terça-feira, 24 de julho de 2018

ROSEANA, A "LULA" DO MARANHÃO! ENTÃO ADRIANO SARNEY CHAMA A TIA DE CONTRAVENTORA OU QUADRILHEIRA, OU TUDO JUNTO E MISTURADO? SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!

"A Roseana é a Lula do Maranhão!!!" Parece piada, mas a comparação foi feita pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV) em evento político recente, num vídeo que viralizou nas redes sociais. Na ânsia de associar a tia, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) ao ex-presidente e agora presidiário Luis Inácio Lula da Silva (PT), não percebeu que os resultados da tal associação, que segundo ele é o povo que diz no Brasil e no Maranhão, podem levar o receptor da mensagem a interpretações nada agradáveis em relação a homenageada. A citação foi feita aos olhares mórbidos e sorrisos amarelos da própria Roseana, do senador Edison Lobão e do deputado Hildo Rocha, ambos do MBD, que pelas imagens nem se deixaram levar pela empolgação do jovem parlamentar. Adriano ainda ensaiou um grito de guerra: "queremos Lula livre", "nós votamos nele" e  provocou a pequena plateia: "Quem gosta de Lula ai...???". Só que o "teatrinho" mais pra humorístico pareceu um tanto sem sal.

É fato que os políticos incompetentes, mascarados, "caras de pau" pelo Brasil agora encontraram a fórmula de ganhar voto: é só dizer que é amigo do Lula, que está com ele e não abre, que quer Lula livre etc, e pronto, o voto está garantido. Eles tem certeza que o eleitor alienado acredita nisso. Aos casos mais complexos, melhor é ir até a cadeia da PF no Paraná onde o ex-presidente está trancafiado, tirar uma foto agarrado a ele e depois fazer um testemunhal em áudio e vídeo aos iludidos, como já fez o próprio Lobão, que até atestou Lula inocente e "quer" vê-lo livre.

E qual é o mistério? É que o Lula, mesmo preso, acusado de crimes que "engancha", é imbatível nas pesquisas, especialmente no Maranhão. O detalhe é que desde que passou a ser investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal e acusado de ser o líder de uma organização criminosa que desviou muito dinheiro da Petrobras através de um esquema de corrupção instalado dentro da estatal, o ex-presidente (o mesmo que Adriano compara a tia) é chamado por seus adversários de corrupto, bandido, contraventor, de quadrilheiro, e de maior ladrão que o Brasil já teve, menos de homem de bem. Os que agora o chamam de bom, na real só querem se aproveitar de sua popularidade até as eleições.

É bom que se diga que grande parte desses adversários do petista são os próprios ex-companheiros do MDB, mesmo grupo partidário do oligarca José Sarney (conselheiro do Michel Temer, que com o apoio dos aliados derrubou a Dilma do presidência) e claro, da Roseana.

Bem, mas ao comparar a  Roseana a Lula, o deputado Adriano pode até conseguir os votos que pretende, porém deu margem a conclusões, por exemplo, que a ex-governadora pode ser uma contraventora como o Lula é acusado. E motivos para isso é o que não falta, senão vejamos:

Em 5 de novembro de 2016, por exemplo, Roseana virava ré por um rombo (ou roubo?) de R$ 410 milhões nos cofres públicos do Maranhão no seu governo. Neste processo a ex-governadora era acusada pelo Ministério Público e pela Justiça de ter cometido 4 graves crimes pelos quais poderia ser condenada a pelo menos 6 anos de prisão. O despacho da juíza Cristiana de Sousa Ferraz Leire, respondendo pela 8ª Vara Criminal da Comarca da Ilha de São Luís, acatando denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA), apontava que Roseana teria cometido os crimes de peculato, prevaricação, fraude à administração fazendária e participação em organização criminosa. E por aí vai...

Aliás, o montante em questão lembra alguns lotes dos desvios criminosos da Petrobras, investigados na Operação Lava Jato, a mesma que também citou a "Guerreira", quer dizer, a "Princesa" (como era carinhosamente chamada) na lista dos "propineiros" da Odebrecht, conforme delatores e documentos, como foi amplamente divulgado pela imprensa em 2017.

Portanto, na sua inocência, ao tentar fazer média usando a popularidade do Lula para ganhar "voto no grito" para a candidata do Michel Temer no Maranhão, o deputado Adriano pode ter trazido um complicador para a tia, pois sua sentença poderá levar o "indivíduo que pensa" a entendimentos que fogem ao alvo do parlamentar.

Agora, se perguntar não ofende: e se Roseana é a Lula do Maranhão, ela é corrupta, ou bandida, ou contraventora, ou quadrilheira, ou ladra, ou tudo junto e misturado?

E olha que o Lula (repito) tem sido chamado até por próprios emidesbistas de "maior ladrão do Brasil". Quer dizer, quem se arrisca a querer ser comparado a ele que assuma as consequências.

Como diria o pensador: "seria cômico se não fosse trágico".


ELEIÇÕES 2018: COM VICE PARA A PRESIDÊNCIA, PSTU DO MARANHÃO SERÁ O PRIMEIRO PARTIDO NO ESTADO A APRESENTAR SEUS CANDIDATOS AO ELEITOR

Depois de emplacar o vice-presidente na chapa nacional, o PSTU do Maranhão já formou o grupo que disputará as eleições no Estado e o apresentará em convenção marcada para 26 de julho (quinta-feira). Na oportunidade o partido oficializará as candidaturas dos nomes que concorrerão ao pleito em 07 de outubro, tanto na majoritária como na proporcional.

Ramon Zapata será confirmado como o candidato da sigla a governador, tendo como vice, Nicinha Durans; ao senado Saulo Arcângeli e Preta Lu concorrerão as duas vagas oferecidas ao Estado. Já na proporcional, o partido que não coligará com ninguém, lançará dois candidatos a deputado federal: Professora Kátia Ribeiro e Domingos; e dois a estadual: Héliomar e Conceição, de acordo com informações de Saulo Arcangeli ao titular do blog.

O partido tratará como mote de campanha: “Um Chamado à Rebelião: o Brasil Precisa de uma Revolução Socialista”, mas segundo Arcangeli o tradicional bordão: "só a luta muda a vida", marca da sigla há mais de uma década também estará no repertório dos discursos na mídia.

A convenção dos Socialistas será realizada às 19h de quinta-feira, no auditório do curso de História da UEMA, na rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. Sendo assim, o PSTU deverá ser o primeiro partido no Maranhão a definir chapa e apresentar seus candidatos ao eleitor, uma vez que as demais agremiações partidárias só farão suas convenções a partir de sábado, 28.

Em nível nacional o PSTU já confirmou a candidatura de Vera Lúcia a presidência da República. O seu vive será o maranhense Hertz Dias. Filho da cidade balneária de São José de Ribamar, Hertz é Professor da rede municipal e estadual, além de ativista, Rapper do grupo Gíria Vermelha e um dos fundadores do quilombo Urbano do Maranhão. Ele também já concorreu como vice na chapa de Marcos Silva ao governo do Maranhão em 2010.

Em síntese, Saulo Arcangeli, um dos líderes do PSTU no Maranhão falou ao blog sobre a expectativa do partido para estas eleições (que terá um maranhense na chapa maior), a partir da proposta de uma "rebelião", como sugere o mote de campanha:

É uma campanha visando um chamado à rebelião porque nós achamos que as condições de vida do povo, dos Trabalhadores está cada vez mais precarizada, o aumento do desemprego que já chega quase 30 milhões no país, se for verificar aqueles que nem procuram mais emprego; você tem um aumento da informalidade com a reforma trabalhista que precarizou mais de trabalho e trouxe outros ataques aos direitos do trabalhador. Então a situação cada vez mais difícil, a população sem condições mínimas de sobrevivência. Temos um Estado com o maior número de desocupados, alto índice de pobreza, ai tem o comércio das drogas, o tráfico que eleva a violência. Um estado que não tem campo, não tem perspectivas de um crescimento da agricultura familiar; o Maranhão continua sendo o Estado com maior número de conflitos no Campo, então por tudo isso a gente sente a necessidade de chamar o povo para uma rebelião.

As eleições não vão resolver os problemas, pois sabemos que temos uma eleições viciadas em que partidos como o nosso não vão ter nem 4 ou 5 segundo, não vamos participar de debates. Então as eleições novamente é só para fortalecer os de cima. Mas vamos utilizar a campanha para mostrar que os trabalhadores precisam cada vez mais se organizar, e que a somente com organização se é capaz de mudar. Acreditamos que esse sistema capitalista não funciona, e precisamos realmente de uma revolução socialista, por isso que estamos chamando ao processo de rebelião.

Com muita alegria também nós temos o companheiro Hertz candidato a vice-presidente. O Maranhão pela terceira vez indica um vice-presidente da república. A companheira Vera (presidenta) é operária, então temos candidaturas nordestinas, operárias, negras que representam muito que passa o país, principalmente no Nordeste que tem os piores indicadores sociais, e vamos colocar no nosso programa a necessidade dos trabalhadores e trabalhadoras mudarem o que tá aí.





segunda-feira, 23 de julho de 2018

FUT7 2018: MENINOS DE OURO/AABB ROUBAM A CENA EM SÃO PAULO E TRAZEM O TÍTULO DO BRASILEIRO SUB-11 PARA SÃO LUIS

Não deu para os meninos da escolinha da Ponte Preta Ludovicense, pois quem roubou a cena no campeonato Brasileiro de Fut 7 foi o "Meninos de Ouro"/AABB. Dois times de São Luís fizeram bonito no torneio nacional: na modalidade sub-11 Meninos de Ouro/AABB sagrou-se campeão, e no sub-9 Cruzeiro/APCEF foi vice. As competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7 aconteceram em São Paulo de 19 a 22 de julho, na arena Neymar Jr.

Os "Meninos de Ouro" levaram a melhor, chegando a final deste domingo (22) com o TDF 23 de São Paulo, vencendo-o pelo placar de 3 X 0. A escolinha da AABB, que conseguiu ingresso na competição na última hora, na sobra de uma vaga por desistência de outra escolinha, se deu bem e mostrou um futebol impecável. Além do título ainda teve artilheiros, melhor goleiro e melhor comissão técnica. O garoto Cristian foi maior artilheiros com 5 gols, seguido por Leandro que marcou 4 vezes, e  Raphael 03.


Os "muleques" do Cruzeiro, alem de saírem vice na modalidade sub 9, foram a defesa menos vazada, e ainda deram exemplo de espírito esportivo no Fair Play. Na artilharia do torneio aparecem: Rômulo (4 gols), Lucas (3), Miguel (3), Pedro (2), Enzo (2), João (2) e Mateus (1). No sub 11 - Pedro,  Isaack e  Brayan também aprecem no ranking dos artilheiros, os dois primeiro com 3 gols e o último com 2 marcados.

Competição em Alagoas

Já a garotada da Ponte Preta Ludovicense, comandada pelo professor Carlan, mesmo perdendo as três partidas que participaram, mostraram garra, determinação até os últimos minutos de cada jogo. Formada por crianças, em sua maioria de comunidades carentes da capital, a escolinha da "Macaca" de São Luís entrou na guerra em desvantagem. Sem patrocínio algum, bancado apenas pelos pais com muita dificuldades, foi impossível obter o mesmo rendimento de equipes bem estruturadas financeiramente, mas os craques-mirim deram tudo de si nas partidas, fizeram gols, mas faltou sorte.

E lembram do "muleque" João Guilherme (esse ai da foto), que citei em post anterior? Vice-artilheiro da Ponte e capitão do time no Campeonato maranhense. Pois é. Mesmo que o time não apresentado bons resultados no Campeonato, ele foi bem avaliado na classificação geral de atletas e aprece entre os destaques do certame em São Paulo.

O blog parabeniza o Meninos de Ouro/AABB pelo título conquistado para São Luís e a turminha do sub 9 do Cruzeiro/APCEF, que chegou até a final; deseja sorte a galera da Ponte, que agora deve levantar a cabeça pra encarar novos desafios que virão pela frente.

Por fim, a gente torce que empresários visionários desta cidade olhem com carinho para esses projetos sociais que criam perspectivas a crianças através do esporte, e que podem representar investimentos e deem um incentivo as esses craques de bola do amanhã. E às Secretarias de Esporte do Estado e Município que façam alguma coisa, amparem iniciativas como a da Ponte Preta, que ajudam a tirar muitas vidas dos caminhos da criminalidade, pois observa-se que esses Órgãos, especialmente o municipal, inerte, insensível, simplesmente os ignoram, tem servido apenas de cabide de emprego e suporte para políticos espertalhões criarem caixas pra suas eleições. Deveriam era ter vergonha e procurar conhecer e ajudar quem realmente faz do esporte ferramenta de inclusão social nessa cidade. #ficaadicasemdel.






sexta-feira, 20 de julho de 2018

ESPERTEZA: LOBÃO ATACA DE "PERITO EM MENTIRAS" E ATESTA QUE LULA É INOCENTE



Ainda repercute a "onda" do senador maranhense Edison Lobão (MDB), que andou bancando o "espertalhão" pra sair bem "na fita", né? "Não  convencido" das acusações que pesam contra o ex-presidente Lula, resolveu atacar de "perito em mentiras", indo a carceragem em Curitiba visitar o petista, que está sob a tutela do seu "carrasco", o juiz Sérgio Mouro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, e atestou que Lula está falando a verdade: ele é inocente.

Lula, como todos sabem está preso desde abril, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena é de 12 anos e 1 mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele nega, e tenta provar sua inocência antes das eleições deste ano. Porém os juízes e seus "algozes" fazem de tudo para mantê-lo trancafiado, ao menos nesse período eleitoral, afinal o Lula solto, mesmo sem concorrer vai dar muito trabalho para a direita, que já comemora sua ausência do pleito. 

Espertamente Lobão (presidente do Comissão de Ética do senado) convidou para a missão outros companheiros emidebistas, entre eles, nada mais nada menos que Renan Calheiros (MDB), um dos políticos mais corruptos do país. O outro foi Roberto Requião (PR) que também tem um histórico de "teu passado te condena". Depois de uma longa conversa e interrogatórios, em que Lula se explicou ao grupo plugado à "máquina da verdade", Lobão se convenceu que o ex-presidente está sendo injustiçado e merece ser solto urgentemente para concorrer a eleição presidencial. Correu imediatamente pra imprensa aliada e até gravou vídeo para as redes sociais pra repudiar essa "injustiça" que estão fazendo com o companheiro.
    
Lembrando que Edison Lobão é o mesmo citado repetidas vezes e investigado pela mesma Operação Lava Jato que levou Lula a cadeia. É o mesmo que votou pelo impeachment de sua companheira Dilma Rousseff (PT), lhe tomando o poder e entregado-o de mãos beijadas a Michel Temer (MDB), portanto figura como um dos "golpistas", de acordo com a tese petistas. E se o Lula está preso, o Lobão que era seu ministro de Minas e Energia (lembram?) também deve ter lá sua parcela de culpa pela prisão do mui amigo.

Aliás, para quem já livrou de cassação e de uma investigação criminal o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), um dos maiores vigarista da política nacional, contra quem houve provas comprobatórias em diversos ilícitos, defender o Lula é mamão com açúcar para o senador.  

Na prática, o que Lobão, Renan e Requião (todos pré-candidatos por seus Estados) foram fazer lá na carceragem, foi nada mais do que tirar uma "caquinha", isso mesmo, o que muitos estão fazendo, tirar proveito político de Lula, que mesmo preso continua liderando todos as pesquisas de intensão de votos, especialmente no Maranhão. Portanto, depois da traição, fazer média, dizer que Lula é inocente é a prova cabal para o eleitor imbecil de que o Lobão está do lado do "homem", e o discurso transformar-se-á em votos para mantê-lo por mais 8 anos massacrando o trabalhador brasileiro, a exemplo de ter votado a Reforma Trabalhista, e todo o lixo que Michel Temer já colocou na mesa para abusar dos direitos trabalhistas que o senador maranhense do MDB disse sim.

Diante da atual conjuntura política, em que o eleitor não tem opções e lhe resta Lula (um ladrão que roubou, mas fez pelos pobres, como dizem), Lobão, Renan e Requião, especialmente os dois primeiros, mais sujos que "pau de galinheiro", tem mesmo é que falar bem desse homem que eles mesmos ajudaram a colocar na cadeia. E agora aos golpistas do petista e traidores do povo, na ânsia de garimpar votos, resta se apegarem ao presidiário, que estará para candidatos inertes e corruptos como um salvo conduto das urnas.


quarta-feira, 18 de julho de 2018

RICARDO MURAD DESISTE DE SER GOVERNADOR, ADEUS PONTE SÃO LUÍS-BAIXADA

E o Ricardo Murad (PRP), hein?!? Pensou muito, e vendo que não dava pra Chico, tirou o "cavalinho" da chuva, desistiu do grande sonho de derrotar Flávio Dino (PCdoB) nas eleições de outubro e se tornar governador do Maranhão. Abriu mão da candidatura e vai buscar uma vaga na Câmara Federal, apoiando a cunhada Roseana Sarney (MDB) na sua tentativa e retornar ao Palácio dos Leões.

Murad foi o primeiro a lançar pré-candidatura ao governo do Estado, em dezembro de 2017, quando apresentou até seu plano (arrojado) de governo, e agora mais uma vez é o primeiro dos postulante ao cargo majoritário a desistir da candidatura. 

É que ele não conseguiu decolar nas pesquisas, nem nas encomendadas pelo Leões, nem nas encomendadas pelo grupo Sarney, não conseguindo pontuar mais que 1%. Com o fiasco, o "Tratorzão" decidiu ir pelo lado mais fácil, concorrer a deputado federal, que possa lhe garantir ao menos imunidade. Ricardo é acusado de ter desviado cerca de R$ 2 bilhões de Reais da saúde, quando era secretário da pasta no governo de Roseana Sarney, entre outras denúncias de corrupção. 

Mas o Maranhão ficou chateado com renúncia de Ricardo Murad. Por que? Eu explico: É que com desistência dele, adeus ao sonho da ponte que ligaria São Luís à Baixada Maranhense, a partir do Porto da Ponta da Espera, que beneficiaria milhares de maranhense e seria um boom na nossa economia, isso sem falar que e acabaria de uma vez por todas com o ferryboat. Isso fazia parte do seu "arrojado" projeto a ser executado nos seus quatro anos de mandato. E agora José? 

"Ponte do Rio que cai"

Aliás, eu mesmo fiquei muito triste, porque já sonhava em conhecer a Baixada (nunca encarei a ideia da travessia, e por terra com o combustível ta muito caro, não dá, né?) vou ter que esperar uma próxima era em que o Ricardão convença o eleitor, e se eleja governador pra realizar essa que seria a grande obra de sua administração: a ponte, nem que fosse a "Ponte do Rio que Cai".


terça-feira, 17 de julho de 2018

SEM APOIOS, PROMESSAS DO FUTEBOL MARANHENSE VÃO A SÃO PAULO PARTICIPAR DE CAMPEONATO BRASILEIRO

Um grupo de 12 garotos da escolinha de futebol Ponte Preta Ludovicense partiu de São Luís na madrugada desta terça-feira (17/07) com destino a São Paulo, para participar do campeonato Brasileiro de Fut 7, na modalidade sub 11.

Os jogos serão realizados na arena Neymar  de 19 a 22, envolvendo 08 equipes, num total de 62 meninos na faixa-etária de 09 a 11 anos de idade. A primeira partida da Ponte será dia 19 às 15h40 contra o Cruzeiro, outro time de São Luis, que também participa do torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7).

Ponte e Cruzeiro garantiram vaga na competição nacional, por serem os atuais campeão e vice, respectivamente do Estadual da categoria nesta modalidade realizada no mês de abril em São Luís pela Federação Maranhense de Futebol 7 Society .


Carlan e Simone


Os garotos da Ponte Peta Ludovicense estão sob o comando dos professores Carlan Sena e Simone Rodrigues, idealizadores da escolinha na capital maranhense.

João Guilherme é um dos destaques da Ponte.
Capitão do time, marcou 06 gols no certame maranhense, sendo o vice-artilheiro,
atrás de Brayan do Cruzeiro que fez 07.
Recententemente a escolinha Ponte Preta representou o Maranhão em Alagoas, participando da Copa Litoral Sul, na categoria sub 13, realizada na cidade de Cururipe onde ficou com o  lugar.


O lado triste dessa história de superação é que essa turma não consegue apoiadores, ou melhor, investidores. As buscas são constantes por patrocínio de alguém que possa investir nessas crianças, em sua maioria de comunidades carentes de São Luís, mas a resposta tem sido uma porta na cara. Com isso a manutenção da escolinha, bem como as viagens são sempre custeadas com muita dificuldade pelos próprios pais.

O blog deseja sorte a essa galerinha talentosa, que superando os entraves financeiros, sem apoio de ninguém, desponta como promessa do futebol maranhense para brilhar nos campos do Brasil e do Mundo, e espera-se que haja investidores visionários nesta cidade que possam olhar com carinho a esses craques de bola do amanhã.

Campanha da Ponte Preta no Campeonato Maranhense 2018

SINAL DE ALERTA! EM REUNIÃO DE CLASSES, EMPRESÁRIOS DO TRANSPORTE COBRAM REAJUSTE DE PASSAGEM E MINISTÉRIO DO TRABALHO MARCA NOVA REUNIÃO PARA RESOLVER SITUAÇÃO DOS RODOVIÁRIOS


Nada ficou definido na Audiência de mediação realizada no Ministério do Trabalho nesta segunda-feira (16) entre o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). Na reunião em que os trabalhadores denunciaram violação de direitos, os patrões apelaram para o reajuste nas tarifas de ônibus como solução para a austeridade a que tem submetido seus empregados.

No encontro conduzido pela Auditora Fiscal do Trabalho Mônica Duailibe, que além dos Rodoviários, participaram representantes do sindicato patronal (SET), do Consórcio Upaon-Açu, da Prefeitura de São Luís e da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), o Sindicato dos Rodoviários, que denuncia o desrespeito dos empresários aos acordos celebrados entre as classes,  listou os problemas enfrentados pela categoria, como os constantes atrasos de salários, a não concessão de direitos importantes como os planos de saúde e odontológico, além de trabalhadores atuando na função sem o registro profissional.

O SET se defendeu, alegando que descumpre itens da Convenção Coletiva de Trabalho porque a prefeitura de São Luís não tem garantido o reajuste necessário nas tarifas do transporte público da cidade. Segundo os empresários, mesmo com os reajustes concedidos recentemente, mês a mês, continua sendo difícil atender todas as garantias dos empregados.

Durante a Audiência, Mônica Duailibe constatou que algumas empresas que compõem o Consórcio Upaon-Açu, ainda nem efetuaram o pagamento deste mês dos trabalhadores, a exemplo da Planeta (São Benedito), que está projetando a regularização dos salários nesta semana. Em decorrência de todas essas irregularidades, a auditora fiscal se comprometeu a realizar fiscalizações nas empresas, para que seja verificada as condições que os trabalhadores estão exercendo a atividade.

Essa Audiência já havia sido remarcada, e mesmo assim, vários representantes do Consórcio Upaon-Açu, que é formado por oito empresas, deixaram de comparecer nesta segunda-feira. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 20, às 10h30 no Ministério do Trabalho e todos os empresários serão convocados, para que se chegue ao fim do impasse, que tem levado trabalhadores do setor a comer o "pão que o diabo amassou" nas mãos dos empresários.

Resultado de tudo isso? Sinal de alerta, que vai sobrar para os usuários do transporte coletivo.

É que com a licitação (tida como o grande trunfo do prefeito Edivaldo Edivaldo Holanda Jr (PDT) no setor) a prefeitura entregou o sistema aos empresários, mas parece não cumprir propositalmente com aquilo que foi acordado no tal processo licitatório, que era conceder o reajuste regular da tarifa para equilibrar as contas das empresas. Só que o prefeito se nega a fazê-lo para não se queimar ainda mais com o eleitor, e assim deixa a panela ferver.

Vendo Edivaldo Jr e Canindé Barros sentados na praça, dando milho aos pombos, os empresários descarregam nos trabalhadores, estes que se mobilizam, protestam, chegando a prejudicar a coletividade. Prefeito e Secretário, por sua vez, esperam o caldo ficar bem grosso pra darem uma resposta aos empresários, que deve ser bem justificada para a população absorver a necessidade do reajuste. E se a prefeitura não se dispor a bancar as empresas com um bom subsídio, mais um aumento de passagens será inevitável.

Então, usuários preparem os bolsos que ele vem aí.

terça-feira, 10 de julho de 2018

SALVE MARIA: SERÁ O LÚCIO GENÉSIO UM DOS AGRESSORES DE MULHER QUE A POLÍCIA NÃO CONSEGUIU POR AS MÃOS?


Nesta segunda-feira (09/07) a Delegacia Especial da Mulher, juntamente com a Departamento de Feminícídio da Polícia Civil do Maranhão cumpriu quatro mandados de prisão contra homens que praticaram violência doméstica contra suas companheiras, porém parece ter chegado apenas em peixes miúdos. 
De acordo com as informações da DEM, Durante a Operação batizada de SALVE MARIA, desencadeada em São Luís foram presos: Antônio Luís de Oliveira, Magno Cantanhede Araújo, Ronaldo Pereira e Paulo Eduardo Gomes Costa. Todos moradores de bairros periféricos da capital. 

No total eram 6 mandados de prisão expedidos pela Justiça do Maranhão. Dois, porém não foram localizados e continuam soltos.

Parabéns a Delegada Wanda Moura, titular da Delegacia da Mulher, pelas prisões desses homens, que metidos a "machões", figuram entre aqueles que estão dispostos a espancar, abusar e até matar uma mulher indefesa, porém lamentos a Justiça, que enquanto manda pra cadeia apenas favelados, deixa a impressão que passa a mão na cabeça de outros (abastados) que cometeram o mesmo crime estabelecido na Lei Maria da Penha, mas estão aí soltos, debochando de suas vítimas, da sociedade e das próprias autoridades, afinal, cadeia parece ter sido feito mesmo pra preto e pobre, como dizem no popular.   
Me refiro especialmente ao caso do empresário Lúcio André Genésio, irmão do prefeito de Pinheiro Luciano Genésio, acusado de agredir brutalmente, e da foma mais covarde possível a sua ex-companheira, a advogada Ludmila Ribeiro, fato ocorrido em novembro de 2017, que teve grande repercussão na mídia, comoveu e gerou muita revolta na sociedade maranhense.

De acordo com relatos da própria vítima registrados na mesma Delegacia da Mulher em São Luís, inconformado com o fim de relacionamento, Lúcio Genésio teria a espancado violentamente no percurso da Lagoa da Jansem (onde se encontravam) até sua residência no bairro da Cohama. A barbárie foi tamanha, que Ludmila ficou com hematomas por todo o corpo, com o rosto deformado, tendo duas costelas deslocadas. Após o festival de agressões, o acusado ainda teria a ameaçado de morte, e tentado passar com o carro por cima dela, caracterizado como tentativa de homicídio, momento em que ela mal conseguia caminhar de tanto apanhar. O atropelamento só não teria sido consumado, segundo Ludmila, porque vizinhos teriam se manifestado, o que inibiu o covarde agressor, que ainda chegou a ser preso, mas na Delegacia pagou fiança de R$ 4.685,00 reais, tomou "doril" e sumiu, desapareceu, escafedeu-se. Ninguém sabe, ninguém mais o viu

Aliás, muitas testemunhas dizem já terem visto o agressor curtindo lá pelas bandas do Piauí,  mas a Polícia não consegue localizar seu paredeiro.
Bom, a mesma justiça que mandou pra cadeia esses quatro suburbanos, fez foi beneficiar o empresário com um Habeas Corpus, aquele mesmo, que depois de confirmado na 1ª Câmara Criminal do TJ, acabou gerando uma confusão danada, quando um desembargador, ao ver a reação das ruas voltou atrás, mudando o seu voto, o que em tese reverteria a decisão, porém de nada adiantou. A Justiça confusa (não sabe-se por que motivos), parece mesmo ter relaxado, e espera que o tempo corra, o caso caia no esquecimento e o acusado fique impune, ou no máximo, que lá no futuro ele tenha um punição ínfima, do tipo: só pra não dizer que não falei das flores.

Ou será que um dos dois agressores que a "Salve Maria" não conseguiu por as mãos nesta segunda-feira trata-se do empresário Lúcio Genésio?

Se confirmado essa hipótese, eu me rendo, e em nome da vítima (de danos físicos e morais) e da sociedade maranhense (que clama por justiça neste caso), peço mil vezes mil desculpas à Justiça do Maranhão por ter colocado em xeque a sua credibilidade.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís e seguirá, em breve, para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

A proposta amplia os horários de funcionamento dos postos que comercializam passagens do Sistema de Transporte Coletivo da capital, através de créditos eletrônicos da chamada Bilhetagem Automática.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa, Raimundo Penha, após conversas com usuários e inspeções em alguns postos de venda, dentre eles os Terminais da Integração da Cohama e Cohab, constatou que a comercialização, tanto dos créditos estudantis, quanto do vale-transporte, é feita das 8h às 17h, sendo que em alguns casos excepcionais o trabalho é prolongado até às 19h.

O parlamentar verificou, ainda, a existências de filas muito grandes para a aquisição do benefício, — principalmente no chamado horário de pico — o que penaliza estudantes e trabalhadores, por exemplo.
O projeto do pedetista visa objetiva, justamente, otimizar o atendimento e beneficiar todos os usuários do sistema.

De acordo com  ele, no Terminal do Distrito Industrial, nos dias úteis, a comercialização será feita no horário das 7h às 17h.
Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda será feita, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h.

Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento ocorrerá das 9h às 19h, também nos dias úteis.

“Avaliamos que estender o atendimento até às 20h beneficiará estudantes e  trabalhadores que não precisarão faltar serviço ou aula para comprar os creditos"Destcacou Penha.


O projeto de Raimundo Penha também estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.
Vale destacar que a venda do vale-transporte e dos créditos eletrônicos são de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transportes (SET).
Também é importante ressaltar que o usuário, ao fazer a recarga com os créditos eletrônicos, está antecipando uma compra, pagando por um serviço que ele utilizará posteriormente.

"Aproveito para agradecer todos os colegas vereadores que votaram este importante projeto para a Cidade de São Luís" finalizou Penha.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM: RESPIRANDO ALIVIADO, PEDRO FERNANDES DEVE SER AGRADECIDO PELO RESTO DE SUA VIDA POR TER PERDIDO O MINISTÉRIO DO TRABALHO

Ele se lamentou, estrebuchou, acusou A e B, sentiu-se humilhado, enfim, mas o deputado federal maranhense Pedro Fernandes (PTB) deve ser agradecido pelo resto de sua vida ao fato de ter perdido a grande oportunidade de ser ministro do Trabalho do governo corrupto de Michel Temer (MDB), diante dos rumos que a pasta (que seria sua) tomou sob o domínio do seu partido. O PTB passou a operar um esquema fraudulento, e agora tem desdobramentos que poderão até levar à prisão o jovem ministro, Helton Yomura, ocupante do posto no lugar de Fernandes.

A nova fase da Operação Registro Espúrio da Polícia Federal, que investiga uma suposta organização criminosa integrada por políticos e servidores que teria cometido fraudes na concessão de registros de sindicatos pelo Ministério do Trabalho, cumpriu na manhã desta quinta-feira (05/07) mandados de prisão e busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Brasília, especialmente no gabinete do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), que seria um dos lideres do bando. E o ministro Helton Yomura foi afastado do cargo por decisão do STF.

Yomura, 35 anos, formado e graduado em direito, também membro do PTB, foi a "engenhoca" criada por Roberto Jefferson, presidente do partido, depois que o cargo foi retirado de Pedro Fernandes e dado à filha de Jefferson, a deputada Cristiane Brasil (impedida de assumir por práticas ilícitas), entendido como um golpe baixo ao maranhense.

De acordo com as investigações da PF, Yomura é "testa de ferro" do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB e que o papel dele era "viabilizar a ingerência" da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) na pasta, e "dar continuidade aos desmandos" do presidente do PTB, Roberto Jefferson, no ministério. O inquérito continua, e se levado a sério, muita gente pode dançar.


Roberto Jefferson e Cristiane Brasil: Tal pai, tal filha.

Esta "bomba" era para estar agora no colo de Pedro Fernandes, pois é evidente que  o reincidente Jefferson (que todos conhecem suas "tramoias" e lembram do escândalo do mensalão, de maior notoriedade), juntamente com seus comparsas, tinha a pretensão de fazer do MT a base de seus esquemas, usando qualquer um dos indicados do PTB para a missão de comandar o órgão.

Em janeiro, quando Pedro Fernandes anunciou que não seria mais ministro do Trabalho, ele culpou o ex-presidente José Sarney (MDB) de ter articulado junto a Jefferson o veto ao seu nome. Seria uma retaliação do cacique emidebista ao fato de Fernandes tê-lo "traído", ao abandoná-lo, aliando-se ao grupo do Governador Flávio Dino (PCdoB). Sendo assim, Pedro Fernandes escapou "fedendo", e deveria ser muito grato e até rememorar os velhos tempos, indo pessoalmente dar um abraço bem demorado no velho Sarney, que pensando em desmoralizá-lo, acabou por livrá-lo deste grande percalço.

Sarney e Fernandes nos Velhos tempos 

Se tivesse ficado ministro do Trabalho do governo Michel Temer (cargo que seria o ganho em troca de seu apoio), por ser nordestino, hoje, mais do que acusado de criminoso, e possivelmente sentindo o cheiro de cadeia, Pedro Fernandes estaria maculando o Maranhão, estampando o nome do Estado para o Brasil e o Mundo, como celeiro de políticos malandros e corruptos.

Há males que vem para o bem, e Fernandes livre desta, pode respirar aliviado.


quarta-feira, 4 de julho de 2018

TRANSPORTE LICITADO? SEU EDIVALDO, VOLTE URGENTE AO RÁDIO E A TV E PEÇA DESCULPAS A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS



Na campanha para prefeito de 2016, pra se reeleger Edivaldo Holanda Jr (PDT) vendia a tal LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO de São Luís, realizada às vésperas da eleição, como a última "bolacha do pacote", algo que iria resolver de uma vez por todas os problemas no setor, um dos mais criticados pela população. Mas depois do pleito, Júnior reeleito, a coisa não foi bem assim.

Em seus programas gratuitos de rádio e TV, Edivaldo se gloriava que nunca na história de São Luís se teve transporte LICITADO, façanha que só  sua administração tinha conseguido. E mais: prometia um transporte digno, com carros de última geração, com ar-condicionado, wi-fi, etc etc, coisa e lousa e tali coisa.  E o povão acreditou. Resultado depois da eleição: os serviços passaram de mal para pior, empresários comandam o sistema, a prefeitura se cala e o usuário se ferra.

No terminal do São Cristóvão em plana 9h10 de quarta-feira (04/07),
muitos passageiros e flagramos apenas um ônibus numa plataforma, bem diferente
da movimentação de anos atrás. Isso prova que houve redução na frota.
Os empresários se negam a prestar um serviço de qualidade, contrariando o que foi alardeado na mídia pelo prefeito no período eleitoral. A olho nu, os ônibus que estão na ativa parece sucatões, piores que aqueles que circulavam nas ruas de São Luís antes da tal licitação. Além dos tradicionais "pregos" diários, hoje se tem carros soltando peças, caindo os pedaços, ar-condicionados que não funcionam (nos poucos que tem, claro), sacando pneus e até pegando fogo durante uma viagem, de tão velhos que são, e por falta de manutenção adequada. Os reclames da população só aumentaram e o desrespeito está estampado em cada itinerário.

Este ônibus da linha Janaina/Riod pegou fogo na Av. dos Africanos
dia 17 de Maio de 2018. Felizmente nenhum passageiro se feriu no incidente 

E os trabalhadores? Estes tem que fazer greve para pressionar os empresários a cumprir com os acordos com a classe e garantir seus direitos, assim vivem em contante ameaça de greve. Nesta terça-feira (03/07) durante uma manifestação na porta da Autoviária Matos, no Bairro de Fátima em São Luís teve muita confusão e quase uma tragédia. Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaías Castelo Branco, por pouco o proprietário da empresa, João Luís Matos ( o popular João Canela) não passou por cima de um sindicalista com um ônibus, quando um grupo da entidade impedia a saída dos carros para fazer a rota, uma vez que a empresa não estaria honrando há meses, com o pagamento de salários, férias, plano de saúde e odontologia dos trabalhadores.

Desta forma, os bairros Cidade Operária e Cidade Olímpica que são atendidos pela empresa ficaram sem transporte regular. E o Sindicato alerta que outras empresas estão na mesma situação e terão seus veículos impedidos de circular, e mais bairros poderão ser prejudicados nos próximos dias, se persistirem o festival de desrespeito aos trabalhadores.
Porta da garagem da Autoviária Matos, pal da confusão que quase acaba em morte

E a prefeituras o que diz diante de tudo isso? Nada, nada, nada, nada! Prefere se esconder covardemente atrás da parcialidade da justiça do trabalho. A SMTT é omissa, afinal não tem moral diante de acordos espúrios com o SET, estabelecidos no contrato da LICITAÇÃO. Dizem que há coisas que nem o próprio secretário da pasta, Canindé Barros talvez saiba o que assinou. Os empresários sim, são lúcidos do que fizeram, e devem ter muito respaldo pra agir como estão agindo, sem serem incomodados pela gestão municipal, que em tese seria a responsável pelo transporte oferecido à coletividade, mas ta pouco se "lixando" pra isso.
Esta imagem é de uma tampa de ar-condicionado despencando dentro de um ônibus
da linha Bequimão, ocorrido no mês de abril, próximo ao ponto final


Quanto a população de São Luís que vivia a grande expectativa de contar com um novo sistema de transporte (o licitado) digno, decente, esta se ferrou, e vive passiva e revoltada, sem ter ao menos a quem reclamar, a não ser desabafar nos veículos de comunicação da cidade.

Na real, todo aquele discurso não passou uma grande farsa pra enganar o pobre eleitor, que ingenuamente acreditou que seria diferente pra melhor. Oh seu Edivaldo, tenha o mínimo de decência e respeito pelo seu eleitor, volte urgente ao rádio e a TV e peça desculpas aos ludovicenses pelas asneiras e mentiras que balbuciou na campanha, pois pelo que se sabe, nunca na história de São Luís (talvez nem na época do bondinho), se teve um transporte de tão péssima qualidade quanto o seu TRANSPORTE LICITADO.

Santa paciência! E me compre um bode!