domingo, 8 de maio de 2022

DESRESPEITO, INSENSIBILIDADE E HUMILHAÇÃO: NO DIA DAS MÃES, FUNCIONÁRIOS DA MAXTEC E OUTROS TRABALHADORES DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS COMEM O "PÃO QUE BRAIDE AMASSOU"



Desrespeito, insensibilidade e humilhação marcaram o dia das mães dos funcionários da Maxtec, que prestam serviço de limpeza e higienização nos hospitais da rede municipal de São Luís, que assim como na semana santa, passaram esta data especial comendo o "pão que Braide amassou" [parafraseando a expressão popular comer o pão que o diabo amassou, que representa muito bem o grande sofrimento pelo qual passa a categoria]. 

Os profissionais estão novamente com pires nas mãos, pois de forma humilhante, a terceirizada, com a permissão da prefeitura, voltou a atrasar o pagamento dos seus salários, alegando falta de repasses pelo município [cerca de quatro meses, o equivalente a R$ 12 milhões]. 

No mês passado o atraso chegou a mais de 20 dias, e só saiu depois que os trabalhadores resolveram cruzar os braços. Agora o desrespeito se repete, quando eles denunciam que passam o dia das mães sem dinheiro para comer, e nem para comprar um presentinho às suas genitoras.      

"Mais um feriado sem salário. Atrasou  de novo. Sendo que a Maxtec ta só comprando material pra limpeza e esquece  de paga o salário. E a semus  só cobra a MAXTEC pra comprar o material, porque tava faltando, mas nada de nosso dinheiro. E vamos passar o dia das mães sem salário,  isso é  uma vergonha", disse um funcionário. 

O prazo para pagamento era dia 6, portanto na sexta-feira, porém o dinheiro não caiu na conta deles, para desespero geral e mais lamentos.  

Isso ai já virou palhaçada! Esse mês por ser mês das mães, a gente trabalha toda noite, trabalhamos nossos plantões direito, sem faltar, pra receber nosso dinheiro certinho e na hora não receber, isso é muita sacanagem. É muita falta de consideração, é uma humilhação tremenda com nós trabalhadores. Todo mundo tava na expectativa que o dinheiro fosse sair pra gente comprar presente pras nossas mães, fazer um almoço digno, e não podemos porque não temos dinheiro", desabafou uma funcionária.

MUITO ESTRANHO

Aliás, conforme informamos aqui no blog [reveja], no dia 28 de abril houve uma audiência de conciliação entre a prefeitura, a terceirizada e o sindicato da categoria na Justiça do Trabalho, para trata sobre o assunto, porém, segundo nossos informantes, até hoje eles não sabem nada do resultado, pois o sindicato silenciou após o evento. Isso tem soado muito estranho aos trabalhadores, que ainda esperam um posicionamento da entidade classista.

OUTRA CATEGORIA SEM SALÁRIO

A propósito recebemos a informação que, assim como os funcionários da Maxtec, outra categoria de responsabilidade da prefeitura de São Luís que passou o dia das mãe de prato vazio e barriga roncando foi a dos contratados. Eles deveriam receber também na sexta-feira [6], porém foram surpreendidos quando acessaram seus saldos bancários e não tinha nada. A gratificação do SUS aos demais servidores também não foi paga. 

"Êita que esse prefeito Eduardo Braide, hein?! Na véspera do dia das mães, ele não pagou os contratados! Nem a gratificação do SUS dos outros servidores", revela uma fonte do blog do Adilson Carlos. 

Pelo visto essa gestão do prefeito Eduardo Braide não gosta de honrar com suas obrigações. 


Leia também: 

PROTESTO, TUMULTO, DENÚNCIA DE AGRESSÕES E TEATRO MARCAM A APROVAÇÃO DE REAJUSTE DOS SERVIDORES NA CÂMARA DE SÃO LUÍS

FIM DE CONTRATO? COM DÉBITO MILIONÁRIO PREFEITURA SE REUNE COM MAXTEC E DEVE OFERECER PROPOSTA IDENCOROSA: COITADOS DOS FUNCIONÁRIOS

COM SALÁRIO ATRASADO FUCNIONÁRIOS DA MAXTEC VOLTAM A CRUZAR OS BRAÇOS E HOSPITAIS DE SÃO LUÍS FICAM SEM SERVIÇO DE LIMPEZA

CAOS NO SOCORRÃO II: PACIENTES FICAM ATÉ TRÊS MESES INTERNADOS À ESPERA DE CIRUGIA: "EU DURMO NO CHÃO, TIPO CACHORRO", DENUNCIA ACOMPANHANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário