quinta-feira, 22 de abril de 2021

MINUTO NEWS [23/4]: VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 EVIDENCIA DISPUTA POLÍTICA EM SÃO LUÍS; HOMEM ASSASSINADO DURANTE JOGO DE BILHAR NA BAIXADA; SUSPEITOS DE LATROCÍNIO PRESOS EM SÃO LUÍS; A BOLA VOLTA A ROLAR PELA SEGUNDA FASE DO MARANHENSE

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021. Hoje é Dia de São Jorge, conhecido como Santo Guerreiro; também é Dia do Serralheiro; Dia do Torcedor Corinthiano; Dia Mundial do Escoteiro; Dia Mundial do Livro; Dia Nacional da Educação de Surdos e Dia Nacional do Choro [homenagem a data de nascimento de Pixinguinha].

VEJA O MINUTO NEWS NO YOUTUBE COM AS IMAGENS DESTAS NOTÍCIAS [CLICANDO AQUI]

 DESTAQUES...

Três pessoas foram presas em flagrante, duas delas em São Luís e uma em Santa Rita, durante Operação da Polícia Federal no Maranhão por suspeita de comercializar dinheiro falso no Estado. Ação investiga organizações criminosas que estão falsificando e revendendo cédulas através da internet.

Segundo a Polícia Federal, os presos encomendavam as notas aos falsificadores e recebiam o objeto do crime através de encomendas enviadas pelos Correios.

Foram apreendidos aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais) em cédulas falsas. Os envolvidos responderão pelo crime de moeda falsa, art. 289, 1º do CPB, cuja pena é de reclusão, de 3 a 12 anos, e multa.

...............................

Polícia Civil prende no bairro da Ribeira, zona Rural de São Luís três homens suspeitos de cometerem um latrocínio [roubo seguido de morte], fato ocorrido na mesma área no dia 22 de fevereiro.

Na oportunidade cerca de 30 integrantes de uma facção criminosa assaltaram residências do bairro, mataram um homem com 17 tiros. Segundo a polícia, a vítima identificada como Rondinele era um trabalhador e não tinha envolvimentos com a criminalidade.

De acordo com o delegado de homicídios, Felipe César, a ação foi uma disputa entre facções na região do Andiroba, Residencial Albino Soeiro e Residencial Eco Tajaçuaba.

Outros envolvidos no latrocínio e assaltos a residências na região já foram identificados. A polícia mantém as diligências com o intuito de prender os demais criminosos.

...............................

Em São Bento, baixada maranhense, um homem foi assassinado com diversas facadas em um bar, no bairro Rosendão.

Segundo informações de populares, os envolvidos jogavam de bilhar quando tiveram um desentendimento, onde o acusado desferiu vários golpes de faca na vítima. O homem ainda foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no Hospital da cidade.

Até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso.

Detalhe, é que o fato ocorreu na quarta-feira, por volta das 16:30. A Polícia Militar foi acionada, fez os procedimentos, porém os policiais entraram em contato com a Polícia Civil de São Bento, mas ninguém se encontrava na Delegacia, e o fato foi comunicado na Delegacia Regional de Pinheiro, onde tinha apenas o Escrivão de Plantão.

....................................

E olha só a audácia da bandidagem. Bandidos invadem delegacia no Maranhão e roubam três motocicletas.

Isso aconteceu no município de Matinha, baixada maranhense. Segundo informações confirmadas pelo próprio delegado local, a ação teria sido praticada por três elementos. O caso está sendo investigado sob sigilo por questões de segurança.

Ainda segundo informações não confirmadas pela política, antes da ação os meliantes teriam cortado a energia do Distrito Policial.

Outro problema para identificar os criminosos é que o sistema de monitoramento por câmeras de segurança está danificado há dias.


Se a polícia diz que a investigação está em sigilo é sinal que já sabe quem são os autores do furto. O trabalho sigiloso pode acontecer em duas situações: para não assustar o criminoso ou para proteger a identidade do mesmo. Neste último, às vezes é tudo resolvido sem alarde, para não causar constrangimentos até mesmo aos familiares.

Será uma dessas possibilidades em Matinha?

....................................



A prefeitura, por meio a SEMUS informa que ainda não está vacinado os profissionais da Educação da rede particular de São Luís. Isso porque ainda está aguardando o envio das relações pelos estabelecimentos com os nomes de profissionais a serem vacinados contra a Covid-19, conforme acordado em reunião no dia 19 de abril com as entidades representativas.

A Semus reforça que também aguarda a entrega das doses de vacina pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), conforme solicitado oficialmente desde o dia 16 de abril.

Assim que as relações de profissionais forem disponibilizadas e as doses de vacina entregues pela SES à Semus, a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da Educação da rede particular de São Luís será iniciada imediatamente.

A vacinação para os professores da rede pública da capital está acontecendo.

A vacinação na capital está se descambando para uma disputa política entre o governo e a prefeitura, visto que o Estado, por meio da Secretaria de Educação tem mostrado interesse em assumir a imunização dos profissionais da rede particular de educação. Isso vai contrariar a dinâmica estabelecida, em que o governo federal envia as doses para os  Estados, estes distribuem  às prefeituras, que por sua vez aplicam a vacina na população, e neste momento em grupos prioritários.

Acontece que, aqui na capital há fortes evidências de que o secretário da SEDUC, Felipe Camarão, pré-candidato a eleição de 2022, tenta usar a vacinação contra a covid 19 como um trampolim político a seu favor, visando votos. Em jogo está o fato de quem vacina, que poderá depois usar o discurso de que foi "o salvador de vidas", visando converter isto em votos.

A atitude oportunista de Camarão, quebrando o protocolo, poderá gerar um conflito maior entre o governo do Estado e a prefeitura da capital, enquanto a população só pensa em estar salva da doença.

Tomara que eu esteja errado, mas evidências raramente costumam falhar. Vamos acompanhar o desenrolar desse episódio.

.................................

A bola volta a rolar pelo Campeonato Maranhense de Futebol 2021, agora pela segunda fase da competição, com os classificados. Os primeiros jogos acontecem neste domingo [25]. Em São Mateus o Juventude recebe o Iape às 15h30, no estádio Pinheirão. No mesmo horário, São José e Pinheiro se enfrentam no Nhozinho Santos em São Luís.

Nesta fase, ida e volta, não há vantagem de jogar pela igualdade no placar agregado, portanto se houver empate após os dois jogos, a decisão será nos pênaltis.

Os vencedores dos confrontos vão para a semifinal e enfrentam, também no sistema de mata-mata, Moto e Sampaio, que foram os dois melhores, respectivamente, na primeira fase.



Nenhum comentário:

Postar um comentário