quarta-feira, 20 de março de 2019

DENÚNCIA! MEDICAMENTO ESSENCIAL ESTÁ EM FALTA HÁ QUASE UM MÊS NA FEME E SECRETARIA DE SAÚDE NÃO DÁ NEM PREVISÃO A PACIENTES

O medicamento Topiramato de 50mg está em falta há mais de 20 dias na FEME (Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados) do governo do Estado, de responsabilidade da Secretaria de Saúde. A denúncia foi feita ao blog pelo cidadão Marco Aurélio. Ele contou que tem ido sucessivas vezes em busca do medicamento essencial a uma irmã especial, mas lamentavelmente não o tem encontrado na farmácia pública, e o pior é que a resposta dada pelos atendentes é sempre que não há nem previsão de quando o mesmo estará à disposição dos pacientes.

"Minha irmã tem necessidades especiais. Ela toma medicação Topiramato 50 mg. Se ela não tomar ela pode ter crise de epilepsia. Acontece que lá na FEME, onde ela recebe não ta tendo, há mais de 20 dias que esse medicamento tá em falta e eles dizem que não tem nem previsão de quando vai ter", relata.

Ainda segundo Marco Aurélio, o remédio é administrado à paciente em três doses diárias, e com a falta do mesmo na FEME a família vinha se valendo da ajuda de uma amiga que também tem um filho usando a mesma medicação e doou uma "sobra". A preocupação agora é que essa ajuda acaba no sábado (23) e eles não sabem a quem recorrer.

A justiça? Será esse o caminho para o cidadão buscar a dignidade tão propalada pelo governo?

Esta é a saúde pública do Estado, um caos a parte no atendimento em todas as áreas, que às vezes custa até uma vida.

E o Carlos Lula, secretário de saúde, o que pode fazer para salvar uma vida?



Um comentário:

  1. Pior que não é só esse medicamento não. Meu pai necessita de um outro medicamento para evitar crise de epilepsia, o Lamotrigina 100mg. Já tem um bom tempo que está em falta também e a previsão que deram pra chegar na FEME é somente daqui a 30 dias.

    ResponderExcluir