Serviços públicos da rede municipal de São Luís, inclusive de saúde, ficaram fora do ar desde a última quarta-feira, 21, e tem causado grandes transtornos aos usuários. O motivo, segundo informou um servidor público ao blog do Adilson Carlos, é que a prefeitura não está pagando a provedora de internet, e o débito já chega quatro meses, e desta maneira, a empresa resolveu, na semana passada promover um corte geral no serviço, que atingiram todas as secretarias.
Entre os serviços afetados está a Central de Marcação de Consultas [Cemarc], que sem internet suspendeu o atendimento, e vem causando danos e insatisfação a quem precisa marcar consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde [SUS].
"A prefeitura tá há quatro meses sem pagar o provedor de internet da prefeitura. Desde quinta-feira que não funciona nada. Nem Semarc, nem a própria Semus, nenhum órgão tá funcionando, praticamente. Tudo fora do ar o sistema por falta de pagamento", denuncia o servidor que trabalha no setor da saúde.
O editor do blog checou a informação junto a um segundo funcionário da prefeitura, ligado a Semed, que confirma que todas as secretárias, até a sexta-feira, estavam sem serviço de tecnologia, prejudicando danosamente o atendimento ao público.
"Todas as secretárias, Seplan, Semed, Semcas e a própria Semit onde fica o coração dos computadores estão sem serviços de sistemas tecnológicos desde o dia 21", afirma.
"E sabe o que o prefeito Braide tá fazendo? Festa nos bairros. Neste sábado tem mesa de Bar e Pão com ovo, circo na Cidade Operária. Pra que? Pra eleger o irmão dele", completa o servidor da Semus.
Ou seja, desde quarta-feira, 21, assim como quem precisou de algum serviço em qualquer secretária, sem sucesso, pacientes que precisaram marcar algum procedimento para tratamento ou prevenção de sua saúde na Cemarc simplesmente só deram uma viagem em vão até o departamento na Alemanha, perdendo tempo e dinheiro, e ainda votou pra casa insatisfeitos e irritados. A quem tem problemas grave vai conta com a sorte, nesses atrasos causados pela irresponsabilidade da gestão municipal.
Ao que parece a prefeitura de São Luís anda dando calote nas empresas terceirizadas, a exemplo do que faz com a Maxtec, dando uma demonstração que está pouco preocupada com o cidadão contribuinte.
Pelo visto, dinheiro a prefeitura tem de sobra, o que está havendo é desvio de finalidade na aplicação dos recursos.
Em nota divulgada por meio da Semit, a prefeitura trata o caso como um problema técnico que está sendo solucionado e informa que em breve os serviços serão restabelecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário