segunda-feira, 25 de abril de 2016

RETRATO DO DESCASO: CANSADO DE ESPERAR PELO "MAIS ASFALTO", HOMEM RESOLVE PAGAR PARA TAPAR BURACO NA FRENTE DE CASA NA CIDADE OPERÁRIA

Um dia desses eu comentava no meu programa de rádio (Conexão 560 na Educadora) que a situação da infraestrutura de São Luís só não tá pior porque a população tem ajudando bastante o prefeito Edivaldo Júnior, entupindo os buracos que tomam conta da cidade com seus lixos caseiros. Se quebram uma parede, capinam um quintal etc, tudo que é entulho tem como destino certo as valas se formam em grande quantidade nas ruas e avenidas e transformam a capital maranhense num aspecto de quem sofreu bombardeio pesado, isso graças a falta da atenção administrativa do município, o que tem causando danos e provocado revolta na população ludovicense.

O descaso do poder público tem sido tamanho que tem levado gente a tirar dinheiro do próprio bolso para custear um serviço (pequeno que seja) de recuperação de vias públicas, porque o benefício da prefeitura nunca chega. Outros se juntam em comunidade, fazendo “vaquinha” com essa finalidade, como aconteceu ano passado no bairro do João Paulo, onde moradores cansados de implorar por uma resposta da prefeitura, acabaram se juntando e arrecadavam entre eles cerca de R$ 10 mil necessários para entupir crateras que se abriram na rua e a deixaram intrafegável, situação esta que até virou notícia em rede nacional de televisão.

Pois bem, semana passada, mais precisamente no feriado de 21 de abril me deparei com situação idêntica na Cidade Operária. Na rua 15-A da Unidade 105, um cidadão que preferiu não se identificar, decidiu realizar por conta própria uma obra de tapa-buraco na porta da casa dele. Contratou o serviço desse rapaz ai da foto, que recuperou o buraco que ali se formou há muito tempo.

“Não dá mais pra esperar... disseram que iam passar aqui (referindo-se ao programa ‘Mais Asfalto’ lançado pela prefeitura em parceria com o governo), mas foi só promessa. Isso aqui prejudica muito a gente, por isso resolvi comprar o material e pagar pra fazer o serviço, né?”, disse o homem.

Parece uma bobagem, mas esse homem que teve essa atitude é o mesmo que paga caro em impostos para ter serviços garantidos por quem é eleito para administrar com competência o dinheiro público e zelar pela cidade, respeitando os diretos do cidadão.

Assim como a rua 15-A, a grande maioria das ruas dessa unidade da Cidade Operária é uma buraqueira só, que dá prejuízos a quem tem carro e precisa trafegar por ali, bem como tem esgotado a paciência dos moradores que se sentem abandonados pelo poder público, e isso se repete em toda a cidade, que não à toa já está sendo chamada de “Buracópolis”.

Eu repito o que disse no rádio: na situação em que vivemos, em uma cidade que mais se parece com um cenário de pós-guerra, na condição de gestor, sinceramente teria vergonha de dizer que era prefeito de uma capital, e por cima, de uma cidade patrimônio da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário