domingo, 29 de maio de 2016

NO MATO SEM CACHORRO: PREFEITURA DE SÃO LUÍS NUNCA ESTEVE TÃO FAVORÁVEL À SARNEY. O QUE DIZER DOS PRÉ-CANDIDATOS, DE EDIVALDO A BENTIVI

Mais uma vez o eleitorado de São Luís vai penar para escolher alguém que administre nossa cidade com responsabilidade e compromisso com o povo nos próximos anos entre 2017 a 2021, tendo em vista o desafio de eleger um candidato, que agregue em seu currículo: competência e independência do grupo Sarney. Assim como em 2012, até o momento ao que tudo indica nenhum nome com essas características se habilitou e pelo visto não se habilitará para tal missão, senão vejamos:

O atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), marinheiro de primeira viagem, tinha tudo para emplacar seu nome na história do município com trabalho e determinação, mas ao contrário, se cercou de uma meia dúzia de incompetentes que macularam a sua administração e afundam a possibilidade de reeleição. No discurso interminável do “arrumando a casa” e pregando supostos avanços, abandonou a cidade, deixando-a entregue aos buracos e a educação (carro-chefe das administrações municipais) numa situação insustentável, com professores fazendo greve do início ao fim de seu governo e as escolas em estado de caos.

Na verdade, avanços só pode se constatar na área da saúde, depois que emplacou Helena Duailibe na pasta. Não que tenha cumprido metas, como a construção do Hospital Dr Jackson Lago, por exemplo, que até hoje necas de pitibiriba, mas foram mantidas boas políticas no setor e algumas novidades como o hospital da Mulher, mas só. O resto, apenas falácias e propaganda digna de Procom.

Adotando a arte casteliana de governar, Edvaldo Jr entregou o governo a uma meia dúzia de auxiliares que marcou seu governo pela incompetência. E nem as constantes reformas administrativas foram suficientemente capazes de criar um cenário favorável. Em quase todas apenas trocou seis por meia dúzia e os problemas só aumentaram a cada ano, quer dizer, em todas as tentativas de remendos neste governo, emenda tem saído pior que o soneto.

Sem credibilidade, sem popularidade, Edivaldo vai pro tudo ou nada, apenas com a máquina administrativa, sendo que nem sempre isto quer dizer nada, que diga o ex-prefeito e atual deputado federal, João Castelo, e claro, se agarrando com unhas e dentes ao governador Flávio Dino, que também vai arriscar nesse apoio, mesmo sabendo que não é o nome certo para esta disputa, mas por uma atitude de gratidão vai dar a cara à tapa, mantendo-o como candidatura principal entre os demais aliados.

Eliziane Gama (qual partido mesmo?), nas pesquisas tem aparecido forte candidata, mas é vista com muita desconfiança pelos próprios políticos e até mesmo pelo eleitorado em geral. Uma espécie de camaleoa, digamos assim, às vezes em cima do muro (na verdade, assim como de que partido ela é), nunca se conseguiu identificar qual é o lado dela, mas parece ter uma afinidade com o grupo Sarney, nem que seja numa conversinha ali por trás dos panos, daquelas do tipo “olha que nem saia daqui esta conversa”, você entende né?

Inclusive especulou-se até um suposto apoio às escondidas do grupo à sua candidatura, o que nunca foi confirmado por ela. Mas o próprio presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, revelou ano passado que o apoio da sigla à candidatura de Gama a prefeitura de São Luís, só dependia da permissão da ex-governadora Roseana Sarney e do ex-senador José Sarney, ambos envolvidas até o pescoço também nos recentes escândalos que abalam a política nacional.

Mas Eliziane tem tido grande destaque por sua atuação no congresso, porém ainda se mostra muito precoce, levando em consideração certas atitudes, ou seja, não se pode esperar muito dela. Aliás, os profetas do caos afirmam que ela será uma espécie de Edvaldo Jr de saia.

Wellington do Curso (PP), amigo pessoal de Wesley Safadão, este é um nome promissor. Tem crescido bastante na política, por sua trajetória de resistência e persistência até chegar a Assembléia Legislativa. Boicotado de todas as formas para chegar aonde chegou, tem despertado ciúmes e inveja de todos os lados. Ainda não criou um perfil sólido, inicialmente se declarava independente do clã, mas pelo andar da carruagem, tem uma forte tendência de se aliar ao grupo Sarney. Não à toa que ensaia uma possível dobradinha com o vereador Fábio Câmara (PMDB) e assim, reascende o sonho da família de tomarem o controle da capital, coisa que nunca conseguiram, e agora poderão ter essa oportunidade facilitada via Wellington do Curso.

Fábio Câmara, garoto que começou na política limpando o chão da sede do PMDB em São Luís. De menino de recado, mas ambicioso, realizou seu sonho de chegar ao alto clero da sigla, prova disso, está na mesa de Michel Temer e já se cerca de marqueteiros de nome nacional. Seria o nome do grupo Sarney, mas o problema está na sua popularidade, que certamente não lhe é nada favorável. Vai acabar mesmo compondo uma chapa com o deputado Wellington do Curso. Também tem um grande defeito: apesar de principiante na política profissional (mas como diz o ditado que é dos pequenos que se fazem os grandes), Câmara já promete muito, mesmo sabendo que não pode cumprir, ou seja, sério candidato também a calotes no futuro.

Rose Sales (PMB), este era um grande nome e promessa de mudanças para a capital maranhense. Vereadora pela segunda vez, profunda conhecedora dos problemas dessa cidade, tem projeto administrativo que pode fazer a diferença na rotina que se instalou de péssimos administradores, porém perdeu a identidade desde que foi expulsa do PC do B, partido que lhe projetou como política combativa. E pior, manchou sua história de oposicionista ferrenha ao buscar guarida no PV de Sarney. Aliás, depois que saiu do partido comunista Rose se perdeu, pulando de galho em galho, do colo de Sarney aos braços de Valdir Maranhão, e por último investiu no Partido da Mulher Brasileira, que, diga-se de passagem, ainda não se definiu para que veio e que instrumento vai tocar nesta festa.

Assim ainda não se sabe numa eventual eleição de Rose a quem entregaria a cereja do bolo: a Flávio Dino, acusado de ser o responsável por seu desligamento do PCdoB, e, portanto, lhe causando grande ressentimento e mágoa, ou a Sarney, que já lhe deu guarida?

Há! Ia esquecendo o Bentivi (PHS). Médico, jornalista, músico, cantor, compositor, instrumentista etc, etc, etc... Já foi vereador, candidato a prefeito e até a governador do Estado. O que dizer? Já tem apoio declarado de Carioca. Quem é Carioca no jogo do bicho? Aquele suplente de vereador, eterno inconformado que até hoje luta pra tomar o a vaga de Beto Castro na Câmara Municipal de São Luís, e perde todas. Ainda deve pedir a cassação de Beto ao papa Francisco.

e Bentivi vai continuar medicando e cantando a canção dos arvoredos: bem-te-vi, bem-te-vi, bem-te-vi...

É minha gente, pelo visto, o cenário está bastante complicado para quem pretende manter a tradição de ter a capital do Maranhão distante das mãos do Sarney, porque esta possibilidade talvez nunca tenha sido tão favorável ao grupo. Quanto a se eleger alguém comprometido em resolver os problemas da cidade é uma caixinha de surpresa.

Sem opção, mais uma vez o eleitor de são Luís está num mato sem cachorro e pode de novo, acabar indo caçar com gato, e ai é que mora o perigo.

Só me resta desejar boa sorte. E que ganhe São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário