quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

DENÚNCIA! MARCAÇÃO DE CONSULTAS NO PAM DIAMANTE CONTINUA UMA "PALHAÇADA": PACIENTES SE SUBMETEM A SITUAÇÕES HUMILHARES PARA CONSEGUIR CONSULTA E TELEATENDIMENTO SIMPLESMENTE NÃO EXISTE

A "palhaçada" continua instalada no sistema de marcação de consultas do Pam Diamante, hospital da rede estadual de saúde. O blog voltou a receber denúncia de pacientes sobre o desrespeito no atendimento daquela casa de saúde.

Eline contou que tem  vivido um verdadeiro martírio para marcar um cardiologista ao pai, um idoso de 77 anos, com sequelas de AVC.

Ela denuncia que os serviços que antes eram oferecidos pelo CEMESP, na Avenida Kennedy, só pioraram, e o atendimento virou uma “Zorra” depois que foi transferido para o PAN Diamante, o que tem dificultado muito a realização de procedimentos de saúde aos idosos. Hoje, segundo ela, para se conseguir uma vaga é preciso dirimir na fila, e pior que isso, ter que chegar ainda a tarde do dia anterior à marcação da consulta.

“Quando era CEMESP era melhor, qualquer coisa a gente ia diretamente lá e marcava, só que agora eu tô indo lá no Pan Diamante e não consigo, porque eu cheguei lá às 4 horas da manhã, e já tinha um monte de gente. Tem gente que tá chegando 5, 6 horas da tarde para marcar no dia seguinte para cardiologista”, revela.

Eline diz que vários pacientes reclamaram na direção do hospital e foram orientados a ligar no número 3311-61 34 ou ir pessoalmente na segunda-feira, isso mesmo, segunda-feira de carnaval. É que cardiologista só marca dia de segunda. E funciona mesmo marcação de consulta durante a festa de Momo? Só acredito vendo!

“Eles mandam a gente ligar pra marcar, mas o número só dá como desligado. A gente morre de ligar e não consegue nada. Esses dias, tenho passado manhã e tarde ligando, mas esse número não funciona. Aquilo virou uma zorra. Tá uma palhaçada esse atendimento no Pam Diamante. Ela (uma pessoa da direção) mandou a gente ir na segunda-feira, mas segunda-feira é carnaval, ou seja, só poderemos tentar novamente só no dia 11 de março. Isso é humilhante, é  revoltante, é um desrespeito muito grande desse governo com nós que precisamos da saúde pública”, desabafa.


E então senhores, até quando vão brincar com esse atendimento desumano? O governador do alto do seu "picadeiro" tem alardeado que a  saúde do Estado está às mil maravilhas, mostrando belas imagens, bons argumentos, mas na prática o efeito é inverso, pois na plateia tem gente dormindo na porta do hospital (o circo) pra tentar conseguir uma consulta. E ainda Inventaram a tal plataforma de um teleatendimento quem simplesmente não existe. É um atendimento indigno e tão absurdo, um descaso que nem Jó, com toda sua paciência suportaria. 

E ai vão tentando passar a ideia que está tudo ótimo, espetacular, houve mudanças que ficou agora melhor que no governo passado e tal, mas pelo visto, a diferença do governo Roseana para o governo Dino na área da saúde, é que apenas trocaram seis por meia dúzia, mudaram nomes de procedimentos, mas as práticas são as mesmas, apenas com personagens diferentes. E as mudanças tão alardeadas pelo atual governo, na realidade não passa de propaganda enganosa, literalmente uma "palhaçada", desrespeito ao cidadão.

CONTRA OS PÉSSIMOS GESTORES DA ILHA: TRÊS PROTESTOS DE POPULARES MARCARAM A GRANDE SÃO LUÍS NESTA QUINTA

Três manifestações populares realizada em três bairros de três municípios da Região Metropolitana de São Luís marcaram esta quinta-feira (28/02).

Rua Artur Carvalho – Como este blog já havia antecipado as condições desta via que pertence ao município de Paço do Lumiar. A buraqueira tem causado danos aos moradores da região, bem aos condutores que acessam ela. Completamente abandonada  pelo poder público, e já sem as mínimas condições de trafegabilidade. 
E nesta quinta-feira o que era previsível aconteceu a via foi interditada por populares na altura do bairro Miritiua. eles realizaram um protesto pra tentar ver se o prefeito Domingos Dutra toma vergonha na cara o realiza os serviços necessários.

A situação é tão drástica, que moradores da área do Residencial Turu, já cansado de esperar pelo amigo do Futi, estavam fazendo até “vaquinha” como este blog denunciou para tentar fazer o serviço por conta própria nas proximidades do Parque River. 
Parque Jair - E por falar em vergonha na cara, quem também está precisando muito disso é o outro inoperante, o prefeito Luis Fernando. Mais um bairro de São José de Ribamar acordou para manifestar-se contra sua péssima gestão. Assim como tantos outros, que certamente ainda acordarão, o bairro é só buraco e lama que dificulta a mobilidade dos moradores, seja de carro, moto, bicicleta, carroça ou a pé.

Eles não aguentam mais conviver com tanto descaso. Por isso interditaram a avenida Principal e tocaram fogo em galhos de árvore e pneus para expor a revolta que estão com a administração ribamarense.
Já em São Luís, feirantes do Jardim América bloquearam a avenida Principal do bairro na região da Cidade Operária, para reivindicar a permanência de uma feira (improvisada) na via, que a prefeitura ameaça retirar, depois de anos em funcionamento.
É que eles foram notificados para saírem do local, o que trouxe muita insatisfação, uma vez que dali é que tiram o sustento de suas famílias.

O problema é que a Prefeitura de São Luís, nas últimas gestões permitiu a formação dessa feira no local que era uma praça, e agora resolve retirá-la abruptamente, sem oferecer outro espaço aos trabalhadores. Agora pra cortar a árvore depois que ela tá enraizada, dá nisso.

Lembrando que nessa mesma avenida, nas proximidades dessa feira, na altura da entrada para a Vila Janina, tá uma buraqueira só. E se não houver manutenção por parte da prefeitura, o próximo protesto de populares na região poderá ser lá, como a exemplo de anos passados, que só foi resolvido depois de muito protesto.

Este é o show de incompetência e irresponsabilidade dos péssimos gestores que hoje comandam os municípios da região Metropolita de São Luís, que é até difícil dizer qual deles é o pior. E tome insatisfação da população.



ATENÇÃO PASSAGEIROS! QUEREM AUMENTAR PASSAGEM DE ÔNIBUS NOVAMENTE? CANINDÉ BATE NA MESA, MAS DECLARAÇÃO MAIS PARECE VESTES DE ATENDENTE DE "CABARÉ"

E o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros bateu forte na mesa e determinou: empresário que não cumprir suas obrigações com funcionários perderá o direito de operar no sistema de transporte de São Luís. Enquanto, isso rodoviários ameaçam mais uma paralisação de ônibus para esta sexta-feira (01/03), a segunda na semana, alegando que os patrões continuam descumprindo acordo firmado entre as classes perante a Justiça do Trabalho. E preparem os bolsos, pois já circula informação dando conta que um novo reajuste nas passagens estaria na "boca da espirradeira".

Sobre a declaração de Canindé, falou o que a população queria ouvir da prefeitura há muito tempo, afinal ela é a mais prejudicada, além de trabalhador, claro. Agora seria muito mais confiável, se a fala em questão não partisse do Canindé, que como é de conhecimento geral, tem uma boa relação com a classe empresarial do setor, e até conforme recente denúncia do vereador Marquinhos na Câmara Municipal, haveria favorecimento recíproco entre ambos, inclusive ilegais. Por tanto, tem pouca, ou nenhuma credibilidade tal declaração.

Aliás, a essa altura do campeonato a fala do Secretário da SMTT, lembra muito bem as vestes das belas senhoritas atendentes de "cabaré": na frente bem vestidas, mas ao darem as costas ao cliente, toda a boa vestimenta era apenas uma farsa.

E ai é que mora o perigo, pois não se sabe ao certo qual a real intenção do discurso do braço forte do prefeito: se para "meter pânico" nos empresários, ou para impressionar os usuários, uma forma de controlar a crise no setor, com a colaboração do cidadão. O que se sabe é que as empresas que descumprem os acordos com os funcionários, e estão "morrendo de medo" das ameças do Secretário, são as mesmas que controlam o sistema de transporte no Município, e que em tese, negociam direto com o próprio.

Como bom adepto de São Tomé, eu só acredito vendo.

Agora é no mínimo estranho, diante de todo esse cenário, a intransigência dos empresários permitirem que os rodoviários realizem sucessivas paralisações, prejudicando milhares de ludovicenses, pelo mesmo motivo: o não cumprimento de acordos deles mesmos com os trabalhadores.

NOVO REAJUSTE ESTÁ SENDO ARTICULADO?

E um leitor deste blog enviou um áudio que teria recebido de terceiros (mas segundo ele, vindo de boas referências no assunto), dando conta que os empresários estariam em negociação com a Prefeitura de São Luís, através da SMTT um novo reajuste nas tarifas dos transportes, o que elevaria a passagem integrada, por exemplo, para R$ 3,60, mesmo valor que os empresários queriam no último aumento, e que a prefeitura se vangloriava não ter concedido.

“Porque na realidade a tarifa quando teve aumento era pra ser R$ 3,60, mas como eles fizeram um acordo, o prefeito com os empresários, ai agora não foi repassado o reajuste aos motoristas e cobradores, como ficou no acordo lá na justiça, E ai pra eles (empresários) darem o dinheiro dos funcionários vão ter que aumentar 20 centavos nas passagens”, revela o áudio, que apesar de um tanto truncado na explicação, mas dá pra ter-se uma noção do que pode estar rolando por trás de uma possível trama que custará caro ao usuário, caso seja concretizada agora ou no decorrer do ano, o que seria uma tremenda "sacanagem".

Mas voltando a declaração radical do Canindé, estaria o Secretário blefando com a população, sabendo que o cenário é bem diferente do que pretende passar ao usuário?

Caberia até uma explicação do próprio Canindé sobre o assunto. Eu não acreditei muito nessa "história" do áudio enviado ao blog, mas tô torcendo para que não passe de um grande boato, ou como se diz na nova linguagem: um fake news.

Vamos pra frente, pois ainda temos pouco mais de 300 dias pela frente pra ver o que acontece.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

REGULAMENTAÇÃO DE TRANSPORTE POR APLICATIVOS EM SÃO LUÍS: HONORATO DIZ SER MENTIRA MENSAGEM QUE SERIA CONTRA UBER


Na Câmara Municipal nesta segunda-feira (25/02), horas e horas de muito debate, discussão e até stress entre  vereadores marcaram a apreciação do Projeto de Lei que trata da regulamentação do transporte por aplicativo em São Luís, em tramitação no Legislativo.

Enquanto os parlamentares analisavam as emendas apresentadas para funcionamento do serviço, nas redes sociais os comentários não paravam, e alguns davam conta de supostas declarações dos edis.

Uma dessas mensagens dizia que o  vereador Honorato Fernandes (PT), seria contra o aplicativo UBER. "Que absurdo! Vereador Honorato Fernandes (PT) diz que a única coisa que a UBER trás de bom para São Luís é só quebrar asfalto" diz um banner com a imagem do parlamentar.

Em nota o vereador desmente a informação que chama de má fé a sua pessoa, e emite seu posicionamento sobre o assunto.

Confira a íntegra da nota encaminhada ao blog pela assessoria do petista:

Me causou surpresa a divulgação de uma publicação em grupos de WhatsApp dando a entender que sou contra o serviço do tipo UBER. Lamento que a verdade esteja sendo falseada de maneira vil com mentiras. Em uma rápida pesquisa junto aos meios de comunicação, pode-se constatar que sou FAVORÁVEL à plena regulamentação desse tipo de atividade, ainda mais num tempo em que o desemprego atinge milhões de brasileiros no País. Sem contar, ainda, que o UBER é uma realidade aceita pela população.

Entretanto, não é justo que empresa alguma deixe de recolher tributos pela prestação do serviço em território na Ilha de São Luís e garanta a segurança tanto de quem trabalha quanto de quem utiliza. Por isso defendemos:

1. Identificação pelo Executivo Municipal de veículos que realizam esse tipo de atividade por meio de qualquer uma dessas empresas;

2. Recolhimento pela empresa do aplicativo de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), no valor de 5%;

3. Identificação pelo Executivo Municipal de qualquer trabalhador ou trabalhadora que realizará transporte por meio do serviço de aplicativo;

4. Idade máxima de 8 anos para os veículos;

5. Contrário a limitação por meio de percentual da quantidade de veículos atuando no transporte por aplicativo, pois acredito que com essas limitações no mercado ocorram com base na lei da procura e oferta, definirá preço, qualidade e quantidade.

6. Legislação específica para a categoria de taxistas garantindo a eles melhores condições de trabalho e competitividade, o que não é discutido no projeto em questão.

No mais, lamento a má fé de quem quer distorcer ou transformar mentiras em verdade. O que não pode é uma empresa como a UBER entrar no mercado e não deixar contrapartida concreta por meio do recolhimento de impostos para toda a população da ilha.

Repudio esse tipo de atitude. E que a verdade prevaleça!

Atenciosamente,

Honorato Fernandes
Vereador de São Luís.

VOTAÇÃO NA CÂMARA

Os vereadores encerraram a sessão, somente com as emendas propostas pela Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal.

Eles aprovaram emendas como a cobrança de 5% de Imposto sobre Serviço (ISS) para as empresas de aplicativo de transporte privado, tempo máximo de oito anos para os carros que trabalharem na área e também abertura de dados dos usuários aos motoristas.

A previsão é de que na sessão desta terça-feira (26/02), os debate seja retomados para a votação da proposta com as demais emendas. Se não, só depois das cinzas do carnaval.

ABUSO DE AUTORIDADE! DELEGADO É ACUSADO DE INVADIR CONSELHO TUTELAR E LEVAR CONSELHEIRA DETIDA, ALEGANDO QUE MESMA NÃO QUIS RECEBER UM ADOLESCENTE INFRATOR APREENDIDO. COMO ASSIM, DOUTOR??? A ATITUDE FOI REPUDIADA PELA ACECTMA

Um fato no mínimo curioso ocorreu em Santa Luzia, Maranhão. O delegado do Município, Alex Andrade é acusado de ter invadido a sede do Conselho Tutelar da cidade e conduzido coercitivamente à delegacia uma conselheira tutelar. O delegado alegava para tal atitude, o fato de a denunciante ter se recusado a receber um adolescente apreendido em ato infracional. Como assim Doutor???

Segundo a denúncia, contrariando o procedimento legal estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o delegado queria porque queria entregar o adolescente infrator ao Conselho Tutelar, para que ele não ficasse na Delegacia. Assim, teria ligado à Conselheira tutelar, exigindo que ela o recebesse, enquanto a mesma recusava submeter-se a tal imposição. Diante da tentativa, a autoridade policial teria se dirigido pessoalmente ao prédio do entidade, de onde conduziu a profissional ao plantão policial.

O caso deve tomar grandes proporções nos próximos dias, pois a Conselheira tutelar (que estava acompanhada de outra profissional) denuncia o ato como desrespeito a sua pessoa no exercício de sua função, tendo sofrido constrangimento, o que está sendo classificado pela entidade como abuso de autoridade, num atentado a integridade moral dela (e da companheira de profissão), pelo fato de serem mulheres.

A Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão ( ACECTMA) informou ao blog, que a ouvidoria de Segurança Pública já está ciente de tal situação, e esta garantiu que tomará as providências cabíveis. Em nota a entidade repudiou a atitude do Delegado e promete denunciar o caso até em nível nacional.


NOTA DE REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO DE CONSELHEIROS(AS) E EX - CONSELHEIROS(AS) TUTELARES DO ESTADO DO MARANHÃO - ACECTMA

A ACECTMA, Instituição legítima que representa os Conselheiros(as) e Ex - Conselheiros (as) Tutelares com cadeira representativa no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, vem à público manifestar total repúdio aos fatos que chegou ao nosso conhecimento de total desrespeito ao Conselho Tutelar de Santa Luzia - MA.

DOS FATOS:

Segundo informações na data do dia 21 de Fevereiro de 2019 na sede do Conselho Tutelar de Santa Luzia/MA por volta das 15:00, onde se encontrava a Conselheira Tutelar  Irailde Barbosa e Sulamita de Jesus,  aconteceu que o delegado de polícia Dr.Alex Andrade e seus agentes invadiram o Conselho Tutelar e conduziu a Conselheira Irailde Barbosa para a delegacia de Polícia a fim de prestar esclarecimentos ao delegado, uma vez que o mesmo ligou no plantão do Conselho Tutelar e informou que ia fazer a entrega de um adolescente autor de Ato Infracional no prédio do Conselho Tutelar, bem como a referida teria que assinar Termo de Entrega  de Responsabilidade do mesmo.

Como bem sabemos tal situação não pode e nem cabe ser atendida pelo Conselho Tutelar visto que não compete a este órgão  receber adolescente Autor de Ato Infracional.
A conselheira foi ouvida pelo delegado onde o mesmo lavrou um  TCO contra a mesma.

Ainda assim é  bom informar que no momento do ocorrido estávamos no exercício da nossa função e iríamos atender um caso, ficando assim os atendimentos daquela tarde prejudicados.

 As demais conselheiras estavam  resolvendo outras situações de violência contra criança.

O Conselho Tutelar de Santa Luzia tem de fato o triste dever de comunicar aos nossos amigos de campo que aqui aconteceu isso.

É  triste!
Ainda assim queremos que essas informações circule por todo Brasil, e que chegue até os órgão que possam nos dar apoio a fim de manifestar REPÚDIO AO OCORRIDO, bem como tomar providências.

Ainda assim comunicamos que iremos unir forças e tomar providências judiciais cabíveis uma vez que a Conselheira foi submetida a CONSTRANGIMENTO ILEGAL por parte da autoridade policial.

#JUNTE-SE A NÓS
#QUE A LEI SEJA RESPEITADA
# MAIS REPEITO COM O CONSELHO TUTELAR
#JUSTIÇA
#JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

domingo, 24 de fevereiro de 2019

"PINGA NI MIM": EM SÃO LUÍS PASSAGEIRA FLAGRA ÔNIBUS "ALAGADO" E GOTEJANDO DURANTE VIAGEM. TEM QUE USAR GUARDA-CHUVA

Esta imagem é do piso de um ônibus da empresa Planeta (antiga São Benedito), da linha Jardim América durante viagem na manhã de sábado (23/02). Foi enviada por uma passageira que estava no seu interior quando chovia forte na cidade.

Aqui pode passar despercebido, mas para quem estava dentro do coletivo a realidade era o chão literalmente alagado. Segundo a passageira a água acumulada descia de uma goteira no teto do carro, numa tampa de ventilação. E a maioria dos bancos estava molhado.

A passageira também registrou em vídeo o gotejamento. Uma vergonha! Veja o flagrante.

"Pior é a gente pagando passagem cara Pra andar dentro dessas 'merdas', os bancos maioria molhados e dentro do ônibus pingando horrores", comentou a passageira ao blog.

É nessas condições, ao estilo "Pinga ni mim" que usuários da capital são obrigados a se deslocar diariamente, nessas verdadeiras sucatas, que circulam livres na cidade, sem nenhuma fiscalização por parte da SMTT. Tá explicado o porque muitos dizem que precisam de guarda-chuva para andar de ônibus em São Luís no período chuvoso.

E  ainda querem mais aumento de passagem pra isso! Fala sério! Durma com um barulho desse!



sábado, 23 de fevereiro de 2019

PRIORIDADE É CARNAVAL: NA JUSTIÇA, PREFEITURA DE SÃO LUÍS GANHA DIREITO DE NÃO DESTINAR RECURSO DE MOMO PARA O COMBALIDO HOSPITAL DA CRIANÇA, NA QUEDA DE BRAÇO COM DEFENSORIA PÚBLICA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO



A primeira audiência de conciliação envolvendo a Justiça estadual de 1º e 2º Graus do Maranhão, realizada nesta sexta-feira (22), no Tribunal de Justiça, resultou em acordo que prevê a solução de irregularidades constatadas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança, com o cumprimento dos termos acertados pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público do Maranhão, Prefeitura e Câmara de São Luís.

Audiência de conciliação reuniu 1º e 2º Graus
para chegar a acordo  em prol do Hospital da Criança.
Foto: Ribamar Pinheiro/Asscom TJMA
A audiência de conciliação é fruto de um entendimento entre o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf (relator no 2º Grau) e o juiz Douglas Martins (titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos), que decidiram antecipar a sua realização, após Ação Cautelar em Caráter Antecedente protocolada no 1º Grau e um agravo de instrumento interposto no 2º Grau com pedido de liminar, ambos de autoria da DPE-MA e MPMA, em que pediam que a Prefeitura ficasse impedida de destinar recursos públicos para o Carnaval e outras festividades e, ainda, para campanhas publicitárias e divulgação de atividades legislativas até que fossem resolvidas as irregularidades do Hospital da Criança.

Entre as irregularidades do hospital apontadas estão o abastecimento de medicamentos, insumos e alimentos para pacientes e acompanhantes; abastecimento de água potável; higienização e dedetização do ambiente hospitalar e reforma do refeitório; confecção de um plano operativo. Os problemas foram detectados em inspeções feitas pelos órgãos. A última foi realizada nessa quinta-feira (21), por representantes de diversas instituições, inclusive do Judiciário estadual.
ACORDO
As propostas apresentadas pela Defensoria Pública foram discutidas e aperfeiçoadas pelas autoridades presentes, que chegaram a um entendimento, sem alterar os recursos destinados para o Carnaval e outros eventos culturais, como havia sido proposto anteriormente pela Defensoria.
Conforme o acordo firmado, o Município de São Luís terá que realizar, no prazo de 45 dias úteis, levantamento das demandas estruturais mais urgentes do Hospital da Criança, especialmente as referentes a equipamentos e aparelhos; e, ainda, às demandas judiciais na área da saúde infantil ajuizadas DPE e MP com liminar ou sentença favorável.
O Município de São Luís comprometeu-se, também, a envidar esforços para evitar a falta de insumos e medicamentos no hospital, constantes no acordo, bem como confeccionar plano operativo no prazo de dois meses. A Câmara Municipal de São Luís – também acionada nos recursos judiciais - comprometeu-se, na última semana do mês de março, a sensibilizar os demais vereadores, por intermédio do presidente, a destinar recursos das emendas parlamentares individuais para o atendimento de todas as demandas relacionadas a equipamentos e aparelhos e outros itens especificados no acordo.


Participaram da audiência os defensores públicos Davi Rafael Silva Veras, Jean Carlos Nunes Pereira e Ivanilde Coelho Mesquita; a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça; o secretário municipal de Saúde, Carlos Lula Fylho; os procuradores do Município, Domerval Alves Moreno Neto e Mariana Novaes e Silva; e o procurador-geral da Câmara Municipal, Vitor Eduardo Marques Cardoso.

Informações do TJ/MA

Resumo da ópera: Ganhou a prefeitura de São Luís na queda de braço com a Defensoria Pública do Maranhão e Ministério Público do Estado, na ação conjunta, que na justa preocupação com o caos estabelecido no combalido Hospital da Criança, tentavam mudar o destino de uma “super-verba” da Folia de Momo para a Casa que cuida de pequeninos, esta passa por uma obra interminável e mantém atendimento indigno a tantas crianças da cidade e do Estado que lá são atendidas.

Prevaleceu o bom senso de quem não sente na pele o sofrimento de quem está confinado no Odorico Amaral de Matos, em condições de total desrespeito ao ser humano, como tem sido denunciado, até em rede nacional de televisão. Muitas daquelas crianças, infelizmente correm o risco de não terem um final feliz, por omissão de quem prioriza o supérfluo, por este alimentar seus interesses pessoais e políticos.

Para eles, vale mais “torrar” valores astronômicos na “alegria” do carnaval (no bom estilo “pão e circo”) do que investir com responsabilidade para salvar vidas que começaram mal sucedidas e já enfrentam o descaso.

Quanto ao acordo, tem sido muito prático a atual gestão Municipal assinar TACs e mais TACs, que nunca são rigorosamente cumpridos, pois depois da “canetada” na frente dos fiscalizadores, são levados no “banho-maria”, a exemplo dos tantos firmados na área da educação e da própria saúde.

Ao menos a Justiça acreditou que desta vez será diferente, contrariamente a opinião de quem sobrevive às péssimas condições dos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura de São Luís.

REPRESENTANTES DOS CONSELHOS TUTELARES DO MARANHÃO SE REÚNEM COM OUVIDOR GERAL DE SEGURANÇA PARA TRATAR DE MECANISMOS SOBRE PROTEÇÃO E GARANTIAS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NO ESTADO


Membros da Associação de Conselheiros(as) e Ex-Conselheiros(as) Tutelares do Estado do Maranhão - ACECTMA se reuniram nesta sexta-feira (22/02) com o Ouvidor Geral de Segurança Pública do Maranhão, Marcio dos Santos Rabelo, na sede da SSP-MA, situada na avenida dos Franceses, Vila Palmeira.

De acordo com Carlos Sérgio (Serginho), Coordenador Adjunto de Relações Institucionais e Politica da Entidade, na oportunidade a ACECTMA foi apresentada a autoridade "como instituição legítima que representa os Conselhos Tutelares Maranhenses, com representação e reconhecimento no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares - FCNCT".

Também foram tratados assuntos, como:

A Moção sobre o funcionamento da CPTCA e DPCA 24h, assim como a regionalização desses equipamentos para assegurar atendimento adequado às crianças e adolescentes maranhenses e 
O 2° Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar que acontecerá em 06 de outubro de 2019.



Na reunião também houve as seguintes deliberações:

✅ Que haverá uma articulação que amplie essa discussão sobre a CPTCA, DPCA e IML com o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e com o Superintendente da Polícia Técnica e Científica,  Dr. Miguel;

✅ Que haverá o apoio da Ouvidoria no 2° Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar;

✅ Que será retomada a discussão com o TRE, sobre sua participação no Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar;


Ainda segundo Serginho que esteve à frente da comitiva na SSP-MA, o Ouvidor Marcio dos Santos Rabelo se colocou a disposição para contribuir nas formações da ACECTMA, assim como esclareceu a importância dos Conselhos Tutelares denunciarem casos de abusos contra a pessoa humana, conselheiros tutelares, crianças/adolescentes nos canais da ouvidoria.


Além de Serginho estiveram presentes, representando a ACECTMA: Magnólia, Ex-Conselheira Tutelar de São José de Ribamar, representante do Fórum DCA de São José de Ribamar e Membros da Comissão de Articulação e Relações Institucional da Entidade e Cláudia, Conselheira Tutelar das Vilas de  São José de Ribamar.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

DESCASO! MORADORES SE OBRIGAM A FAZER "VAQUINHA" PARA TAPAR BURACOS NA RUA ARTUR CARVALHO, POIS ATÉ AGORA SÓ LUIS FERNANDO APARECEU, MAS PRA RETIRAR AS LAMPADAS DE LED




E essa história de Metropolização continua mais complicando do que resolvendo a vida de quem mora na Grande São Luís, especialmente em áreas limítrofes dos Municípios que formam a Região Metropolitana. Isso porque três prefeitos: Edivaldo Holanda Jr -São Luís, Luis Fernando - São José de Ribamar e Domingos Dutra - Paço do Lumiar batem cabeça e ninguém resolve os problemas existentes, fica um jogando competência a outro, enquanto a população vai sofrendo com os efeitos da incompetência e irresponsabilidade dos gestores, que se amparam em desculpa "esfarrapadas" do tipo "crise", para não promover a contento os benefícios devidos aos contribuintes. Quer um exemplo?



Moradores denunciam o descaso das autoridades com a Rua General Artur Carvalho, que em tese pertence aos três Municípios. Cansados de gritar e esperar por uma resposta desse Senhores, resolveram "meter a cara", e estão fazendo "vaquinha" para "tapar" os buracos mais críticos da via, especialmente numa curva existente nas proximidades do Parque River e  da Igreja Assembleia de Deus.





Segundo Dina Cabral, eles pretendem arrecadar R$ 5 mil para mandar fazer o serviço, e assim pedem a colaboração de R$ 25 por morador de bairros da região. No cabeçalho da lista de contribuição (leia a baixo), eles deixam claro, que ao final dos serviços haverá prestação de contas dos gastos. Eles querem apenas fazer os reparos necessários, que as autoridades deixam de fazer, o que tem lhes tirado o direito de ir vir. Absurdo, né?

Nesses pontos, a a via é tomada por buracos, crateras e muita lama, tudo isso recheado com a inoperância dos gestores ou do gestor. Não se sabe afinal a quem pertence, mas segundo os moradores é de Paço do Lumiar.



Além de dificultar o tráfego, quebrar os carros, causar acidentes e muitos prejuízos com desgaste de peças e serviços mecânicos, o local também virou ponto de assaltos. Os bandidos aproveitam o momento que o motorista ou motociclista reduz a velocidade e para nos buracos, e atacam as vítimas com arma de fogo em punho, tomando-lhes dinheiro e pertences, e até roubam veículos. Segundo foi informado ao blog, recentemente um morador que chegava na sua residência, teve a moto tomada por meliantes quando passava numa dessas buraqueiras.

Será se isso não sensibiliza essas autoridades? Será se achariam bom, se por acaso fato dessa natureza acontecesse com eles ou com um familiar?





Esta imagem acima é a via de saída do Residencial Turu. Os moradores tiveram que interditá-la, pois não há a mínima condição de acesso com essa cratera no meio da rua. O serviço já foi, inclusive, solicitado e protocolado junto a Prefeitura de Paço do Lumiar, uma equipe já esteve no local, mas não deram prazo para a realização do serviço, que pede urgência na recuperação visto sua grande importância aos moradores do Condomínio. "Nós agora estamos entrando e saindo do condomínio pela entrada porque ai tem esse buraco de responsabilidade da prefeitura de Paço do Lumiar, nós já fomos lá, já entregamos documentação e até agora não foi resolvido o problema", comenta a moradora.




Será se nenhum desses prefeitos tem vergonha na cara? Respeito a cidadania? Nem responsabilidade com suas obrigações na promoção do bem comum?


Segue o texto da lista "Vaquinha" dos moradores




COLABORAÇÃO “TAPA-BURACOS”

Nós moradores do Residencial Turu, em virtude do excesso de buracos na rua General Artur Carvalho, os quais impedem o acesso de todos as nossas residências, como também cria insegurança e muitos outros transtornos, estamos solicitando uma colaboração financeira para compra de materiais (entulho, pedra brita, ect), e algum maquinário para realizar o serviço.
Sabemos que não é da nossa competência, mas em virtude do que estamos vivenciando, não temos outra solução para o problema.


Agradecemos a sua colaboração, e desde já, informamos que prestaremos conta dos recursos adquiridos e dos trabalhos realizados.

Só Luís Fernando apareceu


Pra não dizer que os tais prefeitos não tem aparecido pra fazer algo na Rua General Artur Carvalho, Dina também denuncia que no dia 15 de fevereiro, Luis Fernando, de São José de Ribamar fez o favor de mandar retirar todas as lâmpadas de LED que havia colocado nos postes no mês de Dezembro de 2018, trocando as novas e mais potentes pelas antigas luminárias de qualidade inferior. Segundo a denunciante, a decisão foi tomada ao saber que a área não pertencia ao município, por ele administrado.

Para a operação de troca das luzes de melhor para pior, a prefeitura de São José de Ribamar, solicitou inclusive, apoio da Polícia Militar para garantir segurança às equipes que realizavam o serviço, como mostram as imagens (acima) enviadas ao blog.

Quer dizer, enquanto falta benefício aos contribuintes, sobra desrespeito, intolerância, ignorância, arrogância desses senhores em relação aos direitos básicos e às necessidades dos cidadãos.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CHEIRO DE CILADA! ESTÊVÃO E OSMAR "FUMAM O CACHIMBO DA PAZ": TUCANO ESTREITA RELAÇÕES COM PEDETISTA, MAS DIZ QUE MANTERÁ OPOSIÇÃO AO PREFEITO


A presença ativa do vereador Estevão Aragão (PSDB) na comitiva do presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT) a Brasília é a prova cabal de que um mal-estar ocorrido entre ambos no período da  eleição para a mesa diretora da Casa, ano passado já foi superado. No entanto, o tucano deixa claro que a cordialidade estabelecida não significa que ele vestirá (ao menos por enquanto) a camisa do pedetista numa eventual candidatura a prefeitura de São Luís, muito menos a estenderá ao prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT), a quem garante manter ferrenha oposição no legislativo.

Eu explico: Durante a formação da chapa que elegeria Osmar Filho presidente da Câmara Municipal, Estevão era um dos entusiastas pela elevação do então vice-presidente ao cargo maior, sendo um dos cotados para a mesa, mas sentiu-se traído quando de última hora viu seu nome retirado da chapa, sem explicações. Revoltado, como resposta, no dia da eleição, o tucano disse "não", e foi o único a votar contrário a chapa: Osmar presidente - Astro de Ogum vice. Sobre o episódio, Estevão contou ao blog que isso já faz parte do passado, e que os dois já "fumaram o cachimbo da paz" há bastante tempo.

Com esta reaproximação especula-se que o parlamentar oposicionista poderia estreitar também as relações com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de quem foi aliado no primeiro mandato, mas afastou-se neste segundo, inciado em 2016. Como todos sabem, Osmar é aliado de primeira ordem de Edivaldo. Estevão garante, porém, que a boa relação com o presidente do legislativo não se estenderá ao ao prefeito, por não acreditar nele.

"É bom não confundir as coisas! Acredito que o presidente Osmar, fará um bom trabalho à frente do Legislativo Municipal, Poder do qual faço parte também! O prefeito Edivaldo também teve essa oportunidade, no meu primeiro mandato, fiz parte de sua base aliada, e hoje lhe faço oposição por convicção, não por mera conveniência. Não acredito em sua gestão, e os fatos estão aí no dia-a-dia dos cidadãos pra provar sua incapacidade", comentou o parlamentar.

Aliás, Osmar Filho já se movimenta nos bastidores e sonha em lançar seu nome aos Executivo Municipal em 2020, com as bençãos do próprio prefeito Edivaldo Jr e do senador Weverton Rocha, todos do PDT. Na própria Câmara, alguns vereadores, a exemplo do líder governista Pavão Filho e o "oposicionista" Marquinhos (DEM) já defendem sua candidatura. Sobre o assunto Aragão diz que ainda é muito cedo para vestir a camisa do colega, mas também não descarta a possibilidade de declarar apoio, se a referida candidatura se consolidar.

"Acredito estar muito cedo ainda para se vestir camisas! Digo isso, porque não adianta você vestir camisa hoje e amanhã tirá-la! Portanto, vamos aguardar! Mas jamais descartaria o nome dele", conclui o vereador.

Resumo da ópera: Há interesse eminente dos dois lados. Para Osmar, além do apoio político do colega que tem tido avaliação positiva dos eleitores como oposicionista, seria também uma forma de jogar um balde de água na fogueira do tucano, que diariamente envia torpedos venenosos contra o Palácio La Ravardiere, e consequentemente atrapalharia seu sonho de chega a chefe do Executivo. A Estevão, contar com o prestígio do presidente da Câmara pode ser favorável à sua caminhada rumo ao terceiro mandato de vereador, ou até mesmo a uma composição como vice na chapa de Osmar.

A mim, o ato meramente político tem cheiro de "cilada" articulada pela cúpula pedestista nos porões do palácio, visando desgastar o tucano, que terá o desafio de tirar o proveito necessário desta cordialidade, e se sair, tirando de letra. Ou vai cair "de quatro" na esparrela.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

ANTÔNIO ARAÚJO VAI OU NÃO VAI? VEREADORES OPOSICIONISTAS INSISTEM NA IDA DO SECRETÁRIO DA SEMOSP À CÂMARA, MAS GOVERNISTAS ARTICULAM PARA QUE A PRESENÇA DELE SEJA DISCRETA. ENQUANTO ISSO A CIDADE ESTÁ UMA LÁSTIMA

Na Câmara Municipal de São Luís, vereadores de oposição voltaram a insistir na ida do Secretário da SEMOSP, o inabalável, "imexível" Antônio Araújo à Casa para dar explicações (se é que tem alguma a dar) sobre o que está acontecendo que a cidade está imersa em buracos. É que enquanto a população revoltada grita por socorro dentro de crateras e lamaçal, a pasta inerte, se omite a dar alguma resposta, num tremendo desrespeito da prefeitura com a cidade, que vive um dilema em meio aos graves problemas de infraestrutura. Em vez disso, o secretário se esconde, foge de perguntas sobre a temática.


A novela que já rola desde o inverno passado foi comprada pelo vereador Cézar Bombeiro (PSD), ao propôr ainda em 2018 uma convocação a Araújo, com obrigação de comparecer na Casa do Povo. Acontece que a turma da base governista, liderada por Pavão Filho (PDT), que tem ditado as regas na relação Legislativo/Executivo, "convenceu" Bombeiro a mudar o termo "convocação" para "convite", pois assim, o secretário pode decidir se vai ou não, ou estabelece as condições dessa visita, como data e até horário que estará à disposição dos edis. 

No retorno aos trabalhos este ano, oposicionistas voltaram à discussão. E nesta segunda-feira (18/02) Pavão anunciou que o secretário irá comparecer, mas sem data definida, afinal trata-se do tal "convite", como eles tanto queriam que fosse.

A questão agora é que Cézar Bombeiro quer que Antonio Araújo compareça, preferencialmente pela manhã, no horário que coincida com as transmissões das sessões pelo rádio, já que fontes dariam conta de que o gestor da SEMOSP articularia com a base do governo para que essa visita não ocorresse nesse horário, objetivando fugir de uma exposição maior na mídia ao vivo, que possa repercutir negativamente e até comprometa a gestão do seu "patrão" Edivaldo Holanda Jr (Patrão dele, na verdade é o povo). Apesar das suspeitas, não se sabe direito os  motivos de tanto temor. 

O certo é que, enquanto o Secretário Antônio Araújo, aparentemente sem ter o que explicar, e sem nada a fazer para atender aos reclames gerais, ruas e avenidas de São Luís vivem em estado lastimável.


Essa "excrescência", por exemplo, fica em pleno Centro de São Luís, no bairro Apicum, próximo ao SET. Rua de grande movimentação de veículos o dia todo, a Frei Querubim virou uma verdadeira armadilha aos condutores bem no cruzamento com a Xisto Albano. Aqui a força da água da chuva fez ceder o calçamento na divisão do asfalto com a parte de bloquete, formando uma espécie de batente alto, que complica a passagem dos carros.

Quem insiste em descer a via vai contar com a sorte, pois poderá quebrar o veículo (como tem acontecido com frequência), ou inevitavelmente o condutor contabilizará prejuízos, nem que seja com desgaste de peças.

Os buracos se estendem na via, sentido Parque do Bom Menino. O problema é antigo e a SEMOSP, ou fecha os olhos, ou simplesmente o ignora.

Baseada em situações como essa que Antônio Araújo continuará se omitindo a prestar algum esclarecimento à população, nem que seja por meio de seus representantes legais (e verdadeiros). E se for à Câmara (talvez depois do carnaval), certamente o secretário será blindado pelos governistas e ainda sairá coroado, por tamanha incompetência e irresponsabilidade de sua gestão frente à infraestrutura da capital.







segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

BOMBA!!! VEREADOR DENUNCIA SUPOSTAS IRREGULARIDADES NA SMTT: MARQUINHOS DIZ QUE CANINDÉ PODE SAIR PRESO DA PASTA, MAS SECRETÁRIO DESMENTE


Uma verdadeira bomba está armada para as bandas da Secretaria de Trânsito e Transportes, e se cair no colo do Secretário Canindé Barros, pode até levá-lo a prisão . É o que garante o vereador Marquinhos (DEM).

O parlamentar afirma que chegou em suas mãos denúncias comprometedoras de supostos atos ilícitos que estariam sendo praticados na gestão do Canindé frente à SMTT. Entre elas, irregularidades em contratos com postos de combustíveis para abastecimento dos carros que servem a pasta, e no arrendamento dos terminais de transporte coletivo da capital para o Sindicato de Transporte Coletivo (SET), o que renderiam vantagens financeiras ao secretário, o que o parlamentar chamou de “raxaxá”.

Marquinhos garante que vai buscar as provas, quando pretende elaborar uma espécie de dossiê, e já adianta, inclusive, que se comprovado aquilo que recebeu das denúncias, poderá resultar na queda de Candindé Barros da SMTT, e até sua prisão.

“Se de fato proceder as informações que estão chegando a mim, em relação a conduta do secretário Canindé Barros, ele tá cometendo ato e ele tem que sair da secretaria diretamente pra cadeia”, frisou o vereador em manifestação na Câmara nesta segunda-feira (18/02).

Até o fim desta semana o vereador espera já ter em suas mãos material concreto sobre as denúncias, que promete ser nitroglicerina pura.

Ao abordarmos o assunto no programa Conexão 560 da rádio Educadora AM na tarde desta segunda-feira (18), o próprio Canindé Barros ligou (uma fera) para se defender. O secretário negou haver qualquer irregularidade na sua gestão, e chamou o parlamentar de irresponsável por tal atitude. “Ele é um vereador irresponsável... o 'raxaxá' só se for com ele (Marquinhos).... Eu quero que ele prove o que tá falando”, desafiou Canindé, afirmando ainda que vai acionar o parlamentar judicialmente pelas acusações que ele diz serem infundadas.

Caberá agora ao vereador Marquinhos buscar essas provas das supostas denuncias sob pena de sair dessa "história" desmoralizado. E se comprovada a denúncia contra Canindé, será talvez, a queda mais "trágicas" de secretários da gestão de Edivaldo Holanda Jr (PDT). 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

NOVO AUMENTO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS ESTÁ POR VIR? RODOVIÁRIOS DENUNCIAM QUE DESRESPEITO A CATEGORIA CONTINUA MESMO DEPOIS DO REAJUSTE CONCEDIDO PELA PREFEITURA DE SÃO LUIS

E quem acreditou naquela "estória pra boi dormir" do Sindicato dos Transportes de São Luís (SET) que era só a prefeitura conceder o reajuste nas passagens de ônibus que as empresas pagariam seus funcionários em dia e atenderiam as reivindicações da categoria, se enganou. O outro Sindicato, o dos Rodoviários volta a denunciar atraso nos pagamentos dos trabalhadores do setor, o que se tornou uma constante desde o ano passado.

De acordo com nota da entidade da classe, mesmo com o reajuste nas tarifas concedido a menos de um mês pela Prefeitura de São Luís, as empresas não estão cumprindo o acordo com os Rodoviários".

"Como se não bastasse, patrões desrespeitam Convenção Coletiva de Trabalho e atrasos no pagamento dos salários, estão sendo constantes.

Desde a semana passada, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, tem adotado todas as medidas judiciais possíveis, no intuito de obrigar os patrões a cumprirem o que foi acordado, ainda em dezembro, durante Audiência no Tribunal Regional do Trabalho, onde foi definido, entre outros itens, reajuste salarial de 7% e também em cima do valor do ticket alimentação.

Até agora, os devidos reajustes não foram repassados aos trabalhadores, o que é ilegal, já que a definição da nova Convenção Coletiva de Trabalho ocorreu perante o Poder Judiciário.", diz a nota.

E pelo tom do Sindicato dos Rodoviários, isso pode ser um alerta de mais paralisações da classe, e mais danos aos usuários, mesmo estes pagando passagem mais cara, e muito cara por sinal, se comparado a qualidade do serviço de transporte oferecido a eles.

Neste momento a população quer saber: E a tal licitação do transporte publico (tão alardeada pelo prefeito Edivaldo) não trata sobre esse tema, nos casos dos empresários não pagarem seus funcionários? Isso, por acaso, não caracterizaria que a empresa não tem condição de oferecer o serviço?

Certamente a prefeitura ficará muda, pois hoje comendo nas mãos dos empresários, como a galinha mansa bicando ração na mão do seu dono, não tem interesse algum de responder perguntas como estas.

O temor dos usuários agora é que o SET, que dizem ainda não está satisfeito com o percentual do último reajuste, invente "meios" (entenda novas estratégias), em conluio com a própria prefeitura (por meio da SMTT), para forçar um novo aumento nas tarifas ainda este ano.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA

Mesmo com reajuste nas tarifas concedido pela Prefeitura de São Luís, empresários não cumprem acordo com os Rodoviários

Como se não bastasse, patrões desrespeitam Convenção Coletiva de Trabalho e atrasos no pagamento dos salários, estão sendo constantes.

Desde a semana passada, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, tem adotado todas as medidas judiciais possíveis, no intuito de obrigar os patrões a cumprirem o que foi acordado, ainda em dezembro, durante Audiência no Tribunal Regional do Trabalho, onde foi definido, entre outros itens, reajuste salarial de 7% e também em cima do valor do ticket alimentação.

Até agora, os devidos reajustes não foram repassados aos trabalhadores, o que é ilegal, já que a definição da nova Convenção Coletiva de Trabalho ocorreu perante o Poder Judiciário. A entidade, que tem o papel de defender os interesses dos trabalhadores Rodoviários, de imediato, notificou os órgãos ligados à justiça, como o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho, além do próprio sindicato patronal, o SET. O Sindicato dos Rodoviários, também solicitou aos representantes do SET, que um encontro entre as partes ocorresse, com urgência, no sentido de solucionar a questão, mas o pedido não foi até o momento atendido.

O Sindicato dos Rodoviários não está parado. O Departamento Jurídico da entidade está tomando todas as providências, para que a Justiça do Trabalho possa novamente, intervir nessa situação e aplicar se possível, as devidas punições aos empresários, por desrespeito ao acordo firmado ainda em dezembro do ano passado.

A entidade está notificando também, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e a Agência de Mobilidade Urbana (MOB), para que de alguma maneira, esses órgãos que regulamentam o serviço de transporte público da Grande São Luís, possam fazer valer o que foi acordado entre as categorias. Não há justificativa, para essa postura dos patrões, que demonstra total descaso com os trabalhadores, já que até o reajuste nas tarifas de ônibus, algo que vinha sendo reivindicado pelos empresários, a Prefeitura de São Luís já concedeu, ou seja, ainda não cumpriram a nova Convenção Coletiva de Trabalho, porque não quiseram.

O Presidente do Sindicato dos Rodoviários ressalta que a paciência se esgotou, que retornar a esse tipo de discussão, depois de um acordo estabelecido, é uma tremenda falta de respeito com os trabalhadores e que se nenhuma medida for tomada com urgência, a entidade vai retomar o movimento grevista no sistema. “Eu apelo aos órgãos da justiça, que tomem alguma providência, com relação aos empresários, que agora descumprem até o que é decidido no âmbito judicial. Está claro, como as empresas de ônibus de São Luís tratam os próprios funcionários, sem nenhum tipo de consideração, por quem diariamente, arrisca a vida, em prol da operacionalidade do sistema e da grande maioria da população, que depende dos ônibus para se locomover na cidade. Reafirmo, que se nos próximos dias, uma decisão em favor dos trabalhadores, não for tomada, paralisaremos o transporte público na capital. Se os patrões só atendem as reivindicações dos Rodoviários, quando o sistema para, assim faremos. Não duvidem de nós!”, conclui Isaias Castelo Branco.

Ascom Sind. Rodoviários - MA

MALDADE! MULHER EMBRIAGA BEBÊ E É PRESA EM SANTA INÊS

Essa mulher da foto é DEUZENIR AMERICA RODRIGUES ISIDIO. Ela foi presa pela 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, na Vila Olímpica, na cidade, por ter dado bebida alcoólica a uma criança (pasmem os senhores!) de apenas de apenas um ano de onze meses de vida, por tanto, um bebê.

De acordo com a polícia, a criança foi hospitalizada depois de ficar completamente embriagada.

O fato criminoso, previsto no Art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente, aconteceu na residência da própria DEUZENIR, que segundo a polícia estava enchendo a cara, e acabou servindo cerveja para o bebê, que passava pelo local.

A dona DEUZENIR AMÉRICA RODRIGES ISIDIO está presa, à disposição da Justiça.

Muita maldade de uma sem noção, inconsequente, irresponsável, por esse ato tão absurdo, grotesco, selvagem contra um ser vulnerável, indefeso, que ainda nem sabe direito se existe, e já se torna vítima de um um abuso desses, uma crueldade sem tamanho, que certamente partiu de uma "brincadeirinha" de muito mal gosto, dona Deuzenir, com seu gesto de insanidade.

Cadeia nela! E deveria tomar uns bons anos de "xilindró" pra aprender a se comportar como ser humano minimante  responsável.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

SE NA ASSEMBLÉIA A TRANQUILIDADE REINA APÓS PEQUENA TEMPESTADE E TEVE ATÉ NÚMERO MUSICAL COM DEPUTADA, NA CÂMARA A ELEIÇÃO JÁ AQUECE VEREADORES: ATÉ DUAS PARLAMENTARES ANDARAM SE ESTRANHANDO

As Casas Legislativas, de São Luís e do Maranhão vivem ainda o clima de primeiros dias de aula. Na Estadual, sem novidade na terça-feira (12), além de um mesmo deputado usar pelo menos três vezes seguidas a tribuna, e uma deputada tentando mostrar seus "dotes" de cantora. Já na Municipal, o o fogo das eleições já aquecem corpo, alma, coração e mente dos vereadores, e principalmente muito jogo de cintura na corrida por mais um mandato, houve até momento tenso entre duas vereadoras.

Na Assembleia Legislativa clima foi típico de inverno, bem frio, nem parecia que o primeiro dia de trabalho foi abalado por uma tempestade entre defensor e opositor de Flávio Dino, quando o estreante governista Duarte Jr (PCdoB) digladiou com o veterano César Pires (PV), do grupo Sarney. Mas a única novidade da terça foi o deputado Wellington do Curso (PSDB), que mantém-se firme nas duras críticas ao governo comunista. Na sessão em que Adriano (que não é mais Sarney) declinou seu discurso em tribuna, Wellington subiu três vezes em menos de uma hora, período que permanecemos na "Casa do Povo". E queia mais!!!

Após a saída do blog, fomos informados que teve até "show" da deputada estreante Mical Damasceno(PTB). A parlamentar evangélica estreou a tibuna cantando, ou melhor, cantarolando um louvor a Deus, muito desafinada por sinal. Mesmo sem jeito para a música, será se queria mostrar ou convencer que "leva jeito" para artista? Ou confundiu Assembléia Legislativa com Assembléia de Deus (sua igreja)? Pode ser também que use o louvor toda vez que discursar. "... meus amados, antes de falar quero cantar um hino...", já imaginou? Seria até bom o presidente do Legislativo providenciar logo uma banda para o parlamento, só pra acompanhar o "louvorzão" da Mical. Rárárá Diferente, né?

O painel eletrônico da Casa mostrava, que dos 42 deputados, 34 estavam presentes, 7 ausentes e um licenciado. Apesar da certeza do equipamento, quem passa a vista pela plenário terá a imprepssão que o placar é inverso 7 presentes e 34 faltaram, senão vejamos nessa imagem. É que os deputados não param nos seus lugares, com raríssimas exerções.   







CÂMARA DE VEREADORES




E se na Assembléia tem Wellington do Curso, na Câmara Municipal tem Estevão Aragão também do PSDB, que voltou a bater forte no prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT). Na sessão presidida por caras diferentes: Nato Jr, Beto Castro (depois Concita Pinto) e Chaguinhas, Aragão desafiou o prefeito a visitar 10 escolas da rede municipal e os hospitais Socorrão I e II, que segundo denúncia do parlamentar (e a população é sabedora), todos mantidos pela gestão pedetista em situação precária, causando sérios danos ao cidadão no atendimento.

Mas houve também um princípio de incêndio entre as vereadoras Fátima Araújo (PCdoB) e Bárbara Soeiro (PSC). A duas, que somadas a Chaguinhas, disputam votos na área São Cristóvão-João de Deus e adjacências andaram se estranhando. Primeiro Fátima usando a tribuna encheu o peito para comemorar que o Canindé Barros (eterno secretário da SMTT), atendendo a seus requerimentos, teria pintado várias faixas de pedestres na sua área de atuação política, especialmente na Vila Conceição, que segundo ela, contribui bastante para a melhoria no trânsito.

Bárbara Soeiro, por vez riscou o fósforo, tecendo alguns comentários entendidos como negativos pela colega de parlamento, chegando a insinuar que ela estaria fazendo confusão com nomes de bairros e locais onde as tais faixas foram pintadas. Houve réplica de Fátima, que atacou, dizendo que Bárbara não conhecia o João de Deus, pois não sabia que lá também tem uma Vila Conceição, e houve tréplica: "Dizer a vereadora Fátima Araujo, primeiro lugar sou vereadora de São Luís, votada na cidade, não sou localizada por bairros. Se eu não conhecesse os bairros que ela mencionou eu não teria tido 100 votos no bairro dela (...)" provocou a parlamentar.

É meus amigos, ao que tudo indica, as eleições já começam a mexer com a cabeça dos edis, a ponto até de já desfazer boas parcerias na Casa. Que o diga Raimundo Penha (PDT) e Concita Pinto (PEN), que na semana passada discretamente deixaram escapar que a parceria entre ambos parece estar meio abalada. Penha inventou de falar do prestígio que teria junto ao alto escalão da Caema (que vai cair), para atender suas proposições comunitárias. Disse que vai à Caema sempre e é sempre atendidos pelo presidente etc. Foi quando Concita pulou de sua poltrona, e ao estilo grupo Raça Negra, exclamou: "pois 'me leva junto com você' da próxima vez que for lá na Caema!, vereador Penha". É que segundo a parlamentar, ela já tentou de tudo para um encontro com o presidente da Caema, para também apresentar as demandas de suas comunidades, mas estranha nunca ter sido recebida na estatal.

Lembrando que os dois vereadores da base governista, até ano passado viviam trocando figurinhas, dizendo aos quatro cantos que eram parceiros, especialmente dentro da Liberdade (onde os dois, além de Cézar Bombeiro, foram bem votados), mas pelo tom da mulher de Jota Pinto, a coisa começa a mudar.

É o vale tudo na caça aos votos que só está começando.

Na sessão de terça, 20 vereadores presentes, 11 ausentes.

     

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SEMINÁRIO DA ACECTMA REÚNE CONSELHEIROS E EX-CONSELHEIROS TUTELARES E DISCUTE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NO MARANHÃO

Aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro em São José de Rimar, região Metropolitana de São Luís dos Conselheiros e Ex-conselheiros do Maranhão. Realizado pela Associação de Conselheiros e Ex-conselhoriso do Maranhão (ACECTMA) no Hotel e Restaurante Sabor do Nordeste, o evento reuniu profissionais e especialistas na garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Estado, para reforçar diretrizes no setor. As temáticas tradadas trouxeram novos esclarecimentos e orientações aos participantes de mais de 50 Municípios maranhenses que estiveram presentes, como forma de ampliar os conhecimentos, especialmente aos agentes que trabalham na área.

"Foram dois dias para se beber água na FONTE DO CONHECIMENTO, inciando pela a abertura do evento em que as falas das autoridades foram riquíssimas e serviram como subsídios para as discussões que foram temas do seminário", comenta Carlos Sérgio (Serginho), Coordenador Adjunto da ACECTMA.


Na programação, no primeiro dia a palestrante da Dra. Sonia Menezes - Advogada e Secretaria de Assistência Social do Município de São José de Ribamar, tratou da importância dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente como formulador de politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes, assim como explanou sobre as experiências exitosas dos projetos e serviços oferecidos para este público no município de São José de Ribamar.


Ainda no mesmo dia Nezildo Vale - Ex - Conselheiro Tutelar do Município de Vitória do Mearim e Lauro Trindade - Consultor na área de Direitos de Crianças e Adolescentes abordaram sobre o Papel do Conselheiro Tutelar no Carnaval, os dois paleteantes, que já vem discutindo essa temática há mais de 10 anos.



Já no segundo e último dia (09/02), pela manhã o evento foi marcado pela Palestra: Passo a Passo para o 2° Processo de Escolha Unificado para membros do Conselho Tutelar que acontecerá no dia 06 de outubro de 2019 em todo Brasil, ministrada por Lauro Trindade. Ele detalhou todos os procedimentos que cada município deverá tomar para que o processo seja melhor do que o de 2015.



Em seguida foi a vez da palestra SIPIA/CT, ministrada pela advogada Patrícia Melo, Coordenadora técnica do SIPIA no Maranhão e Coordenadora de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular - SEDIHPOP, que na oportunidade esclareceu, a partir de um contexto histórico de violência perpetrada contra crianças e adolescentes e de marcos legais, a importância da implantação do SIPIA no estado do Maranhão.

Em seguida a Conselheira Tutelar da área Centro/Alemanha e Bacharel em Direito, Liliane Maria falou sobre a Lei 13431/2017 - Lei da Escuta Especializada e Depoimento Especial, detalhando a importância da não revitimização da Criança e/ou adolescente vítima ou testemunha de violência, assim como a importância de capacitação ao profissional que irá realizar tal escuta.

O Seminário da ACECTMA também recebeu do Presidente e fundador da Rede Maranhense de Dialogo Sobre Drogas - REMADD e Conselheiro Estadual de Políticas Sobre Drogas, Erisson Sousa Lindoso o CERTIFICADO DE  PARCEIRO DA VIDA.


Esteve prestigiando o evento, Ronald Damasceno do Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses - CONLAGOS, que firmou uma parceria em apoiar os eventos da ACECTMA em prol da defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

No evento também houve o Lançamento do Livro "DIÁRIO MÁGICO - Um segredo para contar" da escritora Sharlene Serra.

"A ACECTMA agradece em nome de sua Coordenação Executiva a todos os participantes que prestigiaram o nosso seminário e beberam na fonte do conhecimento, aos palestrantes, aos proprietários do Hotel Sabor do Nordeste, a Comissão Organizadora do evento que foi incansável e principalmente a DEUS que estava e sempre estará no controle e comando desse projeto", conclui Serginho.

O próximo encontro dos profissionais que lutam pela garantia e proteção aos direto da criança e do adolescente no Maranhão ocorrerá no mês de abril nos dias 10, 11 e 12 no município de Arari.



sábado, 9 de fevereiro de 2019

TREMENDA SACANAGEM COM OS AGENTES DE ENDEMIAS DE SÃO LUÍS: DEPOIS DE PASSAR 8 MESES SEM RECEBER VALE TRANSPORTE, E EM GREVE, A CATEGORIA DENUNCIA O PRÓPRIO SINDICATO DA CLASSE DE PARTICIPAÇÃO EM SUPOSTA TRAMA PARA IMPEDIR A GARANTIA DO REGIME ESTATUTÁRIO QUE ESTÁ NAS MÃOS DO PREFEITO

Os Agentes de Endemias de São Luís retornaram ao trabalho depois de permanecerem por vários meses de braços cruzados por falta do vale transporte, vergonhosamente negado pela Prefeitura Municipal durante 08 meses. Ou seja, durante este longo período eles estavam impossibilitados de trabalhar porque a gestão pedetista não repassava o dinheiro da passagem deles, mesmo sabendo que essa atividade trata-se de um serviço de saúde preventiva, essencial à população ludovicense.

Enfrentando muitas dificuldades e trabalhando de sol a sol, com poucos recursos, inclusive com a remuneração indigna, eles estão diariamente andando nos bairros, de casa em casa, num combate incessante às doenças, principalmente aquelas proliferadas pelo perigoso mosquito Aedes Aegypti, como: zika, dengue, febre amarela e chikungunya, mas a impressão, pelo tratamento que eles tem recebido, é que para a gestão pedetista, isso pouco importa.

Em conversa com o blog, profissionais do setor revelaram, que para o fim da greve, houve um acordo entre firmado entre a Secretaria de Saúde do Município e o Sindicato da categoria. Neste tratado, o secretário de Saúde Lula Fylho se comprometeu a atualizar os valores atrasados da seguinte forma: pagou dois meses, e parcelou o restante, que será atualizado gradativamente nos próximos meses, quando os agentes receberão o valor do mês + um mês atrasado, até completar os seis que agora restam.

A proposta, porém não agradou a classe, que teme que esse acordo não seja respeitado pela gestão da saúde municipal. "Sinceramente temos dúvidas que o Lula Fylho vai cumprir com esse acordo, que foi feito, inclusive sem consulta aos agentes de endemias, apenas com o sindicato", comentou um Agente de Endemias, que não se identificou, mas teve sua manifestação  ratificada pelos demais companheiros. Pela insatisfação, parece que o sindicato não vem representando bem os trabalhadores, senão vejamos:

Na quarta-feira (06/02) um grupo esteve na Câmara de Vereadores para obter de informações sobre o PL de autoria do Legislativo Municipal para o Executivo, aprovado por unanimidade pelos 31 parlamentares, no fim do ano passado, que muda o regime jurídico dos Agentes de combates às endemias e Agentes comunitários de saúde de São Luís, de celetista para estatutário.

"A Câmara faz um PL, autorizando o prefeito de São Luís a fazer a mudança do regime celetista para estatutário, que trará benefício a categoria, com mais segurança jurídica aos trabalhadores. Ele foi aprovado por todos os vereadores no dia 19/12/2018. Fomos informados pela Secretaria de Assuntos Parlamentares que ele já está no gabinete do prefeito Edivaldo Holanda Jr para sanção ou veto. Lembrando que São Luís é uma das poucas capitais que ainda não tem a mudança do regime jurídico. Vários Estados e Capitais e muitos municípios desse país já fizeram. É uma tendência nacional, e aqui nós estamos também lutando por isso", revela o agente Cleibson.


Mensagem da Secretaria de Assuntos Parlamentares enviada
aos profissionais


Apesar da expectativa dos profissionais ser grande pela sanção do prefeito à Proposta, um entrave poderá ocorrer no trâmite pela sua regulamentação. Eles denunciam que o próprio Sindicato da classe, atendendo interesses externos, estaria tramando por trás das cortinas do Palácio La Ravardiere pelo seu veto, inclusive, para isto, estaria buscando até o apoio do atual presidente do Legislativo Municipal Osmar Filho (PDT) para um boicote à Proposta que tem tido como grande defensor o ex-presidente da Casa, Astro de Ogum. Uma nota de repúdio já foi lançada pelos trabalhadores. Eis a íntegra:

NOTA DE REPÚDIO 

É lamentável saber que a própria entidade representante oficial da categoria dos agentes de  combate às endemias está articulando nos bastidores, pedindo apoio  contrário  ao atual presidente da Câmara de vereadores e ao prefeito  que os mesmos indefiram o projeto de mudança de regime de celetista para estatutário, ou seja, tentando destruir o sonho de estabilidade profissional e várias outras prerrogativas, garantias que os agentes deverão ter no regime estatutário.
 Isto é inadmissível!

 #ESTATUTÁRIO JÁ!





Se isto de fato é o que está acontecendo, trata-se de uma tremenda sacanagem do Sindicato com os seus representados! Vamos acompanhar o desfecho dessa trama típica de novela mexicana. Mas que tenha um final feliz para o personagem vítima dos vilões, ou seja, os trabalhadores.