segunda-feira, 10 de novembro de 2014

FÁBIO CÂMARA DISPARA CONTRA O PRÓPRIO PATRIMÔNIO E DIZ QUE ROSEANA NÃO FAZ O MELHOR GOVERNO COMO PROMETEU

Na sessão desta segunda-feira (10/11), o principal assunto na Câmara Municipal de São Luís girou em torno do final de semana sangrento na região metropolitana, que culminou com a morte de 24 pessoas, que entre elas esteve o médico cirurgião e diretor do hospital do Câncer, Dr. Luiz Alfredo Guterres, 48 anos, foi assassinado durante assalto em sua residência no Jardim Eldorado.

Mas a surpresa ficou por conta do ataque contra o próprio patrimônio do vereador Fábio Câmara, do PMDB e líder do governo Roseana Sarney na Casa ao cobrar da chefe superior sua promessa de campanha, quando afirmou aos quatro cantos do Estado que faria deste o melhor governo da sua vida, sendo que o resultado tem sido catastrófico com a violência chegando próximo de sua família, lembrando o Dr. Luiz Alfredo.

"Nós cobramos do poder público e também do governo do Estado. A pergunta é para a governadora: este é o melhor governo da sua vida? Nós não podemos parar de perguntar isto, ela nos prometeu o melhor governo e nós peguntamos se este é o melhor governo da vida dela, quando a violência chegou muito próximo da família dela", repetiu incisivamente a este repórter o peemedebista, que é conhecido no legislativo municipal por suas defesas ferrenhas à governadora Roseana Sarney desde que assumiu como vereador em 2013 e passou a funcionar em plenário como uma espécie de testa de ferro do grupo Sarney e do secretário de saúde, Ricardo Murad.

Pra se ter uma ideia, em vários debates na Câmara sobre acusações de má gestão no governo do Estado, Câmara se digladiava com seus pares oposicionistas só para justificar, muitas vezes o injustificável em nome de uma boa defesa do Executivo Estadual. Aliás, gostava de afirmar em alto e bom som, que era o legítimo representante e defensor do grupo Sarney e em especial do secretário Ricardo dentro da Câmara Municipal, por sua imensa e eterna gratidão ao secretário que lhe deu a grande oportunidade na política.

É... mas parece que alguma coisa está errada mesmo. O clima parece ter esfriado entre as partes desde o período eleitoral, quando o vereador teria lançado candidatura a deputado estadual, contrariando a vontade de Murad que patrocinaria apenas a filha e o genro, que se elegeriam. Isso geraria um mal estar entre ambos, que passaram a deitar em camas separadas e não se beijam mais. Tudo indica que essa relação já pode estar chegando ao fim.

Lembrando que entre caixões e contas de luz pagas, para se eleger vereador em 2012, Câmara contou com um apoio fabuloso do trator. Agora, sua decisão de contrariar o chefe parece que acabou transformando a criatura numa espécie de traidor ao seu criador.

Nos bastidores já falam inclusive, que Fábio trocará em breve o PMDB por um partido nanico, haja visto que não estaria mais se sentindo bem dentro do grupo a que serviu por mais de uma década.

domingo, 9 de novembro de 2014

QUEM SÃO OS FALTOSOS? SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES MAIS PRESENTES NA CMSL

Os vereadores de São Luis, voltam nesta segunda-feira (10/11) aos trabalhos, após uma semana em que apenas uma pequena parte dos 31 parlamentares eleitos na capital maranhense se apresentou no plenário Simão Estácio da Silveira para discutir e votar projetos. Teve uma sessão que aconteceu com o quórum mínimo de 16 membros. Aliás, a escassez em plenário desde o período eleitoral tem sido a tônica das sessões na Câmara Municipal de São Luís. E aqui faz-se jus a três vereadores que foram candidatos: Pereirinha e Rose Sales (federal) e Dr Gutemberg (estadual), que mesmo concorrendo a um cargo eletivo, tiveram presença ativa nas sessões até mais que alguns parlamentares, que sequer concorria ao pleito este ano, mas simplesmente tomaram doril e sumiram do mapa.

Agora cá pra nós, até que tem uns vereadores que mantém uma regularidade em presença, daqueles que pode até faltar um dia aqui ou outro lá, mas tem alguns que se distanciam literalmente de suas funções nos três únicos dias de trabalho na semana. A justificativa é que Eles estão trabalhando nas bases... Enfim...

Mas por falar em falta, conheça os parlamentares que compareceram às sessões deliberativas entre os dias 03 e 05 de novembro de 2014:

Na segunda-feira, (03/11), 19 edis estiveram presentes em plenário:

Isaías Pereirinha, Josué Pinheiro, Marlon Garcia, Professor Lisboa, Rose Sales, Pavão Filho, Fátima Araujo*, Armando Costa, Fábio Câmara, Barbosa Lages, Rômulo Franco*, Dr. Damasceno*, Francisco Chaguinhas, Manoel Rego, José Joaquim, Edimilson Jansem, Dr Gutemberg, Batista Matos* e Paulo Luiz.

16 vereadores compareceram na terça-feira, dia 04, ou seja o quorum mínimo:

Pavão Filho, Josué Pinheiro, Marlon Garcia, Professor Lisboa, Nato**, Armando Costa, Barbosa Lages, Rômulo Franco*, Dr. Damasceno*, Francisco Chaguinhas, José Joaquim, Edimilson Jansem, Dr Gutemberg, Pedro Lucas Fernandes, Paulo Luiz, Sebastião Albuquerque.

Já na quarta-feira (05/11), deu o mesmo quorum da segunda, com 19 parlamentares:

Isaías Pereirinha, Josué Pinheiro, Marlon Garcia, Professor Lisboa , Rose Sales, Pavão Filho, Armando Costa, Fábio Câmara, Barbosa Lages, Marquinhos**, Dr. Damasceno*, Francisco Chaguinhas, José Joaquim, Nato, Edimilson Jansem, Batista Matos*, Beto Castro, Pedro Lucas Fernandes e Ricardo Diniz.

Agora você me pergunta: e quem são os faltosos? E eu respondo com outra pergunta: Você sabe quem são os vereadores da sua cidade? Mas vou continuar divulgando aqueles que estarão presentes nas sessões.



* Fátima Araújo, Rômulo Franco, Batista Matos e Dr Damasceno são suplentes, respectivamente dos vereadores: Nato (PRP), Marquinhos (PRB), Estevão Aragão, que haviam se licenciado no período eleitoral para se dedicarem ao trabalho de cabos eleitorais, enquanto e Francisco Carvalho (PSL) recentemente para tratamento de saúde, segundo assessores.

** Com o retorno de Nato e Marquinhos, Fátima e Rômulo já voltaram para casa, enquanto Batista aguarda um posicionamento de Estevão, que luta por um cargo na prefeitura de São Luís e Dr. Damasceno espera o retorno de Chico Carvalho.

TRÊS BAIRROS DE SÃO LUIS FORAM OS MAIS VIOLENTOS: CONHEÇA O MAPA DA CRIMINALIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA NO MÊS DE OUTUBRO

O mês de outubro apresentou um alto índice de mortes violentas na região metropolitana de São Luís com um total de 84 homicídios, de acordo com os números do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. O município mais violento foi São Luís, seguido por São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, respectivamente. As vítimas em sua maioria foram jovens entre 22 e 29 anos. E apenas um dia não houve registro de homicídios ou tentativas. Os dados são baseados nos lançamentos diários da Secretaria de Segurança Publica do Maranhão (SSP-MA), disponibilizados em seu site.
Este estudo, porém faz um balanço estatístico baseado nos 77 homicídios, inclusos nos itens tipificados pela SSPMA, como: Homicídios dolosos, Roubo seguido de morte e Lesão corporal seguido de morte, em seu relatório do mês entre os dias 01 e 31 de outubro de 2014.

Pelos dados, a grande maioria dos casos ocorreu em São Luís, que registrou 57 assassinatos no período.

Com relação ao gênero, morreram mais homens, com um total de 75 vítimas do sexo masculino. Quanto à faixa-etária, as vítimas tinham entre 14 e 74 anos, sendo que as ocorrências foram mais frequentes entre jovens com idade entre 22 e 29 anos.

Quanto a arma utilizada nos homicídios, em 59 dos casos os criminosos usaram arma de fogo. Cidade Olímpica, Alemanha e Vila Luizão foram os bairros mais violentos. O dia 06 foi o mais sangrento com 07 mortes e apenas o dia 24 não registrou morte ou lesionado que, posteriormente viria a óbito.

Confira os números dos homicídios registrados no mês de julho:

Registros por município

São Luís é líder com 57 registros; São José de Ribamar ficou em segundo lugar com 14 casos;
Paço do Lumiar aparece em terceiro com 05 e
Raposa em último lugar com 01 homicídio.

Gênero:

57 homens e 02 mulheres

Faixa-etária:

A vítima mais nova tinha 14 anos e a mais velha 74 anos de idade.

Entre 14 e 21 anos de idade foram contabilizadas 16 vítimas (uma com 14 anos; uma com 15, duas com 16, duas com 17, três com 18, uma com 19, três com 20 e três com 21 anos de idade);
Entre 22 e 30 anos foram 31 registros (entre eles, cinco tinham 22 anos e seis com 26 anos de idade);
Entre 31 e 40 anos 14 mortes;
Entre 43 e 74 anos foram 08 assassinatos e
Duas vítimas não tiveram as idades informadas.

Armas usadas nos crimes

A maioria das execuções foi realizada com uso de arma de fogo, com 59 casos;
Em 12 registros o uso foi de arma branca e
em 05 casos foram usados outros meios.

Bairros mais violentos

Pelos dados desta pesquisa, 56 bairros da grande São Luís foram palcos de homicídios no mês de outubro, sendo que Cidade Olímpica, Alemanha e Vila Luizão tiveram os maiores índices de criminalidade com 03 assassinatos cada;
Ficaram com o segundo lugar em mortandade com dois registros cada, os bairros: São Raimundo, Vila dos Nobres, Sol e Mar, Monte Castelo, Bairro de Fátima, Cohab, Forquilha, Vila Vitória, Parque Jair, Coroadinho, João Paulo, Tajaçuaba, em São Luís;
No município de São José de Ribamar, os bairros: J. Câmara, Araçagy registraram 02 homicídios cada e em Paço do Lumiar, o bairro Paranã também fechou o mês com 02 assassinatos.

Dias mais violentos

O dia 06 foi o mais violento com 07 mortes, seguido por 03 e 22 com seis assassinatos cada.
O dia 12 vem logo em seguida com cinco registros;
Os dias 09 e 20 registraram quatro mortes cada
E nos dias 04, 05, 11, 15, 18, 26 e 31 aconteceram 03 assassinatos em cada um deles.

Dia sem crime

Ainda de acordo com o relatório da Secretaria de Segurança, apenas o dia 24 não houve nenhum registro de morte, enquanto que o dia 25 houve o registro de uma lesão seguida de morte, sendo que a vítima, que ficou internada no Socorrão, viria a óbito no dia 29 seguinte.

sábado, 1 de novembro de 2014

ECOPONTOS: ENTRE CRÍTICAS E DENÚNCIAS, LIXO DE SÃO LUIS É DISCUTIDO NA CÂMARA MUNICIPAL

A problemática do lixo em São Luís voltou ao debate em uma audiência pública, realizada na quarta-feira (29) na Câmara Municipal, solicitada pela vereadora Rose Sales (PCdoB), que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e de Regularização Fundiária da Casa.

A temática principal das discussões girou em torno dos ecopontos, locais que a prefeitura de São Luís tem disponibilizado para receber resíduos de pequenos volumes, mas segundo denúncia da vereadora Rose Sales, tem se configurado em verdadeiros lixões a céu aberto, e consequentemente levado graves problemas a população nos entornos, que afetam a saúde pública e a segurança.

“Eu fiz vitorias em dois ecopontos desses, um na Cidade Operária e outro na avenida dos Africanos, nas proximidades do Bairro de Fátima, e o que eu pude perceber é que lá estão resíduos de todo natureza, muitas vezes até orgânicos, sendo lançados. A população tem reclamado porque é algo que deixa a cidade muito feia. Além disso afeta o fator saúde pública porque aumenta a proliferação de ratos e baratas e também a questão da segurança, já que nesses locais é comum a presença de usuários de drogas e assim, favorece o aumento do tráfico de entorpecentes nesses locais”, aponta Rose Sales.

Durante a Audiência houveram denúncias com relação aos serviços de limpeza pública, onde foi afirmado que a população de São Luís paga altos valores por serviços e ações que não acontecem, como por exemplo: coleta seletiva; construção de galpões; compra de equipamento para reciclagem; construção de ecopontos, entre outros agravantes, atribuídos a SLEA, empresa que detém os direitos de explorar o serviço na cidade. A empresa, acusada de várias irregularidades, prestou esclarecimentos mais de caráter jurídico, se colocando à disposição posteriormente para tratar de questões operacionais.

Integraram a mesa do debate: o juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos; Eurico Fernandes da Silva, chefe da Assessoria técnica do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur); Rosirene Martins Lima, Superintendente de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente; Cláudio Pontual Filho, jurídico da São Luís Engenharia Ambiental (SLEA); Claudio Calzavara de Araújo, representante do SINDUSCON-MA; Ronaldo Maia Garcêz, representante da Associação brasileira de Engenharia Sanitária (ABES); Luis Cruvel, presidntre da Associação de Condutores de veículos a tração animal e Maria Célia Lopes Dias, presidente da Associação de catadores de materiais recicláveis. Além de representantes de comunidades afetadas e pessoas interessadas em discutir o assunto.

“O que eu quero, junto com todas as instituições presentadas, que participaram dessa audiência pública, é que o município revise os equívocos destes espaços que se configuram como verdadeiros lixões instituídos pela Prefeitura em diversos terrenos baldios e não como espaços para captação de resíduos, de forma seletiva, obedecendo a critérios técnicos, dentro de padrões ambientais, paisagísticos e que garantam a saúde pública às comunidades do seu entorno, numa perspectiva sustentável que integre os catadores/recicladores de resíduos, como também, retomar a discussão pública sobre a PPP (Parceria Público Privada) dos Resíduos Sólidos, que tem como executora a Empresa São Luís Engenharia Ambiental - SLEA, responsável pela limpeza pública da capital”, enfatiza Rose Sales, que garantiu ainda uma apuração às denúncias apresentadas na Audiência.

Ao final da Audiência Pública foram feitos os seguintes encaminhamentos:

1- Solicitação à Prefeitura Municipal de São Luís do contrato com a SLEA e dos dois termos aditivos que se configuraram em repactuações financeiras e de serviços;
2- Reunião de trabalho dia 20.11.14, às 14h30, no Plenário da Câmara para análise entorno das informações solicitadas ao Executivo Municipal;
3- Traçar estratégias e estabelecer parcerias para revisão da implantação e garantir a estruturação dos ECOPONTOS;
4- Alicerçar o Projeto Piloto de um ecoponto, com envolvimento de todos os setores pertinentes ( público, privado e da sociedade), a fim de balizar a estruturação dos demais;
5- Apresentação pela SEMMAM do Plano Municipal de Resíduos Sólidos;
6- Apresentação pelo IMPUR do Programa Cidades Jardins;
7- Criar mecanismos de apoio aos recicladores e aos carroceiros, dentre outros.

Uma nova Audiência Pública para tratar do assunto está agendada para acontecer no dia 25 de novembro, às 9:00 horas da manhã, desta vez, no Fórum da Cidade, no Calhau.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ENDIVIDAMENTO DO MARANHÃO: NOVO GOVERNO PODERÁ PEDIR AUDITORIA

O coordenador da Equipe de Transição de Flávio Dino, Marcelo Tavares, apontou duas dificuldades que o governador eleito Flávio Dino terá ao assumir o comando do Estado do Maranhão a partir de 1º de janeiro de 2015. “O endividamento que o Estado tem hoje é altíssimo e as obras não concluídas, que são muitas, merecem a atenção do próximo governador”, disse, em entrevista à TV Brasil nesta segunda-feira (20).

Para ele, esses dois pontos são essenciais para conhecimento real da máquina pública e planejamento das ações que serão desenvolvidas logo que Dino assumir o governo. Na primeira reunião realizada na semana passada com a atual chefe da Casa Civil, Tavares solicitou informações a respeito do Estado, sobretudo relacionadas ao equilíbrio financeiro.

Durante a entrevista, Marcelo Tavares, que assumirá a Casa Civil a partir de janeiro, não descartou a realização de auditorias em licitações, contratos em andamento e aplicação do verbas públicas no Governo que finda em dezembro. “O que queremos neste momento é ter informações necessárias para fazer a máquina pública funcionar bem a partir de janeiro”, esclareceu.

Conforme falou, os órgãos específicos, como Corregedoria, a Secretaria de Transparência e Controle, os tribunais de Contas e a Assembleia Legislativa poderão auditar atos da atual gestão se houver dúvida da aplicação do dinheiro público.

Acompanhamento do orçamento

Sobre o orçamento previsto para 2015, Tavares afirmou que buscará outros parlamentares para corrigir possíveis distorções. A afirmativa foi feita ao tratar da redução do orçamento de R$ 144 milhões para R$ 134 mi da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Para ele, a diminuição reflete o descaso do governo Roseana com a área.

“Daí a crise constante no sistema penitenciário, que acaba aumentando a violência fora dos presídios. Temos que tomar medidas urgentes porque queremos a mudança do atual quadro de crise”, analisou o parlamentar.

VEREADORES DE SÃO LUIS ADEREM AO FERIADO DO COMERCIÁRIO E NÃO COMPARECEM A CÂMARA

A maioria dos vereadores de São Luís não compareceu aos trabalhos nesta segunda-feira (20/10), data em que é comemorado o dia do Comerciário. Apenas 14 dos 31 parlamentares chegaram ao plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara, dentro do horário regimental, ou seja às 10h00.

Apesar dos cerca de 40 minutos de acréscimos concedidos pelo presidente da Casa, Isaías Pereirinha, não foi suficiente para formação do quórum mínimo de 16 edis. Sem o número necessário, Pereirinha decretou o fim da sessão, convocando outra para esta terça-feira (21/10).

Os vereadores presentes foram:

Isaías Pereirinha
Ivaldo Rodrigues
Josué Pinheiro
Rose Sales
Prof. Lisboa
Pavão Filho
Fátima Araujo
Armando Costa
Fábio Câmara
Luciana Mendes
Barbosa Lages
Rômulo Franco
Dr. Damasceno
Anderson Martins

Após dar por encerrada a sessão, que se resumiu apenas a leitura da ata, começaram a chegar alguns vereadores, que pelo traje, não foram à Câmara dispostos a assistir aos trabalhos.

Pelo visto a maioria dos vereadores aderiu mesmo ao feriado em homenagem aos comerciários. Talvez, alguns deles, tenham esquecido que não pertencem mais a esta categoria de profissionais que trabalha de sol a sol, sem regalias, e que hoje, na verdade deveriam estar deliberando na Câmara em favor de seus munícipes, o que não aconteceu.

ANVISA SUSPENDE PUBLICIDADE ENGANOSA DE PRODUTO

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, suspende todas as publicidades que atribuam propriedade terapêuticas ao alimento Amargo, fabricado pela empresa Natural Ervas Produtos Naturais Ltda.

De acordo com a agência, foi constatado que o alimento era anunciado como um auxílio no tratamento de problemas gastrointestinais – azia, má digestão, prisão de ventre, gastrite, refluxo -, pressão alta e má circulação, que contrariam o registro do produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A resolução entra em vigor nesta segunda-feira.



Com o primeiro indício de irregularidade constatado, resta agora saber se as demais propriedades do produto correspondem aos benefícios atribuídos ao mesmo. Anvisa, neles!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

DOS FENÔMENOS AOS INFAMES: CONHEÇA O DESEMPENHO DOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO NAS URNAS

Nem só com resultados fenomenais se faz uma eleição, mas os chamados ironicamente "espoca urnas", ou seja aqueles que conseguem os piores resultados no pleito, também dão o tom no processo de apuração, ainda que em forma de gozação geral pelo mal desempenho. Nesta Eleição de 2014, para o cargo de deputado estadual, por exemplo, o contra-peso da balança entre os puxadores de votos e os rabos de fila foi gritante, e pode também provar que os linha de frente são sempre aqueles que mais detém o poder econômico. Dos fenômenos aos infames, conheça agora o desempenho dos candidatos nas urnas, segundo os dados do TRE-MA.

Enquanto no top five, aparecem JOSIMAR DE MARANHAOZINHO (PR) que arrebanhou 99.252 seguidores; GLALBERT CUTRIM (PRB) 85.984; ANA DO GÁS (PRB) 78.287, ANDREA MURAD (PMDB) 77.889 e DR. ANTONIO PEREIRA (DEM) com 73.353 votos, na marginal da lista, amargando a mais decadente decepção aparecem aqueles que não conseguiram alcançar os dois dígitos, ou que não atingiram 10 votos:

Na lista geral da votação, na posição 438 aparece CARDOSO (PSL) com 9 votos, mesma quantidade que conquistaram os seguintes candidatos: IRMÃ AURY (PSDC), CARLIANE RIBEIRO (PCdoB), ARIEL MARINHO (PHS) e DANILO LIMA também do PHS.

Ninguém obteve 8 votos, mas três candidatos empataram com 7 votos: PROF. LOURDES (PRTB), RATINHO MENDONÇA (PSDC), MARTINHA (PSOL).

SIGLIMEIRE RODRIGUES (PEN) e IRISLEIDE SOUSA também do PEN convenceram 6 eleitores cada a votarem nelas.

EDNA SERRA (PSDC) e JOSEANE MATOS (PPL) receberam 5 votos cada.

Já a lista dos que levaram 4 votos para a urna foi um pouco mais extensa e é formada por: RAIMUNDA PEDROSA (PHS), GERSON JUNIOR (PT), ROMARIO LIMA (PRTB), ELIZABETH AMARAL (SD), GRACILENE (PRB), MARI RIBEIRO (PRB) e ELINE (PP).

Apenas um candidato conseguiu sozinho 3 votos e troféu foi para: SANDRA SILVA (PPS).

E as penúltimas posições foram para: CALVET NETO (SD) que obteve 2 votos, mesma votação que obtiveram: TASSIANE SOUSA (PSL), UMBELINA BELA (PRP), JARDIM (PMDB), DOMINGAS (PMDB), DONA RIBA DO JARACATY (PSDC), MARQUES (PMDB) e TIA TÂNIA (PSDC).

Enquanto que os piores na contagem de 1 a 9 foram: ROZIR LIMA (SD), MARIA AUTA (com U mesmo) do PTC, FILHO DO FRANCO (PRTB), DARCI (PTC), WALDERLENE (PRTB), ANTONIA RODRIGUES também do PTC e DALVINHA (PRTB) que aparece na posição 472. Estes tiveram apenas o próprio voto, ou seja, não conseguiram convencer ninguém a votar neles, entraram na guerra apenas para aventurar.

Quem são os quatro deputados estaduais mais bem votados?

Ex-prefeito de Maranhãozinho, daí o nome fantasia para concorrer a eleição, o deputado mais bem votado, Josemar é empreiteiro bem conceituado, dono de posses. Mas segundo o site Atual 7 (http://www.atual7.com/tudo-sobre/maranhaozinho/), ele também foi acusado pela "Operação Cupim" da Polícia Federal realizada em 2012 de participar de um esquema que cobrava taxa para entrada de caminhões em áreas indígenas da Reserva Alto Turiaçu, para extração de grande quantidade de madeira de forma ilegal. De acordo com relatórios da PF, no período em que teria operado o esquema, o ex-prefeito teria aumentado seus bens em aproximadamente R$ 30 milhões. Como recompensa, talvez pela "injustiça" sofrida, o Maranhão corou Josemar de Maranhãozinho como o fenômeno das urnas rumo ao Sítio do Rangedor.

Empresário, Gil Cutrim, segundo mais bem votado é filho do presidente do TCE-MA, Edmar Cutrim e irmão do atual prefeito de São José de Ribamar. No mínimo, contou com um bom incentivo do mano prefeito da cidade balneária, de prefeitos pelo pelo interior do Estado, bem como um grande paitocínio na captura de votos.

Pulando de gás em gás, Ana do Gás (como foi batizada para a urna) que é mulher do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça, conseguiu chegar em terceiro lugar na corrida por uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão. Sua candidatura chegou a irritar muita gente, que o digam os deputados Raimundo Cutrim (dentro) e Hélio Soares (fora), que chegaram a acusá-la de abusar do poder econômico e comprar votos em todo o Estado. O que se tem de explicação para o fenômeno nas urnas da mulher "de mil e uma faces" é que o município de Santo Antonio do Lopes (tão rico quanto o casal que nada em dinheiro) é grande produtor de gás natural e tem recebido benefícios (cada vez mais mais rechonchudos) através dos Roylties garantidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), assegurado na Lei 9.478/97. Bom, se o dinheiro dos Roylties transferidos ao município foi usado por Ana do Gás na conquista de seus votos, isso é ainda um mistério que só o tempo, ou talvez nem ele o desvendará.

E a quarta deputada mais bem votada é Andréa Murad, filha do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad. Homem poderoso (conhecido como trator) do governo Roseana Sarney e que administra uma das maiores verbas entre todas as pastas. Andréa Murad usou a estrutura da saúde, ainda que tenha sido para fazer citações em sua campanha da "revolução" que o pai teria realizado como gestor da dita pasta, transferindo a ela a capacidade de resolver o problema da saúde pública no Maranhão. Aliás, como forma de confirmar seu "poder", o pai Murad também fez questão de colocar a cara na Telinha para, em nome das UPAs e dos hospitais improvisados que surgiram no apagar das luzes do governo Roseana (menos os 72 prometidos), pedir voto à sua herdeira.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

VEREADORES DE SÃO LUIS VOLTAM AO TRABALHO APÓS RESSACA DA ELEIÇÃO

Apenas 19 dos 31 vereadores de São Luís compareceram ao plenário da Câmara Municipal para a sessão deliberativa desta terça-fera (07/10), no retorno dos trabalhos, após o pleito eleitoral. São eles:







PEREIRINHA
JOSUÉ PINHEIRO
MARLON GARCIA
PROF. LISBOA
ROSE SALES
CHAGUINHAS
FÁTIMA ARAUJO
ARMANDO COSTA
RICARDO DINIZ
PAVÃO FILHO
BETO CASTRO
BATISTA MATOS
RÔMULO FRANCO
BARBOSA LAGES
ANDERSON MARTINS
PEDRO LUCAS FERNANDES
OSMAR FILHO
JOSÉ JOAQUIM
DR. DAMASCENO

Oito parlamentares concorriam a um cargo nestas eleições, sendo quatro para Federal: Pereirinha, Rose Sales, Josué Pinheiro e Paulo Luiz; e quatro para Estadual: Fábio Câmara, Dr. Gutemberg, Ivaldo Rodrigues e Sérgio Frota. Apenas o cartola do Sampaio levou a melhor, se elegendo para uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão.

O assunto principal do dia foi a eleição de Flávio Dino para o governo do Maranhão. Em plenário, o comunista foi ovacionado pelos edis.

Na segunda-feira (07/10), um dia após a realização das eleições, a Câmara amanheceu de ressaca. Somente sete vereadores apareceram para "bater o ponto". Foram eles:

PROF. LISBOA
PEREIRINHA
RICARDO DINIZ
PAVÃO FILHO
ARMANDO COSTA
FÁTIMA ARAÚJO
JOSÉ JOAQUIM

Os mesmos se reuniram, e na pauta Pereirinha, que obteve 38.744 votos, e ficou apenas com a terceira suplência de federal na sua coligação, alegou aos seus pares que foi traído por alguns de seus cabos eleitorais, o que prejudicou bastante seu rendimento no pleito.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CARTA DE ROSE SALES AOS MARANHENSES APRESENTA A PRIMEIRA DEPUTADA NEGRA NA HISTÓRIA DO ESTADO

Candidata a Deputada Federal, a vereadora Rose Sales (PCdoB) divulgou carta aos maranhenses em que apresenta oficialmente seu nome para ser representante e defensora dos interesses do Maranhão no Congresso Nacional.

Como vereadora, Rose Sales lembra pontos importantes que tem defendido em favor dos ludovicenses e seu posicionamento de independência.
"Os meus mandatos têm sido construídos na defesa permanente do interesse da população e dos trabalhadores. Tenho ousadia para lutar, pra ser a voz do povo esquecido e mediadora dos seus interesses. Sou uma mulher destemida. Nunca me curvo!", relata.

Sobre sua decisão por um cargo na Câmara Federal, Rose revela que suas reais intenções são ampliar sua atuação em defesa da população maranhense, que está carente de pessoas dedicadas na defesa de suas necessidades. "A miséria e a negação de direitos do nosso povo me indignam e me impulsionam a buscar espaços onde possa conquistar muito mais em seu favor".

De origem humilde, filha do Grande Anil periferia de São Luís, eleita, Rose Sales entrará para a história do Maranhão como a primeira deputada federal negra do Estado. "Nestas eleições o povo do Maranhão tem a oportunidade histórica de eleger a sua primeira deputada federal negra, filha do Grande Anil, que não se rende e não se vende", destaca Rose Sales.

Confira a íntegra da Carta:



Carta ao Povo

Sou Rose Sales, educadora e militante social, e em 2008, fui eleita Vereadora de São Luís com 2.118 (dois mil cento e dezoito) votos - a única mulher na Câmara Municipal. Em 2012, fui reeleita com quase 8.000 (oito mil) votos, expressão do reconhecimento popular em torno da minha seriedade e do trabalho que realizei.
Sou Rose Sales, educadora e militante social, e em 2008, fui eleita Vereadora de São Luís com 2.118 (dois mil cento e dezoito) votos - a única mulher na Câmara Municipal. Em 2012, fui reeleita com quase 8.000 (oito mil) votos, expressão do reconhecimento popular em torno da minha seriedade e do trabalho que realizei.

Os meus mandatos têm sido construídos na defesa permanente do interesse da população e dos trabalhadores. Tenho ousadia para lutar, pra ser a voz do povo esquecido e mediadora dos seus interesses. Sou uma mulher destemida. Nunca me curvo! O meu mandato é de luta pelo direito à moradia, à regularização fundiária, educação de qualidade, creches, saúde, educação comunitária, feiras, transporte público, segurança pública, mobilidade rural e urbana, sustentabilidade, esporte, garantia de água, saneamento básico, infraestrutura. Luto também, pela recuperação de dependentes químicos, ressocialização de apenados, e pelos segmentos das: mulheres, juventude, idosos, negros, pessoas com deficiência, trabalhadores rurais e urbanos e sindicatos, ou seja, todos os menos favorecidos.

Porque Deputada Federal?

Garanto que não é para ter mais poder ou simplesmente, um novo cargo. Isso não me encanta. A miséria e a negação de direitos do nosso povo me indignam e me impulsionam a buscar espaços onde possa conquistar muito mais em seu favor.

Como Deputada Federal, ampliarei a linha de atuação que construí sendo vereadora de São Luís. Estou preparada e quero bem representar o povo maranhense e brasileiro.

Tenho a força da mulher negra, de origem popular, que conhece bem de perto o sofrimento do povo. Quero estar na Câmara Federal e empregar a minha competência, o meu compromisso político, a minha decência pública e a minha integridade moral,batendo à porta de cada Ministério, dizendo: “Quero o que é de direito do povo do Maranhão!”.

Nestas eleições o povo do Maranhão tem a oportunidade histórica de eleger a sua primeira deputada federal negra, filha do Grande Anil, que não se rende e não se vende. Na Câmara Federal, serei a sua voz em prol do povo do Maranhão.

Seja um guardião e um multiplicador da nossa candidatura, que é a real alternativa popular do povo maranhense nas eleições de 2014!

Rose Sales, 6512.

Ousadia pra lutar. Coragem pra vencer pelo povo!

COLIGAÇÃO TODOS PELO MARANHÃO LANÇA CENTRAL ANTIFRAUDE

Diante da possibilidade do uso de artimanhas por candidatos opositores para manipular eleitores, a Coligação Todos Pelo Maranhão, que tem como candidato, Flávio Dino, criou a Central Antifraude da coligação, que já está em funcionamento.

Trata-se de uma plataforma telefônica, através da qual o eleitor poderá denunciar, caso venha presenciar qualquer situação suspeita durante o processo eleitoral.

O serviço que já está disponível pelo telefone (98) 3235-6565, funcionará durante 24 horas por dia. Os atendentes contarão com um corpo jurídico de apoio para tirar dúvidas.

As denúncias de crime eleitoral, também poderão ser enviadas em vídeos ou fotos para o Whatsapp da Fiscalização no número (98) 9221-6565. Segundo a coligação, a fiscalização objetiva garantir a realização de eleições limpas e transparentes.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bancos entram em greve por tempo indeterminado

Os Bancários do Maranhão decidiram cruzar os braços, a partir desta terça-feira (30/09) por tempo indeterminado. A greve acontece em todo o Brasil e atinge os bancos públicos e privados.

De acordo com o comando nacional de greve, a decisão foi tomada após serem realizadas oito rodadas de negociações frustradas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Dentre os pontos apresentados, a categoria pede reajuste salarial de 35%, reposição das perdas salariais, participação em lucros de 25% do lucro líquido linear, contratação de mais bancários, fim das demissões imotivadas e isonomia.

Em nível nacional, os trabalhadores também exigem o pagamento do 14º salário; fim das metas que consideram abusivas; e manutenção de planos de saúde após a aposentadoria.

Por conta do anúncio da paralisação dos bancários, o que se viu nesta segunda feira-feira (29/09) foi a superlotação nas agências bancárias turante todo o período de atendimento, que ultrapassou o horário normal das 16hs. Na agência do Banco do Brasil, da praça Deodoro, por exemplo, a movimentação ultrapassou as 17hs. Era a corrida desesperada dos clientes que queriam adiantar seus serviços comedo de sofrerem prejuízos no futuro.

Em São Luís, como parte dos manifestos da categoria, o Sindicato dos Bancários do Maranhão realiza um ato público no período da manhã em frente ao BB na Praça Deodoro.

Durante a greve, os caixas de autoatendimento (caixas eletrônicos) seguirão em funcionamento.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PRISÃO DO DIRETOR DA CADET DE PEDRINHAS PODE SER APENAS A PINTA DO ICEBERG DA CORRUPÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO MARANHÃO

A prisão do diretor da Cadet de Pedrinhas, Cláudio Henrique Bezerra Barcelos, de 45 anos, era uma questão de tempo, embora o mesmo gozasse de prestígio dentro da Sejap. Mas ela foi inevitável diante de denúncias cada vez mais contundentes que vinham sendo feitas, principalmente por pessoas ligadas ao sindicato dos trabalhadores do sistema carcerário do Maranhão, bem como por familiares de detentos, sobre as injustiças e crimes que eram cometidos dentro do maior presídio do Estado sob a direção deste senhor.

O caso tomou corpo com a denúncia feita no blog do jornalista Aldir Dantas, dando contas que o diretor estaria beneficiando bandidos perigosos, como por exemplo, teria permitido a entrada de um televisor de 51 polegadas para um traficante "poderoso" de São Luís. Além de ter facilitado recentemente a fuga de três assaltantes de banco, que saíram pela porta frente do presídio. Fuga esta que teria sido negociada por 350 mil reais. O esquema de corrupção que envolve muita gente de dentro do presídio foi detalhado em reportagem exibida no Jornal Nacional da Rede Globo nesta segunda-feira (15/09).

No início do mês de setembro, em uma outra situação, um vídeo mostrava um detento dentro da penitenciária de Pedrinhas recebendo um celular do diretor Salomão Mota, fato que teve grande repercussão nos blogs e redes sociais, mas o mesmo foi defendido veementemente pelo próprio secretário Sebastião Uchôa, que chegou a encaminhar nota oficial a imprensa justificando o "quase" injustificável. Dizia que o aparelho era uma necessidade para o preso se comunicar com um parente que estava doente. Mesmo assim, a nota prometia a abertura de sindicância para apurar o caso. A propósito, falam à boca pequena, que teria entrado ali uma ação da tal operação abafa para que o caso caísse logo no esquecimento.

Ainda segundo as denúncias, os dois diretores, ou seja, Cláudio Barcelos e Salomão são ou eram de inteira confiança do secretário Uchôa, tanto que mesmo diate das denúncias de praticas delituosas, o diretor agora preso, permanecia no cargo, como se nada tivesse acontecido. E pelos comentários de quem vive dentro do sistema, essa prisão só aconteceu por força da pressão que ocorre com o pleito eleitoral, uma medida meramente política para não manchar a imagem do governo.

O certo é que trata-se de mais um escândalo vergonhoso que estampa a cara do Maranhão na mídia nacional, como um Estado sem políticas públicas sérias para o sistema carcerário. Aliás, o próprio secretário, Sebastião Uchôa, em entrevista à rádio Mirante AM, mais uma vez disse que já solicitou à Polícia Civil que instaurasse um inquérito policial para apurar o caso e garantiu que outros nomes ainda irão aparecer. Isso significa dizer, que a prisão de Barcelos, pode ser apenas a ponta de um iceberg de um lamaçal de corrupção que não tem tamanho.

Agora resta saber se isso tudo não vai morrer nessa prisão do diretor da cadet; se os resultados desses inquéritos serão do conhecimento da sociedade; se todos os envolvidos serão punidos, ou se "tanto dinheiro" que pagava as fugas e outros crimes dentro do presídio, também pesará nas barras da justiça.

Por enquanto o que se tem de mais concreto sobre o assunto, é que os Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão, vai realizar uma paralisação de advertência nesta quarta-feira dia 17 de setembro, para alertar a sociedade sobre os graves problemas que dominam o Sistema Penitenciário do Estado, tais como: assassinatos de presos, fugas, escavações de túneis, corrupção com fugas facilitadas, o tráfico de armas, munições, drogas e celulares e os sérios riscos de vida a que estão expostos agentes penitenciários, todos os demais servidores das unidades prisionais e os monitores. por decisão de uma assembleia geral extraordinária dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MORADORES DO ANIL ACLAMAM ROSE SALES COMO DEPUTADA FEDERAL NA CAMINHADA DA VITÓRIA NA REGIÃO

“Eu voto em Rose Sales pelo trabalho sério! Eu me orgulho dela" - Vitória.

"Ela é candidata fortíssima e vai ganhar para nos representar com dignidade" - Lília. "Rose Sales é o espelho de uma parlamentar compromissada com os trabalhos sociais" - Professor Ferreira.

“O povo do Maranhão vai ter verdadeiramente uma deputada federal, que não se rende, que não se vende, que não se cala, que luta pelos direitos do seu povo” – Rose Sales.

A vereadora Rose Sales (PCdoB) foi aclamada Deputada Federal por moradores e simpatizantes durante a Caminhada da Vitória, rumo a Brasília, realizada pelas ruas do Grande Anil, área onde nasceu e mora até hoje.

Fazendo corpo a corpo com moradores da região, por onde passava, Rose Sales mostrava sua popularidade junto à comunidade, abraçando e recebendo o carinho do povo. Homens, mulheres, adultos, idosos e até as crianças, retribuíam a parlamentar por seu trabalho em prol do Grande Anil. A área que compreende vários bairros, entre eles, Anil, Cruzeiro do Anil e Pão de Açúcar, tem recebido grandes benefícios graças ao empenho da parlamentar nos seus dois mandatos de vereadora.

Em depoimentos, moradores ou simplesmente admiradores relatam porque já escolheram Rose Sales como a melhor opção nesta eleição:

“Eu tenho acompanhado o trabalho da vereadora Rose Sales, as reivindicações que ela tem feito em prol das minorias, do povo quilombola, dos indígenas, das donas de casa, das creches, das associações comunitárias. Aqui nós moradores temos tido muitas conquistas, como ruas pavimentadas, construção de galerias, pontes ligando áreas que eram de difícil acesso aqui dentro do bairro. Então, são muitas obras reivindicadas por ela e ela é candidata fortíssima e vai ganhar para nos representar com dignidade lá em Brasília”, afirma Lília Sousa, moradora do Pão de Açúcar.

Dona Vitória, que mora há mais de 60 anos na rua das flores, mesma rua onde Rose Sales nasceu e reside até hoje, lembrou que antes de Rose Sales o bairro vivia abandonado e afirma que por tudo que já viu desde a entrada de Rose na política, tem motivos de se orgulhar e votar novamente na sua grande representante.
“Eu voto em Rose Sales pelo trabalho sério! Eu me orgulho dela porque é do meu bairro e é do meu coração”, diz emocionada dona Vitória.

“Ela tem trazido muitos benefícios para o nosso bairro, coisa que nenhum outro candidato fez, por isso ela é nome certo, e que tem condições de representar bem o nosso povo. Se como vereadora ela tem feito tudo o que vemos aqui no bairro, imagine o que ela pode fazer pelo Maranhão como deputada Federal!!!”, avalia a moradora Lucélia.

“Aqui é Rose total na cabeça! Eu voto nela porque tem trabalho reconhecido por todos, tanto aqui do bairro, como a sociedade de São Luís. Votei nela duas vezes para vereadora e ela não me decepcionou por isso agora voto nela para deputada federal, e eu tenho certeza que o povo que vota consciente vai escolher Rose Sales, a melhor para o nosso Maranhão”, afirma Pedro de Jesus Duarte, morador do Cruzeiro do Anil.

Professor Ferreira, conceituado educador de São Luís há mais de 40 anos, com passagem por diversos estabelecimentos de ensinos da cidade, afirma que Rose Sales é espelho para a política maranhense se declara grande admirador do seu trabalho de Rose Sales com as causas sociais.
“Eu tenho profunda admiração por ela, porque ela é uma mulher íntegra, é uma mulher que tem compromisso com o social. E a Rose Sales é o espelho de uma parlamentar compromissada com os trabalhos sociais de uma forma geral em São Luís. E tenho esperança de ver a deputada Rose Sales com esse mesmo trabalho, de uma mulher digna e compromissada com a questão social dentro das comunidades do nosso Estado”, relata professor Ferreira. E assim, em seu percurso a pé, de casa em casa, Rose Sales pegava na mão de cada morador, pedindo um voto de confiança para seu novo desafio que também será histórico: ser a primeira deputada federal negra do Maranhão.

Encerrando a caminhada na Praça do Anil, a candidata fez seu discurso às centenas de pessoas presentes.
“Nós estamos aqui construindo história de fazer com que pela primeira vez o Grande Anil possa ter uma deputada federal, porque já tem uma vereadora que luta em prol das garantias do povo de São Luís e do povo do Grande Anil. Com a minha decência, com o meu compromisso, tenho mantido minha luta constante pelos trabalhadores em geral, pelos cidadãos, negros, mulheres, crianças, idosos, pela educação comunitária, pela questão ambiental, pela regularização fundiária, enfim, todas as bandeiras de trabalho e de luta que eu tenho tido em meu mandato e tenho dignificado o povo de São Luís, agora da mesma forma, na mesma medida da minha competência, o povo do Maranhão vai ter verdadeiramente uma deputada federal, que não se rende, que não se vende, que não se cala, que luta pelos direitos do seu povo. Deus já nos deu a honra de constar muito, mas vai nos fazer conquistar muito mais em prol desse povo sofrido de São Luís e do Maranhão”, destacou Rose Sales em seu discurso.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

CÂMARA DE CARA NOVA: BATISTA MATOS PROPÕE PACTO DO PRÓXIMO GOVERNADOR COM A CIDADE DE SÃO LUIS

Vinte e dois Vereadores estiveram presentes à sessão deliberativa desta terça-feira (12/08) na Câmara Municipal de São Luís. As novidades na casa ficam por conta de dois suplentes que assumem como vereadores: Batista Matos (PPS) que está no lugar de Estevão Aragão (SOLIDARIEDADE) e Anderson Martins (PRB) ocupa a cadeira de Marquinhos, do mesmo partido. Os titulares pediram licença por 121 dias para tratar de questões particulares.

Já em sua primeira participação em plenário, Batista Matos pediu, através de requerimento, duas audiências públicas com os dois principais candidatos ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB) e Edson Lobão Filho (PMDB).

Em sua proposição o parlamentar deseja que os mesmos assinem um termo de compromisso em prol da população de São Luis. No documento, o candidato garantirá, que sendo eleito, irá trabalhar pela cidade, em legítima parceria com a prefeitura e câmara municipal, independentemente de política partidária.

No entendimento de Matos, a forma adotada pelo atual governo do Maranhão na execução das poucas obras existentes na capital, por exemplo, é de total desrespeito, tanto ao Executivo, como ao Legislativo Municipal e à própria população.

"Queremos que aquele que for eleito trabalhe em parceira e não de forma isolada, a exemplo do atual governo do Estado, que as poucas obras que aqui tem, são dissociadas em relação a prefeitura e a Câmara de São Luís. O projeto da Via Expressa, que liga duas avenidas de São Luís foi aprovado na Assembléia Legislativa, como se fosse uma MA, um total desrespeito aos vereadores e à população e a esta Casa que é por onde esta discussão deveria ter passado. E o que a gente quer é que o próximo governador seja um parceiro, um aliado da nossa cidade", justifica Batista.

A sessão desta terça-feira foi presidida pelo 3o vice, vereador Pavão Filho (PDT). Os demais parlamentares presentes foram os seguintes:

Rose Sales - PCdoB
Barbara Soeiro - PMN
Dr.Gutemberg - PSDB
José Joaquim - PSDB
Marlon Garcia - PTdoB
Ricardo Diniz - PHS
Osmar Filho - PSB
Sebastião Albuquerque - DEM
Fábio Câmara - PMDB
Pedro Lucas Fernandes PTB
Honorato - PT
Manoel Rego - PTdoB
Chico Carvalho - PSL
Prof.Lisboa - PCdoB
Rômulo Franco - PRB
Anderson Martins - PRB
Fátima Araújo - PRP
Armando Costa - PSDC
Batista Matos - PPS
Beto Castro - PRTB
Alencar Gomes - PDT

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CUIDADO REDOBRADO! ELES ESTÃO SOLTOS!

Lá vem mais uma vez a velha história de indulto a preso. Desta vez é pelo Dia dos pais.

A 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís autorizou a saída temporária de 288 apenados para passarem a data com familiares em casa.

O benefício foi concedido através de portaria assinada pelas juízas Ana Maria Almeida Vieira e Sara Fernanda Gama, titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, respectivamente e está em acordo com os Artigos 122 e 123 da Lei de Execuções Penais.

Assim, os detentos que possuírem esse direito, estarão liberados a partir desta sexta-feira (8), devendo retornar na quinta-feira (14).

A autorização é concedida por prazo não superior a sete dias, podendo ser renovada por mais quatro vezes durante o ano. A portaria destaca que os internos beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais não poderão se ausentar do Estado. “Deverão os dirigentes dos estabelecimentos prisionais de São Luis, comunicar à VEP sobre o retorno dos internos e eventuais alterações.

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, a Secretaria de Estado de Segurança, a Superintendência da Polícia Federal, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, já foram notificados sobre a portaria.

E mais uma vez se fica na expectativa se todos esses 288 retornarão aos seus respectivos presídios na data estabelecida ou só depois de cometerem novos delitos, a partir dessa tal saidinha de penitenciária.

De qualquer forma, com essa saída de presos em tempo de política, e com umas dezenas de políticos bandidos nas ruas pedido o seu voto, é difícil saber quem é quem. Por isso o melhor é redobrar o cuidado, pois eles estão soltos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ROSE SALES REAFIRMA COMPROMISSO COM O POVO DE SÃO LUIS E DO MARANHÃO E FALA SOBRE SUA CAMPANHA RUMO A BRASÍLIA

Em entrevista a TV da Guará News, no plenário da Câmara Municipal de São Luis, a vereadora Rose Sales (PC do B), que é candidata a Deputada Federal, reafirmou seu compromisso com o povo de São Luis e do Maranhão e revelou como tem conciliado o seu trabalho parlamentar com a árdua caminhada rumo à Brasília.

Perguntada se o fato de se ser candidata a Deputada Federal, e estar em exercício como vereadora, atrapalha os andamento dos trabalhos da casa até o fim do pleno, Rose Sales afirmou que tem conciliado as duas agendas com disposição, honrando seus compromissos, e convicta que será vitoriosa nesta jornada.

"Para nós que temos um trabalho contínuo, diuturno, e assumimos um compromisso com o povo de São Luís - e como deputada federal, estarei assumindo meu compromisso com o povo do Maranhão e ampliando minhas linhas de ação – cumprir a minha agenda como vereadora e como candidata é um dever meu e correspondo ao que me proponho. Nestes dois meses aproximadamente que faltam para o fim do pleno, posso garantir que honrarei meus compromissos com o município, com a disposição de sempre", revela.

Entre suas conquistas neste mandato, Rose Sales destaca principalmente vitórias na área da saúde, mas sem esquecer outras demandas nas quais tem logrado êxito.
"Temos conseguido grandes conquistas neste período, como a asseguração do cumprimento do Termo de Ajuste de Compromisso – TAC, em relação às políticas de saúde no município, garantias ao direito à moradia, o reinício de obras de melhoria das ruas, com nossa fiscalização e do povo, entre tantas outras", afirma.

Sobre sua campanha, a candidata comunista se referiu ao carinho que tem recebido da população que lhe procura, não só neste momento eleitoral, mas ao longo de sua vida pública, em reconhecimento ao seu trabalho em prol dos menos favorecidos desta cidade. Atualmente, além do atendimento em seu gabinete na Câmara Municipal, Rose Sales também esta atendendo em seu comitê no Cruzeiro do Anil, bairro que tem uma forte identidade com a parlamentar. Aliás, Rose faz questão de reafirmar o prazer que tem em atender o povo.

"Alguns que passam de carro, ônibus, à pé, em frente ao nosso escritório político na rua São Sebastião, no Cruzeiro do Anil, podem pensar que a quantidade de pessoas que veem por lá é por que estamos em época de eleição. Mas não. Diariamente atendo a todos e todas que vão ao nosso escritório político (e à Câmara dos Vereadores). Sou de origem popular, nascida, criada e moradora do Grande Anil, por isso sei das suas necessidades e nesses dois mandatos como vereadora sempre trabalhei para a melhoria da qualidade de vida do povo, do trabalhador, dos menos favorecidos e nosso escritório sempre recebeu muita gente. Ele está aberto para atendê-los, para que possamos conversar, dar e receber um abraço, uma palavra de carinho, estímulo, e encaminharmos ações.
Muitas vezes são horas de espera, por que concilio meus compromissos, e agradeço a paciência da população, pois alguns atendimentos demoram mais, as reuniões fora também se estendem, mas nos esforçamos para atendê-los, mesmo saindo tarde da noite, como tantas vezes eu e minha equipe fizemos. Sigo trabalhando e rumo à vitória!"
, relatou a candidata.

MOTORISTA DO MAIOBÃO SOFRE ATENTADO ATENTADO AO VOLANTE

Dois elementos não identificados atiraram contra um ônibus empresa Primor, da linha Maiobão/João Paulo, com a intenção alvejar o motorista do mesmo. O atentado foi contra Antônio José Lima, de 52 anos, e ocorreu no trecho da MA 201, também conhecida como estrada de Ribamar, na altura do bairro Lima Verde.

O motorista, que conduzia o coletivo com poucos passageiros, foi surpreendido pelos elementos que estavam em uma moto. Eles dispararam três vezes contra o ônibus. Um dos tiros atingiu o pára-brisas do veículo, que se estilhaçou e atingiu o condutor. Após o atentado os elementos fugiram do local. O motorista que sofreu ferimentos leves foi socorrido.

De acordo com informações policiais, o atentado pode ter sido motivado por um fato ocorrido há cerca de três dias, quando eles teriam sido trancados no trânsito por outro ônibus da mesma empresa.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

DE PUTOS A PUTAS: OS DECADENTES QUE ALMEJAM A BOQUINHA DO PODER

Depois do sucesso de figuras conhecidas na mídia, como o ex-bbb Jean Wyllys e o palhaço Tiririca (campeão de voto em 2010), que acabaram no Congresso Nacional, agora uma enxurrada de famosos aparece disputando o voto e tentando convencer o eleitor de seus "préstimos". Mais uma vez os nomes saem, deste ex-bbb, passando pelo mundo artístico a jogador de futebol. E tem cada um, que nem o maior dos otimistas arriscaria um votinho. Vejamos as peças raras:

Este é Clovis Basilio ou Kid Bengala, conhecido pelo avantajado "equipamento reprodutor" que o fez entrar para a história dos filmes pornôs no Brasil. Com 59 anos, e depois de uma tentativa frustrada a vereador o empresário agora tenta se viabilizar com deputado estadual de São Paulo pelo PTB.

Roberto Miguel Rey, mais conhecido como Dr. Rey, ou Dr. Hollywood, é candidato a deputado federal pelo PSC-SP. Dr. Beleza como também é conhecido se notabilizou, principalmente pelos seus trabalhos cirúrgicos estéticos, que viraram até reality de TV.

No futebol, aparecem nomes como Marcelinho Carioca, o flamenguista mais corintiano ou vice-versa, concorre a estadual de São Paulo, pelo PT.

Depois de ser eleito vereador mais votado de Caxias do Sul-RS, Washington, o Coração Valente do Fluminense (elmbram?), agora é candidato a uma cadeira na Câmara Federal pelo PDT.

Dos ex-bbbs, se os eleitores forem tão toscos, quanto demonstram nos resultados dos realyts, vão transformar os legislativos futilidades.

Este aqui é Kleber Bambam, mais sem noção impossível. Seu grande feito foi ganhar a primeira edição do BBB. Quer ser deputado estadual de São Paulo pelo PRB.

Este é Diego Gasques, conhecido como Diego Alemão, também já contou com voto do Brasil. Se colar ele será deputado federal pelo PV-RJ.

No Mato Grosso do Sul, aparece Fael Cordeiro, vencedor do BBB 12, como candidato a deputado estadual pelo PSB.

E para completar esta lista destas "celebridades" do BBB, tem Gecilda dos Santos, a Cida, que ganhou a quarta edição. Cida, que também foi a única ganhadora do tal programa que nunca foi assediada pela Globo, resolveu se filiar ao PTdoB do Rio de Janeiro e vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal.





Dos bastidores da política tem gente boa no pedaço.

Dos prazeres aos quereres, esta é Denise Rocha, a advogada de 30 anos que ficou conhecida nacionalmente como “Furacão da CPI do Cachoeira” depois que um vídeo íntimo dela caiu na internet. Após o episódio, ela foi demitida do Congresso Nacional, onde atuava como assessora parlamentar. O episódio, pra variar lhe proporcionou várias oportunidades: pousou nua, entrou para o reality "A Fazenda", da TV Record e, agora, filiada ao DEM concorre a uma vaga de deputada distrital no Distrito Federal. Pode agora dar um grande boommm.

Valéria Maria de Santana ganhou alguns segundos de fama com trajes diminutos e uma máscara no rosto, protestando contra a corrupção. Apelidada de MC Bandida, ela agora concorre a Federal pelo PHS. E olha só o que passa pela cabecinha dessa menina: “Eu sei que a maioria vai votar em mim por causa do físico, mas acredito que muitos vão ficar interessados na minha proposta de combate à corrupção". Ela promete fazer campanha nas ruas de biquíni e máscara, exatamente como se apresenta em eventos. Mas e se for eleita? “Aí terei que me cobrir mais”, afirma.

De putos a putas, o que se viu aqui é nada diante da imensidão de nomes, de gente que já teve seu momento, nem que seja um minuto de fama, e estão aí como oportunistas, querendo entrar pelo ladrão na política! Agora, cá pra nós, se por ironia do destino, essas carrada de entulho que se apresenta é eleita, o Brasil terá na próxima legislatura suas casas legislativas com a mais verdadeira cara da decadência.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PASTORAL DA MULHER DO MARANHÃO DECLARA APOIO A CANDIDATURA DE ROSE SALES

Em reunião que discutiu sobre políticas públicas voltadas à mulher, a candidata a Deputada Federal, Rose Sales (PCdoB) apresentou suas propostas parlamentares e recebeu sugestões de representantes da Pastoral da Mulher de Timom para o setor. Entre as sugestões que Rose recebeu e vai levá-las à Brasilia, estão: o DIREITO À CRECHE EM PERÍODO NOTURNO e MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA A MULHERES MARGINALIZADAS DO MARANHÃO. O assunto já vem sendo defendidos por Sales em sua proposições na Câmara Municipal, como vereadora de São Luís e agora tomará proporção para o Maranhão.

Participaram da reunião, Fátima, Jaqueline, Rita e Genilda, ambas representantes das regionais de Timon e São Luís.

"Meu papel no encontro foi o de escutar os problemas enfrentados por estas mulheres e saber como podemos nos articular para resolver as situações apresentadas, que recursos temos e como acioná-los. Uma das questões que mais preocupam as mulheres das Regionais é a falta de creches com expediente noturno para que as mães trabalhadoras, plantonistas, operárias de fábricas, entre outras atividades, possam deixar seus filhos em segurança. Pela necessidade do trabalho as mães acabam deixando as crianças sozinhas em casa na ausência das creches, o que gera um risco para elas. A problemática de creches, uma de nossas lutas aqui na ilha de São Luís, é uma questão em nível estadual. Essa é uma das dificuldades que as mulheres do interior enfrentam para conseguirem trabalhar", destacou Rose Sales.

Uma das preocupações da Pastoral da Mulher, diz respeito a vinda de mulheres do interior do Estado para a capital para atendimento médico. Na reunião, foi destacado, entre os problemas mais frequente: a falta de um lugar, alimentação, acolhida, a quem vem para a capital fazer exames pessoais e consultar os filhos. Com o dinheiro curto, essas mulheres acabam passando por necessidades materiais fora de seus municípios.

"A situação é preocupante e sei que poderemos reforçar como deputada federal a luta que já temos em nível municipal, pelo direito à creche. Assim como a saúde municipal pede socorro, a estadual ainda enfrenta o problema da falta de hospitais que ofereçam especialidades médicas, que só encontramos na capital. A asseguração das políticas de saúde é um compromisso do nosso mandato e estou muito atenta a essa questão.", ressaltou a candidata.

Satisfeitas com o posicionamento e a preocupação de Rose Sales, bem como seu compromisso de buscar a solução para o problema, as integrantes da pastoral da Mulher declararam apoio à candidata comunista.

”Política tem que ser feita assim, ao lado do povo, com o povo.”, enfatizou Genilda ao encerrar a sua fala.

Entusiasmada, a candidata também manifestou sua gratidão a entidade, pela confiança no que será sua atuação como Deputada Federal.

"A Pastoral da Mulher do Maranhão é filiada à Rede de Mulheres Marginalizadas, com sede em São Paulo. Está presente em mais de uma dezena de municípios do estado e vamos contar com o apoio destas mulheres aguerridas das cidades de São Luís, Timon, Tuntum, Peritoró, Poção da Pedra, Campestre, Fortuna, Buriti Bravo, Matões, Parnarama, Santa Inês, Imperatriz, Bacabal, Pedreiras, Humberto de Campos, Esperantinópolis, São Mateus. Todas dispostas pra lutar junto com a gente!" concluiu, Rose Sales.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

JOVENS ENTRE 17 E 30 ANOS FORAM AS MAIORES VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA. CIDADE OLÍMPICA O BAIRRO MAIS VIOLENTO. VEJA OS DADOS MAIS CURIOSOS SOBRE OS HOMÍCIDIOS NA GRANDE SÃO LUIS

O Sistema de Segurança Pública do Maranhão contabilizou no mês de julho um total de 89 mortes violentas na região metropolitana de São Luis, que inclui, além da capital, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Este estudo, porém faz um balanço estatístico dos 68 homicídios dolosos tipificados pela Secretaria Pública de Segurança em seu relatório mensal entre os dias 01 e 31 de julho de 2014.

Pelos dados, a grande maioria dos casos ocorreu em São Luís, que registrou 51 assassinatos no período.

Com relação ao gênero, morreram mais homens, com um total de 56 vítimas do sexo masculino. Quanto à faixa-etária, as vítimas tinham entre 16 e 71 anos, sendo que as ocorrências foram mais frequentes entre jovens com entre 17 e 30 anos.

Quanto a arma utilizada nos homicídios, em 59 dos casos os criminosos usaram arma de fogo. A Cidade Olímpica foi o bairro mais violento. Os dias 6 e 21 foram os mais sangrentos e apenas um dia não teve morte*.

Outro dado curioso, é que os assassinatos ocorreram mais entre pessoas com nome inicial de José.

Confira os números dos homicídios registrados no mês de julho:

Registros por município

São Luís é líder com 51 registros;
São José de Ribamar teve 10 casos;
Paço do Lumiar aparece em terceiro com 05 e
Raposa em último lugar com 02 homicídios

Gênero:

56 homens e 03 mulheres

Faixa-etária:

A vítima mais nova tinha 16 anos e a mais velha 71 anos de idade.

Entre 16 e 21 anos de idade foram contabilizadas 15 vítimas (entre elas, uma com 16 anos; cinco com 17; duas com 18 e quatro com 20 anos de idade);
Entre 22 e 30 anos foram 21 registros;
Entre 31 e 40 anos também 21;
Entre 41 e 50 anos 04 vítimas e
Entre 51 e 71 anos 06 ocorrências.

Armas usadas nos crimes

A maioria dos assassinatos foram executados com uso de arma de fogo, com 59 casos;
Em 05 registros o uso foi de arma branca e
em 04 casos foram usados outros meios.

Bairros mais violentos

Cidade Olímpica com 04 assassinatos;
São Raimundo, São Bernardo, Bairro de Fátima e Lira apresentaram 02 registros cada

Em São Jose de Ribamar, a Vila Kiola foi o bairro mais violento com 02 homicídios;

Nomes comuns repetidos

José aparece 06 vezes no relatório de mortes
Fábio 03
Bruno 02
Carlos 02
Luis 02
Raimundo 02

Dias mais violentos

Os dias 06 e 21 foram os mais violentos com 05 registros cada, seguidos de
7, 11, 15 e 28 com 04 casos cada.

Dia sem crime

Ainda de acordo com o relatório da Secretaria de Segurança, apenas o dia 10 não teve um registro de morte.
*O detalhe neste caso fica por conta da informação que chegou ao titular deste blog sobre um assassinato registrado na noite deste dia na Cidade Olímpica, que foi creditado para o dia 11.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

PROPAGANDA GRATUITA: PMDB TERÁ MAIOR TEMPO. TV MIRANTE E RÁDIO TIMBIRA VÃO GERAR OS PROGRAMAS

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) definiu nesta quarta-feira (30/07) durante audiência pública, o plano de mídia para a Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na televisão. Ficou definidos os tempos que os seis candidatos ao governo do Estado terão para seus programas, bem como as emissoras que ficarão responsáveis por gerar esses programas.

Segundo a Justiça Eleitoral, Lobão Filho (PMDB), terá o maior espaço com 9 minutos e 28 segundos; Flávio Dino (PCdoB), em segundo lugar com 5 minutos e 59 segundos; Antonio Pedrosa (PSOL), 1 minuto e 11 segundos; enquanto que Zeluis Lago (PPL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Josivaldo Correa (PCB), terão 1 minuto e seis segundos, cada um.

A divisão dos minutos foi realizada com base nos critérios previstos na Lei das Eleições - um terço é dividido igualmente entre todos e o restante leva em conta o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

HORÁRIO GRATUITO

A propaganda no rádio e na TV para o primeiro turno das eleições começa no dia 19 de agosto, se estendendo até o dia 02 de outubro, e será dividida em dois blocos diários de 25 minutos cada, um à tarde e outro à noite.

Pela ordem, a coligação “Todos pelo Maranhão” abrirá a propaganda no rádio e na televisão para o cargo de governador com o tempo de 5’59’’87, seguida pela “Pra Frente Maranhão” - que tem 9’28’81, Partido Socialismo e Liberdade (1’11’’35), Partido Pátria Livre (1’6’’67), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (1’6’’67) e Partido Comunista Brasileiro (1’6’’67).

Os tempos dos programas eleitorais e de inserções dos demais cargos estão disponíveis na página da Comissão de Juízes Auxiliares, que pode ser acessada no site do TRE-MA: www.tre-ma.jus.br.

EMISSORAS

Além dos tempos de programas, foram definidas as emissoras que vão gerar os conteúdos para rádio e televisão. Por consenso, a TV Mirante ficará responsável pela geração de mídia; enquanto que a Rádio Timbira foi sorteada para distribuir os conteúdos para rádios.

As emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal reservarão, no período de 19 de agosto a 2 de outubro de 2014, horário destinado à divulgação, em rede, da propaganda eleitoral gratuita.

PROTESTOS EM SÃO LUIS: MANIFESTANTES SAEM FERIDOS EM CONFRONTO COM TROPA DE CHOQUE DA PM

Dois protestos movimentaram a vida da cidade de São Luis nesta quarta-feira (30/07).

Logo nas primeiras horas da manhã, moradores da rua 30 na Areínha bloquearam com fogo a Avenida dos Africanos, no sentido centro para cobrar da prefeitura, melhorias para o bairro esquecido há décadas e do governo segurança pública, a comunidade está dominada por bandidos.

A via foi desobstruída por volta das 08h00, mas eles continuaram o manifesto, queimando paus e pneus em três pontos da rua 30 onde permaneceram até a chegada da polícia e do Corpo de bombeiros.

Mas o pior aconteceu no protesto, em que cerca de 200 aprovados nos concursos público do Tribunal de Justiça, Detran-MA, Assembleia Legislativa, IFMA e Polícia Militar, se concentraram no período da tarde na cabeceira da ponte José Sarney, avenida beira-mar, exigindo nomeação deles.

Durante o manifesto, a tropa de Choque da Polícia Militar foi ao local e entrou em confronto com os manifestantes e ao menos duas pessoas ficaram com ferimentos leves e foram conduzidas ao hospital Socorrão I.

Na ação da PM foram utilizados bombas de efeito moral e spray de pimenta foram utilizadas para dispersar o movimento.

Nos dois casos, o trânsito ficou um caos na região e gerou revolta dos condutores e passageiros de ônibus.

terça-feira, 29 de julho de 2014

EDIVALDO ENTREGA DEZ AMBULÂNCIAS NOVAS PARA A REDE DE SAÚDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

10 novas ambulâncias entregues pelo prefeito Edivaldo e pela Secretária Helena Duailibe nesta terça-feira (29/07) vão reforçar o translado de pacientes internados nas unidades da rede municipal de saúde de São Luís.

Os veículos foram adquiridos com recursos do próprio do Município, são dotadas de suporte de média complexidade e servirão para transportar os doentes que precisam realizar procedimentos em outros hospitais ou para realizar exames clínicos fora das unidades onde estão internados.

O prefeito Edivaldo, comemorou o feito e também anunciou que outras ambulâncias serão entregues em breve.

“Com a entrega dessas ambulâncias avançamos mais um passo na área da saúde, melhorando significativamente a segurança na transferência de nossos pacientes e, também, o tempo-resposta de mobilização destes para a realização de exames clínicos em outras unidades da rede. Em breve, a Prefeitura também entregará novas ambulâncias para atender ao Samu, que teve o atendimento ampliado em nossa gestão”, disse Edivaldo.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, os novos veículos se somarão aos cerca de 40 atuais e servirão a pacientes internados nos Socorrões I e II, Hospital da Criança, Pronto-Socorro do Anil, Maternidade Nazira Assub e nas Unidades mistas, num total de 97 centros de saúde em toda São Luis. Mas segundo a secretaria, as ambulâncias que lá existem, estavam em situação precária.

"Cada unidade de porte grande tem ambulância, mas a maioria estava sucateada, então essas novas ambulâncias vem somar às já existentes e vão servir no apoio, na complementação e no reforço dos serviços médicos prestados nas unidades hospitalares municipais para otimizar o atendimento na nossa rede de saúde", afirmou a secretária Helena.

CONSULTÓRIO NA RUA

Das dez novas ambulâncias entregues, uma será destina ao Programa Consultório na Rua, que tem como objetivo prestar atendimento à população em situação de rua. O programa que está na fase de implantação atenderá, em princípio, o bairro do João Paulo, especialmente com atuação na área conhecida como cracolândia.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

MOTOBOY ATROPELA ANCIÃ NA RUA DO PASSEIO

Um motoby perdeu o controle da moto que conduzia e atropelou uma idosa na rua do Passeio, Centro de São Luís, na tarde desta segunda-feira (28/07).

Por volta das 16h30, Celina Linhares Carvalho, 79 anos, moradora da Tv. Neiva Moreira, n. 15, Bairro de Fátima, atravessava a via quando foi colhida pela motocicleta de placa NXG 6311, que era pilotada pelo motoboy Gilvan Costa Santos, de 21 anos, morador da Rua João Castelo, n. 55, Vila Bacanga.

De acordo com populares que presenciaram o acidente, a anciã tinha acabado de descer de um carro que parou na faixa central e atravessava a pista no sentido Hospital do Coração, quando Gilvan, que presta serviço ao laboratório Cedro, passava pelo local. Foi quando o motorista do carro que trazia dona Celina teria tentado interceptar a moto com o intuito de garantir a passagem da vítima. No momento o motoboy, que descia a rua apressado, tentou desviar a moto, mas não conseguiu e atropelou a idosa, que sofreu fratura exposta em uma das pernas.

Com o impacto do acidente, Gilvan também teve uma perna fraturadas e as duas lesionadas. Os dois foram socorridos pela ambulância da SAMU e conduzidos ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, que presta atendimento a vítimas com fraturas.

domingo, 27 de julho de 2014

ROSE SALES SE EMOCIONA COM ACOLHIDA EM BARÃO DE GRAJAÚ E AFIRMA QUE SERÁ UMA DEPUTADA HISTÓRICA NO MARANHÃO

A candidata a Deputada Federal pelo PCdoB, Rose Sales passou por Barão de Grajaú neste domingo (27/07) e ficou impressionada com a acolhida da população do Município. Lá, ela ela disse que está cada vez mais convencida de sua eleição e afirmou que agora o Maranhão terá a oportunidade mandar ao Congresso uma representante histórica na política do Estado.
"O Maranhão tem uma oportunidade ímpar de eleger na sua história a sua PRIMEIRA DEPUTADA FEDERAL NEGRA, de origem popular, aguerrida, que não se curva, não se vende, não se rende à politicagem tão vigente em nosso país, e que tanto nos envergonha. Vou dignificar a esperança, que está tão melindrada, em ver tantos políticos que não respondem aos reais anseios do povo. Vou me eleger com seu apoio, você que está revoltado e quer renovar. Vou lutar pelo o que o povo do Maranhão tem por direito. Vou estar em cada Ministério requerendo o que é de todo o nosso povo!", afirmou a candidata.

Rose Sales se emocionou com o manifesto de apoio à sua candidatura durante a passagem pelo município. "Ao gravarmos um vídeo sobre nossas viagens pelo estado na barca do sr. Valder, sobre o Rio Parnaíba, percebi que a embarcação ia enchendo de pessoas e pensei que elas se irritariam com as gravações. Mas quando terminei, ao contrário do que pensei, as pessoas me aplaudiram e fomos conversar! Fiquei emocionada! Elas manifestaram alegria, contentamento e esperança.", relata.



COMPROMISSO

Esperança é tudo que a população tem depositado na candidatura de Rose Sales. Em suas andanças pelo Maranhão, tem conhecido de perto as mais diversas necessidades e tem se comprometido em buscar solução para cada uma delas.

"Por onde passo percebo que o povo me procura, se sente contemplado, quer conversar sobre política, questões sociais. Em Barão de Grajaú, por exemplo, conheci o sr. Luís Alberto e o Sr Antonio que são servidores do antigo DNER – Departamento Nacional de Estradas e Rodagens) e eles me apresentaram uma importante demanda em favor dos trabalhadores do extinto DNER. Já assumi o compromisso de na Câmara Federal lutar para que estes trabalhadores atualmente incorporados pelo DNIT recebam a diferença da equiparação salarial do DNER com o DNIT, que tem sete anos de acúmulo, a serem reparados, a fim de regularizar a isonomia salarial", relata Sales.

Por onde passa, Rose Sales também faz questão de participar da colagem de cartazes de sua candidatura realizada pela sua equipe de campanha.