terça-feira, 5 de março de 2019

O "CARNAVAL" DA REFORMA DE FLÁVIO DINO DEIXOU FRUSTRAÇÕES EM QUEM FICOU DE FORA DA "FOLIA". E NO RATEIO A ANA DO GÁS FOI "BRINCAR" NO BLOCO ERRADO


O "Carnaval" da Reforma Administrativa do governo do Maranhão, recentemente executada por Flávio Dino (PCdoB) deixou muita gente frustrada com o rateio das pastas, claro por não ter sido contemplado com um "abadá" distribuído pelo governador. Nos bastidores ainda se comenta o fato de nomes dados como certos terem ficado de fora da "folia"  do Rei dos Leões". E tinha gente que já até arrumavam a fantasia (com direito a máscara e tudo), mas teve de retorná-la ao baú da decepção, para usá-la, quem sabe, numa próxima oportunidade. E não é que teve gente "brincando" no bloco errado?

Na folia, o Márcio Jerry parece ter finalmente tirado o pé de cima da sua amada SECAP, antes SECOM (ele  unificou as duas pastas em uma só que ficou a sua: dura), mas a comunicação do governo foi entregue a Rodrigo Lago. A SECAP agora muda de cara. Ou será se ainda terá intervenção de Jerry na mesma, direto de Brasília, como ocorreu no período em que se afastou para a campanha, deixando lá um fiel escudeiro?

Sérgio Frota, que com os sucessivos vexames com a Bolívia Querida, não conseguiu a reeleição, era cogitada a possibilidade de ele ficar com a Secretaria de Esporte, mas quem acabou agraciado foi Rogério Cafeteira, que também não obteve sucesso no vestibular das urnas em 2018, visto o seu mediano desempenho na Assembleia Legislativa. 
Talvez tenham eles pensaram: não deu conta do Sampaio... 
Ao cartola, agora sem mandato,  restou-lhe a dedicação exclusiva ao seu Sampaio Coreia, além de enfrentar uma frota de  processos judiciais que já agudavam o fim de sua imunidade parlamentar. Entre eles, a venda da sede do time, que até hoje não convenceu, por exemplo o próprio torcedor.

Do governo, Sérgio Frota pode alimentar a esperança de um bom patrocínio ao tricolor, tricolaço, mas para isso certamente dependerá do desempenho em campo, por isso a responsabilidade de formar desta vez um time competitivo.

Raimundo Cutrim, outro que não passou no vestibular das eleições 2018, andou estrebuchando, talvez sonhando com seu retorno a Secretaria de Segurança Pública, tentou até desestabilizar Jefferson Portela (seu companheiro de partido o PCdoB), mas não conseguiu derrubar a credibilidade de um dos nomes mais honrados no comando da Segurança do Estado do Maranhão nos últimos tempos. 
Cutrim foi grande defensor do delegado Tiago Bardal, preso em 2018 (segundo ele injustamente), acusado de práticas ilegais no exercício da função, e chegou a acusar o Portela de perseguição ao amigo. 


Pedro Fernandes perdeu a Agência Metropolitana, criada por Dino para ele em troca de apoio político, onde foi emplacado o filho Pedro Lucas, que permaneceu até se eleger deputado federal. A Agência agora passa para o domínio de Luís Fernando, que tem como desafio torná-la funcional de fato. 
Pedro Fernandes (então deputado federal que pulou fora do barco de Sarney, ao perceber que o cenário não era favorável a Roseana na eleição que viria em 2018), deve se conformar com o que tem: a suplência de senador e esperar que Eliziane Gama (a titular) dê uma saidinha, pra também sentar-se um  "cadim" na confortável poltrona do senado.

E o que dizer do deputado Hélio soares? Circulou informação que o "Rei Dino" já havia confirmado uma secretaria a ele, o que não foi concretizado. Ora, a especulação veio justamente ao mesmo tempo que o "oposicionista" declarava seu amor mais íntimo ao ex-presidente Sarney, expondo seu desejo de adotar o "Sarney" para seu nome, depois da decisão de Adriano Sarney ter retirado o sobrenome do avô, tornando-se apenas Adriano, para a política. Então a informação era falsa, ou a declaração de Soares mexeu com os brios do governador, que acabou por tirá-lo de seus planos.


Foto montagem
E a Ana do Gás foi "brincar" no bloco errado. A deputada que no passado tentava dar “pitacos” em setores da saúde do Estado (lembram do vídeo em que ameaçava uma diretora de UPA?), foi agraciada com a Secretaria da Mulher, comendo o "bandeco" da petista Terezinha Fernandes. Ué!?! Se a Ana é especialista em gás, porque diabos não mandaram ela para a GASMAR? Aliás, a rainha do gás foi muito esperta! Chegou na Assembleia Legislativa em seu primeiro mandato no grupão de Sarney, mas para ter garantia do sucesso, tratou cedo de pular para o Partido do dono da festa. Agora colhe bons resultados.

Aliás, se não dava a GASMAR para a deputada (hoje do PCdoB), o governador Flávio Dino poderia ter criado a ela a Secretaria da Transformação e Beleza ou a Secretaria da Saúde Corretiva. Certamente todos lembram da Ana antes e depois de deputada, quanta diferença!!! A mulher encontrou fórmula da beleza e da juventude. Assim, poderiam ter criado uma pasta, para ela passar aos maranhenses a receita ou procedimentos para atualizar esteticamente homens e mulheres do Estado desprovidos de uma boa aparência. Eu juro que seria o primeiro a me inscrever. Mas já que ganhou a Secretaria da Mulher, poderia também pensar num programa para transformar "canhões" em belas sereias. Pena que os "tribufus" masculinos não terão vez. Rá rá rá  


Bom, aos contemplados a ordem agora é arrumar a casa, mas os primeiros efeitos só aparecerão depois das "cinzas". E os que sonharam entrar no bloco, se mantiverem a fidelidade ao "Rei dos Leões" poderão ter ainda a segunda chance, nem que seja para sair da suplência e assumir uma vaga de deputado, como ocorreu logo de primeira com Edivaldo Holanda (também chamado de Holandão). Aos oposicionistas também há uma esperança de pular na "folia" do comunista, desde que mudem de ideia, de lado, e leiam na cartilha do "Rei".


Nenhum comentário:

Postar um comentário