segunda-feira, 22 de novembro de 2021

ESSA DUPLA SE COMPLETA, É "DE DAR NÓ EM PINGO D'ÁGUA"

 

Ainda perturba muitos maranhenses a, digamos, "piada pronta", em peça publicitária de pré-campanha ao governo do Estado do senador Weverton Rocha [PDT] estampada em formato bakbus em ônibus, especialmente de São Luís, em que o pré-candidato, para vender a sua imagem de bom moço (será?) aparece em fotomontagem ao lado do ex-presidente Lula (PT), e claro, chama a atenção o título: “LULA E WEVERTON, sempre juntos em defesa do trabalhador”. Quem conhece o histórico dos dois personagens tem dito: não é que é uma união perfeita? Pense em duas figuras habilidosas! Ambos apontados e investigados por atos de corrução, mas amparados pela justiça e por uma massa alienada, seguem bem fortalecidos na política. 

Lula

Lula, todo enrolado com processo na justiça, acusado de crimes de mais crimes contra o erário publico, julgado, condenado, e por fim numa manobra fabulosa, vira o jogo, e é inocentado. Consegue no STF anulação das condenações, e de bônus ainda ganha o direito de receber de volta o dinheiro que teve confiscado, supostos valores de verbas públicas desviadas durante o seu governo, que o brasileiro terá que o pagar a ele. Agora pousando de vítima e coitado, faz pré-campanha a presidente sob forte comoção de seu expressivo numero de apoiadores. E ainda desgastou e segue desgastando politicamente perante a opinião publica aqueles que o investigaram, que o condenaram e até os que se beneficiaram com o seu processo condenatório, que o tirou da eleição de 2018. 

Weverton

Situação semelhante é a do senador maranhense. Entre os ilícitos atribuídos, Weverton é investigado por peculato e corrupção, por suposto envolvimento com o desvio de verbas do Ministério do Trabalho. E a mais famosa investigação é por suposto crime contra a lei de Licitação quando comandava a Secretaria de Esporte do Maranhão, em que teria beneficiado uma empresa, está, inclusive, teria recebido pagamento antecipado para reformar o Ginário Costa Rodrigues, mas a obra não foi concluída. Neste processo, ele se tonou réu em 2017, no Supremo Tribunal Federal [STF], por desvio de dinheiro público. 

Aliás, o nosso senador teve um grande destaque nacional recente, quando um vereador do Ceará apresentou o seu currículo: "...o sujeito conseguiu a proeza de ser denunciado por desvio de verbas pela primeira vez aos 18 anos, pasmem os senhores... Hoje ele tem 41e responde a mais de 20 processos...", diz um trecho da fala em vídeo.   

Resumo da ópera: De fato, essa dupla se completa. Lula conseguiu "convencer" a justiça de sua inocência e pode ser coroado por parte da população com seu retorno a presidência da República. Weverton, entre suspeitas, denúncias e até condenações, coloca a justiça no bolso, e subiu como um foguete na política, tendo sua última condecoração o senado, e agora sonha em chegar a autoridade máxima do estado no próximo ano. Essa dupla, como se diz no popular, é "de dar nó em pingo d'água". 

Mas isso é Brasil, o país onde o crime compensa, especialmente na esfera política. Aqui é assim: roubar [ops, desviar] dinheiro da saúde, da educação, da merenda escolar, do esporte, dos programas sociais é sinônimo de heroísmo e motivo de endeusamento popular. Eles acreditam na impunidade e tem a certeza de que terão sempre a justiça como grande aliada em suas falcatruas, e nas mãos uma massa de eleitor desinformada, alienada e até comprada para manter no poder verdadeiros sanguessugas dos recursos públicos, os gatunos continuarão fazendo a festa, e ainda debocham da cara do cidadão consciente, com direito a publicidade e tudo mais, e pior, pago com o dinheiro dos otários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário