quinta-feira, 28 de junho de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS


VEREADOR É IMPEDIDO DE ENTRAR NO SOCORRÃO I E COMISSÃO DA CÂMARA PODERÁ INSPECIONAR HOSPITAL
O vereador Beto Castro (PROS) usou da tribuna da Câmara Municipal de São Luís para fazer uma grave denúncia contra a direção do hospital Socorrão I. Ele relatou que uma filha dele foi mordida por um cachorro. Ele procurou uma casa de saúde particular em busca da vacina antirábica, quando foi informado que o medicamento é de utilização privativa da rede pública, recebendo a orientação de que o hospital Socorrão I, era um dos locais onde poderia encontrar a vacina (LEIA)

ARRAIAL “PERTINHO DE VOCÊ” ATRAI BOM PÚBLICO E RECEBE ELOGIOS
Com atrações gratuitas, evento que está em sua 3ª edição, já recebeu mais de 200 mil pessoas durante os 21 dias de festa. Em sua 3ª edição, o Arraial “Pertinho de Você” que vai até o dia 1º de julho, vem
sendo um sucesso de público (LEIA)

ESTEVÃO ARAGÃO VOLTA A COBRAR CONCLUSÃO DE REFORMA DO HOSPITAL DA CRIANÇA
O Hospital da Criança voltou a ser tema de discurso do vereador Estevão Aragão (PSDB), na Câmara Municipal de São Luís.
O parlamentar cobrou do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PCdoB) o cumprimento do prazo estabelecido para a entrega da reforma, agendada para 2016 e depois remarcada para fevereiro deste ano. (LEIA)

ASSEMBLEIA APROVA CONGRATULAÇÕES DO DEPUTADO BRAIDE AO VEREADOR CÉZAR BOMBEIRO PELOS 100 ANOS DO BAIRRO DA LIBERDADE
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou por unanimidade o requerimento nº 264/2018, de autoria do deputado estadual Eduardo Braide, solicitando o encaminhamento de mensagem
de congratulações ao vereador Cézar Bombeiro (PSD) e as entidades comunitárias pela comemoração dos 100 anos do Bairro da Liberdade. (LEIA)

VEREADOR DR. GUTEMBERG HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DA ONCOLOGIA MARANHENSE EM SOLENIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS.
A oncologia maranhense e o trabalho dedicado de centenas de profissionais que trabalham na área foram destaque em solenidade ocorrida na Sala Vip da Câmara Municipal de São Luís. (LEIA)







DO JEITO QUE O DIABO GOSTA: ESQUECIDA PELA PREFEITURA RUAS FICAM INTERDITADAS POR CRATERAS EM PLENA ÁREA CENTRAL DE SÃO LUÍS

Estas cenas de descaso com a infraestrutura de São Luís são do vergonhoso cartão postal da gestão holandista na rua Rua Martinus Hoyer (antiga Rua Projetada), no Sítio Leal, bairro do Filipinho, trecho localizado na subida pela esquina da loja TendTudo da Avenida dos Africanos, e que dá acesso ao tradicional comercial O Espanhol. Tá do jeito que o diabo gosta.



Há tempos, aqui abriram-se buracos, que por falta de responsabilidade da prefeitura se transformaram em grandes crateras. São rombos profundos que cortaram a via, deixando-a completamente intrafegável. Quem insiste em passar pelo local com seu carro (que não seja traçado) vai ficar presos nas valas e ter prejuízos na certa. A situação é tão drástica, que visualizada à distância ela mais parece uma trilha destinada à prática de rally, isso numa área próxima ao Centro da capital.

O problema muito antigo, por sinal, segue longe da preocupação da gestão municipal. 


Outra importante rua do bairro, que já está quase na mesma situação, fruto do abandono administrativo, é a  Salvador de Oliveira, que também começa na Africanos, paralela à Martinus Hoyer, sendo uma das vias de acesso ao CAISI da prefeitura.

Por aqui a buraqueira na descida já deixa complicada a passagem de veículos, e propícia a causar danos a motoristas que precisam acessá-la. Se não bastasse os buracos, água de esgotos derramam em sua extensão, deixando um lamaçal, além de muito mato que cobre as calçadas, dificultando até a passagem para pedestres.

No momento o local passa por um serviço da Caema, que espera-se desta vez, elimine o aguaceiro, porém a buraqueira de responsabilidade da prefeitura continuará.



Essas duas vias do Sitio Leal que nunca receberam um benefício nos dois mandatos do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) estão clamando por socorro, mas mesmo assim parece muito difícil um plano emergencial da administração para salvá-la.

Esse é o retrato do irresponsável, inoperante governo pedetista, que parece desconhecer ou simplesmente ignora os problemas existentes na infraestrutura da capital do Maranhão, que continuam contabilizando danos à coletividade, num total desrespeito a população da nossa cidade.


terça-feira, 26 de junho de 2018

OPERAÇÃO SATURAÇÃO: POLÍCIA OCUPA O COROADINHO EM COMBATE A BANDIDAGEM


A policia deu iniciou nesta terça-feira (26/06) a uma mega operação para combater a bandidagem no Coroadinho, em São Luis. Foça de segurança ocupa vários pontos do bairro, especialmente locais com ocorrência de crimes neste mês. Denominada Operação Saturação, a ação ocorre dois dias depois das mortes de um menor de 15 anos, e de Tatiana Santos do Carmo, de 24, homicídios ocorridos neste domingo (24).

Segundo a Polícia Militar (PM), o menino foi morto a tarde por homens que procuravam pelo primo dele. Como não o encontraram, ele foi assassinado com vários tiros.  Já Tatiana foi alvejada por um disparo quando estava saindo da casa de uma amiga a noite. Ela ainda foi levada ao Hospital Socorrão I, mas não resistiu aos ferimentos. Tatiana deixa o marido e um casal de filhos pequenos.

A polícia conseguiu prender no mesmo dia três homens suspeitos do crime contra a Tatiana. Eles foram identificados como Moisés Pinheiro Pereira, Boa Ventura Sousa Pereira e Luís Serra. Com eles foram apreendidos um veículo e um revólver calibre 38 com munições.

Abordagem da polícia a a transeuntes nas ruas do bairro nesta segunda-feira (26/06) 
Na segunda-feira (25/06), o secretário de Segurança Pública no Maranhão, Jefferson Portela, havia anunciado uma intervenção policial no bairro e mandou recado para os bandidos.

“Nós vamos ocupar a área. Não tem conversa. Nós vamos procurar envolvidos em homicídios, traficantes, assaltantes e levar a tranquilidade e paz através da força do Estado. O socorro policial será forte. Não haverá brincadeira”, disse o secretário, em entrevista a rádio Mirante AM.

Neste mês de junho o Coroadinho já é o mais violento, de acordo com as estatísticas da SSP-MA. Cinco dos 31 homicídios registrados na região metropolitana de São Luís até o dia 25 foram cometidos no bairro.
Relatório da SSP atualizado em 26/06/2018

quarta-feira, 20 de junho de 2018

FALTA AINDA A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE POLÍTICA

 *Por Sílvio Bembem




Nas últimas décadas do século XX, a democracia apresentou-se como um dos temas centrais da discussão política, evidenciando-se como uma questão de grande complexidade. No século XXI, ela continua em debate; seja no campo da esquerda, direita, centro ou progressista.  A verdade é que poucas ideias na atualidade parecem ter adquirido uma aceitação tão ampla quanto a de democracia – conceito pensado sistematicamente pelos gregos (séc. V e IV a.C), que o descreveram e formularam teorias políticas que vigoram ainda hoje. Pode-se afirmar que a única democracia que se pode estudar com profundidade foi a de Atenas, como berço da concepção mais clássica, apesar de carregada de muitas adjetivações e críticas. E conforme o historiador americano Moses Finley (1985) o mundo grego foi, basicamente, um mundo da palavra e não da escrita, daí ter o direito de Isegoria, como um direito universal de falar na assembleia, que nem os escravos e nem a mulher possuíam na democracia ateniense. Talvez esteja aqui uns dos defeitos ou limite da democracia ateniense.  Etimologicamente, democracia significa povo (demos) e poder (cracia), logo, “poder do povo”. Todavia, na cidade grega, as decisões políticas eram tomadas por líderes políticos, o que pouco foi modificado. 

Porém, observa-se que um novo conceito de democracia tem vigorado com muita força no século XXI: a Democracia dos Políticos, em que o “demos” passa a ter o significado de político e “cracia” continua com seu significado original grego de “poder”. Assim, tem-se o “poder dos políticos” e não mais “poder do povo” como definiram os gregos no plano das ideias. A Democracia dos Políticos, conceituamos como a configuração constituída por funcionários investidos em altos cargos públicos da burocracia (poder executivo e judiciário), os de mandatos eletivos (poder legislativo), os presidentes/dirigentes de partidos - às vezes “donos”-, os proprietários de grandes empresas e/ou acionistas majoritários que mantêm relações constantes com o Estado/Governo. E, nesse novo modelo de democracia, quem é o povo? Continua massa de manobra (pessoas que são conduzidas para servir o interesse de alguém ou de um grupo), personagem figurante, às vezes espectador desencantado, desinteressado e desiludido com a arena político-eleitoral e com os políticos profissionais, mas investido de poder no período eleitoral, por meio do voto. Tal concepção vai-se na mesma perspectiva do cientista político austríaco do início do século XX, Joseph Schumpeter, no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942), e que descreveu seu conceito de democracia como “governo dos políticos” e, segundo ele, sempre será das elites, da minoria e nunca do povo, dos de baixo. 

Por essa definição de democracia, o sufrágio universal é capturado pelo poder do capital (do dinheiro em sua espécie pura) associado ao poder da elite política. Nesse cenário, tem papel estratégico à cultura política de base familiar e parentela, oligárquica, e quem ocupa altos cargos, exerce mandato eletivo ou é grande empresário. Assim, as elites ou classes dirigentes (detentoras desses privilégios do poder) são vencedoras e o povo-eleitor continua como “massa de manobra”, “ralé” (do sociólogo Jessé Souza). Isto explica, em parte, as razões da polêmica na pequena mudança de alguns itens do sistema eleitoral, em relação ao financiamento público ou privado de campanha (e que muitos teimam, equivocadamente, em chamar de “reforma política”). É nesse âmbito em que se tornam possíveis os meandros da corrupção e das desigualdades na disputa eleitoral.

Todavia, a democracia passou a ser um padrão de organização interna das atividades estatais, apesar das múltiplas visões sobre tal conceito. A democracia é a segunda versão das instituições representativas, tendo sido a oligarquia representativa a primeira a surgir, de acordo com Wanderley Guilherme dos Santos, como expõe no livro – A democracia impedida: o Brasil no século XXI (2017): “[...] Pertence à sabedoria universal o registro de que a palavra ‘democracia‘ aparece, na tradição ocidental da Grécia clássica [...]. Mas o fenômeno que nos é familiar, isto é, as instituições representativas, só começam a germinar a sério aí pelos séculos XVII e XVIII, adquirindo centralidade em sua versão oligárquica durante o século XIX. Convém adotar uma definição minimalista de ‘democracia representativa’, tornando perceptível a dinâmica acelerada que fez dela a forma hegemônica de organização política no mundo contemporâneo [...]”. 

E focando mais na sua definição minimalista adotada de democracia representativa, Wanderely dos Santos (2017) entende como um regime que satisfaça completamente às duas condições seguintes: 1) A competição eleitoral pelos lugares de poder, a intervalos regulares (aqui ele se refere a um mínimo de alternância); com regras explícitas e cujos resultados sejam reconhecidos pelos competidores; e 2) Que a participação da coletividade na competição se dê sobre regra do sufrágio universal, tendo por única barreira o requisito de idade limítrofe. No caso, a condição de competição eleitoral separa drasticamente as democracias representativas de tentativas de democracias diretas que, em geral, terminam em ditaduras pessoais. E a competição eleitoral introduz severo critério a distinguir oligarquias representativas de democracias representativas.

Por fim, torna-se importante ressaltar que concepção e construção do conceito de democracia, em suas diversas formas, variam de acordo com os processos históricos e as sociedades que a adotaram como forma prioritária de governo. Em geral, um conceito de democracia é construído em contraposição a outro. E a Democracia Liberal-Representativa (que tem certo protagonismo no regime de vários países, inclusive, no Brasil); a Democracia Elitista e a Democracia Participativa são as mais decantadas em verso e prosa. 

E nas três últimas décadas, a democracia continuou na centralidade das discussões políticas. Porém, a reinterpretação de uma teoria política se faz tendo em mente os problemas contemporâneos. E assim, é necessário se constituir, na atualidade, uma nova teoria para descrever a democracia no tempo presente. Portanto, é a Democracia dos Políticos que detém hegemonia no século XXI. 


*Sílvio Bembem

Doutorando e Mestre em Ciências Sociais - Política (PUC/SP), Administrador. Servidor Público Federal do HU-UFMA, foi Secretário-Adjunto de Estado da Igualdade Racial do Maranhão, no governo Jackson Lago (2007-2009).

GENIAL! STF ENTENDE COMO "GOLPE" DENÚNCIAS DE CORRPUÇÃO CONTRA GLEISI HOFFMANN E MARIDO

Em decisão nesta terça-feira (19/06) o Supremo Tribunal Federal (STF) absorveu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido dela, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A Segunda Turma da Corte julgou improcedente a ação penal na qual a senadora era acusada de ter recebido R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010, valor que segunda a denúncia seria fruto de desvios no esquema de corrupção da Petrobras.

Baseado nos depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa à Procuradoria-Geral da República (PGR), o dinheiro foi negociado por intermédio de Paulo Bernardo e do empresário Ernesto Kluger Rodrigues, que também é réu.

Seguindo voto do relator, Edson Fachin, o colegiado entendeu que há divergências nos depoimentos de Youssef e de Costa e que não há provas suficientes para comprovar que Paulo Bernardo solicitou o dinheiro, muito menos que a senadora e atual presidente do PT teria dado apoio ao ex-diretor para mantê-lo no cargo em troca da suposta propina.

Trocando em miúdos: o STF entendeu, portanto, que a referida denúncia contra o casal Hoffmann e Bernardo não passou de mais um plano “golpista” contra petistas.

Aliás, após a queda do poder os petistas passaram a se vitimizar de todas as formas, inclusive aqueles contra quem pesam crimes incontestáveis, que agora tentam sair no lucro da impunidade, alegando perseguição política, fundamentando-se na teoria do "golpe".

Mas no STF foi genial, né? Afinal,  em julgamentos de políticos essa justiça desafinada costuma entender que corrupção tem critérios para compreendê-la como tal, e sabe-se que nestes casos (tendo prova ou não) as decisões acabem beneficiando os réus em atendimento a interesses (...).

terça-feira, 19 de junho de 2018

Mais uma edição do São João da Praça da 24 será realizada neste sábado na Cidade Operária

Neste sábado (23), será realizada mais uma edição do São João da Praça da 24, na unidade 203 da Cidade Operária. O evento, que conta com o apoio da vereadora Bárbara Soeiro e pré candidata a Deputada Estadual pelo PSC, acontecerá a partir das 19 horas na Praça da rua 24, unidade 203, no bairro Cidade Operária.

Segundo um dos organizadores do evento, Jeanderson Bruzaca, o arraial contará com varias atrações, dentre elas o Boi União da Baixada, Cacuriá e Quadrilha, Ciganinha, além de comidas típicas.


segunda-feira, 18 de junho de 2018

VERGONHA ESCANCARADA! CANSADOS DE ESPERAR POR MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA MORADORES DA CIDADE OPERÁRIA BLOQUEIAM VIAS EM PROTESTO AO PREFEITO NEGLIGENTE

Avenida Norte Externa bloqueada com pneus e galhos de plantas
colocados por moradores insatisfeitos com a gestão holandista
É um absurdo, na verdade um abuso, falta de respeito da prefeitura de São Luís em negar direitos básicos à cidadania e manter a Cidade Operária com a infraestrutura indecente, especialmente para quem mora na região da Unidade 101. O caos que se instalou no bairro e se agrava a cada dia levou moradores, cansados de esperar por uma solução, e já sem condições de trafegarem em suas próprias ruas a interditar diversas vias em protesto contra a negligência do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT).

Quem passou neste fim de semana por lá se deparou, por exemplo com a Avenida Norte Externa bloqueada, e teve que rodar feito juízo de doido a procura de um ponto de fuga. Esta via faz divisa com a Maiobinha (São José de Ribamar), é de grande movimentação de veículos, por onde também passam os ônibus da linha Socorrão II, e ainda dá acesso a bairros como Vila Flamengo, Vila Kiola e a MA 201 (Estrada de Ribamar). Há anos ela está tomada por buracos e crateras; lamaçal infernal durante o período chuvoso; poeirão danoso a saúde no verão, e consequentemente tem causado doenças, como as respiratórias em quem mora na área, e dado muitos prejuízos a condutores que dependem dela para o tráfego diário.
Trecho interditado na lateral do Campo do Real, e em frente ao Viva Maiobinha


Há mais de dois anos este blog vem denunciando o abandono desta importante via, mas o máximo que tem sido feito é apenas uma raspagem do solo que em nada tem adiantado porque logo os buracos se recompõem e problema continua. A prefeitura de São Luís também tem ignorado a gravidade que ela representa na questão da segurança estando nestas condições. Segundo informações, no local tem havido registros até assaltos, uma vez que os meliantes, à noite, se aproveitam quando o motorista precisa reduzir a velocidade e até parar o veículo, e praticam os crimes.

Via paralela à Av. Este, condutores tiveram que voltar
porque também foi bloqueada com galhos de árvores

Insatisfeitos e revoltados com os danos que ela representa e com o descaso da prefeitura é que os moradores resolveram fechá-la até que tenham uma resposta séria do poder público. Desta forma, a região está sem ônibus, que precisou desviar o trajeto, e o acesso de carros pequenos tem sido feito por dentro do bairro, em ruas que também não tem as mínimas condições de trafegabilidade. Ao menos duas delas estão bloqueadas.  Uma VERGONHA ESCANCARADA da gestão holandista.


Agora fala sério! Dá pra dizer que essa cidade tem prefeito responsável com suas obrigações?


Abaixo mais imagens dos danos que a Prefeitura de São Luís tem proporcionado a população da Cidade Operária, especialmente na região da Unidade 101.
Avenida Este mais parece trilha para a prática de rally 

Mais buracos e crateras na Avenida Este




Avenida Este por trás da Feira, olha a situação vergonhosa





sexta-feira, 15 de junho de 2018

MENINOS EU VI! O DESESPERO DA MAURA JORGE PRA SUGAR AO MÁXIMO A POPULARIDADE DE BOLSONARO EM SÃO LUÍS

Maura Jorge "carregada" na cola de Bolsonaro
Meninos eu vi e as imagens não me deixam mentir, as cenas do desespero da Maura Jorge para tentar  repetir cada ato de Jarir Bolsonaro, durante sua chegada em São Luís, e assim sugar ao máximo a popularidade do presidenciável.

A pré-candidata do PSL (uma das apostas do grupo Sarney nesta eleição) ao governo do Maranhão rasgava a multidão que se aglomerou no saguão do aeroporto Hugo da Cunha Machado para recepcionar o deputado, e até subiu no amontoado de gente para não perder um lance (click) ao lado do Bolsa.

Naquele frisson do povo gritando, carregando o "Mito", Jorge fez suas gracinhas e arranjou uns "cavalinhos", que ali mais atrás, na euforia também a carregaram por alguns passos, tudo que ela queria só pra repetir o mesmo que acontecia espontaneamente com Bolsonaro, para registrar tudo nas imagens.

A real é que Maura, que não anda bem nas pesquisas de intensão de votos ao governo do Maranhão, tenta de todas as maneiras pegar uma carona (de preferência completa) na popularidade incontestável do pré-candidato a presidência do Brasil. Mas foi muito hilário ver as imagens dessa situação que circulam nas redes sociais.

No desespero, a mulher pouco conhecida no Estado que pretende governar, faz de tudo pra colar sua imagem  num "Fenômeno", objetivando subir alguns pontinhos em popularidade, que lhe garanta resultado positivo nas urnas em outubro. Mas qualquer individuo em sã consciência neste Estado sabe perfeitamente identificar que uma coisa é Jair Bolsonaro, outra coisa é Maura Jorge.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

DENÚNCIA! PREFEITURA DE SÃO LUIS CORTA A VIA PRINCIPAL DA DIVINÉIA E ABANDONA O SERVIÇO, DEIXANDO MORADORES ISOLADOS E REVOLTADOS COM EDIVALDO, FLÁVIO DINO E SOBROU ATÉ PARA O VEREADOR MARQUINHOS

Os moradores da Divinéia estão no limite, já quase perdendo a paciência com o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT). É que a prefeitura de São Luís foi fazer um serviço na Avenida Argentina, via principal do bairro  e não acabou... Acabou mesmo foi com a rua, cortada há mais de um mês, causando transtornos aos moradores, que estão revoltados e cobrando uma resposta urente dos responsáveis (ou seriam irresponsáveis?). 

O comerciante Wilson conversou com o blog e relatou que o problema começou quando a prefeitura foi chamada para desobstruir o canal que corta a referida via. Ele havia transbordado, invadindo casas durante as fortes chuvas ocorridas entre o final de abril e começo de maio. Como solução a rua foi rasgada. Sobre o córrego de esgoto a equipe pretendia colocar uma ponte (ou passarela), que segundo os moradores não suportaria nem carro pequeno, pois além de muito estreita, a estrutura sereia feita com um material inadequado, que não garantia o mínimo de segurança. 

Só que eles não aceitaram o serviço "meia-boca" que seria feito, e a empresa contratada foi embora. Resultado: deixaram o buraco no meio da rua, e ninguém dá explicação à comunidade, que ficou isolada, sem ônibus, sem acessibilidade, o comércio contabilizando apenas prejuízos. 

Todos muito indignados, criticam a omissão do prefeito Edivaldo em resolver o problema de forma respeitosa. As criticas alcançam ainda o governador Flávio Dino (PCdoB), e sobrou até para o vereador Marquinhos (DEM), acusado de omissão no caso, por ser aliado do prefeito. 

"A comunidade está sem ônibus porque a prefeitura iniciou um trabalho e depois deixou tudo pela conta do mundo, e nós queremos uma resposta do prefeito, porque pararam o trabalho. A população acreditou no vereador Marquinhos e até hoje ele não deu uma resposta pra nós, e nós continuamos sofrendo (...) Mandaram uma ponte que não dava pra passar nem um cachorro, era "passarelazinha" de trilho, eram seis trilhos para as pessoas passarem. Então a comunidade não aceitou e mandou devolver a ponte, porque aquilo não era uma ponte pra uma avenida que passa ônibus, passa caminhão, passa carro... Aqui nós somos seis comerciantes que pagam impostos tendo prejuízo dia e noite por causa de uma ponte... Isso é uma vergonha (...) Eu quero mandar um recado  para seu Flávio Dino e seu Edivaldo Holanda (...) Olhem por isso ou liberem pra gente fazer, que nós (comunidade) fazemos melhor do que a prefeitura faz, isso eu garanto! ... Pra ele honrar a palavra: a união é que faz a força. Então vamos ver, prefeitura com o governo do Estado, eles vão precisar passar com a caravana aqui  pedindo voto...", relatos do comerciante, que afirma que até veículos já caíram dentro do córrego. Ele também garante que se deixarem o referido serviço por conta da comunidade, ele será realizado com gasto total de apenas R$ 15 mil reais, certamente bem diferente do orçamento oficial.    


Aqui a pobre senhora vai se arriscar... Numa dessas, ela ou outras pessoas vão se dar mal 
Durante pouco tempo que estive no local na tarde de domingo (10/06), acompanhei as dificuldades de pessoas que tentavam fazer a travessia do canal, passando por dentro da lama e correndo o risco de se acidentar. Vi, por exemplo uma senhora de mais de 60 anos de idade se aventurando no buraco e quase escorrega na nossa frente. "Isso aqui é muito arriscado, escorrega muito, é muito perigoso passar aqui, mas é o jeito a gente passar, né?", disse a idosa. Segundo relato de populares, várias pessoas já se acidentaram no trajeto.
Essa é travessia perigosa que os moradores são obrigados a fazer todos os dias 


Também flagrei dois homens passando pelo córrego de bicicletas. Com muita dificuldade eles carregavam seus veículos nas nas costas.
"Isso aqui é uma vergonha. Prova que não temos prefeito. Largaram aqui sem se preocupar que aqui mora gente, seres humanos, contribuintes. Estamos abandonados. E olha que aqui temos um vereador, um tal de Marquinhos, que elegemos esse homem, mas como ele é aliado do prefeito também é responsável por esta porcaria aqui, é um sacrifício que estamos passando", desabafou o cidadão da bicicleta que não se identificou.

Homens atravessam o buraco com as bicicletas nas costas


Os moradores denunciam outros problemas no bairro, onde os poucos benefícios que existem são resultados do trabalho da própria comunidade, segundo eles afirmam. 
Ponte feita pela comunidade

Ponte feita pela comunidade

A própria avenida Argentina, em toda a sua extensão tem muitos buracos, crateras e esgoto derramando o tempo todo, ameaçando a saúde dos habitantes. O poder público, porém, nunca se manifeste para resolver o problema.
Esta vala fica em frente a USC e é responsável por distribuir
água de esgoto por toda avenida Argentina e ruas adjacentes 
Mais buracos, mais esgotos...

Mais crateras Avenida Argentina

Caso a prefeitura continue omissa em atender as necessidades da comunidade, os moradores já planejam um grande manifesto para os próximos dias.

Este é mais um resultado da gestão desastrosa e incompetente que se instalou em São Luís. 

Aliás, me chamou atenção na conversa com o comerciante, foi a história da ponte que eles construíram no bairro. A obra foi orçada pela prefeitura em R$ 130 mil e a comunidade a fez em uma estrutura para gerações ao custo de R$ 8 mil Reais. E ai eu lembre daquela ponte que o prefeito Edivaldo foi fazer a live lá na comunidade carente de Vila Isabel, colocando as pobres velhinhas pra falar... Devem fazer farras do dinheiro público com essas obras. 

Ouça o áudio com a íntegra da conversa que tive com o comerciante Wilson, que com muita indignação baixa o "cacete" nas autoridades incompetentes.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Confira algumas ações dos vereadores de São Luís no âmbito da Câmara Municipal:

CÂMARA AMPLIA COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR) lançou uma série de novidades que visam aproximar o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, possibilitando mais transparência, informação e maior participação da sociedade nos debates da cidade. (LEIA)


CÂMARA APROVA ALTERAÇÃO NA LEI DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Os vereadores aprovaram a alteração da Lei 4.730, de 28 de dezembro de 2006, que institui o
licenciamento ambiental do município de São Luís. (LEIA)

INFORMAÇÕES SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESAPARECIDAS PODEM SER EXIBIDAS EM SALAS DE CINEMAS DO MUNICÍPIO

Projeto de Lei de autoria de Josué Pinheiro (PSDB) obriga a exibição nas salas de
cinemas, de vídeo contendo informações sobre crianças e adolescentes desaparecidas no município de São Luís. (LEIA)

OS INTOCÁVEIS DO EDIVALDO: POR QUE CANINDÉ, MOACIR E ARAÚJO NÃO CAEM?

Mesmo com a administração catastrófica em áreas como: o Trânsito e Transporte, a Educação e a Infraestrutura de São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) segue mantendo inabaláveis em seus cargos, Canindé Barros na SMTT; Moacir Feitosa na SEMED e Antonio Araujo na SEMOSP. Numa recente mini-reforma o pedetista mexeu em três pastas, entre elas a cultura, menos naquelas que podem de fato mudar a vida do cidadão ludovicense, que vive a eterna expectativa de uma cidade decente nesta gestão. Saíram apenas dois secretários que concorrerão ao pleito eleitoral de outubro e outro que deixa uma pasta para assumir a nova.



Jota Pinto sai da Articulação Política, Hélio Soares da tal Assuntos Políticos (que até hoje não se sabe pra que serviu, além de cabide de emprego para político sem cargo e onerar a folha do município). E o polêmico vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), depois das notícias escandalosas de que oferecia cargo numa UPA em troca de sexo (no caso de um rapaz que denunciou ter recebido a tal proposta indecente), como estava escrito nas estrelas, deixa a SEMAPA para assumir a recém-criada Secretaria Municipal de Cultura (dizem que criada para ele).



Bom, mas diante da inércia dos gestores de secretarias estratégicas, um questionamento tem incomodado a todos: Por que o prefeito Edivaldo insiste em manter intocáveis os secretários: Canindé Barros, Moacir Feitosa e Araujo, visto que suas gestões são visivelmente trágicas e danosas a sociedade?

TRÂNSITO  TRANSPORTE

O trânsito de São Luís talvez seja o pior entre as capitais do Brasil, que pode se assemelhar apenas a cidades bem atrasadas do país. Aqui os feitos do Canindé tem surtido efeito de mero cumprimento de tabela. O que temos? Semáforos danificados ou que não funcionam adequadamente, outros inutilizados; as faixas de pedestres são uma vergonha, não exitem. Recentemente andaram pintando algumas pela cidade, mas a tinta usada é tão "vagabunda" que em pouco tempo já estão todas apagadas, e não há serviço de manutenção de nada; não existe política permanente de educação e orientação para o trânsito, e por ai vai...

De novidade mesmo só o monitoramento por câmeras pra multar motoristas desatentos, que conforme denúncias repassadas ao blog, a SMTT nem estaria pagando a empresa que depois de fazer altos investimentos tava entrando num possível calote, já estaria inclusive, suspendendo o serviço.

Inventaram uma tal licitação nos transportes, que foi o maior "charlatisse" desse governo no setor, pois como resultado o que se tem hoje é uma frota de ônibus sucateados, que durante as chuvas os usuários precisam usar o guarda-chuva no seu interior, que ficam no "prego" durante a viagem, que sacam peças, pneus e até pegam fogo nas vias durante o trajeto, enfim. Uma lástima!

Algum benefício ao cidadão? Nada. Só alguns exemplos a olho nu desta incompetente gestão na SMTT.

EDUCAÇÃO

Incompetência também na Educação, onde foi estabelecido um caos que parece não ter fim. São escolas com estruturas comprometidas ameaçadas por mais desabamentos sobre a cabeças de alunos e funcionários; Escolas paradas por conta de reformas que nunca acabam, e quando terminam precisam recomeçar os serviços, pois o que tem sido feito são paliativos, e no final entregam as estruturas em forma de sepulcros caiados (bonito por fora, desastre no interior).

E mais:  professores precisam entrar em greve todo ano pra cobrar do intransigente prefeito a recomposição salarial da classe, e por ele não honrar com acordos feitos em paralisações do ano anterior.

O detalhe, conforme informam educadores, há três anos as greves não surtem efeito, nem os salários são reajustados de acordo com a lei do piso, nem de forma alguma. E muito menos a prefeitura tem feito as melhorias que são prometidas. Um  desrespeito cavalar com a categoria.

E o calendário escolar? Este é mais atrasado que "risada de surdo".

Resultado desta indecência? O ano letivo comprometido, milhares de crianças prejudicadas, perdendo tempo e conteúdos que nunca serão recuperados. Total despeito e falta de comprometimento da administração com a educação básica. Ou seja, este setor  essencial (que não admite erros, pois trata do futuro do país) tem sido tratado com descaso e pior, com requintes de crueldade pela gestão do Edivaldo que mente descaradamente pra enganar "bestas". Lembram das escolas com ar-condicionado? Rárárá Dá pra levar a sério?

E dizem que hoje Moacir sustenta sua trágica gestão na base da coação aos professores e diretores de escolas. O blog já recebeu denúncias de educadores que alegam trabalharem sob ameaças veladas da SEMED, que estabelece a condição de trabalho (precário). E quem não lê na cartilha é punido.

INFRAESTRUTURA 

A infraestrutura, sob a responsabilidade do secretário Antonio Araújo (SEMOSP) é outra TRAGÉDIA da administração pedetista. Pra ser sincero, eu pensei que o finado João Castelo tivesse sido o pior prefeito neste setor, até que veio o Edivaldo. A cidade tem buraco de canto a canto. São valas e crateras, que se vista do satélite mais parecerá um terreno lunar, ou em se tratando de terra mesmo, uma cidade em guerra, devastada pelos bombardeios.

A solução? Só pequenas operações tapa-buracos, que espalham em pontos estratégicos da cidade o tal asfalto "sonrizal" só pra fazer o "H". Um exemplo? Há uns dois meses começaram um serviço na avenida dos Holandeses, área nobre, no Calhau, entre os retornos do Caolho e do Shopping do Automóvel. Detalhe: o asfalto que está sendo coberto tá excelente se comparado às condições de outras vivas de bairros periféricos por onde dá até medo de passar. E o gozado é que o referido serviço está sendo realizado em lentas etapas, tipo um pequeno trecho a cada mês.

Na Avenida Daniel de La Touche, próximo a escola Monte Carmelo foi jogado um asfalto pra tapar a cratera e ficou a lombada, são dois exemplos da inoperância nesta área.


É bom que se diga que esses senhores ficam furiosos quando recebem críticas, chegando até a ameaçar quem se atreve a apontar os erros (grotescos) deles, pois acham que fazem o certo. Certo pra quem? Eu garanto que para o bem da sociedade ludovicense não é.

ADVOGADO DO DIABO

Mas vamos também ver o outro lado, e dar uma de advogado do diabo. 

É legítimo reconhecer que o Canindé Barros já deu uma grande contribuição para o trânsito de São Luís, em outras administrações, é claro, mas nunca conseguiu repetir o sucesso na atual. Mais parece político em época de campanha: promete coisas grandiosas, e depois faz uma "intervençãozinha" meia boca aqui e ali, e vai levando no papo. Mas ele deve ter seus motivos pra isso.

Na SEMED idem. O Moacir Feitosa, que num passado bem distante, teve até destaque nacional em seu modelo de educação aplicado no Município, nunca mais conseguiu repetir o mesmo desempenho, que teve por exemplo, na gestão de Tadeu Palácio. Saudosas lembranças, hein Feitosa? Porque será?

A impressão que estes senhores são mantidos em seus cargos apenas por reconhecimento do prefeito por quem um dia fez algo extraordinário pelo município, assim são agraciados por uma espécie aposentadoria especial por merecimento. Porque pelos comentários de bastidores, eles não teriam autonomia alguma para resolver nada como secretários. Ou seja, estariam a serviço  do alto comando do palácio La Ravardiere apenas para assinar suas decisões perversas.

Será isso mesmo?


POR QUE NÃO CAEM?

E se são eles os responsáveis por tantos danos ao cidadãos desta cidade, por que não caem?

Comenta-se que Canindé e Moacir não caem dos seus cargos porque teriam compromissos "macro" com a atual gestão, portanto se caírem hoje por uma decisão monocrática do palácio, podem levar (se quiserem) até todo o governo holandista com eles. Isso só poderia acontecer mediante negociação criteriosa entre as partes.

No caso do Antonio Araújo, esse ainda não se conhece muito bem o histórico dele, além da incompetência natural que se confunde com o próprio governo do Edivaldo Jr. Mas fontes especulam que sua permanência no cargo atende ordens do Palácio dos Leões.

Bom, se quisesse mudar, este momento era oportuno para o prefeito emplacar novos nomes, especialmente nestas pastas inertes, que ao contrário das expectativas, tem oferecido péssimos resultados. Agora manter Canindé, Moacir e Araujo intocáveis em cargos que não deslancham nem que a cidade desabe, Edivaldo assume que a incompetência do seu governo não é por culpa de seus auxiliares, mas dele próprio. Fica evidente que os secretários em questão, são meros coadjuvantes, impotentes neste governo fraco e inconsequente.




terça-feira, 5 de junho de 2018

PESQUISA: ROSEANA E DEMAIS CANDIDATOS AO GOVERNO PODERÃO ALTERAR OS NÚMEROS QUANDO LEVAREM SEUS CABOS ELEITORAIS AO PALANQUE. BRAIDE, PORÉM PODERÁ DESISTIR DA DISPUTA


Não tem jeito, o grupo Sarney teve que engolir a seco mais uma pesquisa que aponta Flávio Dino (PCdoB) como favorito a levar o pleito em outubro e garantir mais quatro anos no Palácio dos Leões, sonho de consumo do clã. Mas aos candidatos do grupo que aparecem na parte baixa da tabela ainda há uma esperanças, quando colocarem seus cabos eleitorais debaixo do braço para pedir voto aos maranhenses.
Gráfico da pesquisa


Roseana com Temer e o pai/Imagem da internet
Roseana Sarney (MDB), por exemplo, que na pesquisa do Jornal Pequeno/Exata, aprece bem, com 30%, porém abaixo do comunista que levou 57% das intenções, a carta da manga será o presidente Michel Temer (MDB), maior cabo eleitoral da ex-governadora, um dos patrocinadores de sua campanha. Temer (ou “Cerca Velha” como está sendo chamado), que com sua engenharia política-econômica conseguiu a “simpatia” dos brasileiros (no Maranhão não é diferente), quando aparecer no palanque da “Guerreira”, certamente dará um “up” nos números dela.
Roberto com Aécio/Imagem da internet
Da engenharia do Sarney, o Roberto Rocha (PSDB) que aparece com 3% também deve melhorar seu desempenho quando levar ao seu palanque o quase (por um tris) presidente, Aécio Neves (ou “Barca Furada” como já é popularmente conhecido). Como se sabe o tucano Aécio, político “exemplar” do Brasil, o segundo mais votado para presidente em 2014, também deve puxar muitos votos ao Rocha, “grande administrador” que deixou falir sua rádio (a Capital) para não pagar os funcionários, que até hoje choram miséria, correndo atrás do prejuízo na justiça do trabalho.
Maura com Bolsonaro/Imagem da internet
E a Maura Jorge (PSL) que somou 3% na pesquisa? Essa tem razões de sobra para contestar os números, afinal seus apoiadores falam aos quatro cantos que ela já tem voto suficiente para se eleger tranquilamente governadora do Maranhão. Sendo assim, talvez até dispense o seu cabo eleitoral, o deputado carioca Jair Bolsonaro, este que por sinal, segundo informações, também não anda nada satisfeito com as atitudes de Jorge, que dão a entender que ela estaria usando sua imagem apenas para se promover politicamente.
Aliás, comentam até da existência de uma disputa interna por Bolsonaro, entre os candidatos sarneyzistas Maura Jorge e o ex-secretário de Saúde de Roseana, Ricardo Murad (PRP), o cara que vai construir uma ponte ligando o Itaqui à Baixada Maranhense. Rárárá (Só se for a ponte do Rio que cai). Ainda há dúvidas de quem realmente levará o Bolsa para seu palanque. Por enquanto ta dando Maura, até quando não se sabe. 
O “homem-bomba” da família Sarney, acusado de desvios assustadores da saúde quando gestou a pasta, vai levando no momento apenas a fama de “espoca urna”. Ele pontou 1%, percentual aceitável para seu histórico das "laranjadas".
E o Eduardo Braide (PMN) (a Incógnita) que aparece em 3º lugar na pesquisa, com 6%, já comentam nos bastidores, que possivelmente desistirá de concorrer ao palácio dos Leões. Braide (que até hoje ninguém sabe se é a terceira via ou a segunda de Sarney, tem se mantido em cima do muro, nunca assumindo oficialmente sua pré-candidatura) também andou sondando a possibilidade de se abrigar na toca do Bolsonaro, mas acabou deixando  a disputa aos colegas Maura e Murad. Se confirmar desistência também ao governo, Eduardo deverá sair para deputado federal, de olho na sucessão a Edivaldo (PDT) na prefeitura de São Luís em 2020.

E o governador Flávio Dino, líder na pesquisa? Não poderá contar com seu principal cabo eleitoral no palanque, afinal o Lula está preso, e pelo visto não deverá sair nem pra cuspir fora da cadeia até que se passe o pleito.
Enquanto isso na sala de justiça, desesperados, os Sarneys também articulam junto a Escutec ou outro Instituto de credibilidade (pra eles) uma pesquisa, de preferência, que apresente alguma vantagem palpável à "Guerreira" na corrida sucessória ao governo do Maranhão para mostrar ao eleitor. Aguardemos o resultado.