semiurbano de responsabilidade da MOB. Os ônibus do Jardim Tropical, por exemplo não são do nosso sistema",frisou o mandatário da SMTT, afirmando que a prefeitura da capital já renovou 75% da frota de coletivos da cidade, e que o problema dos carros em condições precárias em operação na capital cabe à MOB resolver.

Canindé ligou ao programa para contestar a crítica do apresentador sobre a notícia de que a prefeitura de São Luís estaria retirando os ônibus velhos de operação, enquanto a realidade é que a maioria dos coletivos que servem aos usuários não tem as mínimas condições para transportar pessoas dignamente. O secretário também garantiu que o prefeito Edivaldo vai retirar todos os ônibus com mais de 10 anos de uso de circulação até o fim do seu mandato. E lembrou ainda que hoje o sistema de transporte de São Luís conta com *250 ônibus com ar-condicionado, ressaltando que em breve o equipamento estará em 100% da frota, que também será nova.

Agora cá pra nós, se perguntar não ofende: será se esses 250 ônibus com ar-condicionado que o Canindé comemora, conta também aqueles que os usuários vivem reclamando que os equipamentos não funcionam direito, e outros carros que já circulam até de janelas abertas porque as empresas não fazem a devida manutenção?

Quanto a frota nova, manterei a visão alinhada a São Tomé, só acredito vendo.

* Após a postagem da matéria, a assessoria do Secretário Canindé Barros pediu correção de dados, informando que 344 [e não apenas 250] é o número real de ônibus com ar-condicionado, visto que houve equívoco do mesmo ao repassar a informação no ar. 


terça-feira, 7 de janeiro de 2020

"FIZERAM UM SERVIÇO IGUAL A CARA DELES": MORADORES DO COHATRAC DENUNCIAM SERVIÇO MAL EXECUTADO PELA PREFEITURA EM PARCERIA COM A CAEMA NO PROGRAMA "SÃO EM OBRAS"



E lembram da propaganda da prefeitura de São Luís na TV, mostrando o povo do Cohatrac muito feliz com as obras de asfaltamento realizadas por lá? Só que não é bem assim, também tem gente insatisfeita com serviço do programa "São Luís em Obras" deixado pela metade.

Moradores da rua 6 do Cohatrac III vivem um verdadeiro dilema após o asfaltamento realizado pela prefeitura de São Luís. Eles denunciam e cobram providência urgente para que seja corrigido um serviço mal executado pela empresa responsável, juntamente com a Caema.

O problema está em um esgoto que deveria ser desentupido antes do asfalto, o que não foi feito, e com a chegada da chuva houve rompimento do mesmo. Como consequência, crateras estão se formando, tomando conta da via e o problema se agrava a cada dia, o que pode em breve até impedir o acesso de carros.
Esgoto está entupido com o entulho da obra realizada, e a situação ficou pior 
"Eles não asfaltaram essa parte porque tinha um serviço de responsabilidade da Caema, que era o desentupimento do esgoto, um problema sério. A Caema vem, mexe, mas nunca consegue desentupir, vai embora e larga tudo aqui à toa. O pessoal da empresa que faz o serviço pra prefeitura esperou um tempo, e aí quando a Caema veio, fez o serviço do jeito da cara deles, mas aí foram embora, não asfaltaram o resto, deixaram esse pedaço aí. Resultado: agora com as chuvas, grande parte do entulho que foi colocado tá descendo pra galeria, e o problema do esgoto permanece. É um problema tanto da Caema, do governo Flávio Dino, quanto da prefeitura do Edivaldo que fez o asfaltamento. O que vai acontecer, a rua tá sendo interditada e não vai dar mais pra passar carro, devido a situação que está", relatou ao blog uma moradora indignada.

"Essa grelha da galeria foi quebrada, a empresa disse que eles consertar, só que eles tiraram o pedaço da grelha e deixaram simplesmente o buraco aberto", afirma a denunciante



Seria de bom grado que a SEMOSP, juntamente com a CAEMA usassem o bom senso, e em respeito ao contribuinte lá do Chatrac III, retornassem lá para concluir o serviço, afinal já fizeram uma baita propaganda dando as obras como concluídas, passando a imagem de gestão responsável, enquanto tem gente que pode ficar em breve com a rua intrafegável.

Ou não é confiável a publicidade da prefeitura sobre o programa "São Luís em Obras", e tudo não passa de propaganda enganosa?

Vamos acompanhar o resultado disso.


sábado, 4 de janeiro de 2020

SARNEY, BOLSONARO, FLÁVIO DINO, EDIVALDO: UM TOP SIX DAS PIADAS MAIS ENGRAÇADAS DE 2019 NA POLÍTICA

Neste primeiro post de 2020 vamos relembrar alguns fatos hilários que marcaram 2019, protagonizados por nossos estimados políticos, que acabaram soando como verdadeiras piadas. A maioria das trapalhadas veio do Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro se assemelhou  ao palhaço Tiririca, por suas declarações e comportamentos nada condizentes a um chefe de Estado, de fato sério e decente.
Entre os tantos abusos contra os mais diversos segmentos da sociedade, chegou a chamar de forma discriminatória nordestino de Paraíba. Com suas ideologias baratas atentou contra a dignidade de negros, indígenas, mulheres, gays etc, e até contra a igreja católica. E quando percebia que tinha "dado merda" [linguajar do presidente] tentava corrigir da forma mais faceira possível, do tipo, falou de negro, cola um homem de cor em suas aparições, um índio, uma mulher é assim sucessivamente.
Foi digno de circo as peripécias do presidente forçando a barra para emplacar como embaixador dos Estados Unidos o filho [que pensava que para merecer o cargo bastava saber fritar hamburguer na terra do Tio Sam], e  puxou tanto o saco do presidente americano Donald Trump, que acabou levando um coice daquele que por algum momento imaginou ser seu grande amigo. Responsabilizou o ator americano Leonardo DiCaprio pelas queimadas na Amazônia, sendo desmentido publicamente pelo artista com nota que teve repercussão mundial. Culpou a Venezuela de Maduro pelo derramamento de óleo no litoral do Brasil, mas também foi desmentido, desta vez, pelo seu próprio governo.
Também apareceu nas igrejas neopentecostais, e se ajoelhou na frente do líder da igreja universal Edir Macedo, dizem que para selar um contrato bilionário com a Rede Record, numa espécie de juramento público ao bispo de que seu governo não investiria na Globo.

E que tal mandar o brasileiro fazer cocô um dia sim, um dia não? Realmente o presidente andou confundido a boca  de falar com a de "cagar". Sem falar nas brigas com seus grandes aliados, a exemplo do deputado pornô Alexandre Frota, e a disputa pelo controle do PSL, tudo virou piada...
Mas no Maranhão também houve fatos pitorescos, dignos de boas gargalhadas, que também se encaixam perfeitamente no velho bordão do pessoal do PSTU: "Seria cômico se não fosse trágico". O blog do Adilson Carlos selecionou seis fatos entre local e nacional, especialmente envolvendo personagens maranhenses, dignos da classificação: comédia.

Mas vamos ao TOP SIX das pérolas na política em 2019:

6ª posição -  O governador Flávio Dino, após tanto criticar a Reforma da previdência proposta por seu desafeto político Jair Bolsonaro, e se posicionar contrário a qualquer atentado aos diretos do trabalhador, mal esperou a aprovação da PEC no congresso, bem como a sua sanção pelo presidente, foi o primeiro governador do Brasil a implantar a mesma reforma em seu Estado, vista como um ataque aos servidores públicos do Maranhão. Na prática, ao que parece, Dino tentava fazer política com assunto, visando destaque na mídia nacional, no seu devaneio de ser presidente da República em 2022, assim atacava seu rival, mas torcia pelo êxito da drástica medida contra os aposentados. Só faltou o comunista pedir na Assembleia Legislativa do Maranhão alguma honraria ao Capitão.

5ª posição - O grupo Sarney se reúne para definir o candidato a prefeitura de São Luís em 2020. Na lista: a titia Roseana Sarney, o sobrinho Adriano Sarney e o agregado Roberto Costa sonhando com a cadeira do La Ravardiere. Porém saíram da sala do jeito que entraram, e ninguém se habilitou. Costa saiu dizendo que Roseana era a candidata, mas deixando claro ao padrinho João Alberto, que se a "Branca" não quiser, que dê preferência a ele. Roseana se manteve em cima do muro, só respondia a imprensa: "talvez", "quem sabe", "pode ser e pode não ser", "vai depender das pesquisas", ou, "o meu sobrinho é um grande nome". O menino Adriano, por sua vez não disfarça o desejo incontido de querer ser o escolhido, especialmente pelo avô, o cacique Sarney, mas sempre jogando rosas para a titia. Aliás, comentam no bastidores que as rosas do menino tem espinhos camuflados. Da referida reunião apenas uma certeza: o cansado ex-senador João Alberto, atual mandatário do MDB no Estado bateu o martelo que irá disputar uma cadeira de vereador na cidade de Bacabal. Despencou na Política! E sobre o comando da sigla, o Carcará saiu cantando a marchinha de carnaval: daqui não saio, daqui ninguém me tira...

4ª posição - O ex-presidente José Sarney quis dar uma de mãe Diná, ou de seu saudoso líder espiritual Bita de Barão. Após a posse de Bolsonaro, e vendo que desta vez não teria vez num governo, andou prevendo que o Capitão não ficaria como presidente por seis meses. Resultado: Bolsonaro chegou aos 12, concluindo seu primeiro ano de mandato. E a previsão do oligarca o deixou de cara no chão. Será se haverá outra tentativa de acerto da raposa que vive cercando o galinheiro do Bozo?




3ª posição - O deputado Edivaldo Holanda [PTC] anuncia que o filho, atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior [PDT] disputará o governo do Estado em 2022. E afirma que o garoto tem o mesmo desejo. Claro, o Edivaldo pai, deve ter gostado de brincar com sua marionete, tanto, que sonha em repetir o feito, mantendo o filho pendurado por linhas entre seus dedos, só que desta vez no Estado. Então vão sonhando, Holandão e Holandinha em repetir no Estado a tragédia administrativa do pedetista, marcada por muitas mentiras e meias verdades, que São Luís nunca esquecerá, e o Maranhão terá como exemplo.

2ª posição - O presidente Jair Bolsonaro decide, e até manda publicar no Diário Oficial da União a exoneração de Kátia Bogéa da presidência do Iphan, e nomeando no seu lugar a arquiteta Luciana Féres. Porém, no dia seguinte voltou atrás, dizendo que houve equívoco, e desfez tudo, confirmando que Kátia continua firme e forte no comando do órgão. Especula-se ter havido um dedinho de Sarney, suspeito de ser o padrinho político da mesma, inclusive responsável por sua indicação ao cargo ainda no governo do aliado Michel Temer. Alguém deve tá dizendo pra Bolsonaro que Kátia é apontada como possível candidata a prefeitura de São Luís pelo grupo de Sarney, e isso deve ter dado uma dor de cabeça no Capitão, para a gradar seus aliados maranhenses.

1ª posição - O governador Flávio Dino [PCdoB], na ânsia de chegar ao Palácio do Planalto, saiu de São Luís caladinho para visitar em Brasília nada mais, nada menos que o seu maior adversário político no Maranhão, o ex-presidente José Sarney [MDB]. Percebendo que a reunião às escondidas tinha vazado,  Dino foi logo a sua rede social e escreveu que foi conversar com Sarney sobre os ataques de Bolsonaro à democracia. O teor real da conversa nunca foi divulgado, o que leva a suspeitar-se que o comunista tenha ido na verdade, tomar a benção ao velho Cacique, tentando costurar seu nome para 2022, com apoio irrestrito de quem ele chama de Oligarca, o que parece não ter dado muito certo. O papelão de Flávio Dino só foi bem avaliado por alguns integrantes mais próximos de seu grupo.