segunda-feira, 7 de março de 2022

DÁ PRA ACREDITAR? SEM SORTE NA EDUCAÇÃO, BRAIDE PODERÁ RESSUSCITAR MOACIR FEITOSA PARA COMANDAR A SEMED PELA ENÉSIMA VEZ



Quando pairava um suspense sobre a decisão do recém eleito Eduardo Braide na escolha de secretários para as pastas de Educação e Transporte, comentei aqui neste blog, que só faltava o novo prefeito escolher os ex-secretários Moacir Feitosa e Canindé Barros para preenche-las [reveja], pois os dois já eram figuras tarimbadas nas gestões dos últimos prefeitos de São Luís. Mudava o prefeito e os secretários das duas pastas eram sempre os mesmos. Bom, o saudoso Canindé, que deixou sua marca na cidade com bons serviços, embora tenha ainda deixado muito a desejar, infelizmente não terá essa oportunidade, mas e o Moacir que fez da educação um desastre?

Pois é, amigos. Estive conversando com um determinado professor que tem trânsito lá pela Secretaria Municipal de Educação [SEMED], e ele me soltou esta pérola: que Moacir Feitosa tem grandes possibilidades de um retorno triunfal para comandar pela enésima vez a educação da capital. Os motivos, segundo a nossa fonte, é que o prefeito Braide [que ainda não conseguiu emplacar um secretário que corresponda as suas expectativas] andaria insatisfeito com o desempenho da atual secretária Carolina Salgado. Por essa insatisfação já estaria sondando Feitosa, e poderá ressuscitá-lo, e trazê-lo de volta como o "salvador da pátria" para a educação municipal, que está no fundo do poço, também nesta gestão. 

"A educação tá em frangalhos e o prefeito não ta satisfeito [...] O pior é que ele [Moacir] topa pegar essa p... de voltar", comentou o professor. Dá pra acreditar?


SEM SORTE NA EDUCAÇÃO

Em um ano e três meses de seu mandato, Eduardo Braide já soma três mudanças na SEMED. A primeira foi a vice-prefeita, a professora Esmênia Miranda, sua escolha pessoal ainda na campanha, mas que caiu com apenas cinco meses no cargo, após pressão de aliados oportunistas do prefeito. No mês de maio ela foi sucedida por Marcos Moura, que conseguiu se segurar por cinco meses, vindo a cair em outubro de 2021, para a entrada de Carolina Salgado, que possivelmente está na "corda bamba". 

Miranda levou grande entusiasmo e esperança a educação municipal, marcou presença nas escolas, conhecendo a triste realidade deixada pela gestão passada [que tinha o mesmo Moacir no comando do setor], e se comprometeu em promover mudanças enérgicas por uma educação de qualidade, porém suas asas foram cortadas precocemente. Os próximos que a sucederam, segundo relatos de profissionais da área que tenho ouvido, são apenas secretários de gabinete, e pouco acrescentam, mantendo a educação nivelada por baixo. 

Esmênia Miranda, Marcos Moura e Carolina Salgado

MOACIR FEITOSA: DO MELHOR AO PIOR

Historicamente o professor Moacir Feitosa já ocupou a SEMED por ao menos seis gestões, começando pela de Jackson Lago, passando por Tadeu Palácio [duas], João Castelo [uma], e as duas de Edivaldo Holanda Jr, sendo exonerado por este no final de seu mandato em 2020, como estratégia de melhorar sua imagem política. 

Viveu o auge da sua competência na gestão de Tadeu Palácio, quando era ovacionado pelo corpo docente do município, sendo reconhecido como melhor secretário da história, fazendo uma verdadeira revolução na educação, o que o credenciou a prêmios na área nacionalmente. 

Porém não repetiu o feito nas gestões posteriores, e ganha título da incompetência, principalmente na última, de onde saiu como sendo um dos piores secretários da era Holanda Jr, deixando a educação em estado de calamidade, com escolas abandonadas [a exemplo da Darcy Ribeiro], tendo suas estruturas em péssimas condições, desabando sobre cabeça de alunos; com educadores e pais de alunos revoltados com a sua vergonhosa atuação. E desta vez ele saiu e não deixou saudade para ninguém. 

Especulação a parte, mas se de fato retornar ao cargo, Moacir terá a oportunidade limpar toda a "cagada" [perdão pelo termo chulo, mas é o mais adequado] que ficou da sua última passagem como secretário, ou afundará de uma vez por todas a educação municipal, levando junto para o fundo do abismo também a imagem do novo prefeito.

Vale lembrar que o prefeito Eduardo Braide vem fazendo mexidas estratégicas na sua gestão para se encaixar nos planos do pré-candidato ao governo do Estado, senador Weverton Rocha, que é do PDT, partido ao qual Feitosa sempre esteve coadunado, seja como membro ativo ou aliado.

Vamos aguardar...

Leia Também: VERGONHA, BRAIDE! ANTES REFERÊNCIA DE ENSINO, UEB DARCY RIBEIRO VIVE O MAIS CRUEL ABANDONO: SEM ALUNOS ESCOLA TEM LIXÃO E VIRA ABRIGO DE USUÁRIOS DE DROGAS

E mais: MAIS ABACAXI PARA A SEMED: PARA IMPLANTAR CRECHE EM UEB NO RECANTO VINHAIS DIRETORA "EXPULSA" 50 CRIANÇAS DA ESCOLA E PAIS FICAM REVOLTADOS

5 comentários:

  1. lembrando que a atual secretaria encontra-se respondendo processo judicial, assumiu o semed estando em improbidade administrativa

    ResponderExcluir
  2. Professor Moacy foi um excelente secretário. Só espero que não leve Juju e Arsenia

    ResponderExcluir
  3. Não é possível. As escolas estão sucateadas por gestão deste senhor. Esse é o fundo do poço. Retorno ao nada. Ninguém merece 😔

    ResponderExcluir
  4. Tudo na gestão Braide está naufragando. Os últimos secretários de educação ficaram conhecidos por tratar mal as pessoas, postura arrogante não combina com a pasta da educação, embora esta não se confunda com boas maneiras, a atual vice-secretária tb tem sido alvo de críticas por tratar mal as pessoas. Eu particularmente não acredito que Braide ainda vá conseguir fazer a gestão dele ser menos pior do que a de Edivaldo.

    ResponderExcluir