Por reajuste salarial, os rodoviários decidiram em Assembleia Geral nesta terça-feira [15] pela paralização total no sistema de transporte coletivo de São Luís a partir desta quarta-feira [16], deixando a cidade sem ônibus por tempo indeterminado. A direção do sindicato dos trabalhadores alega impasse com os patrões, que seguem intransigentes, sem querer garantir os direitos da categoria. A bomba criada entre as duas classes, mais uma vez, cai no colo do prefeito Eduardo Braide, que poderá ter que optar entre reajustar o preço das passagens ou permitir a demissão em massa de cobradores, eliminando definitivamente esta função.
Isso mesmo. A demissão de cobradores, iniciada pelo ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr, com a sua propalada licitação do transporte, agora é a nova estratégia usada pelo sindicato da empresas [SET] para colocar a prefeitura na linha de tiro, na discussão pelo aumento tarifário no sistema de transporte da capital, pleiteado desde o início da nova gestão.
Em outubro do ano passado, quando os rodoviários cruzaram os braços por 12 dias, o editor deste blog já cantava a pedra de que aquele impasse envolvendo rodoviários, empresários do setor e a prefeitura, que virou uma verdadeira novela, só encerraria com o tal reajuste, o que não ocorreu, pois o prefeito articulou injetar dinheiro para beneficiar as empresas, um montante de cerca de R$ 12 milhões. O problema é que a prefeitura estaria falhando com o acordo, e ainda ameaçando desfazer a licitação do transporte, o que teria deixado os empresários furiosos e com sede de vingança. A resposta ao executivo tem sido dada com atrasos nos pagamentos dos funcionários e suspensão de direitos trabalhistas destes, o que tem resultado em revoltas da classe, com paralizações em determinadas empresas, e gerando grandes prejuízos à população.
Bom, quem apostou que a novela havia acabado, errou feio, pois ela está de volta em sua nova temporada, e com perspectiva de um final trágico, pois agora os empresários, alegando falta de dinheiro nos caixas, ameaçam uma demissão em massa nos setor para os cobradores, caso atendam as exigências do sindicato dos rodoviários, que entre elas, reivindica reajuste nos salários e no valor do tíquete alimentação dos trabalhadores.
Para o SET, Eduardo Braide, entre a cruz e a espada, terá como opção: ler na sua cartilha e reajustar a tarifa dos ônibus, o que é menos desgastante para sua imagem perante a opinião pública, ou entrar para a história como o "prefeito carrasco" dos cobradores de ônibus, que acabou definitivamente com a função [processo iniciado com Edivaldo Holanda Jr], colocando centenas de trabalhadores, pais e mães de famílias no "olho da rua", o que poderá até ser fatal para a sua carreira política.
ÔNIBUS SEM COBRADOR
Motorista-trocador da linha Janaína-Centro |
Com o efeito do processo licitatório do ex-prefeito Edivaldo, as empresas de transporte coletivo de São Luís passaram a excluir a figura do trocador nos ônibus, instituindo o motorista-cobrador [ou trocador], este que além de acumular duas funções e ficar ainda mais exposto à ação dos assaltantes, não ganham um centavo a mais nos seus rendimentos. E se obrigam a isso sob pena de demissão.
Aliás, já houve muita demissão, pois os empresários retiraram esses profissionais dos coletivos que fazem a linha bairro até os terminais, porém aos poucos os coletivos que fazem o percurso Centro também já andam somente com o motorista-trocador. Recentemente peguei um ônibus da linha Janaína-Centro com percurso por dois terminais circulando somente com o motorista, sem o tradicional e importante cobrador.
Ja tem muitos ônibus sem cobradorqual a diferença Braide tinha que tirar essas empresas e colocar outras a maioria dos onibus não tem cobrador
ResponderExcluirAcúmulo de função e demora no atendimento ao cliente além de atrasar a viajem. Retrocesso total. Cadê o MTE?
ResponderExcluirEssa retirará d cobradores começou em um acordo do set e do sindicato dos motoristas em 2016, na gestão do péssimo prefeito Edvaldo. E outra esse braide tem q ter atitude forte.
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