quarta-feira, 7 de abril de 2021

MINUTO NEWS [8/4]: PRESOS PLANEJAVAM FUGA EM MASSA E SÃO TRANSFERIDOS PARA SEGURANÇA MÁXIMA EM PEDINHAS; PARA BENEFICIAR GRANDES EMPRESAS GOVERNO FLEXIBILIZA HORÁRIOS NA GRANDE SÃO LUÍS; RESPONSÁVEIS POR DESABAMENTO DE PONTE EM BACABAL PODEM SER INDICIADOS POR HOMICÍDIO; GALINHAS MORREM AFOGADAS EM NAUFRÁGIL E POPULARES FAZEM A FESTA NA BAIXADA

Quinta-feira, 8 de Abril de 2021. Dia da Natação, Dia do Desbravador, Dia Mundial da Astronomia, Dia Mundial do Combate ao Câncer e Dia Nacional do Sistema Braille.

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS [CLIQUE AQUI]

DESTAQUES

 


15 detentos da Unidade Prisional de Ressocialização foram transferidos para ala de segurança máxima da Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

A Secretaria de Administração Penitenciária não informou o motivo, diz apenas que medida faz parte de uma 'operação de inteligência' que está sob sigilo.

Mas de acordo com fontes internas, os detentos estariam arquitetando uma fuga em massa, mas as conversas entre eles foram interceptadas e o plano não deu certo. Por isso, a Secretaria resolveu transferi-los para uma ala onde cada preso ficará em uma cela individual.

.................................

Os aeroportos de São Luís [Hugo da Cunha Machado] e Imperatriz [Renato Moreira] foram leiloados, e serão entregues a empresa CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina.

A empresa arrematou por R$ 754 milhões de reais, com ágio de 9 mil por cento, o bloco de cinco aeroportos que inclui os dois maranhenses. A Companhia de Participações e Concessões (CPC), do grupo brasileiro CCR é quem vai administrar os terminais por 30 anos.

Além dos terminais aéreos de São Luís e Imperatriz, integram o bloco Central, os aeroportos de Goiânia (GO), Teresina (PI), Palmas (TO) e Petrolina (PE), que também foram leiloados nesta quarta-feira.

................................

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia [Seinc] edita novas medidas que flexibilizam horário de funcionamento na Ilha de São Luís. Caixa Econômica Federal e Casas lotéricas agora devem abrir ao público a partir das 8 horas da manhã, em razão do pagamento do auxílio emergencial.

Uma portaria da pasta já havia alterado o horário de funcionamento de supermercados, mercados, quitandas e congêneres na Grande Ilha, que agora já poderão permanecer abertos das 6h até às 0h, desde que respeitadas as normas sanitárias em vigor.

A Secretaria também liberou os Bares, lanchonetes, restaurantes e praças de alimentação a funcionarem até às 22h na Grande Ilha, a medida já está em vigor desde esta quarta-feira (7).

Bom, de acordo com informações, o governo do Estado, especialmente o secretário cedeu às pressões do Grupo Mateus, que batia nos decretos restitivos do governador Flávio Dino [PCdoB], que estavam atrapalhando seus negócios. Como todos sabem, o Supermercados Mateus é o primeiro a abrir e o último a fechar o atendimentos entre as demais empresas locais, e vinha sendo prejudicado com essa história de de funcionar das 9h às 21h. 

Depois, certamente de umas conversas regada a um bom whisky e uns bons acertos, a concessão foi dada, afinal o homem agora é um dos 30 bilionários do Brasil e tem uma boa relação com o palácio, e merece um benefício. Fazer o que, né?

Para minimizar uma reação dos pequenos comerciantes, Simplício Araújo [secretário] inclui nos horários de funcionamento das 6h à 0h até "quitandas" [kkkkk] e manda os bares e restaurantes funcionarem até um pouco mais tarde do que horário permitido até então de 21h, mas não podem passar das 22h, "para não aglomerar", sob pena de levar multa e até repressão policial, por determinação do Estado. Durma com um barulho desses, e me compre um bode, seu Simplício.

............................

O Corpo de Bombeiros do Maranhão investiga as causas do acidente na Cidade Operária, em que um botijão de gás explodiu, resultando na morte de uma mulher identificada como Maria das Graças Pereira Launé.

O corpo dela foi encontrado por equipes de resgates já na madrugada desta quarta-feira, debaixo da laje que desabou. O filho dela que não teve o nome divulgado foi levado em estado grave ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

Com o impacto da explosão, três casas e cinco quitinetes foram atingidas e ficaram danificadas.

..............................

 

Em Bacabal, Policia Civil abre inquérito criminal para apurar as circunstâncias da morte do rapaz em consequência do desabamento da ponte metálica sobre o rio Mearim, fato ocorrido no último domingo [4/4].

De acordo com o delegado Regional, Carlos Renato, estão sendo levantadas informações sobre o estado de conservação da ponte, além de lados periciais. Também já foram intimados agentes públicos de órgãos fiscalizadores do município para prestarem depoimentos.

Inicialmente o inquérito policia tem o prazo de trinta dias para ser concluído, e os responsáveis podem ser indiciados por homicídio culposo, levando em consideração que a ponte estava aberta ao público sem a devida segurança em sua estrutura física.

Paulo Henrique, de 21 anos que passava sobre a estrutura no momento do acidente foi óbito, mesmo tendo recebido socorro hospitalar.

A responsabilidade por essa ponte é da prefeitura de Bacabal, que era cobrada por moradores por sua manutenção, visto que oferecia riscos a quem passava por ela, porém a administração pública fazia ouvido de mercador. Chegaram a destinar R$ 5 milhões para reforma da mesma, mas até hoje, nem obra, nem o dinheiro, que pelo visto sumiu.

Agora vem também os oportunistas. O senador Roberto Rocha, por exemplo, já anunciou que vai construir uma ponte nova, que servirá, inclusive para passagem de carros. Mas ao que tudo indica, apenas tira onda, visando tirar proveito político.

Vejamos se ao menos as vítimas do desastre serão indenizadas, já que ponte agora será mais difícil que "leite de onça". 

.........................................

Em Penalva, baixada maranhense, um fato curioso chamou a atenção em grupos de Whatsapp. Um barco afundou cheio de mercadorias minutos antes de sair do porto da cidade, e por pouco não ocorreu uma tragédia, pois segundo informações de populares, a embarcação iria atravessar o rio Cajari com destino a localidade Jacaré, carregada de passageiros e mantimentos.

Tragédia mesmo foi para as galinhas. O barco afundou lotado de caixas de frangos que iriam abastecer os povoados da outra margem. Muitos animais morreram antes do tempo, e populares pularam no rio para pegar os bichos e levaram para suas casas.

O caminhão que carregava as aves para o barco já havia tombado, e foi saqueado por populares, que fizeram a festa, levando as galinhas para o deguste.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário