sábado, 26 de março de 2016

EU QUERIA SER VIDENTE: PREFEITURA DE SÃO LUIS APOSTA QUE A POPULAÇÃO ESQUECE AUMENTO DE PASSAGEM EM SETE MESES

Quem leu meu post do dia 23 de fevereiro, intitulado: "VAI SOBRAR PARA OS PASSAGEIROS DE SÃO LUIS: SET PRESSIONA PREFEITURA A AUMENTAR PASSAGEM DE ÔNIBUS PARA 3 REAIS", poderia agora me chamar de vidente quando cantei a pedra sobre fatos que aconteceriam para a concretização do aumento e sua aceitação pelos usuários. Mas na realidade não é preciso ser "Pai de Santo" para prever as velhas práticas que se repetem em todas as administrações, quando se trata de medidas abusivas da prefeitura contra a população. Me refiro ao recente reajuste de 11,8% das passagens de ônibus de São Luís concedido pela prefeitura da capital.

Na oportunidade, em meio a uma greve dos rodoviários e uma reunião entre prefeitura e empresários pelo fim da paralisação no sistema, eu disse aqui que o reajuste era inevitável diante do cenário que se criava ente patrões e empregados com a intervenção do executivo municipal. Cantei a pedra que posteriormente a SMTT anunciaria um reajuste, se justificando que seria menor que aquilo que pedia os empresários, e tentaria convencer a população com as famosas promessas aos usuários, por exemplo, de que vão fazer a tal licitação urgente, trazer mais ônibus novos e até colocar ar-condicionado nos coletivos, entre outras conversas pra boi dormir. Pois foi isso mesmo que deu no jogo do bicho.

O anúncio da licitação veio antes, no dia 16 de março, feito pelo próprio prefeito Edivaldo Holanda Jr que usou o programa do seu partido o PDT no rádio e TV para dizer a população que publicaria no dia seguinte (17/03) o edital de licitação do transporte urbano da capital. Na resenha política partidária em que se autoafirmou como administrador responsável, o prefeito garantiu, inclusive que os ônibus que vão operar na capital daqui pra frente terão que ser novos e com ar-condicionado. "Os novos contratos exigem ônibus novos em circulação, inclusive com ar-condicionado e todos os requisitos de qualidade na prestação deste serviço. Cumprindo com responsabilidade e determinação mais um compromisso com você", palavras do prefeito no programa partidário, exatamente o que se previa.

Não foi diferente com relação a justificativa do aumento mínimo. A SMTT argumentou que os empresários queriam mais, cerca de 23%, o que não foi atendido, claro. Deu a eles apenas 11,8%, mediante ao prejuízo alegado que tem tido com o Bilhete único. Traduzindo a teoria: a prefeitura bateu o pé, bateu forte na mesa e não atendeu esses homens malvados que querem que a população pague mais caro pra andar nuns cacarecos. Foi boazinha com esse provo sofrido, que já paga caro por um serviço de péssima qualidade.

Aliás, sobre a certeza que se tinha que o reajuste seria uma realidade em pouco tempo, o super-secretário da SMTT, Canindé Barros, na época, com sua força tarefa tentou tirar o foco dos especuladores que afirmavam que a prefeitura não aguentaria uma queda de braço com os empresários, depois da greve dos rodoviários. Andou resmungando pelos cantos, chamando todo mundo disso e daquilo, querendo criminalizar a informação e afirmando que a prefeitura não daria o braço a torcer. Tudo balela. Estava escrito nas estrelas, que depois daquela reunião a portas fechadas com os empresários, que seu teor nunca foi revelado, esse reajuste era inevitável. Era só dar um tempo para o povo esquecer e viria no momento certo, antes da reta final para a eleição que será daqui a sete meses.

E o reajuste tarifário do transporte de São Luís, veio estrategicamente na semana santa, quando o povo ta pensando na morte de Jesus, os conteúdos dos veículos de comunicação estão mais focados para o sofrimento do filho de Deus; e envolvidos com a paixão de Cristo, até os comunicadores mais polêmicos acabam deixando o assunto passar despercebido. Assim é fácil uma operação abafa para que a repercussão não tenha grande efeito, é o que deve ter apostado o "Canindezão". E parece que ele realmente tinha razão, pois funcionou.

E quanto à população? Ele também tem razão. Todo mundo vai reclamar. Uma meia dúzia vai fazer uma manifestação, parar trânsito, etc etc. Mas nada que não se resolva com uma boa ação do choque jogando bomba de efeito moral no meio deles, spray de mimenta nos olhos e metendo bala de borracha nas costas desses rebeldes, desordeiros, que não tem motivo algum pra isso, premedita a prefeitura. Depois é só alegria, afinal vem ai o São João, e a prefeitura dando o pão e circo, todo mundo vai encher a cara e esquecer tudo, não é mesmo?

Ah, ia até esquecendo. Quanto a tal licitação do transporte? Não sei porque lembrei do VLT do Castelo!!!

Portanto, não é preciso ser vidente ou pai de santo para prever planos maquiavélicos adotados pelos senhores do poder. Aliás, até gostaria de sê-los, pois assim saberia logo o outro lado da moeda. Ou seja, se povo de fato vai esquecer num período de sete meses tanta crueldade desta administração.

Eles apostam que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário