O mês de outubro apresentou um alto índice de mortes violentas na região metropolitana de São Luís com um total de 84 homicídios, de acordo com os números do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. O município mais violento foi São Luís, seguido por São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, respectivamente. As vítimas em sua maioria foram jovens entre 22 e 29 anos. E apenas um dia não houve registro de homicídios ou tentativas. Os dados são baseados nos lançamentos diários da Secretaria de Segurança Publica do Maranhão (SSP-MA), disponibilizados em seu site.
Este estudo, porém faz um balanço estatístico baseado nos 77 homicídios, inclusos nos itens tipificados pela SSPMA, como: Homicídios dolosos, Roubo seguido de morte e Lesão corporal seguido de morte, em seu relatório do mês entre os dias 01 e 31 de outubro de 2014.
Pelos dados, a grande maioria dos casos ocorreu em São Luís, que registrou 57 assassinatos no período.
Com relação ao gênero, morreram mais homens, com um total de 75 vítimas do sexo masculino. Quanto à faixa-etária, as vítimas tinham entre 14 e 74 anos, sendo que as ocorrências foram mais frequentes entre jovens com idade entre 22 e 29 anos.
Quanto a arma utilizada nos homicídios, em 59 dos casos os criminosos usaram arma de fogo. Cidade Olímpica, Alemanha e Vila Luizão foram os bairros mais violentos. O dia 06 foi o mais sangrento com 07 mortes e apenas o dia 24 não registrou morte ou lesionado que, posteriormente viria a óbito.
Confira os números dos homicídios registrados no mês de julho:
Registros por município
São Luís é líder com 57 registros;
São José de Ribamar ficou em segundo lugar com 14 casos;
Paço do Lumiar aparece em terceiro com 05 e
Raposa em último lugar com 01 homicídio.
Gênero:
57 homens e 02 mulheres
Faixa-etária:
A vítima mais nova tinha 14 anos e a mais velha 74 anos de idade.
Entre 14 e 21 anos de idade foram contabilizadas 16 vítimas (uma com 14 anos; uma com 15, duas com 16, duas com 17, três com 18, uma com 19, três com 20 e três com 21 anos de idade);
Entre 22 e 30 anos foram 31 registros (entre eles, cinco tinham 22 anos e seis com 26 anos de idade);
Entre 31 e 40 anos 14 mortes;
Entre 43 e 74 anos foram 08 assassinatos e
Duas vítimas não tiveram as idades informadas.
Armas usadas nos crimes
A maioria das execuções foi realizada com uso de arma de fogo, com 59 casos;
Em 12 registros o uso foi de arma branca e
em 05 casos foram usados outros meios.
Bairros mais violentos
Pelos dados desta pesquisa, 56 bairros da grande São Luís foram palcos de homicídios no mês de outubro, sendo que Cidade Olímpica, Alemanha e Vila Luizão tiveram os maiores índices de criminalidade com 03 assassinatos cada;
Ficaram com o segundo lugar em mortandade com dois registros cada, os bairros: São Raimundo, Vila dos Nobres, Sol e Mar, Monte Castelo, Bairro de Fátima, Cohab, Forquilha, Vila Vitória, Parque Jair, Coroadinho, João Paulo, Tajaçuaba, em São Luís;
No município de São José de Ribamar, os bairros: J. Câmara, Araçagy registraram 02 homicídios cada
e em Paço do Lumiar, o bairro Paranã também fechou o mês com 02 assassinatos.
Dias mais violentos
O dia 06 foi o mais violento com 07 mortes, seguido por 03 e 22 com seis assassinatos cada.
O dia 12 vem logo em seguida com cinco registros;
Os dias 09 e 20 registraram quatro mortes cada
E nos dias 04, 05, 11, 15, 18, 26 e 31 aconteceram 03 assassinatos em cada um deles.
Dia sem crime
Ainda de acordo com o relatório da Secretaria de Segurança, apenas o dia 24 não houve nenhum registro de morte, enquanto que o dia 25 houve o registro de uma lesão seguida de morte, sendo que a vítima, que ficou internada no Socorrão, viria a óbito no dia 29 seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário