segunda-feira, 15 de junho de 2015

CONHEÇA O VOTO DOS DEPUTADOS MARANHENSES NA REFORMA QUE VAI DAR DE BANDEJA NOVE ANOS A SENADORES

Que o plenário da Câmara Federal aprovou no dia 10 de junho a emenda que estabelece em cinco anos os mandatos para todos os cargos eletivos no Brasil: vereadores, deputado estadual e federal, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República, e garante a senadores nove anos (um a mais que os oito atuais) de mandato antes da medida entrar em vigor por completo, todo mundo sabe, não é mesmo?

Que pelo texto catastrófico, a medida passa a vigorar só a partir de 2022 para prefeitos e especificamente aos ilustres senadores o novo tempo de mandato só começa a valer em 2027. Isso porque os senadores eleitos em 2018 serão contemplados por esse mandato imoral nove anos. Não é novidade pra ninguém.

Todos também são sabedores que políticos se articularam em tempo hábil e espertamente desarmaram os movimentos da Coalizão pela moralização na politica nacional, que tinha a frente a CNBB, OAB e mais de 100 entidades que acolhiam assinaturas em todo o país para apoiar uma reforma política mais cautelosa e urgente, em que o maior beneficiado fosse o cidadão, e não exatamente o próprio político e seus interesses pessoais, como no fundo, no fundo, foi o que acabou acontecendo com a aprovação da medida que certamente vai passar com facilidade pelo senado.

Agora você sabia que a maioria da bancada maranhense foi conivente com toda essa manobra que ainda tem muito a acontecer? Sabe quem são os deputados federais do Maranhão, nossos representes que votaram a favor dessa (como diria o então governador, hoje deputado José Reinaldo) "excrescência", que inclusive o próprio apoiou?

No placar geral foram 348 votos a favor e 110 contra. Do Maranhão, 15 parlamentares voaram a medida: 10 pelo sim, ou contra os interesses da sociedade e apenas 5 disseram não a proposta, segundo os anais da Câmara Federal.

Conheça os deputados que estavam presentes e como eles se posicionara:

Votaram pela aprovação da medida:

Weverton Rocha (PDT) Sim
André Fufuca (PEN) Sim
Junior Marreca (PEN) Sim
Alberto Filho (PMDB) Sim
Juscelino Filho (PRP) Sim
José Reinaldo (PSB) Sim
João Castelo (PSDB) Sim
Zé Carlos (PT)) Sim
Sarney Filho (PV) Sim
Victor Mendes (PV) Sim

Deputados que votaram contra:

Rubens Pereira Júnior (PCdoB) Não
Hildo Rocha (PMDB) Não
Eliziane Gama (PPS) Não
Aluísio Mendes (PSDC) Não
Pedro Fernandes (PTB) Não

A proposta volta a ser voltada em segundo turno pelos deputados e depois segue ao senado onde ainda poderá sofrer alteração ou não.

Agora cá pra nós, precisamos de reforma, mas como essa que foi feita nas coxas e que de urgência só a votação, uma vez que só entrará em vigor em 2027, garantindo 9 anos de mandato a um grupo de senadores, ou beneficiando gente que não deveria nem estar mais na política, é brincadeira de mau gosto de pouco mais de três dezenas de pessoas que querem subestimar a capacidade de raciocínio e a inteligência de 200 milhões de brasileiros, com suas suas propostas do tipo presente de grego.

E o que podemos fazer? Nada. Só deixar acontecer, afinal isso faz parte da política rasteira e de cunho pessoal da maioria, que infelizmente é operada em nosso território. E quem viver verá o resultado de todo o lixo que hoje está sendo enterrado. Só nos resta torcer para que o esterco vire adubo e faça brotar na esperança dos que sonham, dias melhores aos nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário